publicidade

Jornal do Brasil

Faixa Preta – JBlog – Jornal do Brasil

Porto Alegre sedia Campeonato Brasileiro de Karate

Evento reúne os melhores da modalidade que poderá ser olímpica em 2020

Entre os dias sete e dez de julho os melhores atletas de karate do Brasil estarão em Porto Alegre. O ginásio Gigantinho sediará o Campeonato Brasileiro de Karate – etapa classificatória sul e sudeste. Com cerca de dois mil atletas inscritos, o Brasileiro em Porto Alegre deve bater recorde de participações em uma etapa regional e promete ser o maior evento esportivo na cidade em 2016, envolvendo diretamente cinco mil pessoas, entre atletas, equipes e organização, além do público que irá ao Gigantinho. Para abrilhantar ainda mais, o Campeonato contará com a presença do bicampeão mundial, o gaúcho Douglas Brose.

“Teremos aqui o maior número de atletas de uma regional, quase o mesmo número de atletas que haverá na final e, com certeza, o nível mais forte de todas as etapas, visto que os melhores caratecas do Brasil estão no sul e sudeste”, garantiu o presidente da Federação Gaúcha de Karate, Celso Piaseski.

Com a grande possibilidade de se tornar modalidade olímpica a partir dos Jogos de 2020 em Tóquio, o evento também será uma oportunidade de ver atletas que poderão participar da maior competição esportiva do mundo. Além disso, destaques do karate nacional e internacional competirão em Porto Alegre, entre eles integrantes da seleção brasileira como o campeão mundial cadete Breno Mateus, as campeãs nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 Valéria Kumizaki e Natália Bruzolato e o medalhista de ouro Premier League de Okinawa/Japão Vinicius Figueira, esportistas que ajudaram na evolução brasileira no ranking mundial, saltando do 15º para o 5º nos últimos cinco anos.

O Campeonato Brasileiro poderá reunir lutadores de sete a oitenta anos, pois haverá caratecas nas classes sub 8 à máster, tanto nas modalidades Kumite (lutas) quanto de Kata (demonstração). A maior delegação será a de São Paulo, com cerca de 600 competidores. A seleção gaúcha deve contar com quase 200 integrantes.

A etapa de Porto Alegre compõe uma das cinco etapas classificatórias, sendo a penúltima delas, antes da grande final que ocorrerá em São Paulo entre os dias 12 e 15 de outubro. Classificam-se para a final, os campeões, vice-campeões e os terceiros colocados das modalidades kata e kumite. Essa é a primeira vez que a Capital Gaúcha sedia um evento desse formato, pelo menos nos últimos 15 anos.

Seletiva para Seleção Brasileira

Além das disputas por medalhas, o evento terá a luta por vaga na seleção brasileira. No domingo (10.07) ocorrerá a seletiva nas classes sub 12, sub 14, sub 16 e sub21 para definir quem representará o Brasil no Campeonato Pan-americano, que ocorrerá em Guayaquil/Equador entre os dias 22 e 28 de agosto.

Depois de um ano, Porto Alegre volta a sediar um grande evento esportivo. Contando com a seletiva, pode-se ter mais de dois mil atletas competindo, além das equipes técnicas, acompanhantes e aficionados pela arte marcial, o que promete movimentar os hoteis e comércio na Capital. Para tanto, o City Móvel da prefeitura estará presente no Gigantinho distribuindo materiais turísticos, promovendo e incentivando o turismo.

Quem quiser ver tudo de perto, a entrada no Ginásio Gigantinho será gratuita, apenas com a doação de um agasalho que beneficiará entidades carentes.

O Campeonato Brasileiro de Karate é uma realização da Confederação Brasileira de Karate (CBK), Federação Gaúcha de Karate (FGK) e da Austral Sports.

Postado por oscardaniotti às 14:02

Nenhum comentário

Compartilhe:

Nenhum comentário

Adicionar um comentário:

Publicidade
Assine o RSS
Publicidade