RSS Feeds

ESTAR ALFABETIZADO - O que vem a ser isso?

Uma discussão que está voltando à pauta no Brasil é com relação aos índices de alfabetizados. Uma questão importante especialmente agora que estaremos escolhendo os novos representantes municipais deste país.

null


Sabemos que a Escola é uma instituição conservadora que produz a manutenção do seu produto - as ideologias permeantes. Então, vamos pensar juntos. O que motiva nossos governantes a se voltar para essa questão? Os índices? Ou os alfabetizados?

Se a resposta for os alfabetizados gostaria de fazer algumas colocações:

• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito
• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.
• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.
• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.
• É estar apto a escrever uma carta.
• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.

Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.

Portanto, é hora da Escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar às crianças em fase de alfabetização (eu disse FASE, não disse CLASSE de alfabetização) formas de alcançar essas possibilidades.

Fornecer esse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.

« anterior próximo »

Comentários


Não há comentários

Comentar

:

:
: