RSS Feeds

1926 - A morte de D. João, um século depois

Jornal do BRasil: Quarta-feira, 10 de março de 1926 - página 6









"Faz hoje um século que
no Palácio de Belém,
em Lisboa,
faleceu o rei D. João VI,
que tantos serviços
prestou ao Brasil,
especialmente
no período
dos 13 anos
que residiou
entre nós...
Muitos historiadores
asseguram que o Rei
morrera envenenado
por sua mulher
D. Carlota Joaquina,
o que não está
inteiramente
comprovado
".
Jornal do Brasil







Segundo filho da rainha D. Maria I - a Louca - e do rei consorte D. Pedro III, D. João VI viveu à mercê de especulações sobre sua postura e atitudes à frente do Governo Português. Tido com freqüência como bufão, alheio, omisso e inexpressivo, D. João VI suscitou todo tipo de comentário. Principalmente, quando ainda príncipe regente, resolveu, face à disputa entre Napoleão Bonaparte a Inglaterra pelo domínio da Europa, transferir a corte provisoriamente para o Brasil, aonde tornou-se rei e permaneceu por 13 anos antes de voltar para Lisboa: de covarde a estrategista, de tudo um pouco foi clamado D. João VI.

E seu óbito não foi diferente. As circunstâncias de sua morte, em decorrência de um mal-estar súbito por complicações digestivas, nutririam por longos anos diversas versões, sendo a mais incidente a de envenenamento, como publicado na edição do Jornal do Brasil no centenário de sua morte.

As suspeitas sobre Carlota Joaquina

O mistério sobre a morte de D. João VI se estenderia até o final do século XX. No ano 2000, uma equipe de arqueólogos e legistas portugueses realizaria uma minuciosa análise forense nos restos mortais de D. João VI, concluindo como causa mortis a ingestão de doses elevadas de arsênico.

Em virtude da conturbada relação conjugal que mantinha com D. João VI, sua esposa, Carlota Joaquina, dona de difícil temperamento, sempre foi apontada como uma das responsáveis por sua morte. Contudo, o seu suposto envolvimento nunca foi provado.


Amanhã: Em 1970 - O seqüestro do Cônsul Japonês


« anterior próximo »

Comentários


Comentários

japublicidade.com enviou em 10/03/2008 as 10:30:

Amigo(a) estou tendo dificuldades no meu adsense. Gostaria da sua opinião. http://japublicidade.com/blog/?p=93 Aquele Abraco


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!