Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Rio, 26 de outubro de 2017. O chique é ser despojado

Até há uns 15 anos atrás, todo bom restaurante tinha aquela baixela de prata, ou um tipo aquário de vidro, com fósforos em embalagem criativas, em geral com o logo, endereço e tels. da casa nas costas.


E coquetel de camarão? Era o toque gourmet. Hoje, raramente. Até porque quem hoje encara essa receita sem remorso?

500 g de camarões
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sobremesa) de molho inglês
1/2 cálice de conhaque
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 ramo de salsão
1 pé de alface
Sal a gosto

E faca de peixe, então?


É uma faca que não corta: é cega. Ela apenas separa a carne das espinhas. Ora, como quase sempre o peixe vem acompanhado de legumes ou batata, há a necessidade de uma faca que corte.
Curiosidade: o garfo na mão esquerda e a faca na direita vêm dos tempos de Luís XIV (1643-1715), porque ele odiava os canhotos.
Resumo da ópera:  a disposição dos utensílios em uma mesa contemporânea (excluídos os banquetes de estado ou aquele bistrozão no fundo da Bretanha) mudou e evoluiu. Primeiro, em função do espaço físico, tanto nos restaurantes quanto nas casas; segundo, porque nos restaurantes estrelados o serviço é trocado depois de cada segmento (entrada, peixe, etc) e, em casa, normalmente, ou é peixe, ou é massa. Ou é carne.  Terceiro, porque num mundo orientado pelo custo-benefício,  cada utensílio tem que ser apropriado para o seu uso — e não apenas como enfeite.
Ou seja: abaixo a faca (e o garfo) de peixe, as licoreiras, a galheteiras (aqueles vidrinhos com azeite e vinagre — hoje todo mundo quer ver a garrafa com a marca do azeite, o nível de acidez, etc) — os copinhos de licor, o paliteiro, a cigarreira de prata… 

E a gastronomia moderna — como a vida — supera a cada dia (e noite) tudo que demanda tempo (à mesa) e dinheiro, porque o chique é ser simples e o sofisticado é ser/ter o melhor do simples.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>