Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Rio, 23 de junho de 2016. São João, o santo mais festejado de junho

De sexta, 24 de junho e até quase o final do mês (se não entrar por julho), o nordeste brasileiro celebra o seu mais festeiro santo: São João Batista.

O Brasil inteiro também. Mas é de Pernambuco pra cima que “se acende a fogueira” de verdade. Sobretudo em Caruaru e Campina Grande, na Paraíba.

Por que

Porque além de coincidir com o período de chuvas (uma bênção dos céus) é o mês da colheita, sobretudo do milho – princípio ativo — da comilança “do arraiá”.

milho verde

E come-se tudo que engorda: salgados e doces. Leitão, frango da roça, bolinhos de carne, arroz-doce, canjica, mandioca em calda, bolo e broa de fubá e de milho, doce de batata-doce, de abóbora, de cidra com rapadura –furundum– de mamão em pedaços, pão de cará, pão-de-ló cortado, paçoca, pé-de-moleque, batata-doce, mandioca, amendoim torrado, pipoca, pamonha, cuscuz e o que mais estiver no prato.

E no copo? Ah, bebe-se o tradicional quentão de vinho, uma espécie de grogue europeu traduzido pro sertão. Coloca-se o vinho numa panela e deixa-se ferver. Quando estiver em ebulição, flamba-se para fazer a queimada. Acrescenta-se açúcar, gengibre, casca de laranja, canela e cravo. Deve ser servido em copos ou canecas. Por último, uma colher de chantilly e, por cima, canela em pó. (Há quem goste!)

Obs: recebi do site Petitchef a dica de uma São João diet. Bolo de fubá e canjica sem açúcar, doce de cidra sem rapadura…
bolo de fubá sem açucar

Segundo o portal “Sua Pesquisa. com”, esta tradição foi trazida para o Brasil pela corte de D. João que além de genuinamente ibérica, sofreu também grande influência de elementos culturais chineses e franceses.
De Portugal, o culto aos santos e a mesa farta. Da França, a dança marcada, característica típica das danças nobres (polca, minueto) e que, no Brasil, se refundou nas típicas quadrilhas.

polca
Dançando a quadrilha

Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. E que até hoje é a marca da festa para São João na Europa.
fogueira de são joão

Segundo a Wikipedia, “a festas dos santos populares ou celebração do meio do verão (em inglês: Midsummer) se dá no período centrado no solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul) e, mais especificamente, nas celebrações do Norte da Europa que ocorrem entre 19 de junho e 25 de junho. As datas exatas variam entre as diferentes culturas”.

A Igreja Cristã, no entanto, designa 24 de junho como o dia de festa em homenagem ao mártir cristão São João Batista. Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa − Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia −, mas também ocorrem em grande escala na Irlanda, na Galiza, em partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

O Padroeiro

São João era primo de Cristo?

Era. Primo mais velho. E foi quem o batizou. (Vejam abaixo o belo quadro de Leonardo Da Vinci).
batismo de Cristo
Aliás, reza a lenda que Maria teria prometido à prima Isabel que assim que nascesse O Menino, ela a avisaria por um sinal: e ateou fogo a um pinheiro para enviar o sinal…
Daí a tradição do pinheiro de Natal todo iluminado…

São João. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, São João passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Ele sempre anunciava a vinda do Messias. E batizava a todos que se arrependiam. Era humilde e discreto e, no entanto, a sua festa é a mais alegre e barulhenta dos três. Soltam-se balões (um perigo!), lançam-se estalinhos, rojões, fogos de artifício, acendem-se e pula-se fogueiras, bebe-se, canta-se e dança-se até de manhã!

Observação: o fonoaudiólogo Gleybson Lenon diz que é importante ter muito cuidado com as crianças nas festas juninas. “Os país que irão levar seus filhos a algum evento com fogos de artifício devem ter cuidado com o tempo e aproximação que esta criança ficará exposta a estas explosões, pois os danos auditivos nesta fase costumam ser maiores e geralmente são irreversíveis”, lembra.

São João protege a amizade, a saúde e o conhecimento dos que rezam para ele.

Compartilhe:
2 Comentários

Comentários:

  • Li e adorei.
    Bjs, Tere
    POA – RGS

    Maria Teresa Paes Barreto Baptista

    23 de junho de 2016 às 22:23

  • Aprendo muito com voce. Pesquisa, informa, esclarece, ajuda a elevar o espírito. Parabéns, Reinaldo.

    LILLY PAES BARRETO

    24 de junho de 2016 às 17:26

Comentar:

?>