Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Brasil fica em último no ranking mundial do vinho

Brasil segue estagnado em último lugar no ranking de competidores no mercado do vinho. É o que afirma o estudo Inteligência Competitiva 2017 (Veille Concurrentiel) elaborado pelo organismo francês France Agrimer. A classificação não é apenas por produção, mas por capacidade de competir no mercado mundial. Em primeiro está a Itália, seguida da França, Espanha, Austrália, Chile e Estados Unidos.

O ranking possui diversos parâmetros: 1 – potencial do produtor  2 – clima e meio ambiente 3 – capacidade de conquistar mercados 4- carteira de clientes e equilíbrio de fluxo 5 – dinâmica do setor e investimentos e 6 –  Ambiente macro-econômico. (fonte France Agrimer)

Em 13° lugar o Brasil merece uma análise de um parágrafo. “O Brasil é uma potência emergente. Tem a força de um mercado interior de 200 milhões de habitantes, o consumo do vinho está crescendo e as importações de vinhos espumantes progridem. No entanto, a situação política precária e a recessão atingem também a indústria vinícola e penalizam o Brasil que segue bloqueado no último lugar da tabela.” Tomara que esta situação também mude no Brasil.

Cinco fatos merecem destaque no estudo: Itália segue na frente, França mantém a segunda posição e reduz a diferença em relação ao líder, os Estados Unidos recuam, a Espanha sobe no pódio e a Alemanha ganha três posições. A disputa no primeiro pelotão é feroz. Chile e Austrália conservam suas posições, mas continuam longe do primeiro grupo e possuem foco na exportação. Portugal mostra sinal de renovação e novas denominações de origem seduzem os consumidores. A Argentina sofre com seus dez anos de crises econômicas, baixo rendimento e renovação. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>