Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Rio, 1º dezembro 2017. Queijos e Vinhos

Hoje, com ar condicionado disponível em quase em todas as casas e restaurantes, não há mais comidas (apropriadas) para o verão ou o inverno, salvo ao ar livre. Vamos imaginar então que você decida reunir amigos para uma noite com queijos e vinhos ( E SEJA UM DOS MUITOS VITIMADOS PELA CRISE !!!).

 

Primeira dica: deixe bem à vista na entrada um jarro com sucos criativos (abacaxi com hortelã, melancia), ou águas minerais atraentes (Pedras Salgadas, portuguesa; San Pellegrino, italiana), para que os convidados não matem a sede com o seu precioso vinho.

Segunda: calcule uma garrafa de branco para três pessoas e uma de tinto para duas, se os seus amigos forem moderados! Se forem “bons de bico”, passe o cartão de crédito e seja o que Deus quiser!

Terceira: coloque numa mesinha de apoio, frutas secas, pastinhas feito em casa, gelatinas, fiambres, “tubos” de aipo e cenoura crua, folhas com bom azeite e nozes…

Quarta: compre vinhos brancos e tintos da mesma marca, assim você evita que alguém goste muito logo daquele que acabou! (Lei de Murphy).  E compre mais do que o cálculo, porque se sobrar dá pra guardar na adega ou … na gaveta de legumes (sem eles!) na geladeira. Dura até um ano. Na linha do bom preço (se esse não é o seu problema, caro blogleitor, nem continue lendo esse blog: abra um Dom Pérignon e vá em frente!). Mas, no caso anterior, recomendo: dos chilenos, Canepa,  Casillero del Diablo, ou Concha y Toro; dos argentinos, Altosur, Dona Paula, ou Morandé; dos portugueses, Quinta de Bons Ventos, Periquita ou o verde Acácio. Todos  custam entre 30 e 50 reais.

Quinta: compre queijos “conhecidos”. Minas curado, da Serra da Canastra, tipo Brie (ou tipo Camembert, um dos dois), tipo Gorgonzola, Parmesão  e  Gruyère.  E pães variados, torradinhas, uma geleia de amoras com pimenta. E pelo menos  duas sobremesas refrescantes: uvas verdes geladas e melão cortado em bolinhas, com gelo é um “alcoolzinho” – o ideal é vodka; se não, tiver uma cachaça branca).

Sexta: arrume charmosamente a mesa. Não se esqueça que o queijo é feio: uma mesa de queijos parece um deserto lunar.

Mas o vinho é bonito, compensa.

Ah, sim, ligue o ar condicionado umas 2h antes da chegada dos amigos. E reze pra tudo dar certo!

Sucesso.

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>