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Rio, 27 de setembro de 2018. O negócio do vinho

A excelente publicação francesa La Revue du Vin, traz matéria a respeito de 9 empresas start-ups de Nantes, que se juntaram para formar uma associação com o intrigante título “A Vinha Numérica”.

Observação: Start Ups são empresas recém criadas, de pequeno porte, com o foco em tecnologia e espírito empreendedor, em constante busca de um modelo de negócio inovador.

La Revue du Vin

E o que pretende a associação? Primeiro,  criar uma rede social para os vinicultores dessa região. Segundo,  criar um programa de relações com os compradores diretos – tudo em modo digital, ça va sans dire! — ou seja, negociantes e distribuidores de vinho.  Terceiro, e de acordo com o presidente da associação, Quentin de Molliens, estabelecer como objetivo-master a pedagogia. Ou seja, A Vinha Numérica se propõe a discutir e “ensinar” os nove membros a focar na otimização do manejo agrícola – plantio, controle de pragas, escolha do solo, etc – e, na outra ponta, as mais modernas técnicas de marketing (novos clientes), comercialização e pós-venda,  além de instrumentos de controle sobre o investimento e o retorno.

Mas essa consciência que não basta “gostar de vinho” — é preciso saber comercializá-lo — vem de longe, aliás.  Primeiro, apelando para a associação de imagens sedutoras. Já no tempo das inscrições e desenhos em ânforas, dos gregos, que datam de milênios, havia a intenção de fazer a diferença.

anfora romana

Intenção que só evoluiu aos longo desses milênios através de todas as plataformas de comunicação.
Seja na pintura, como nesse extraordinário Baco, de Caravaggio, do XVI

Baco de Caravaggio

Até e sobretudo na impressão dos rótulos, dos quais destaco um dos mais emblemáticos: a deste Pomerol, o Château Petrus, cujo frontispício (epa!) mostra São Pedro com as chaves do céu! toda a comunicação associa o vinho à elegância, sabor e beleza. Donde a presença da mulher (e que me perdoem as feministas mais aguerridas)
Château Petrus com chave

Donde a presença da mulher na imensa maioria dos “reclames” (e que me perdoem as feministas mais aguerridas) porque até para elas a silhueta de uma mulher ainda é um atrativo visual irresistível. Vejam, por exemplo, esse anúncio da Taittinger!
lìnstant Taittinger

E, segundo, percorrendo o caminho inverso do vinho na taça — isto é, os cuidados com a uva pendurada na parreira e, daí, toda a cadeia produtiva que se segue. Colheita, controle de qualidade, custos da vinificação, das matérias-primas inerentes, da mão de obra, prateleira, armazenamento, transporte, impostos e, finalmente, distribuição.

Ou seja, no Brasil (surreal), vinho bom e barato só na casa do amigo rico!

 

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