Arquivo de May 2010

RSS Feeds

Vinhos das alturas ao seu alcance no Rio




Quando estive na Expovinis de 2008 fiz elogios mais que merecidos aos chamados vinhos de altitude, que é como passaram a ser conhecidos os vinhos elaborados na Serra Catarinense, sobretudo nas regiões de São Joaquim, Campos Novos e Caçador. De lá para cá a boa reputação das vinícolas dessa nova fronteira vinícola só fez aumentar.
E porque tanta fama? Estamos falando de vinhedos plantados de 900 a 1.400 metros acima do nível do mar. A altitude cria condições específicas de clima que pode contribuir positivamente no potencial das uvas. A cada 100 metros acima do nível do mar, o ar perde 1% de seu carbono. A pressão atmosférica menor e a maior proximidade do sol atuam sobre a evaporação nas folhas, que eliminam mais água do que o normal, concentrando nas uvas os nutrientes que vêm do solo. E como já dissemos aqui algumas vezes, uvas com boa concentração de nutrientes proporcionam vinhos mais finos e diferenciados.
A Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) reúne 28 vinícolas, algumas delas já conhecidas pelos iniciados como Villa Francioni, Villagio Grando, Sanjo e Panceri. Quem mora no Rio tem na noite desta quinta-feira a oportunidade de conhecer a linha de uma dessas empresas. Aseção carioca da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav-Rio) apresenta, a partir das 19h30, seis rótulos da Sanjo: o espumante Ice Sin, o branco Núbio Sauvignon Blanc, o Núbio Rosé, o Noblesse Cabernet Sauvignon, o Núbio Tinto e o Maestrale Cabernet Sauvignon.
Informações e reservas pelo tel. 2537-2474. A Sbav-Rio fica na Rua Martins Ferreira, 71, em Botafogo.

 Comentar

O Imperador e seus amores



A simpática filial Ipanema da Grand Cru promove nesta quarta-feira mais um evento da série Gastronomia Histórica de Portugal. O tema da noite é D. pedro I e seus amores. A historiadora Ana Roldão vai falar sobre as preferências alimentares do primeiro imperador do Brasil e suas turbulentas relações afetivas com as esposas - as Imperatrizes D. Leopoldina e D. Amélia de Leuchtenberg - e a amante, a Marquesa de Santos. Cada uma desses personagens vai inspirar um prato do jantar harmonizado, que terá a seguinte sequência:

Entrada (para D. Pedro I)
Creme de mandioquinha com bacalhau e azeite de ervas com Gran Hacienda Sauvignon Blanc 2009 - Chile

Primeiro prato (para D. Leopoldina)
Crepes de espinafre recheados com salmão ao molho de champanhe e nata fresca com Pulenta La Flor Rosé 2008 - Argentina

Segundo prato (para a Marquesa de Santos)
Arroz de perdiz com Flor de Englora 2006 - Espanha

Sobremesa (para D. Amélia de Leuchtenberg)
Chocolate meio amargo com amêndoas, creme inglês e frutas vermelhas com Porto Poças Special Tawny – Portugal

Serviço:
Evento Gastronomia Histórica de Portugal - D. Pedro I e seus amores
Data: 26 de maio, às 20h.
Local: Grand Cru Ipanema - Rua Vinícius de Moraes, 130 – Ipanema
Informações e reservas: (21) 2247-1089
Preço: R$ 145,00 por pessoa (com serviço incluído).

 Comentar

Parece o post anterior, mas não é

Parece repetição do post anterior, mas o que posso se fazer se a qualidade do espumante brasileiro é cada vez mais reconhecida mundo afora? Desta vez em Londres, no International Wine Challenge (IWC), realizado no período de 12 a 26 e de 20 a 23 de abril. As Os borbulhantes brazucas foram destaque com 10 distinções (uma medalha de prata, três de bronze e seis menções honrosas) na 27ª edição do concurso, que recebeu rótulos de 47 países.
Confira os espumantes brasileiros que brilharam no concurso e certifique-se de experimentar alguns deles quando tiver oportunidade. Farei o mesmo, pois ainda não conheço a linha Gran Legado.


Medalha de Prata
Amadeu Espumante Moscatel 2009 - Vinícola Geisse

Medalha de Bronze
Aurora Espumante Prosecco Brut - Cooperativa Vinícola Aurora
Gran Legado Espumante Moscatel - Wine Park
Salton Talento 2005 – Vinícola Salton

Recomendação Honrosa
Casa Valduga Espumante Brut 130 – Casa Valduga Vinhos Finos
Cave Geisse Espumante Natural Brut 2008 – Vinícola Geisse
Cave Pericó Espumante Brut Branco 2009 - Vinícola Pericó
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Gran Legado Espumante Charmat Brut – Wine Park
Gran Legado Espumante Champenoise Brut – Wine Park

 Comentar

Brasil com duplo ouro na Argentina não tem preço



Toda vez que preciso de um espumante moscatel, indicado para acompanhar sobremesas, capaz de unir qualidade e preço acessível é difícil não apontar o Aurora Moscatel branco. Pois este espumante cult que, inclusive, servi aos convidados do meu casamento acaba de conquistar a medalha Duplo Ouro (distinção excepcional) no 7° Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2010, realizado de 16 a 19 de maio em Mendoza (Argentina). E aqui entre nós: um brasileiro levar duplo ouro na Argentina a um mês da Copa do Mundo não tem preço.
Além deste feito, a Aurora outros sete espumantes de sua linha premiados: os rosés Aurora Moscatel e Conde de Foucauld conquistaram medalha de ouro e o Brut Chardonnay, o Pinot Noir Brut, o Prosecco, o Conde de Foucauld Branco Brut e o vinho Aurora Reserva Chardonnay foram medalha de prata. Concorreram no Vinus 2010 500 rótulos - incluindo champagnes e cavas - de 25 países.

 Comentar (1)