Publicidade

Jornal do Brasil

Papo de Ambiente – JBlog – Jornal do Brasil

Cético muda de posição, mas governantes continuam inertes

A recente conversão do físico norte-americano Richard Muller na questão da mudança climática teve repercussão mundial. Até então considerado uma referência no grupo dos céticos, anunciou, baseado em resultados de estudos que conduziu com sua equipe, a admissão de que o aquecimento global está em andamento e com participação decisiva dos homens no processo.

A nova posição foi explicitada num artigo publicado no New York Times, com o título “A conversão de um cético das mudanças climáticas”. Muller é fundador do projeto Temperatura da superfície da terra, desenvolvido na Universidade de Berkeley e financiado pela fundação de caridade Charles G Koch, ligada à indústria do carvão e que, certamente, não esperava essa conclusão.

Mais do que comemorar a conversão e regozijar pela adesão de alguém que estava do outro lado às suas ideias, é hora dos estudiosos não céticos destrincharem os resultados apresentados por Muller. Ele afirma que a temperatura média da superfície sólida da Terra (os mares ficam de fora) subiu 1,50 C em 250 anos. Desse total, 0,90C apenas nos últimos 50 anos. A tendência, segundo concluiu, é a temperatura da terra continuar em elevação e com a China em posição relevante. Para o cientista, se o país mantiver a média de 10% de crescimento ao ano por mais 20 anos, com consumo intenso de carvão, o aquecimento de mais 1,50C ocorrerá em menos de 20 anos.

Cresce o desafio aos cientistas para conseguirem ser ouvidos pelos governantes, de forma que as políticas públicas considerem como concretas as ameaças do aquecimento global à população. É hora de colocarem na conta das mudanças climáticas parte dos chamados desastres naturais. A intensificação de enchentes, secas, chuvas intensas ou elevação do nível do mar, por exemplo. Não dá para culpar a “mãe natureza” ou, como já aconselharam alguns governantes, rezar. É preciso prevenir e trabalhar para reverter o quadro

 

Postado por ivanaccioly

0 Comentários | Comentar

Compartilhe:

Nenhum comentário

Adicionar um comentário:

Publicidade
Assine o RSS
Publicidade
?>