Últimos posts

RSS Feeds

8 de maio de 1950: Brasil perde Vital Brazil, um de seus maiores cientistas

A morte do cientista Vital Brazil. Jornal do Brasil: Terça-feira, 9 de maio de 1950.
"Fiz uma parte do que gostaria de fazer pela humanidade".
Vita Brazil

O médico cientista Dr. Vital Brasil, 85 anos, um dos mais importantes nomes da ciência médica brasileira e consagrado no cenário internacional, morreu durante a tarde em seu apartamento na Praia do Flamengo, zona sul carioca.

Viúvo de Maria da Conceição Philipina de Magalhães em 1913, casou-se novamente em 1920, com Dinah Carneiro Viana, com quem viveu até o fim. Teve ao todo 18 filhos, nove em cada casamento.

Outras efemérides de 8 de maio
1945: Fim da Segunda Guerra - o dia da Vitoria
1967: O Centenário da Retirada de Laguna
1982: A última aterrissagem de Gilles Villeneuve, o piloto voador

Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu no dia 28 de abril de 1865, na cidade mineira de Campanha, ainda nos tempos da escravidão. Seu nome, pode se dizer, foi uma homenagem por extenso ao Santo do dia, ao país, estado e cidade em que nasceu.

Na juventude, já no Rio, ingressou na Faculdade de Medicina, de onde, depois de se formar em 1891, seguiu para uma temporada de estudos em Paris. De volta ao Brasil, um ano depois, fixou residência em São Paulo, e teve participação decisiva nas campanhas contra a febre amarela, a cólera e a peste bubônica pelo interior do estado.

No ano de 1898, desenvolvendo pesquisas no Instituto Bacteriológico de São Paulo, dirigido por Adolfo Lutz, alcançou o triunfo, ao descobrir a especificidade dos soros antipeçonhentos. Seu trabalho foi um marco no conceito da imunologia. Oferecia à Medicina, pela primeira vez, um produto efetivamente eficiente no tratamento do acidente ofídico que, sem substituto, é até hoje o tratamento mais eficaz para a picada de cobra. No ano seguinte foi um dos fundadores do Instituto Butantã, onde exerceu por duas décadas o cargo de diretor, dando contribuição incontestável para que a instituição se tornasse referência mundial no combate às mortes por envenenamento.

Após esta experiência, mudou-se para o Rio, e fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária em Niterói, com o compromisso de ser um centro de pesquisa e produção de soros, vacinas e remédios. Posteriormente, a instituição passou a levar seu nome: Instituto Vital Brazil. Manteve-se à frente da direção até sua morte.

 Comentar

19 de Fevereiro de 1473: Nasce Nicolau Copérnico. E e o mundo nunca mais seria o mesmo...

"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil". Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico

Outras efemérides de 19 de fevereiro
1972: Primeira transmissão de TV a cores no Brasil
1974: A criação do Parque Nacional da Amazônia
1983:Sai de cena o ator Jardel Filho

Quando Nicolau Copérnico nasceu, em 19 de Fevereiro de 1473 , a Terra era o centro do mundo. Quando morreu, em 24 de maio de 1543, era o Sol que ocupava o lugar central no universo. A Terra havia sido posta em seu lugar de planeta qualquer, de onde, aliás, jamais havia saído, e onde está até hoje.

Tido como louco, não foi fácil para Copérnico fazer os homens daquela época mudarem de ideia sobre o centro do universo. Mas a importância da sua teoria, que causou uma revolução na Astronomia, se fez sentir nos séculos seguintes.

Nicolau Copérnico nasceu na Prússia Oriental, filho de um mercador de cobre. Com seu grande interesse pela literatura, acabou por descobrir as teorias que os gregos formulavam 17 séculos antes dele. Uma delas, baseada em Pitágoras, falava justamente sobre o heliocentrismo ( o Sol como centro do universo), e Copérnico resolveu reforçá-la.

Mas levou mais três décadas até publicar o seu Livro das Revoluções. Tinha 62 anos quando conseguiu e estava, então, agonizando. Por isso, sempre houve controvérsias se ele viu realmente o seu planeta girar em torno do Sol, já que não estudou Astronomia no céu, e sim nos livros. De qualquer forma, sua teoria, estabeleceu impiricamente as leis do movimento planetário, definindo as bases sobre as quais, meio século depois de sua morte, Isaac Newton criou a Lei da Gravitação Universal, desencadeando a grande revolução do homem moderno.

 Comentar

5 de fevereiro: Dia Henfil de Doação de Sangue

Dia Henfil de Doação de Sangue

O dia 5 de fevereiro, data do aniversário do Henfil (que hoje completaria 69 anos) agora é o Dia Henfil de Doação de Sangue. Uma homenagem ao cartunista, cuja morte, por insuficiência respiratória decorrente da síndrome da imunodeficiência adquirida contraída em uma transfusão de sangue, marcou o início do movimento que revolucionou o sistema de hemocentros no país, proporcionando qualidade e segurança transfusional.

Participe desta corrente de solidariedade, doe sangue e ajude a salvar vidas!

Quem não é do Rio de Janeiro também pode participar comparecendo ao hemocentro da sua cidade.

Outras efemérides de 5 de fevereiro
1962: França aceita discutir a Independencia da Argélia
1965: Martin Luther King é solto
1966: O usurpador AI-3
1974: A morte de Mestre Bimba, um filho de Zumbi

Henfil, Um exercício de Liberdade, por Helio Pellegrino
(Artigo publicado no Jornal do Brasil na edição de Terça-feira, 5 de janeiro de 1988)

"Há três tipos de mineiros - o banqueiro, o burocrata e o visionário. Henfil, sem dúvida, foi um visionário. Revoltado, indignado, mas também impregnado de uma fagulha de humor. E todo humor, no fundo, é bindade. O humor transforma-se num exercício de liberdade, e dissolve o rancor.

Conhecia Henfil há uns oito anos, dez anos, e o mais impressionante é que nas muitas vezes que o visitei doente, em cas ou no hospital, ele nunca mostrou um momento de rancor. Pelo contrário. Até na dor, revelava humor junto às enfermeiras, com os médicos. Há pouco tempo, os médicos estavam preocupados com a sua lucidez, e ele sabia disso. Quando entrei no quarto, ele me perguntou, com uma ponta de ironia: "Quem é você?" "O Rei da Bessarábia", respondi. E ele caiu na gargalhada.

Não sei qual seria a relação entre o humor de Henfil e a hemofilia, com a qual conviveu a vida inteira. Me lembro do filme, Tesouro de Sierra Madre, de John Houston. Aquele punhado de homens em busca do ouro, que suportam as piores condições, até serem roubados por bandidos, que deixam o ouro escapar. Diante do absurdo da situação, aqueles homens riram até não poder mais. Creio que com Henfil deve ter ocorrido algo parecido. Cultivou a capacidade de rir, com a consciência que o hemofílico tem da morte como permanente ameaça. É a convivência diária com a presença da morte. Alguns poderiam reagir com rancor ou acovardamento. Mas Henfil reagiu com humor. Brincar é se vingar da morte.

Humor é a vingança contra o destino, a vingança contra a injustiça, a vingança contra o opressor. É uma saída através do riso. Henfil conquistou um humor lúcido - foi o sujeito mais extraordinariamente lúcido que conheci. Sempre batalhador, indignado, corajoso - e, o que é raro, original. Podem achar o seu humor agressivo - mas o país em que viveu não merecia outra coisa.E Henfil não podia dar-se ao luxo de ser leve.

Henfil contraiu Aids através de transfusões de sangue - uma inominável perversidade e um retrato do Brasil, que clama aos céus por vingança, mas não sensibiliza o governo. O brasil é um país em que os ricos podem ter alguma forma de controle sobre o sangue, mas não a maior parte da população.

Que a morte de Henfil sirva ao menos como denúncia e protesto deste quadro que configura a apoteóse da perversão. A vida inteira Henfil lutou contra a doença, pela saúde, extravasou sua indignação contra a opressão. O seu humor foi uma vingança de uma força extraordinária. Foi uma libertação do seu destino
".

 Comentar

Hoje na História - Siga no Twitter!