Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Prepare-se para o Challenge Internacional Sud France etapa Brasil

Sud France e ABS-Rio estão planejando realizar em 2019 o Concurso Expert Sud de France que é a etapa classificatória para disputar o Challenge International Sud de France que vai acontecer na França em 2020. Todo sommelier sócio da ABS poderá participar. O Objetivo é forjar um campeão em condições de vencer a competição. As regras estão sendo definidas e até janeiro o cronograma oficial será lançado. O concurso é nacional e a prova final será no Rio. O vencedor da etapa Brasil ganha uma viagem à França e o vencedor do Challenge ganha uma luxuosa viagem para ser jurado numa etapa de 2021 do concurso numa dessas cidades: Londres, Xangai ou Nova Iorque.

Como nossa ambição é de trazer o caneco vai ser necessário que o sommelier seja capaz de se expressar em francês ou inglês. Não dá para chegar na disputa sem ter um mínimo de fluência técnica em um segundo idioma. Assim, desde a primeira etapa será exigido mostrar que você consegue se expressar na língua de Shakespeare ou de Molière. Nessa etapa uma redação sobre os vinhos do Sul da França será exigida. O resumo dela deverá estar em um dos dois idiomas. O tema exato será definido pelo Comitê Sud France/ABS-Rio.

Edmond Gasser, de punhos cerrados, comemora a vitória em 2016 tendo a sua direita Diego Cosaquiviti.

Teremos aulas preparatórias sobre o Sul da França e depois a prova teórica. Para isto eu mesmo estarei me preparando. Fazendo um curso de Master of Wine South France em novembro com prova e tudo. Cruzemos os dedos. Para passar precisarei tirar ao menos 75 e para dar aula certificadora 85! Somente depois poderei dar uma formação aos candidatos.

Na prova escrita será exigida uma nota mínima de 70 pontos sobre 100. Não basta ser melhor do que os outros vai ser necessário ser muito bom. A final será no Rio. A prova prática terá degustação às cegas, harmonização com menu real, isto é, com pratos, vinhos, chef e convidados. A correção do cardápio vai exigir conhecimento. A prova vai cobrar desenvoltura e precisão. Vamos limitar o número de finalistas para poder oferecer a todos eles as melhores condições de disputa na final. Inclusive com passagem e hospedagem no Rio. Portanto comecem a se preparar.

Ao vencedor vamos oferecer e exigir um compromisso para que se dedique a uma preparação para o Challenger. Inclusive com aulas de francês ou inglês. O desafio está lançado. Preparem-se. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>