RSS Feeds

1974 - O incêndio do Edifício Joelma

Primeira página do Jornal do Brasil: Sábado, 2 de fevereiro de 1974


São Paulo, 1º/02/1974: O incêndio do Joelma. Ariovaldo Isaías/CPDoc JB
Mal acordara para mais um dia de trabalho, a Cidade de São Paulo parou naquela sexta-feira para acompanhar um dos mais terríveis episódios de sua história. Um incêndio destruiu 18 dos 25 andares do moderno e imponente Edifício Joelma, onde encontravam-se mais de mil pessoas, entre funcionários e visitantes.

O fogo começou pouco antes das nove horas da manhã no 12º andar e seguiu invadindo os andares superiores, obrigando as pessoas a fugirem para o terraço. Em menos de meia hora, as labaredas já alcançavam o último andar do prédio. Num ato de desespero extremo, algumas pessoas atiravam-se do alto do edifício.

Lá embaixo, uma multidão aglomerada nos arredores do edifício acompanhava tudo, aparentando não acreditar no que testemunhava: O Joelma ardia completamente em chamas. Solidários, muitos pediam calma, através de mensagens improvisadas escritas em faixas ou rabiscadas no asfalto. Outros se apresentavam para ajudar os bombeiros. Contudo, a densa fumaça, o calor infernal, o difícil acesso ao local e a limitação dos equipamentos comprometeram o controle do fogo e o resgate das vítimas.


Um dos momentos mais emocionantes foi o salvamento de uma criança de pouco mais de um ano. Sua mãe saltou para a morte do 15º andar, mas abraçou-se com ela, e acabou protegendo-a do impacto da queda.

Além das mortes em conseqüência das quedas, vários corpos carbonizados foram encontrados nas dependências do prédio. Houve ainda mortes por asfixia. Ao final da operação de resgate, o número de feridos ultrapassava 500 pessoas, entre as quais contabilizava-se quase 200 vítimas fatais.

Socorro e prevenção insuficientes
A catastrófica experiência de incêndio de gigantescas proporções envolvendo construções novas com modernos sistemas de segurança marcou a rotina paulistana no início dos anos 70. Mal a opinião pública arquivava com emoção o desastroso caso no Andraus (1972), o fogo irrompia no Joelma, em decorrência de um curto-circuito em um equipamento de ar-condicionado. E reacendia-se também uma polêmica. Evidenciava-se a urgência em rever, além das deficiências da Corporação dos Bombeiros, a legislação preventiva em vigor, regida ainda por um Código de Obras dos anos 30.


Amanhã: 1997 - Ananauê, Chico Science


« anterior próximo »

Comentários


Comentários

sebastiao enviou em 11/02/2008 as 11:41:

destimunho de sobrevivente

sebastiao enviou em 11/02/2008 as 11:53:

testemunho de evangelico salvo

alfredo enviou em 19/07/2008 as 17:17:

Achei emocionante oque a mae fez pela filha!!!!!!

fabiana enviou em 15/09/2008 as 19:28:

Olá, estou atrás de sobreviventes do Joelma.É para uma série do jornal Fala Brasil,da TV Record. Aguardo retorno com contato. fgennari@sp.rederecord.com.br Abraços

Cristiane Aparecida enviou em 17/09/2008 as 13:50:

Que Deus tenha dado aos famíliares de todas as vítimas o conforto,e que tenha dado as almas das vítimas o céu, pois não deve ter morte pior que morrer queimado.

Cristiane Aparecida enviou em 17/09/2008 as 13:52:

Que deus abençõe e não deixe que tragédias desse tipo não aconteçam nunca mais.

Rodrigo enviou em 07/10/2008 as 16:47:

Nossa... Que coisa triste! Estou até emocionado. Espero que coisas assim não se repitam mais...

André Lima enviou em 29/12/2008 as 10:45:

o jornal poderia publicar uma edição especial com os piores desastres do século. Joelma, Andraus, Andorinha, GOL, TAM, Bateau Mouche, etc.....

emoxinha enviou em 01/01/2009 as 23:01:

Bom meu comentario é de que eu tenho 12 anos tenho um serto carinho pelo JOELMA mas oque aconteceu foi mesmo bem triste,mas eu falo eu sim acredito que esse tem espiritos lá.o edifisio ñ pegou fogo atoua assim. eu deixo uma pergunta vcs que estão lendo isso acredita em espiritos?eu estou indo lá por que eu vou desverdar esse misterio,e vou provar que ñ pegou fogo assim por um curto sircuito....bom depois que eu conheci esse caso com 8 anos eu nunca mas quiz saber de outra coisa......me desejem boa sorte

Henrique enviou em 11/01/2009 as 15:24:

Foi literalmente um inferno na torre. Meu pai na época trabalhava lá perto e viu pessoas se jogando. No começo ele pensou que eram destroços mas logo se deu conta que eram pessoas e dizia sempre que jamais esqueceria esta cena. Realmente morrer carbonizado deve ser a pior morte que um ser humano possa sofrer. Já tive um acidente com uma garrafa de alcool quando criança e tive queimaduras de primeiro grau em quase todo o corpo, então sei o que estou dizendo. Permita Deus que tragégias como essas não se repitam.

reinaldo andrade enviou em 18/01/2009 as 21:56:

tenho 52 anos e não consigo apagar da minha memoria esta tragedia, trabalhava no l5º andar no credito imobiliario e tinha muitos amigos , admitido l972 como ofice boy interno quando o banco era no edificio italia no 39 andar de onde assisti o incendio do edificio andraus fiquei apavorado pensando numa tragedia naquele edificio daquela altura,ai nos mudamos para o joelma em meados de l973 tudo novo, predio instalaçoes e ai que aconteceu esta tragedia, me salvei porque o iluminado do meu chefe pediu para pagar uma conta naquela sexta feira chegando 5 minutos apos o inicio do incendio.

Raul Gomes enviou em 21/02/2009 as 14:08:

Embora eu seja muito novo e não presenciei a cena apavorante,vendo as imagens, dá para sentir na pele o que foi e é difícil não se apavorar,de se entristecer com tamanho sofrimento que se passou naquele lugar.

Lélo enviou em 05/03/2009 as 16:32:

ja tem pouco tempo q estou trabalhando 25° andar e até hj nunca vi nada de mais nesse edificio porem gostei muito de ver o q vc's relataram sobre o tal edificio, e fikei curioso para saber se realmente foram enterradas 13 pessoas sem identificar os corpos..........

WANDER enviou em 24/04/2009 as 03:57:

DEUS DO CEU . NAO EXISTE COISA PIOR QUE MORRER QUEIMADO, SEMPRE ASSISTO OS VIDEOS E CADA VEZ PASSO MAL.MORO NO NONO ANDAR DE UM PREDIO PROXIMO AO JOELMA MAS AS VEZES NEM CONSIGO DORMIR IMAGINANDO SE MEU PREDIO PEGASSE FOGO, SO POR DEUS. ACHO QUE TAMBEM ME JOGARIA LA DE CIMA, PELO MENOS A MORTE É RAPIDA

ana gabriela enviou em 27/04/2009 as 14:25:

tenho 11 e gostaria de comentar que fiquei chogada,mais gostaria de saber ataldas13 almas, estou doida para assistior o filme"o enigma do edificio Joelma"

celia torres silva enviou em 04/05/2009 as 11:46:

bom dia esse caso do edificio joelmo foi muito triste mas essas pessoas que sofreram dor e sofrimento que esteja en um bom lugar que suas almas esteja en paz, um sofrimento que ficou na historia e na memoria de todos nos.

maria das dores torres enviou em 04/05/2009 as 11:52:

fiquei muito triste de saber essa dor esse sofrimento que houve com joelma uma grande dor , das pessoas nesse edificio que nao sabe o que fazer, eu vi na epoca no jornal e na tv,vamos sempre lembrar.

LUIS FELIOPE CORREA enviou em 21/05/2009 as 12:05:

POR GENTILEZA QERIA SABER O Q FOI DADO DA MENINA NA EPOCA TINHA 1 ANO A MAE PULOU DO DECIMO QUINTO ANDAR E MORREU AFILHA SOBREVIVEU ; QERIA SABER NOTIÇIA DESSA MOÇA ´POR GENTILEZA OQ ELA DIZ ; Q FAZ ; TUDO SOBRE ELA FOI UMA TRAJEDIA NACIONAL E PQ NAO MUNDILA QERIA SABER NOTIÇIAS DELA POR GENTILEZA SE POSSIVEL FOTO DEL ANTES E AGORA ;; OBRIGADO

samuel valdevino enviou em 02/06/2009 as 20:29:

eu acho que essas tragedia poderia ser evitadas

Jackson Souza enviou em 09/07/2009 as 16:45:

Boa tarde!! Meu pai Jairo estava no Edificio Joelma no dia do incendio.Na epoca so tinha minha irma mais velha, hoje somos em tres.Ele foi um dos sobreviventes que trabalhava no 10 andar.Infelizmente em novembro de 2007 veio a falecer devido a infermidade que tomou conta do seu corpo.Quando ele contava a respeito do incendio chorava muito pois lembrava de tudo que passou.Um anjo tirou ele de dentro do edificio, pois quando foi retirado do predio ele perguntou para os paramedicos, cade o bombeiro que me tirou todos olhavam com ar de espanto , pois nao avistaram ninguem.

Edilson Rocha enviou em 27/08/2009 as 17:15:

Boa tarde. Eu tinha 7 anos quando esta tragédia aconteceu, fique tramautizado, pois apesar de ser uma criança eu vi o acontecido pela tv e jonais. Eu queria ver fotos se possivel, depois que os bombeiros apagaram o fogo e entraram dentro do prédio para tirar as vitimas (foto de dentro do prédio) e o começo da reforma. deste já agradeço.

SHIRLEY enviou em 16/09/2009 as 20:01:

NOSSA QUE TRISTEZA.NOS DIAS DE HOJE SÓ DE IMAGINAR,ESSAS PESSOAS SENDO QUEIMADAS VIVAS,ME DÁ UMA ANGÚSTIA TÃO GRANDE,IMAGINE PRA QUÊM VIVEU ISSO,OU PRESENCIOU.COM CERTEZA ESSA TRAGÉDIA NUNCA SERÁ ESQUECIDA,E NEM PODE SER.POR QUE NÃO HÁ COMO ESQUECER TANTA DOR,TANTO SOFRIMENTO.EU SÓ PEÇO A DEUS QUE ESSAS ALMAS TENHAM CHEGADO NO SEU DESTINO CERTO, E QUE DEUS TENHA CONFORTADO PRA SENPRE O CORAÇÃO DE SEUS FAMILHIARES.EMBORA EU ACREDITE QUE NADA ACONTECE POR ACASO,ESSE FATO É ALGO INTRIGANTE,MUITO MISTERIOSO.DEVE HAVER OUTRA EXPLICAÇÃO PARA O QUE HOUVE,ALGO MAIS ESPIRITUAL,MAS TALVEZ NUNCA SABEREMOS.QUÊM SABE OS MISTÉRIOS DE DEUS???

Aline enviou em 21/09/2009 as 21:42:

eu tenho 14 anos e alguns dias minha mãe me contou sobre o ocorrido, pesquisei e descobri coisas super legais, alguns dizem que hoje é um edificio mal assombrado,mais por trás dessa tragédia existe uma história muito interesante... Em 1947 antes de construirem este predio, era uma casa em que um rapaz matou a mãe e a irmã jogou-as em um poço que havia na casa e neste poço passava as águas do rio Anhangabaú que significa: Anhan= Diabo, Gabaú =Água ou seja Diabo da Água.. então um bombeiro retirou os corpos de dentro do poço mais logo após morreu de Infecção Cadavérica, então em 1971 derrubaram a casa e contruiram este prédio... bom se quiserem saber mais me mandem um e-mail: aline.ernesto@ig.com.br espero alguma ajuda pra continuar investigando ...

Emilia Cardoso enviou em 13/10/2009 as 11:39:

eu vi em um documéntario na escola, que antes disso acontecer, havia uma casa e nessa casa morava um professor de química ele tinha 2 irmãs que moravam com ele e sua mãe ele matou as 3 depois seus espiritos vieram até a casa e mataram ele também, uma justificativa para isso era que suas irmãs e sua mãe estavam doentes e ele não queria cuidar delas.

Waldir Mendes enviou em 03/11/2009 as 22:05:

busco a muitos anos pela sobrevivene Eugenie, secretária da diretoria do Crefisul, gostaria de saber como esta, se alguém souber, por favor me informe.

Waldir Mendes enviou em 03/11/2009 as 22:12:

BUSCO A MUITOS ANOS, SABER NOTICIAS DA SOBREVIVENTE, EUGENIE, SECRETARIA DE DIRETORIA, DO CREFISUL, SE ALGUÉM TIVER NOTICIAS E PUDER ME INFORMAR, AGRADEÇO.

herberth de natal rn enviou em 28/12/2009 as 00:17:

pelo que eu vi foi muito desesperador já pensou a pessõa no topo de um prédio daquele saber que vai morrer queimada só sabe do desespero quem tá vivendo o momento terrível espero que isso não se repita mais com ninguem.

Rafeiro enviou em 06/01/2010 as 22:01:

Nem sei o que dizer - ou melhor: escrever... foi uma das maiores tragédias que ocorreram no Brasil! Concordo com muitos comentários aqui; principalmente o da tal mãe "salvadora", e o do tal office boy que havia se ausentado do prédio... E, na época, meus pais moravam nos EUA e minha mãe comentou que, ao ver as imagens na capa de uma revista de lá - não conseguia dormir por dias! Nisso tudo, o que "incomoda", "irrita" mais é a tal IMPUNIDADE...os tais envolvidos - cadê a punição? Não adianta "chorar sobre o leite derramado" - muitos morreram, se feriram - acredito que nossa imagem lá fora tenha sido ruim (até reduntante mencionar isso) - mas e as indenizações, "soluções" para os parentes das vítimas?

Wagner Camargo enviou em 07/01/2010 as 21:36:

Olá trabalho no Ed Joelma há tres dias hj senti uma tontura e quase cai, acredito que ainda tem forças estranhas lá... Trabalho no 15° andar. Desejo que Deus ilumine as almas que lá estão e a mim que nada aconteça rs.. Abraços à todos

Clair Ferreira Mainardes enviou em 01/02/2010 as 15:08:

Snrs e Snras,Eu vi tudo de bem pérto mesmo nesse dia 1 Fev. de 1974. Fui o motorista da ambulancia de placas GA 3177 que pertencia ao DAEE. Todos os acidentados que eram conduzidos por mim foram para o Hospital Ben.Portuguesa.Na època eu estava com 33 anos hoje estou com 69.Pretendo nunca mais ver aquilo que eu vi nesse dia,foi um horror mesmo,pessoas a beira da morte,déssa tragédia.Das 10,00hs as 18,00hs (diréto)

Carlos Eduardo enviou em 24/03/2010 as 17:59:

Nasci em setembro de 1973, mas meu pai com 31 anos na época, gerente do Banco Françes e Brasileiro, localizado na rua 1 de novembro. Meu saiu do banco as 9 e pouco para ver io incendio do viaduto Brigadeiro, onde na época segundo meu pai tinha-se uma visão grande do prédio em chamas. Ali meu pai presenciou com muitos que ali estavam um show de horror, pessoas pulando etc. Aquele dia São Paulo parou literalmente, meu pai conta que era impossivel andar pela cidade naquele dia. A uns 3 meses atrás passei de carro com meu pai nesse no mesmo viaduto Brigadeiro , onde meu pai viu o fogo, hj tem muitos prédios que cobrem a visaõ do Joelma, mas entre esses mesmos prédios , ainda se vê o mesmo assustador edificio. Desde pequeno tive curiosidade sobre esses dois incendios ( Andraus e Joelma ) tenho dois dvs com narraçõ da época feita sobre o Joelma e Andraus, é uma cena assustadora mesmo! Tenho um filme chamado Joelma 23 andar , que conta a historia de uma moça com 24 anos que tabalhava no edificio onde o irmaõ dela trabalhava, essa historia ficou famosa por Chico Chavier ter psicografado uma catra dessa moça para mãe. Deus abencoe essas vitimas e conforte seus familiares.

Felipe do Nascimento enviou em 30/03/2010 as 16:59:

Não coloquem a culpa em Deus...tudo acontece por acaso ou até mesmo por falha e quem sabe negligência...oq Deus tem a ver com isso. Além disso ele não precisa de meros humanos para executar seus planos e propositos!

valdeane enviou em 13/04/2010 as 18:14:

lamentavel tudo que aconteceu no joelma

Luzia enviou em 08/05/2010 as 15:07:

Nem tinha ouvido falar em incendio no Joelma, quando trabalhei lá por tres anos, na década de 80. O banco no qual eu trabalhava tinha escritório no térreo e no 13º. E, apesar de muitas pessoas dizer que é um lugar mal assombrado, posso assegurar que nunca vi nada. É um local absolutamente normal. Trabalha-se a noite de dia enfim, ninguem lembra o que aconteceu só pelo fato de estar lá.

Andréa Cristina Pitta Crepaldi enviou em 09/05/2010 as 17:39:

Na época do incêndio eu tinha 7 anos e me lembro vagamente dos comentários dos meus pais.Tenho família em São Paulo,tios,primos e hoje sei que a preocupação não era à toa.Surgiu medo de ter algum ente familiar em perigo. Foi em 1984 que tomei conhecimento da desgraça quando já com meus quatorze anos quando com uma amiga fomos ao cinema assistir Joelma 23 andar.Tenho cenas verídicas de pessoas saltando do prédio nítidas até hoje em minha cabeça. Fiquei traumatizada por um bom tempo.Uma das cenas, não sei se um homem ou mulher,teve sua cabeça estourada no solo,pois quem filmou acompanhou toda a queda. Andréa c.p.c.

fernanda maria cortese enviou em 18/08/2010 as 23:07:

SEI QUE EU TINHA UNS 14 ANOS NA ÉPOCA E TENHO O DVD DO EDIFÍCIO JOELMA-23> ANDAR! E FALA DA MOÇA AOS ANOS QUE MORREU JUNTO COM +5 integrantes desta tragédia era a volquimar carvalho dos santos que morreu no incêndio e que confortou a mãe dela Da.Walquiria e o irmão Alvaro Avelino que sobreviveu ! só queria saber como estão a mãe da volqui e onde ela foi sepultada? quem souber e queria ver fotos da volquimar quem souber me mande fotos do interior do prédio e queria visitar pessoas que trabalham lá! por favor meu e-mail é fernandacortese@bol.com.br- que Deus console as famílias e os sobreviventes-Fernanda Cortese de SP-Capital-18/08/2010

fernanda maria cortese enviou em 18/08/2010 as 23:19:

foi muito trISTE O QUE ACONTECEU! POIS NA ÉPOCA DO INCÊNDIO EU TINHA UNS 14 ANOS E FIQUEI NTRISTE AO VER A MOÇA VOLQUIMAR MORRER COM APENAS 21 ANOS ! QUE dEUS A TENHA JUNTO COM OUTRAS VÍTIMAS! E QUEM TIVER NOTICIAS DA FAMILIA DELA E DO IRMÃO E DA MÃE ME AVISEM E QUERIA VER FOTOS DO INTERIOR DO PRÉDIO DURANTE O INCÊNDIO E QUERIA TROCAR INFORMAÇÕES COM SOBREVIVENTES E PESSOAS QUE TRABALHAM NO JOELMA ! QUALQUER MATERIAL SERIA BOM DA ÉPOCA! MEU E-MAIL É FERNANDACORTESE@BOL.COM.BR

fernanda maria cortese enviou em 18/08/2010 as 23:21:

foi muito trISTE O QUE ACONTECEU! POIS NA ÉPOCA DO INCÊNDIO EU TINHA UNS 14 ANOS E FIQUEI NTRISTE AO VER A MOÇA VOLQUIMAR MORRER COM APENAS 21 ANOS ! QUE dEUS A TENHA JUNTO COM OUTRAS VÍTIMAS! E QUEM TIVER NOTICIAS DA FAMILIA DELA E DO IRMÃO E DA MÃE ME AVISEM E QUERIA VER FOTOS DO INTERIOR DO PRÉDIO DURANTE O INCÊNDIO E QUERIA TROCAR INFORMAÇÕES COM SOBREVIVENTES E PESSOAS QUE TRABALHAM NO JOELMA ! QUALQUER MATERIAL SERIA BOM DA ÉPOCA! MEU E-MAIL É FERNANDACORTESE@BOL.COM.BR

Paulo Henrique enviou em 06/09/2010 as 15:36:

Eu tinha 7 anos de idade quando vi no jornal nacional a matéria do incêndio, porém não me lembro muito do que foi falado no jornal nacional. Quando revejo no vídeo as imagens consigo relembrar das pessoas tomando leite em sacos, das faixas de ajuda para não pularem, dos caminhões do bombeiro fazendo as manobras, dos elicópteros fazendo os resgates e das cenas lamentáveis de pessoas correndo no terraço sem saber pra onde ir e muitas se jogando ao encontro da morte. Hoje sou Tec de Segurança do Trabalho e vejo esta tragédia como um fao que poderia ter sido evitado, não fosse a falta de um sistema de segurança, alarmes, sistemas de incêndio, brigadas de incêndio e escadas de emergência, etc. Más são acontecimentos que marcam e jamais serão esquecidos. Dois incêndios, dois edifícios, diferenças de dois anos pra cada.

marcos gomes enviou em 13/09/2010 as 18:37:

que sena triste eu reso pelas vitimas do joelma...

marcos gomes enviou em 13/09/2010 as 18:38:

que sena triste eu reso pelas vitimas do joelma...

Evandro de Sousa enviou em 16/09/2010 as 11:59:

Nasci sete anos depois da tragédia e só ouvia de meus pais os comentários sobre o assunto. Mas com a ajuda da internet, consegui me interar mais e hoje me pergunto: Será que nos dias de hoje as instalações do prédio estão adequadas? Forão construídas escadas e brigada de incêndio? Se ocorresse algo parecido, as pessoas teriam sucesso no evacuamento? Não sei, mas até hoje quando passo em frente ao prédio, sinto uma sensação muito estranha.

Evandro de Sousa enviou em 16/09/2010 as 12:00:

Nasci sete anos depois da tragédia e só ouvia de meus pais os comentários sobre o assunto. Mas com a ajuda da internet, consegui me interar mais e hoje me pergunto: Será que nos dias de hoje as instalações do prédio estão adequadas? Forão construídas escadas e brigada de incêndio? Se ocorresse algo parecido, as pessoas teriam sucesso no evacuamento? Não sei, mas até hoje quando passo em frente ao prédio, sinto uma sensação muito estranha.

Cristiane enviou em 25/10/2010 as 23:12:

Esse fato sempre me chocou muito. Qdo aconteceu eu tinha apenas 2 anos mas ouvi falar desse terrível epsódio aos 7 anos qdo assisti o filme "Joelma 23 andar". Até hoje, toda vez que ouço falar desse edifício e da tragédia, me arrepio toda.

Cristiane enviou em 25/10/2010 as 23:13:

Esse fato sempre me chocou muito. Qdo aconteceu eu tinha apenas 2 anos mas ouvi falar desse terrível epsódio aos 7 anos qdo assisti o filme "Joelma 23 andar". Até hoje, toda vez que ouço falar desse edifício e da tragédia, me arrepio toda.

aline lopes silva enviou em 14/11/2010 as 19:44:

QUANDO FALAM D tragedia fico trist peço a deus para que isso não acomteça novament e que as familia das vitimas tem agustumado a conviver com isso e que só pense em seus paremts nas lembranças boasss isso e o mas important dps d tud ;;;;;;;;;;;;

glaydson enviou em 02/12/2010 as 01:48:

,umas da vitimas chegou a sonhar com o fato ocorrido ,chico xavier a chamava atenção sempre que ia ao trabalho com palavras psicográfadas

raine ribeiro enviou em 17/12/2010 as 12:44:

Sera que e verdade sobre esse crime na decada de 40 que o professor de quimica matou as duas irmas e a mae e ficou conhecido como o '' o crime do poço''por que quando ele as matou deixou o corpo delas no poço que avia construiram: e no mesmo local do crime foi construido o Edificio Joelma e as pessoas supostamente viam as almas de pessoas e foi a causa dessas almas o incendio

isabeleduarte enviou em 17/12/2010 as 12:45:

Sera que e verdade sobre esse crime na decada de 40 que o professor de quimica matou as duas irmas e a mae e ficou conhecido como o '' o crime do poço''por que quando ele as matou deixou o corpo delas no poço que avia construiram: e no mesmo local do crime foi construido o Edificio Joelma e as pessoas supostamente viam as almas de pessoas e foi a causa dessas almas o incendio

isabeleduarte enviou em 17/12/2010 as 12:47:

Sera que e verdade sobre esse crime na decada de 40 que o professor de quimica matou as duas irmas e a mae e ficou conhecido como o '' o crime do poço''por que quando ele as matou deixou o corpo delas no poço que avia construiram: e no mesmo local do crime foi construido o Edificio Joelma e as pessoas supostamente viam as almas de pessoas e foi a causa dessas almas o incendio

Carlos Villa enviou em 01/01/2011 as 13:56:

As tragedias nao avisam, no caso do Joelma predio antigo, fiacao saturada, calor de verao, tudo combinou para criar um clima ebulicao fatal, onde vitimas foram ceifadas pelo fogo e saltos para morte. Quanto as aparicoes dos espiritos, sao mera ilusao de optica, onde o pensamento ativam celulas cerebrais com imagens de vultos. SOMOS APENAS MATERIA NESTE PLANETA, morreu acabou-se. Um otimo 2011 para todos, sem tragedias etc... (12)9137-9269

Daniel enviou em 01/01/2011 as 21:51:

Toda essa história mostra os misterios, que estão além de nosso conhecimento.

regina patrese enviou em 01/01/2011 as 23:10:

Conheci muitas pessoas que morreram no incêndio do Joelma, apesar de não ter trabalhado lá. Vizinhos de bairro, encontros em casa de amigos para um lanche em final de semana, confraternizações, etc. Coincidentemente nos encontrávamos nos mesmos ônibus que nos levava ao trabalho. Meu irmão havia saido da Crefisul um mês antes do incêndio, e quando a tragédia aconteceu ele estava lá e viu vários ex-colegas mortos. Lembro de uma moça que trabalhava na Crefisul de nome Manuela que esteve em casa em companhia de uma amiga, tempos depois fiquei sabendo que ela morrera no incêndio. Muito triste !

anonimo enviou em 19/01/2011 as 22:22:

ouvir falar que um homem saio de lá intaquiiito e ele estava com uam calça preta e uma blusa branca isso é verdade ou mentira?

Jennifer Williams enviou em 01/02/2011 as 14:58:

Meu pai William Frantz Williams (Bill) faleceu no incendio do joelma. Gostaria de ter noticias de quaisquer sobreviventes quo o conheciam. Ele fazia parte da Diretoria da Crefisul. jennifer_bahamas@hotmail.com

SOLANGE LOPES REIS PAIVA enviou em 02/02/2011 as 18:34:

OI PESSOAL,ESSA TRAJEDIA,NÃO SEI O MOTIVO,SEMPRE ME CHAMOU ATENCÃO,NÃO CONSIGO O FILME JOELMA 23 LANÇADO 1979,NA EPOCA ESTAVA COM 10 ANOS O ASUNTO NA ESCOLA ERA MUITO...HOJE POSSO VER NA INTENET E ENTENDER MUITOS FATOS .NOSSO FUTURO ESTA NA FÉ ,ESPERANÇA,E NO AMOR...

bob lee enviou em 21/02/2011 as 21:50:

Foi muito triste!!! Na época eu tinha vinte anos, trabaljhava no lgo s. francisco e fui ver o incendio, ..muito fogo, pessoas pulando ...desespero total.Gostaria de voltar nesse tempo e salvar todas as pessoas que estavam no prédio...abraços a todos os familiars das vitimas....

emanuel enviou em 18/03/2011 as 13:33:

gostei muito dessa reportagem muito legal

Daniel Rivelli de Almeida enviou em 20/03/2011 as 15:16:

Participei do resgate aéreo desta grande tragédia, tinha na época 22 anos de idade, era cabo da Aeronáutica , fiquei internado na área psiquiatrica da FAB, por muimuito tempo. Nunca mais fui o mesmo, descia pelas cordas do helicóptero o único que conseguia se aproximar, hoje estou com 59 anos já tive 3 Avcm derrame cerebral e varias vezes passo mal na rua após esse episódio, nós não somos nada sem Deus, apenas pó. mas poderemos ser mais humanos uns com os outros.

Daniel Rivelli de Almeida enviou em 20/03/2011 as 15:27:

Infelizmente participei de dentro do prédio em chamas na hora mais crucial, era cabo da Aeronautica, fui apoós este fato aposentado por invalidez permanente, devido a varias internações psiquiatricas, não fosse a ação dos bombeiros e do nosso helicoptero que transportava 16 pessoas, o único que conseguia se aproximar devido a altura das chamas, até hoje estou com 39 anos de idade, nunca mais fui o mesmo. cenas que não saem da minha cabeça e montrou pra mim que nós não passamos de simples mortais, o mundo poderia ser melhor se uns ajudassem o proximo inclusive na proria parentela e o amor fosse aumentado, muito corajosa essa reportagem que só hoje tomei conhecimento pela internet, parabéns a que fez ou editou essa reportagem, fiquem com Deus.

Daniel Rivelli de Almeida enviou em 22/03/2011 as 08:25:

As cinzas e o cheiro da fumaça dessa tragédia chamada edificio Joelma,ainda ficam em nossas lembranças, contra o fogo e a água só o poder de Deus pode aplacar, Daniel Rivelli de Almeida, a todos que sobreviveram dessa tragédia , e a aos que perderam suas vidas.nossas humildes recordações. Daniel Rivelli.

EUGÊNIA AMARAL enviou em 25/03/2011 as 00:15:

Realmente foi umagrande tragédia , que tirou a vida de inúmeras pessoas e as que sobreviveram senão ficaram com sequelas físicas , mentais e emocionais com certeza. Espero que pelo menos sirva para as pessoas repensarem em suas vidas e atitudes. Se tornarem serem humanos mais solidários e perceber que esta vida é muito curta para perdermos tempo com coisas pequenas .Deus nos deu a vida para ser vivida da melhor maneira possível , nos dando a chance diária de evoluirmos espiritualmente. Parabéns à todos responsáveis por esta matéria.

ererer enviou em 12/04/2011 as 01:50:

e muito triste

elaine enviou em 02/05/2011 as 20:35:

olá, gostaria muito de saber se há uma lista com nomes das pessoas que morreram no incendio, pois, tinha uma tia que trabalhava naquele edificio, e desde entao não tivemos mais noticias dela, pois, na época iria se casar e iria embora p italia, por favor se alguem souber de algo me diga.

elaine enviou em 02/05/2011 as 20:37:

olá, gostaria de ter acesso a alguma lista com nomes dos mortos do incendio do edificio joelma, é muito importante... obrigada.

carina yamamura enviou em 04/05/2011 as 13:37:

estive la esses dias, tirei uma foto do predio , até então a foto saiu perfeita, quando eu fui passar para o pc, a foto ficou preta, eu levei um susto, pq na camera ela saiu perfeita, bem depois disso nunca mais eu vou lá.

Rodrigo Rosa enviou em 28/06/2011 as 14:58:

Oi: É uma coisa que nunca irá ser esquecida... Onde TEM-SE QUE APRENDER COM TAIS ERROS PARA QUE TAIS NÃO SE REPITAM MAIS!!! Isso que se fala das 'almas que poderiam haver lá', ou do crime que houve na casa onde se encontra o tal edifício (que "poderia ter causado à tragédia"!) são suposições... Houve um filme americano - chamado CATÁSTROFE (rodado em 1977); onde grandes tragédias mundiais (acidentes tipo Formula 1, o tal zepelin nos anos 30, entre outros) apareciam... E o tal incêndio era mostrado na última parte! No Youtube: podem ser vistos alguns videos. Sobre um comentário de uma pessoa; onde um homem aparecia com a cabeça (..) - aparece no tal filme (acho que se chamava Rafael!)... E uma moça que trabalhava com ele (chamada OLIVIA) sobreviveu (que bom!). Sei que no programa "ALTAS HORAS" (acho que em 2000), uns sobreviventes estavam/foram lá. Viver bem (e com SEGURANÇA!) AINDA é a melhor coisa!!! Rodrigo O Rosa * Sobre um comentário aqui de ter 'fotos pretas'... Isso é normal quando se passa em pc´s/afins. Já chega de sustos/medos!!!

terezinha de fátima carvalho murad enviou em 19/07/2011 as 16:44:

seria possível obter a lista dos mortos no incendio? Vpi acima que alguém já tinha feito o mesmo pedido.

Luiz [looidi] enviou em 31/08/2011 as 17:57:

Fazia 25 dias que minha mãe havia falecido e eu, com dez anos de idade, ainda procurava assimilar sua abrupta morte. Meu pai trabalhava na Major Quedinho, na antiga sede do Estadão. Sempre tirava férias nos meses de fevereiro e naquele dia 1º quis ir de táxi ao Centro, para retirar algo que havia esquecido, quando foi notificado que o local estava extremamente caótico devido a um incêndio de gds proporções. Desistiu de ir mas qdo voltou de férias, ouviu dezenas de testemunhos de colegas de trabalho que fizeram a reportagem que foi às bancas, em caráter excepcional, ainda naquele dia. Assisti ao vivo as cenas pela TV e foi algo que pela proximidade com meus pais me marca até hoje, inclusive meus pais estão no mesmo cemitério onde estão as chamadas 13 Almas. Anos depois, fiz entrevista de emprego no 23º andar do edifício [já renomeado para Pça da Bandeira] e dei uma passagem tb no banheiro, onde pude ver pela pequena janela, o estreitíssimo parapeito onde pessoas se aboletavam para escapar do calor das chamas. Foi o local onde ocorreram muitos salvamentos. Vídeos do incêndio podem ser vistos no YouTube mas saber de tudo aquilo presencialmente é por demais impactante

sonia sandes enviou em 03/09/2011 as 10:04:

bom dia ? eu era muito criança quando aconteceu esta tragedia mas ela me marcou muito porque morreram duas pessoas da minha cidade e eles moravam na mesma rua que eu morava;eram duas pessoas maravilhosa eles eram noivos prestes a se casar !!!!! este caso abalou a cidade inteira pois eles eram de familia tradicional na cidade de uma familia maravilhosa no semiterio da minha cidade quando vc entra o primeiro jasigo no semiterio e dos dois foram enterados juntos ate hoje quando me lembro choro muito e foco pençando como duas pessoas maravilhosa pode ter morrido de uma forma taõ tragica e dolorosa

Naiane enviou em 08/09/2011 as 21:05:

Uma hirstória muito triste,,comovente,,e interessante!!....

cesar Eugenio campos enviou em 11/09/2011 as 23:26:

Ainda sobre o incendio do Joelma.Na época tinha 15anos e era Offcy-Boy da agencia de publicidade PEFRAN e sempre ia la no joelma levar documentos no CREFISUL, neste dia estava programado para ir lá as 8.30hs qdo a Dona Marly secretária do meu patão Pedro Zanetti Filho, me pediu para que eu aspirasse (passar o aspirador) no carro dele.. lembro que era um Dogge Dart. e só por isso, eu não estava lá na hora do incendio mas tinha 2 amigos tambem Offcy-Boy eram o Luquinhas e o Paulo André... Acho que morreram lá pq. depois desse dia nunca mais os encontrei... se por acaso alguem souber onde eles se encontram, entrar em contato -011 9367-6273 quem sabe ainda estão vivos? gostaria de encontra-los. Abraço a todos.

Rosa almeida enviou em 13/09/2011 as 03:33:

na epoca eu tinha 1 ano e quatro meses, nasci emout de 1972, mas quando eu vi as senas pela primeira vez, fiquei imprecionada porque me lembrei que ja tinha visto aquilo,e tbm me lembrei de ver a minha mae na sala e chorando e gritando desesperada e falando "ai meu Deus as pessoas estao se jogando", aquilo td me assustou tanto que marcou tao forte pra mim, que ficou na minha memoria, e eu so tinha 1 ano e 4 meses, como isso eh possivel. Rosa

luciana enviou em 21/09/2011 as 16:18:

Meus pais moravam no interior do rio grande do sul , acho q não tinha nem luz elétrica nesta época lá ...lembro nititamente vendo eles , com o rádio ligado ouvindo atentos e incrédulos , lembro do locutor falando ....só q nasci em 5/6/75. luciana

cristina enviou em 23/09/2011 as 14:36:

foi muito triste tudo que a conteceu peço a deus que isso nunca mas aconteça

cristina enviou em 23/09/2011 as 14:41:

eu ainda nao tinha nacido quando tudo aconteu mas ja vi o filme eos cometarios fiquei triste mas que mas me imprecionou foi as 13 almas te todos fiquem com deus e nunca mas se repita aque aconteceu

Plyttz Brownie enviou em 04/10/2011 as 02:17:

Realmente pesado o que aconteceu, mas quem passou por tais cenas, ou até participou do incêndio, o jeito é levar a vida e não fixar imagens que fixaram-se na mente. é difícil esquecer, mas em nosso mundo há muitos atrativos bons que nos fazem ver a vida sob outro ângulo. Quando vier à memória tais cenas, pensem em outras coisas. Dizem que o fim está próximo, pelo menos ouço isto desde a infância e que de 2012 não passa. Acho difícil acontecer algo daqui a 1 ano e dois meses, mas com certeza não deverá ser estender por muito tempo. A humanidade caminha realmente a passos largos para o fim, pelo próprio ritmo que vai levando. Não tenho certeza de mais nada, se realmente existe vida após a morte, Deus Jesus ou não. Tenho sólidos conhecimentos sobre esses assuntos, porém nunca pude comprovar nada. De que adianta conhecimento sem comprovação? A única coisa que intriga realmente são os Milagres que tenho acompanhado na TVe até pessoalmente na Igreja Mundial do Poder de Deus, são coisas inacreditáveis, mesmo presenciando ao vivo e a côres. São incontestáveis, mas em minha vida por mais que já tenho procurado Jesus, Deus e coisas Divinas não tive nenhuma resposta. Só vejo milagres na vida dos outros, mas na minha.... . O pricipal fato seria sentir algo diferente (Sei lá, uns dizem felicidade, paz interiori, a presença de Jesus traz uma imensidão de coisas que fica difícial explanar aqui, mas nunca senti nada, nada mesmo e é muito frustrante você buscar algo que oelo menos para você não existe) Se quiserem um pouco mais de conhecimento: www.shtareer.com. br Quando eu tinha 11 anos eu morava na R. Frei Caneca, um pouco próximo do prédio. Saí escondido de minha mãe à tarde e me embrenhei pelo caminho cheio de pessoas que só comentavam sobre o ocorrido. Era por volta das 16:00 e quando lá cheguei não consegui ver muita coisa, apenas pelo lado da Av. 9 de Julho. Via apenas o prédio todo chamuscado..., então retornei para casa e pensei: não deve ter sido um grande incêndio como o Andraus. Porém à noite vendo os noticiários vi que foi feio e no dia seguinte comprei o Jornal da Tarde que trazia relatos impressionantes além de fotos indescritíveis. Comprei também a Folha, mas o JT foi insuperável. Guardei o Jornal por muitos anos e na época fiquei um pouco traumatizado, mas com o tempo acabei esquecendo. Em 1979 fui visitar o prédio já reformado. Pedi para o porteiro me levar até o último andar e fomos até o topo. Vi que fizeram quase um Heliponto no local e pensei nas antigas fotos. O porteiro não quis ficar muito tempo no local, ficou meio impaciente, não sei porque e não deu para investigar muita coisa. Detalhe não vi ou senti nenhum fantasma, espírito, etc. Em 1987, eu trabalhava à noite na compensação do Banco Bamerindus, e por duas vezes eu e alguns colegas do setor fomos convocados a ir ao Ed. Joelma que ficava se não me engano no 22º andar. E fomos para lá. Fiquei nesses 2 dias no horário das 20hs à 1h (meu horário era das 19hs à 1h) e vi e senti o lugar mas nada de ver ou sentir espíritos. Vi detalhes das sacadas e banheiros e sarcásticamente comíamos nosso lanche na Copa que exatamente ficava na lateral do prédio por onde saiam enormes labaredas. O prédio era muito vazio naquela época e chequei até as escadas e o resto do andar que não era ocupado. Realmente foi pesado ver o local e até hoje é um prédio intrigante. Esqueci todos esses fatos, porém acho que foi em 2006 a Globo transmitiu o Linha Direta e trouxe o assunto a tona. Pesquisei muito sobre o assunto na Net e posso até dizer que possuo um Dossiê sobre o assunto com diversas fotos, vídeos e muitos textos e matérias. Mas e ainda bem o assunto foi ultrapassado e não me ligo mais como era antigamente. De qualquer forma, pesquisem na Net, tem muito material e informação, inclusive até a Lista de Mortos Plyttz Brownie

Cyro enviou em 15/11/2011 as 19:54:

Cara, nesse dia era aniversário do meu pai , e ele estava nesse incendio, ele era bombeiro, salvo muita gente, orgulho dele, e dos outros bombeiros , esse acidente foi o demonio que fez

Luiza Brasil de Castro Patricio enviou em 29/11/2011 as 13:01:

eu me chamo Luiza Patricio como eu gostaria de rever o filme joelma 23 andar me lembro que foi com beth gulard a protagonista como faço por favor se alguem puder me ajudar fico feliz e grata meu imail LuizaPatricio1@hotmail.com grata beijos a todos daqui desta pagina joelma 23 andar é um filme de grande tragedia muito triste mas gostaria de rever...... foi em 1975por favor me manda um imail....

Luiza Brasil de Castro Patricio enviou em 29/11/2011 as 13:08:

ESSE FIME FOI MUITO IMPORTANTE PQ? ASSISTE NA MINHA ADOLECENCIA HOJE POSSO IMAGINAR COMO FOI SOFRIDO PARA AS VITMA QUE ESTAVAM TRABALHANDO NO PREDIO DO EDIFICIO JOELMA SOU ESPIRITUALISTA FOI UMA TRAGEDIA MANDA POR OBRAS SATANICA ,MALÉFICAS .MÁS DEUS ESTAR COM TODOS OA VITMAS DO SEU LADO .FOI UMA PENA TER EXISTIDO NAÉPOCA ESSA MALEFICA HISTÓRIA EM SÃO PAULO

Victor Dias enviou em 21/01/2012 as 17:34:

que DEUS abençoe a todos os mortos naquele incendio e que eles estajam em um bom lugar. Amem

lucas enviou em 29/01/2012 as 23:30:

Olá leitores também queria deixar meu recado, não sou muito vivido, mas espero que isso nunca mais aconteça ,em nenhum lugar do mundo . E se algum dia acontecer de novo (Deus nos livre disto) vou estar la para ajudar os meus próximos e se precisar dar minha vida para salvar a de alguém .Deus abençoe a todos .

Solange gomes enviou em 01/02/2012 as 17:43:

Eu estive, neste dia com minha mãe eu tinha na epoca somente 4 anos minha mãe e minha tia estava vindo do Mappim,após alguns anos quando passou o filme do edificio joelma minha mãe comentou que estavamos ali vendo tudo aquilo minha mãe disse que nunca viu tanto terror na vida dela pessoas se jogando pegando fogo foi um dia muito triste para quem via e para parentes que não podiam fazer nada se na epoca tivesse o recursos que os bombeiros tem hoje a equipe do aguia talves poderia ter salvo muita gente. mas deus assim mesmo consegui confortar o coraçao de todos

FILHO DE SOBREVIVENTE enviou em 02/02/2012 as 14:54:

MEU PAI NÃO MORREU NESTE DIA NO INCENDIO, GRAÇAS A DOIS CONTRATEMPOS OCORRIDOS NAQUELA MANHA, POIS ELE CHEGAVA MUITO CEDO AO BANCO E TRABALHAVA NO 15° AND. MAS INFELIZMENTE MORRERAM 03 PESSOAS DA FAMILIA QUE LA TRABALHAVAM E TANTOS OUTROS AMIGOS QUERIDOS

maikon enviou em 22/02/2012 as 03:01:

estou com muito medo não quero q aconteça isso em nossos dias nasci no dia 26-11-94 e nunca vi algo tão assustador quanto a o acontecimento do edificio joelma creio q Deus tenha piedade dessas almas

Cristina Albuquerque enviou em 22/02/2012 as 23:01:

O que aconteceu foi muito triste, só quem estava lá que sabe o quanto aquilo foi traumático. Eu não sou dessa época, não era nem nascida, vi pela primeira vez a reportagem sobre a tragédia no Linha Direta, em 2005. Realmente aterrorizante passar por aquilo tudo. Até hoje, intriga qualquer pessoa. Só de imaginar o que houve lá dentro, triste demais. Pesquisei na internet e tomei noção do quanto o acidente foi doloroso e sofrível, morrer dessa forma desesperadora. Morrer em meio a chamas, é um filme de terror

leila enviou em 26/02/2012 as 16:54:

eu tenho o filme

Manoel dos Santos enviou em 29/02/2012 as 19:22:

No prédio funcionava escritórios do banco CREFISUL. Vocês já leram o nome do banco ao contrário? De arrepiar, né?

PROF. ROBERTO MARIN VIESTEL enviou em 01/03/2012 as 18:33:

Olá, meu nome é Roberto Marin Viestel. Meu pai era gerente da parte do estacionamento do Joelma. A garagem era lavada mensalmente, como testemunhei várias vezes. As mangueiras da garagem e hidrantes funcionavam perfeitamente, inclusive os bombeiros levaram-nas embora depois do incêndio. Meu Pai emprestou para eles. Ainda, meu pai foi um dos heróis daquele dia, pois ajudou a retirar os carros do 9 andar para baixo, evitando explosões. Sou professor de história e gostaria de obter depoimentos de pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas com o Joelma. Estou realizando um projeto para doutorado e, mais do que isso, é uma forma de evitarmos novas tragédias e darmos voz para aqueles que "participaram" daquele dia triste de 01/02/74. Penso que é uma forma de honrarmos os mortos com nossas memórias. Por favor, entrem em contato e vamos pensar em montar uma Associação dos Sobreviventes do Joelma, é uma homenagem justa. rmarinviestel@yahoo.com.br

lucimar 29/04/2012 enviou em 29/04/2012 as 15:36:

estou muito triste com esta situação tragica, pesso adeus q ilumine a todos onde eles estivere e aos familiares tambem

Sheila C. Policeno Senhora enviou em 09/05/2012 as 00:53:

Meu avô era bombeiro na época e participou dos resgates no incêndio do Joelma. Ele guarda até hoje uma revista da época, acho que é a Manchete, ele aparece numa foto no alto da escada que tentava apagar as chamas.

Claudio de sena enviou em 23/05/2012 as 16:56:

Ainda hoje eu tenho pesadelos com fogo; Ha uns 03 anos atraz eu voltei aquele local para, para mostrar ao meu filho e a minha esposa mas quando cheguei la comecei a sentir muito mal,e tive que ser amparado por eles, parecia que eu estava vendo tudo de novo, Na epoca eu estava com meus 19 anos de idade e era ofice-boy, na hora do incedio as 09 horas da manha eu estava no 15 andar, Quen horror, meu Deus. Hoje estou vivo, Graças a Deus e ao Bombeiros, verdadeiros Anjos de Deus.

Selma Santos enviou em 25/05/2012 as 12:53:

Olá, meu nome é Selma, fazem aproximadamnete uns 40 anos que procuro meu pai, fui informada que ele trabalhou no Edf. Joelma, eu verdade não tenho muitas informações; o nome dele é FERNANDO CLEMENTINO DOS SANTOS, pele morena escura, na época (1974) ele tinha aproximadamente uns 25 anos, eu li a postagem da REGINA PATRESE, onde dizia que conhecerá várias pessoas que trabalhavam no Edifíco. Eu peço encarecidamente, caso alguem tenha tido algum contato com o FERNANDO CLEMENTINO DO SANTOS, por favor entre em contato comigo, é muito importante para mim saber notícias dele (vivo ou morto) meu email; selmajsa.alvarez@gmail.com GRATA.

gutierre enviou em 11/07/2012 as 20:21:

muito ruim esso tomara que isso nunca mais vem acontecer em sao paulo a pior morte e morrer queimado desse jeito q deus da conforto para essas almas que nao esta no meio de nois mais um minuto de silencio para essas pessoas que esta do outro lado da vida ...... quero entra em contanto com sobreviventes do joelma tem que fazer algumas perguntas eles com parentes das vitimas tambem e saber direito da hitoria do predio joelma meus abraços a todos e muito obrigado pela atencao de voces internautas e visitantes e amigos e colegas .....

silvio cesar wollert enviou em 11/07/2012 as 22:18:

Ola, meu nome e´ Silvio, e gostaria de saber se aquela criança que caiu junto com a mãe, do 15 andar, sobreviveu, e se isto ocorreu, como esta pessoa está após 38 anos, depois da tragedia. Abraço a todos.

Acácio Fernandes Camargo Rosa enviou em 26/08/2012 as 23:18:

Ola, sou Fernando irmão de uma vitima fatal do Incendio no Joelma, desejo entrar em contato com sobrevivente ou familia de vitima do incendio d edificio Joelma, meu Email é acaciofer@bol.com.br, obrigado

Zéluiz Varricchio enviou em 12/09/2012 as 15:42:

Olá na época eu tinha vinte e um anos tinha um amigo que aniversiaria naquele dia (21) anos. Seu nome era Adauto José Endrigo e iriamos festejar seu "niver" à noite,mas o incendio impediu. Eu era free lancer na Radio Tupi e fiquei o tempo todo "cobrindo" a reportagem no IML. foi muito triste, inclusive pela perda do (Daltão)

ROSANA GONÇALVES enviou em 15/10/2012 as 18:21:

EU TINHA UMA AMIGA QUE TRABALHAVA NO EDIFICIL JOELMA EU TINHA UNS 7 ANOS QDO ESTA TRAGEDIA ACONTECEU,ELA SE CHAMAVA LENINHA MORAVA PERTO DA MINHA CASA EM SÃO PAULO NA PRAÇA RIOS DOS CAMPOS ELA PEDIU PARA MEU TIO LEVAR ELA NO SERVIÇO POIS ELA ESTAVA ATRASADA E NÃO DARIA TEMPO DE IR DE ONIBUS AI MEU TIO A LEVOU ANTES ELA TERIA IDO DE ONIBUS QUEM SABE ELA ESTARIA VIVA ASSIM QUE ELA CHEGOU E SUBIU PARA O ANDAR QUE ELA TRABALHAVA O INCENDIO COMEÇOU EU ME LEMBRO MUITO BEM DELA ELA TINHA NA EPOCA UNS 18 PARA 19 ANOS QUE ELA DESCANSE EM PAZ NA COMPANHIA DE DEUS.

Wagner enviou em 01/11/2012 as 01:47:

Olá, Tenho 40 anos. Mas sinceramente na época eu era pequeno. Ouvi muito meus pais dizerem sobre o incêndio. Hoje, não tenho mais meus pais vivos e espero que trajédias assim nunca sejam repetidas. Felicidades às famílias das vítimas e um forte abraço aos sobreviventes. Que Deus assim seja sempre louvável em sua misericórdia. Muito triste pessoal tal notícia. Valeu. Prof. Wagner - São Paulo.

Rotepi enviou em 10/12/2012 as 23:47:

Uma das tragédias maiores no nosso país! Ao assistir a vídeos no Youtube...Como não se chocar/sentir algo ruim? Pelo que soube do tal filme CATASTROFE (1977), fazia calor no tal dia e a previsão seria de CHUVA: outra coisa que irrita após PREVISÕES ERRADAS! E em tal época - os recursos eram escassos; infelizmente só se aprende/toma jeito depois de passar por catástrofes do tipo... Recordo tb do EDIFÍCIO ANDORINHAS_aí era uma edificação antiga, com SÓ 2 vítimas fatais: quem não lembra da GLORIA MARIA gritando para não pularem e aparecer a imagem preta na hora da queda? lembro que no FANTÁSTICO em 1990: mostrou casos de pessoas que haviam sobrevivido à coisas do tipo, e uma mulher foi uma das sobreviventes... Ela relatou que CORRIA NO TOPO DO EDIFÍCIO ATÉ QUE UM HELICÓPTERO A SALVOU (só de lembrar me arrepio!). E esteve no local e chorou. Até eu choraria (inclusive de ALÍVIO). Num episódio do DOCUMENTO ESPECIAL (1992), e reprisado há alguns anos: tal incêndio foi mostrado neste - onde o lema era TRAGÉDIAS ONDE OS CULPADOS NÃO FORAM PUNIDOS; também aparecia a QUEDA DO VIADUTO PAULO DE FRONTEM e o NAUFRÁGIO DO BATEAU MOUCHE... Este último nem quero comentar! Acho que lidar com GENTE MORTA deva ser tenebroso_ainda mais FERIDAS/DILACERADAS. E que vivamos num mundo/local melhor.

Natacha Vitullo enviou em 11/12/2012 as 09:11:

Eu estou inteiramente arrepiada! A postagem da Rosana Gonçalves me surpreendeu. Sonhei com minha prima LENINHA que morreu no incendio e procurei postagens do incendio. Acabei entrando nesse blog e qual não foi minha surpresa ao ler o que ela escreveu!! Pouco me lembro, era muito pequena, mas dela não me esqueço... Meus tios não tinham condições de procurá-la no IML. Meus pais que foram e a reconheceram. Muito triste!! Ela era um doce. No dia anterior à treagédia ela deixou com a mãe , tia Mafalda. um monte de objetos, dizendo para quem ela queria que a mãe desse. Inconscientemente ela sabia... Que ela esteja bem, em um bom lugar

Natacha Vitullo enviou em 11/12/2012 as 09:11:

Eu estou inteiramente arrepiada! A postagem da Rosana Gonçalves me surpreendeu. Sonhei com minha prima LENINHA que morreu no incendio e procurei postagens do incendio. Acabei entrando nesse blog e qual não foi minha surpresa ao ler o que ela escreveu!! Pouco me lembro, era muito pequena, mas dela não me esqueço... Meus tios não tinham condições de procurá-la no IML. Meus pais que foram e a reconheceram. Muito triste!! Ela era um doce. No dia anterior à treagédia ela deixou com a mãe , tia Mafalda. um monte de objetos, dizendo para quem ela queria que a mãe desse. Inconscientemente ela sabia... Que ela esteja bem, em um bom lugar

Danielle Cunha enviou em 27/01/2013 as 21:19:

Amigos que expoem aqui seus sentimentos e pensamentos sobre o incêndio do Joelma, que pesquiso há alguns anos, venho aqui também mostrar minhas condolências às vítimas da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria-RS. Perto do maior incêndio de SP completar 39 anos (na próxima sexta, dia 1º de fevereiro, mesmo dia da semana em que o sinistro ocorreu), jamais imaginei que algo semelhante ou pior, em número de mortos, aconteceria. Sinto um misto de revolta e tristeza, pois a maioria das pessoas que pereceram tinham mais ou menos a mesma faixa de idade que a minha. Até quando as pessoas daqui que se autoproclamam "autoridades" vão esperar para agir de maneira séria e competente para evitar tragédias assim? Algo tipo 11 de setembro? Só se for pra continuar rindo da nossa cara!

Gustavo Rachid enviou em 31/01/2013 as 07:56:

Bom dia! Devido à importância e circunstâncias do acontecido no Edifício Joelma, hoje Edifício Praça da Bandeira, me interessei pelo assunto. No entanto, não consigo localizar uma relação das vítimas. Alguém sabe onde posso encontrar essa relação?

luiz gonzaga barbosa enviou em 04/02/2013 as 11:31:

Também sou um sobrevivente dessa grande tragedia do joelma. Na sexta-feira me recordava , como todo ano , dos 39 anos que se passaram daqueles momentos de horror que passei junto com tantas outras pessoas que se aventuraram a ir até o telhado do prédio. Agradeço a Deus pelo milagre acontecido comigo , pois fui resgatado por volta das 11:30hs, com pequenas queimaduras,pois tive a graça de me deitar em um cadáver , o qual me protegeu de um mal maior.Na semana passada chorei também pelos mortos da Boate de Santa maria , mais choro mais ainda pelos familiares dessas tragédia que perderam seus familiares , tudo ocorrido pela ganância de determinadas pessoas.Rogo a DEus para que tragédias como essas sejam evitadas , que os corações egoístas que só pensam em lucros possam serem transformados.

Armando J. Niedermayer enviou em 04/02/2013 as 11:51:

Fui testemunha ocular do incêndio do Edifício Joelma. Naquela manhã eu estava no Ministério do Trabalho, que funcionava ali perto, na rua Martins Fontes, para providenciar a retirada da minha Carteira de Trabalho. Ao ver uma multidão de pessoas correndo em direção do Viaduto Nove de Julho, fiz o mesmo, e fui parei no muro que fica na Rua Santo Amaro. De lá só saí às 16 horas da tarde. Foi terrível ! Depois daquele dia, nunca mais consegui entrar num elevador sem lembrar do incêndio. Desde então, sempre verifico as indicações de Exit nos cinemas, teatros e, principalmente, em boates. Passaram-se 39 anos, mas até hoje, não consigo falar dessa tragédia, em que me emocione. Tristes lembranças!

Deborah D. Ramos enviou em 26/02/2013 as 09:10:

O incêndio do Joelma foi uma tragédia horrivel. Bem como o do Edificio Andraus. Estou concluido o curso de tecnico de Segurança do Trabalho e comovida com a trajedia do Joelma eu e minha equipe resolvemos fazer o nosso TCC (trabalho de conclusão de curso) sobre prevenção a incêndio. Estamos fazendo um documentario sobre o ocorrido. Percebi que muitas pessoas que postaram nessa pagina presenciram os fatos quando criança, adolecentes ou moravam nas emediações na época. São filhos, amigos, parentes de vitimas e herois que ajudaram no resgate de pessoas dessa horrivel trajédia. Alguem se disponibiliza a darnos uma entrevista e nos contar o que sabe sobre o ocorrido.

Marcio Lopes enviou em 03/03/2013 as 01:16:

Sheila C. Policeno Senhora gostaria de saber se seu avo conheceu um companheiro de trabalho que resgatou 6 vítimas de um escritorio de contabilibade, subindo só, apenas enganxando uma escada, andar por andar, ate alcançar essa pessoas.obrigado

Cristiane Santos enviou em 19/04/2013 as 19:33:

Sou filha de uma das vitimas do Joelma ...minha mae trabalhava no Banco Crefisul se chamava Maria Helena ...realmente foi uma tragedia que mudou a vida de muitas pessoas , eu nao lembro da minha mae pois so tinha 8 meses ....hj estou com 40 anos e sei como foi dificil crescer vendo meus avos , hj falecidos, continuarem a vida sem a unica filha so com as lembrancas de alguem que saiu para trabalhar e nunca mais voltou e o que foi mais triste que nao conseguiram reconhecer o corpo da minha mae ....na epoca nem se pensava em exame de DNA...entao minha mae foi considerda desaparecida ....

gilberto de moraes enviou em 20/04/2013 as 20:25:

eu estava la no teto deste maldito predio que ja devia ter sido implodido,mas permace la porque ningue m das 800 vitimas foi indenizada ,e a impunidade morreu no passado,agradeco eternamente aos queridos bombeiros e os pilotos dos helicopteros e enfermeiros emedicos do hc e do 9 de julho,sai deste inferno grudado em uma corda no ar com um helicptero,tambem vai uma homenagem a querida Marlene de fatima...que sejam todos felizes ,

gilberto de moraes enviou em 20/04/2013 as 20:25:

eu estava la no teto deste maldito predio que ja devia ter sido implodido,mas permace la porque ningue m das 800 vitimas foi indenizada ,e a impunidade morreu no passado,agradeco eternamente aos queridos bombeiros e os pilotos dos helicopteros e enfermeiros emedicos do hc e do 9 de julho,sai deste inferno grudado em uma corda no ar com um helicptero,tambem vai uma homenagem a querida Marlene de fatima...que sejam todos felizes ,

ana carolina enviou em 13/05/2013 as 12:52:

Boa tarde, Estou procurando sobreviventes ou familiares de vítimas do incêndio no Joelma. Estou fazendo um documentário sobre o incêndio e preciso muito do depoimento de pessoas que de alguma forma estão ligadas ao acidente. Por favor, entrem em contato pelo e-mail: carolacocella@yahoo.com.br obrigada

Daniel Rivelli de Almeida enviou em 05/09/2013 as 12:58:

Triste lembranças, atuei no helicóptero da aeronáutica , e fiquei no topo do edifício em chamas, era zinco. Cenas que mudaram minha vida e carreira na aeronáutica . já tive três Avc e infratores,. Meu celular e tim 011 982417541 e 976055771. Email daniel_rivelli3@hotmail.com.

Baron enviou em 08/11/2013 as 17:11:

Meu comentário pode ser bem doido, fruto da minha imaginação ou não, mas nunca esqueci das cenas desde criança. Eu nasci 15 dias após este incêndio. Insisto em dizer para minha mãe (que trabalhava no edifício e pediu licença para ter neném...eu) que tenho uma lembrança muito vaga de anjos. Eu lembro de uma cena onde eu que estava no parapeito deste prédio conversando com as vítimas. Eu queria saber se tem mais alguém, que nasceu próximo deste dia horrível, que também tem o mesmo sentimento de fazer parte do grupo de anjos que estariam prestes a reencarnar.

Daniel Rivelli de Almeida enviou em 09/11/2013 as 16:24:

Era cabo da Aeronáutica, tinha 22anos de idade e fiquei no topo do edifício Joelma, no resgate das vítimas dessa enorme tragédia em percas humanas,. Hoje estou com 62anos e se tiver quem quiser me contatar, meu celular e 11. 982417541, Glória só a Deus, Daniel Rivelli de Almeida,.


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!