Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

El Regajal tem a assinatura de Jerome Bougnaud (Pingus)

Me encantou o vinho espanhol El Regajal que provei na Alimentaria. Este projeto de origem familiar do advogado Daniel Pita com um vinhateiro conhecido, Ignacio de Miguel, vai nascer em 2001. O desafio é fazer um grande vinho numa DOC ainda pouco conhecida: Madri. Na Ribeira del Duero, Rioja ou Toro existem muitos. Madri apesar de ter grande potencial ainda precisa mostrar ao que veio. Em 2002 Daniel Pita Junior e o enólogo Jerome Bougnaud, do famoso Pingus, se juntam ao projeto. O foco é na qualidade.

Jerome Bougnaud enólogo de Pingus e de El Regajal. (foto divulgação)

O vinhedo fica em Aranjuez, ao sul de Madri e tem 16 hectares. Em 1998 foram plantadas 4 variedades de uvas: tempranillo, cabernet sauvignion, syrah e merlot. Em 2001 chegou a Petit Verdot. O vinhedo é conduzido em modo orgânico e a colheita é manual. Toda a equipe foi formada pelo craque Jerome Bougnaud, bela escolha. A vinícola El Gegajal produz  2 vinhos El Regajal e Las Retamas del Regajal.

El Regajal 2015 é um corte de Tempranillo, Syrah Cabernet Sauvignion e Merlot com envelhecimento de 13 meses em barricas. O resultado é um vinho que valoriza e muito a DOC Madri. Intenso, mas elegante, muito bem equilibrado e com complexos aromas de frutas escuras. Madeira muito bem integrada e longo comprimento na boca. Um vinho de qualidade excepcional. 4,5****

Tags: , , ,

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>