Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Festas marcam o final do verão e o começo das colheitas na França

Com o verão chegando ao fim e as colheitas começando por toda França as últimas festas e eventos de enoturismo vão marcar o final da estação em todas as regiões de produção. O Château Grand Moulin, aqui no Corbières, fez seu último jantar na adega na quinta-feira passada, Montpellier encerrou ontem suas Estivais na praça Charles de Gaulle. Ontem, também foi a vez da noite Escargots à Catalã no Domaine M P Berthier, de Morgane e Paul, no alto Corbières. Tinha queijos e frios para quem não é fã dos caracóis na brasa. Lembre-se o norte da Catalunha é francês.

Hoje tem a festa do Terroir de Cascastel com direto a passeio no vinhedo, visita do Château, animação para as crianças, peça de teatro e um jantar com os produtores. A grande estrela é a muito boa cave cooperativa que leva o nome da cidade. O terroir cobre três Denominações de Origem Controlada Fitou, Corbières e Muscat de Rivesaltes e o regional IGP Valée du Paradis.

Alguns momentos do Tastes en Minervois em 2017. (fotos divulgação)

Do outro lado do departamento do Aude, em Bize-Minervois, quase no departamento do Hérault, teremos hoje e amanhã o Tastes en Minervois, os melhores vinhos da denominação estarão sendo degustados e acompanhados de mini-pratos elaborados por quatro chefs cada um com um estilo diferente. Stéphane Lavaux traz uma cozinha tradicional, Fabien de Bruyn uma cozinha do mundo, Nicolas Servent street food, e Jerôme Ryon, do estrelado restaurante La Barbacane de Carcassonne, ficou responsável pelas sobremesas.

 

100 vinhos diferentes, boa gastronomia, música e muita animação no Tastes en Minervois. ( fotos divulgação)

O Minervois é famoso por ter tintos consistentes e rústicos onde a Syrah, e a Grenache dominam. É uma região de tintos por excelência, que dominam a produção dom 86%. Mas vai ter rosé, Muscat de Saint Jean de Minervois, o melhor dos Muscats do Sul da França, já que a altitude do vinhedo lhe confere uma maior acidez, e alguns brancos. Além de vinho e gastronomia vai ter música harmonizada com cada estilo de cozinha. Santé.

 

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>