Publicidade

Jornal do Brasil

Papo de Ambiente – JBlog – Jornal do Brasil

Hora de mobilização pela população indígena

Ainda nas comemorações do dia do índio, temos a Semana Nacional de Mobilização Indígena, com uma programação entre os dias 25 e 29 de abril. Neste período o Fórum sobre violações de Direitos dos Povos Indígenas realizará aulas públicas com a intenção de denunciar e debater a situação de abandono e ataque aos diretos da população indígena no país. Nesta quarta-feira, 20, um ato inicial acontece na Cinelândia, no Centro do Rio.

Segundo a divulgação do ato, atualmente quase 30 projetos tramitam no Congresso Nacional com o objetivo de anular ou modificar direitos indígenas hoje garantidos pela Constituição de 1988 e pelo direito internacional. Um deles é o da polêmica transferência para o Congresso da responsabilidade de demarcação de terras indígenas. Com a qualidade e composição parlamentar que temos, podemos imaginar o que acontecerá caso essa PEC 215 seja aprovada.

Além dessas ações travestidas de legalidade, temos o cotidiano com diferentes denúncias de violência contra os indígenas. São inúmeros casos de ataques por jagunços, milícias, pelas polícias, com assassinados, espancamentos e prisões. As ocupações ilegais de terras são denunciadas, mas nada acontece. Os indígenas seguem sofrendo com o genocídio iniciado no século XVI. Um exemplo mais em evidência é o dos Guarani-Kaiowá. Alguns fóruns se mobilizam e pedem apoio, entre eles: Mobilização Nacional IndígenaFórum sobre violações de Direitos dos Povos IndígenasFórum de apoiadores dos GK/RJ.

     

     

    Postado por ivanaccioly

    0 Comentários | Comentar

    Compartilhe:

    Nenhum comentário

    Adicionar um comentário:

    Publicidade
    Assine o RSS
    Publicidade
    ?>