Ricardo Maurício vence no talento e na estratégia

A corrida em Salvador da Stock Car tinha tudo para ser uma das mais chatas do ano. A chuva que caiu desde as primeiras horas de domingo encharcou o circuito baiano e provocou um atraso de quase uma hora na largada. Neste cenário, os mais céticos apostavam que seria uma prova sem emoção, com carros em procissão. Mas não foi isso que aconteceu.
Depois de ter assumido a ponta após as paradas de Atila Abreu e Allam Khodair na 13ª volta, Ricardinho optou por manter os pneus de chuva com a pista já praticamente seca. Em uma estratégia arriscada, mesclada com seu talento e arrojo, o campeão de 2008 apostou no rendimento de seu Eurofarma RC #90 com pneus de chuva no asfalto seco e na intervenção do Safety Car.
Nas voltas finais, Thiago Camilo e Cacá Bueno aproveitaram o ótimo rendimento de seus carros por conta dos pneus slicks. Os dois estavam mais de um segundo mais rápido do que os pilotos que estavam com pneus raiados.

Os dois só não conseguiram melhores posições porque Marcos Gomes tocou em Ricardo Zonta na parte final da corrida. A batida, que colocou um ponto final na participação de Zonta em Salvador, provocou nova entrada do Safety Car, que já havia entrado no circuito em outros incidentes (Patrick Gonçalves e Julio Campos, dentre outros).

Ainda assim, Thiago Camilo conquistou um lugar no pódio, sendo seguido de perto pelo pentacampeão Cacá, que foi o quarto a cruzar a linha de chegada. Valdeno enfrentou problemas e ficou de fora da zona de pontuação.
Adotando uma estratégia similar a de Ricardo Maurício nesta prova, Rubens Barrichello optou por manter os pneus de chuva depois que o asfalto secou. Apostando na escassez de pontos de ultrapassagem do circuito, Rubinho não desperdiçou a segunda colocação na prova e garantiu seu melhor resultado na categoria em apenas sete corridas.

Mesmo sendo um circuito de rua, e que obviamente tem poucos pontos de ultrapassagem, a corrida foi movimentada. É bem verdade que isso só aconteceu após a chuva ter dado uma trégua. É claro que foram vários acionamentos do push to pass, mas o sistema foi utilizado com cuidado redobrado pelos pilotos, já que ainda havia alguns poucos pontos molhados no circuito.
Por isso, Max Wilson subiu nas posições da prova. O acerto no Eurofarma RC #65, com a troca no momento exato da corrida pelos pneus slicks, foi fundamental para o campeão de 2010 alcançar a sexta colocação.
Pole em Salvador, Atila Abreu liderou a prova até a sua troca de pneus. Depois, o piloto de Sorocaba não conseguiu manter o bom ritmo de corrida e perdeu posições. Ainda assim, chegou á frente de Max Wilson e subiu na classificação do campeonato.
A boa prova de Rafa Matos não se traduziu em um bom resultado porque foi tocado na antepenúltima curva da corrida. O ex-Indy não conseguiu se manter no traçado e perdeu a quinta colocação.

Daniel Serra não teve um bom final de semana. Depois de ter sofrido na classificação, o piloto do Red Bull #29 não repetiu as boas apresentações de 2013 e só conseguiu receber a quadriculada na 14ª colocação. O resultado tirou a liderança de serrinha, que agora ocupa a terceira posição no campeonato.
Após quatro corridas, a classificação do campeonato da Stock Car é esta:
1. Ricardo Maurício: 80 pontos
2. Daniel Serra: 74
3. Cacá Bueno: 73
4. Thiago Camilo: 58
5. Max Wilson: 53
6. Valdeno Brito: 51
7. Luciano Burti: 35
8. Allam Khodair: 34
9. Ricardo Zonta: 32
10. Tuka Rocha: 32

A corrida da Stock Car em Salvador terminou assim:
1. Ricardo Maurício (Eurofarma RC #90)
2. Rubens Barrichello (Medley Full Time #111)
3. Thiago Camilo (Ipiranga RCM #21)
4. Cacá Bueno (Red Bull #0)
5. Max Wilson (Eurofarma RC #65)
6. Nono Figueiredo (Mobil Super/Pioneer AMG #11)
7. Marcos Gomes (Nova Schin Carlos Alves #80)
8 Luciano Burti (Itaipava Boettger #14)
9. Popó Bueno (Shell A.Mattheis #74)
10. Felipe Lapenna (Hanier Racing #27)
11. Duda Pamplona (Officer ProGP #23)
12. Daniel Serra (Red Bull #29)
13. Galid Osman (Ipiranga RCM #28)
14. Tuka Rocha (BMC/Línea Sucralose RZ #25)
15. Alceu Feldmann (SoyBrasil Full Time #82)
16. Fabio Fogaça (Sata/Case Vogel #72)
17. Allam Khodair (SerGlass-Blau Vogel #18)
18. Vitor Genz (SerGlass Gramacho #46)
19. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Micos #19)
20. Diego Nunes (Petronas RC3 Bassani #70)
21. Lico Kaesemodel (Credipar Boettger #63)
22. Wellington Justino (Bardahl Hot Car Competições #26)
23. Atila Abreu (Mobil Super/Pioneer AMG #51)
24. Sérgio Jimenez (Cimed Voxx #73)
25. Beto Cavaleiro (Hanier Racing #7)
26. Raphael Matos (Bardahl Hot Car Competições #2)
27. Valdeno Brito (Shell A.Mattheis #77)
Abandonaram:
28. Ricardo Zonta (BMC/Línea Sucralose RZ #10)
29. David Muffato (Nova Schin Carlos Alves #35)
30. Rodrigo Pimenta (Gramacho #3)
31. Denis Navarro (Cimed Voxx #5)
32. Julio Campos (Prati-Donaduzzi Micos #4)
33. Ricardo Sperafico (Officer ProGP #20)
34. Patrick Gonçalves (SerGlass RC3 Bassani #8)
* Atualizado às 16h35min: os pilotos Atila Abreu e Sergio Jimenez foram penalizados com o acréscimo de 20 segundos em seus tempos. Ambos foram punidos por atitude antidesportiva. Assim, Atila perdeu a quinta posição e Jimenez fica sem o nono lugar. Com as correções dos tempos, Atila ficou em 23º e Jimenez, 24º.

























