RSS Feeds

1808 - A chegada da família Real

<br />
março de 1965 - Especial IV Centenário
A vinda da corte portuguesa para o Brasil foi um acontecimento histórico da máxima importância para o desenvolvimento do país, particularmente para o Rio de Janeiro. De simples cidadezinha colonial, o Rio passaria a sede da monarquia lusitana. Dom João desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808 e de lá já abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que os navios estrangeiros comercializassem livremente nos portos brasileiros.

O desembarque da família real no Rio de Janeiro, no dia 7 de março, casou grande alvoroço na população, e eram muitos os que queriam ver a comitiva de perto. Os nobres seguiram em cortejo pelas ruas atapetadas de folhagem.

O Paço Imperial tornou-se residência oficial da família real. Sem palácios que os abrigassem, os milhares de nobres ocuparam as melhores casas da cidade, e nesse sentido eram colocados nas portas das casas editais com as iniciais PR (príncipe regente), que o povo traduzia como "ponha-se na rua".

Para sanear os pântanos e incrementar a construção de residências, o governo cederia terrenos nos mangues, logo além do Campo de Santana, a quantos se comprometessem a aterrá-los e nos mesmos levantar edificações à própria custa, nascendo assim a Cidade Nova.

Um rico negociante português, Antonio Elias Lopes, doaria sua chácara de São Cristóvão a D. João, que logo a preferiu como moradia ao Paço Imperial.

Durante os treze anos de sua estadia no Brasil, dom João criou diversas instituições culturais e educacionais, como a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico, o Real Gabinete Português de Leitura, o Teatro São João (atual Teatro João Caetano), a Imprensa Nacional e o Museu Nacional, dentre outros.

Dom João retorna a Liboa

A 26 de abril de 1821, Dom João retornava a Lisboa e deixando como regente o Príncipe dom Pedro, aclamado Imperador Constitucional do Brasil a 12 de outubro de 1822. No dia 7 de setembro, nas margens do Rio Ipiranga, depois de receber uma mensagem com ordem para regressar a Portugal, Dom Pedro declara a Independência do Brasil. Porém a independência do Brasil não ocorreu em todas as províncias, que ainda dominadas por portugueses lutaram até 1823.

D. Pedro abdica em 1831 passando o país a ser governado por uma regência até a coroação de D. Pedro II.


Amanhã: Em 1917 - Morre o Conde Zeppelin


« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Fernanda a Silva Chaves enviou em 10/07/2008 as 18:19:

eu gostei bem da sua pagina é bem enteresande e legal eu tenho 17anos e é bom saber que tem esse site para fazer pesquisas em fim tem tudo para pesquisar né é so isso mesmo mais eu vou procurar e sempre entrar no seu site vou sempre mandar um comentarinho para voces ok,vou avisar para amigos e colegas do site acho que tambem vao gostar igual a eu.Por que é bem dificio achar hum site que tenha bastante coisas para pesquisar é bem legal mesmo o site ta, comtinuem assim que voces vão longe, olha eu tou sem E-mail por isso vou passar o da minha irma ela munca entra é so eu que entro no dela dai vc me responde nesse mesmo que vejo a menssagen ok ela tem 10anos so que nao entra dai eu senpre estou no dela tchau bjss,o meu nome é Fernanda

pedro enviou em 13/11/2008 as 12:00:

obrigado vc me ajudou num trabalho

pedro enviou em 13/11/2008 as 12:01:

obrigado vc me ajudou num trabalho escolar .seu blog é bem legal

larissa santos enviou em 23/11/2008 as 13:54:

Me ajudou ne um trabalho escolar Esse Assunto Da Vinda Da Familia real p/ o Brasil e bem nteresante. Até assisti um filme na escola sobre a rainha do brasil,pena que era espanhol e ñ tinha como ver em portugues. E legal saber como nosso país evoluiu com a ajuda de D.João.

belinha enviou em 15/04/2009 as 13:58:

muito obrigada , vo6 me ajuraram mt nu trabalhu , num sei oque seria de mim sem vo6 ;) bjinhus

negoh enviou em 09/05/2009 as 16:29:

oiii gostei vlw fica com deus

kerolly y morena enviou em 17/08/2009 as 19:29:

A vinda da corte portuguesa para o Brasil foi um acontecimento histórico da máxima importância para o desenvolvimento do país, particularmente para o Rio de Janeiro. De simples cidadezinha colonial, o Rio passaria a sede da monarquia lusitana. Dom João desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808 e de lá já abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que os navios estrangeiros comercializassem livremente nos portos brasileiros. O desembarque da família real no Rio de Janeiro, no dia 7 de março, casou grande alvoroço na população, e eram muitos os que queriam ver a comitiva de perto. Os nobres seguiram em cortejo pelas ruas atapetadas de folhagem. O Paço Imperial tornou-se residência oficial da família real. Sem palácios que os abrigassem, os milhares de nobres ocuparam as melhores casas da cidade, e nesse sentido eram colocados nas portas das casas editais com as iniciais PR (príncipe regente), que o povo traduzia como "ponha-se na rua". Para sanear os pântanos e incrementar a construção de residências, o governo cederia terrenos nos mangues, logo além do Campo de Santana, a quantos se comprometessem a aterrá-los e nos mesmos levantar edificações à própria custa, nascendo assim a Cidade Nova. Um rico negociante português, Antonio Elias Lopes, doaria sua chácara de São Cristóvão a D. João, que logo a preferiu como moradia ao Paço Imperial. Durante os treze anos de sua estadia no Brasil, dom João criou diversas instituições culturais e educacionais, como a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico, o Real Gabinete Português de Leitura, o Teatro São João (atual Teatro João Caetano), a Imprensa Nacional e o Museu Nacional, dentre outros. Dom João retorna a Liboa A 26 de abril de 1821, Dom João retornava a Lisboa e deixando como regente o Príncipe dom Pedro, aclamado Imperador Constitucional do Brasil a 12 de outubro de 1822. No dia 7 de setembro, nas margens do Rio Ipiranga, depois de receber uma mensagem com ordem para regressar a Portugal, Dom Pedro declara a Independência do Brasil. Porém a independência do Brasil não ocorreu em todas as províncias, que ainda dominadas por portugueses lutaram até 1823. D. Pedro abdica em 1831 passando o país a ser governado por uma regência até a coroação de D. Pedro II. Amanhã: Em 1917 - Morre o Conde Zeppelin « anterior próximo » Comentários Comentários Fernanda a Silva Chaves enviou em 10/07/2008 as 18:19: eu gostei bem da sua pagina é bem enteresande e legal eu tenho 17anos e é bom saber que tem esse site para fazer pesquisas em fim tem tudo para pesquisar né é so isso mesmo mais eu vou procurar e sempre entrar no seu site vou sempre mandar um comentarinho para voces ok,vou avisar para amigos e colegas do site acho que tambem vao gostar igual a eu.Por que é bem dificio achar hum site que tenha bastante coisas para pesquisar é bem legal mesmo o site ta, comtinuem assim que voces vão longe, olha eu tou sem E-mail por isso vou passar o da minha irma ela munca entra é so eu que entro no dela dai vc me responde nesse mesmo que vejo a menssagen ok ela tem 10anos so que nao entra dai eu senpre estou no dela tchau bjss,o meu nome é Fernanda pedro enviou em 13/11/2008 as 12:00: obrigado vc me ajudou num trabalho pedro enviou em 13/11/2008 as 12:01: obrigado vc me ajudou num trabalho escolar .seu blog é bem legal larissa santos enviou em 23/11/2008 as 13:54: Me ajudou ne um trabalho escolar Esse Assunto Da Vinda Da Familia real p/ o Brasil e bem nteresante. Até assisti um filme na escola sobre a rainha do brasil,pena que era espanhol e ñ tinha como ver em portugues. E legal saber como nosso país evoluiu com a ajuda de D.João. belinha enviou em 15/04/2009 as 13:58: muito obrigada , vo6 me ajuraram mt nu trabalhu , num sei oque seria de mim sem vo6 ;) bjinhus negoh enviou em 09/05/2009 as 16:29: oiii gostei vlw fica com deus

meriel enviou em 17/08/2009 as 19:34:

eu gostei bem da sua pagina é bem enteresande e legal eu tenho 17anos e é bom saber que tem esse site para fazer pesquisas em fim tem tudo para pesquisar né é so isso mesmo mais eu vou procurar e sempre entrar no seu site vou sempre mandar um comentarinho para voces ok,vou avisar para amigos e colegas do site acho que tambem vao gostar igual a eu.Por que é bem dificio achar hum site que tenha bastante coisas para pesquisar é bem legal mesmo o site ta, comtinuem assim que voces vão longe, olha eu tou sem E-mail por isso vou passar o da minha irma ela munca entra é so eu que entro no dela dai vc me responde nesse mesmo que vejo a menssagen ok ela tem 10anos so que nao entra dai eu senpre estou no dela tchau bjss,o meu nome é Fernanda pedro enviou em 13/11/2008 as 12:00: obrigado vc me ajudou num trabalho pedro enviou em 13/11/2008 as 12:01: obrigado vc me ajudou num trabalho escolar .seu blog é bem legal larissa santos enviou em 23/11/2008 as 13:54: Me ajudou ne um trabalho escolar Esse Assunto Da Vinda Da Familia real p/ o Brasil e bem nteresante. Até assisti um filme na escola sobre a rainha do brasil,pena que era espanhol e ñ tinha como ver em portugues. E legal saber como nosso país evoluiu com a ajuda de D.João. belinha enviou em 15/04/2009 as 13:58: muito obrigada , vo6 me ajuraram mt nu trabalhu , num sei oque seria de mim sem vo6 ;) bjinhus oiii gostei vlw fica com deus

evelyn enviou em 08/09/2009 as 14:14:

muito obrigadùúh mesmo vcs me ajudarão bastante alem de ser bem pekeno o texto é bem esplicado!!!!! bjOoOsss♥

gabriella enviou em 26/10/2009 as 20:37:

nossa nao sei o que serie de mim sem voces. tava ficando louca ja .Obrigado por me ajudar .. beijão ♥

gabriella enviou em 26/10/2009 as 20:39:

Nao sei o que seria da mim sem voces.. obridada mesmo por me ajudar.. voces sao D+ beijão ♥

Maria enviou em 26/04/2010 as 23:41:

O que Portugal fez, foi invasão, mas o que teria acontecido se fosse a Inglaterra? A frança? Seria melhor, acredito que nunca teriamos esta resposta. Hoje nos resta valorizar o que temos de bom da mistura louca de tantas outras etnias, a começar pelas indígenas e pirtuguesas, depois vieram muitos outros povos, isto spi nos fortaleceu culturalnente.

Maria enviou em 04/05/2010 as 22:57:

Eu gostaria de ter o poder de voltar no tempo, para conhecer de perto a origem da família Chaves, meu pai: Pedro Silva Chaves, só falava bem de sua família e eu fiquei um pouco frustrada por não ter herdado nem o sobrenome, sei também que é uma família bem conceituada e de posses. Infelizmente, sempre tem um trapalhão e meu bisavô: Antônio José da Silva Sarmento, por não pagar impostos, sua fazenda foi aos poucos a leilão e o coitado morreu pobre. Então até hoje tenho notícias da minha família rica, porém os meus parentes mais próxinos e eu ficamos na saudade.

luciano enviou em 06/06/2010 as 09:12:

muito obrigado, você me ajudou muito em um trabalho de escola

José Tiago de Gusmão campos enviou em 12/07/2010 as 16:56:

sou neto de Dna.Olivia Manhães (falecida) filho de Conceição de Manhães Gusmão

José Tiago de Gusmão campos enviou em 12/07/2010 as 17:00:

Neto de Dna.Olivia Manhães de Gusmão (falecida) Filho de Conceição Manhães de Gusmão(Falecida).

jessyca enviou em 13/09/2010 as 15:01:

eu gostei mto

José Tiago de Gusmão campos enviou em 12/10/2010 as 18:34:

conforme mensagem acima meu t.fax ddd27 33150718 cel.88133663 ardim da penha - vitória/es sou primo de terezinha e josete espero noticias(saudade). sou aposentado fund.pes.prevhaba matr.17740

José Tiago de Gusmão campos enviou em 12/10/2010 as 18:36:

aguardo contato tel fax ou email

José Tiago de Gusmão campos enviou em 12/10/2010 as 18:37:

aguardo contato tel fax ou email

tiago e norma enviou em 03/11/2010 as 20:16:

procuro prima josete

tiago e norma enviou em 03/11/2010 as 20:17:

procuro prima josete

tiago e norma enviou em 03/11/2010 as 20:17:

procuro prima josete

Leandro de Lima Gonçalves enviou em 30/12/2010 as 03:33:

José, olá. Sou neto de Elsa Manhães de Campos (falecida), Filha de Dona Olívia cujo sobrenome não tenho conhecimento. Ambas de Campos dos Goytacazes, Rj. Minha avó, Elsa, casou-se com Alemário Antunes Gonçalves (nascido em Trajano de Moraes, onde foram viver após o casamento, em seguida mudaram-se para Macaé, Rj). Sou filho de Elmário de Campos Gonçalves, falecido, nascido também em Campos dos Goytacazes. Procuro notícias de meus antepassados. Lembro apenas dos nomes de duas irmãs de minha avó Elsa, tia Marina e Tia Mercedes. Esses nomes lhes são conhecidos ? Um abraço e obrigado.

José Tiago de Gusmão Campos enviou em 19/02/2011 as 19:58:

mande um email para mim ok tiago familia manhães

José Tiago de Gusmão Campos enviou em 20/02/2011 as 13:10:

Leandro sou neto de Olivia Manhães encontrei a Josete por tel.ok sou filho de Conceição Ma nhães de Gusmão(falecida)moro em vitória/ES meu email -Tiagoenorma@gmail.com.agurdo contato com voce ok abraço byby.

José Tiago de Gusmão Campos enviou em 20/02/2011 as 13:34:

aguardo contato

sasha enviou em 05/05/2011 as 18:53:

eu sinceramente não gostei muito achei bastante curto o texto mas deu pra entender.

Jose Tiago de Gusmão Ca. enviou em 06/07/2011 as 17:57:

leandro voce conheceu tia queque e tia azinha em campos e anita são parentes ok deime uma resposta ok abração tiago

celso enviou em 02/09/2011 as 17:26:

Faz parte da historia do Brasil do meu dia a dia com meus alunos .

Juliana Leila Goulart Zemborain enviou em 08/09/2011 as 23:48:

Gostei de seu comentario tenho 9 anos e tenho uma prova no proximo dia,entao eu vim aqui ver mas se eu tirar uma nota boa eu nao sei mas voce me ajudou,mas se eu nao tirar uma nota boa nao sei se foi o meu (HD) è bom,mas se a professora falar que voce respondeu tudo errado e eu tirar um 6.00 é sua cupa. Tchau,estou no 5 ano,dia 08/09/2011

José Tiago de Gusmão Campos enviou em 15/10/2011 as 21:46:

Leandro estou aguardadando sua resposta ok.José Tiago de Gusmão C. Email-Tiagoenorma@gmail.com.

Alexandre Caliman Rocha enviou em 08/11/2011 as 09:41:

valeu mesmo! vc me ajudou demais para um trabalho escolar e ainda a aprender !Seu blog é demais parabéns

José Tiago de Gusmão Campos enviou em 18/11/2011 as 17:39:

Leandro s.neto Olivia Manhães d.Gusmão e fil.Conceição Manhães Gusmão-Est.Vitória/ES m.Gmail-Tiagoenorma@gmail com-aguardo s,contato abração.

sabrina de Oliveira enviou em 15/12/2011 as 13:47:

é mt bom saber q o nosso pais evoluiu graças a vinda da familia real para o brasil mais qual a comparação do ano de 1808 com os dias de hj que seria assim Se o objetivo é fazer da cidade uma vitrine, é preciso esconder tudo aquilo que gera críticas, tudo o que não se coloca na vitrine, que é pobreza, miséria. A cidade é reduzida a sua faceta de exportação, é voltada para exterior e não para os seus cidadãos. Tudo aquilo que não é exportável deve ser banido. O exemplo da África do Sul está aí para lembrar isso, os pobres foram tirados das ruas, os vendedores ambulantes foram tirados das ruas, para não poluírem a paisagem. Com a Copa do Mundo, em Fortaleza, milhares de pessoas estão ameaçadas de despejo, para a construção de estradas. Aqui no Rio de Janeiro vão construir vias de transportes, todas elas voltadas para a Barra da Tijuca, atendendo o interesse da especulação imobiliária, 80% dos fluxos de transporte, as viagens feitas pelos citadinos, estão em outra direção. Mas isso não interessa, o objetivo não é transportar a população da cidade, mas fazer uma via que vá do aeroporto ao hotel ao estádio. Há interesses poderosos que mobilizam os recursos, o estádio do Maracanã foi reformado para o PAN e, supostamente, estaria preparado para as Olimpíadas e para a Copa, mas agora ele vai ser reformado de novo com orçamento em torno de R$ 700 milhões, com direito de aumento de 20%. Ou seja, há uma canalização de recursos públicos para interesses privados, para as construtoras, as empreiteiras, as empresas de telecomunicações e marketing. E evidentemente esses recursos são pagos por todas as outras rubricas, pelo transporte popular que não está sendo feito, pelo saneamento que não é feito. A privatização do espaço público é absoluta, nos jogos Pan-americanos você não podia nem levar um sanduíche para o estádio porque o Comitê Olímpico Brasileiro havia feito um contrato com uma rede de fast food que assegurava a ela a exclusividade de fornecer alimentação dentro do estádio. Todas as empresas envolvidas na Copa do Mundo terão isenção fiscal em alguma medida.

Sidne Neves Ramos enviou em 29/12/2011 as 11:26:

Gostei muito de todos os comentarios feito por você e por pessoas anonimas. São - comentarios importantes, rico nas coloca- ções. Essa moça Sabrina de Oliveira, deu um banho de comentarios que serve para - todos nos. Ai esta moçada aproveite, ai esta é só procurar

jacielle enviou em 15/05/2012 as 15:16:

obricado por ter min ajudado .beijo!

thamires enviou em 07/06/2012 as 15:55:

esse site e muito interessante. vcs são d+.

larissa cordeiro enviou em 05/07/2012 as 19:23:

esse texto é muito interessante,pois me ajudou muito.Obrigado, valeuuuuu!!!

vitoria enviou em 28/07/2012 as 16:13:

a historia e muinto espesial vali para voce~~

Bruuna enviou em 01/08/2012 as 22:43:

oi adorei tudo mas eu gostaria de saber como era a sociedade quando a familia real chegou ao brasil por que eu tenho que fazer um trabalho sobre isso mas não achei em nenhuma site

Ana Paula enviou em 10/08/2012 as 16:20:

e muito longo mas valeu a pena a ler e copiar mt obrigada vc me ajudou em um trabalho de historia

fabio137 enviou em 18/10/2012 as 09:52:

pô vei eu gostei muito

alinee enviou em 19/11/2012 as 16:21:

este texto enorme me ajudo muito no meu trabalho de historia

FERNNDA ALVES MARTINS enviou em 02/04/2013 as 23:57:

NOSSA MTO BOM ME AJUDOU MTO PROCUREI EM OUTRAS PG MAS NENHUMA ME DAVA TANTAS INFORMAÇOES AJUDOU MTO VALEU

kéthen enviou em 12/05/2013 as 16:34:

uau em uma parte do meu trabalho muito obrigado <3 <3 <3 <3

kéthen enviou em 12/05/2013 as 16:35:

amei este texto

raiane gomes enviou em 14/08/2013 as 10:35:

gente eu quero saber o que foi constrido ou criado quando a familia real tava no brasil

Andressa Dutra enviou em 28/09/2013 as 14:35:

essa site e muito bom mesmo .. consegui fazer meu trabalho direito e com uma base de entendimento muito boa !

ana luiza enviou em 21/10/2013 as 19:41:

o emnicio da exploração do território brasileiro que contina os dias atuais


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!