Stoke City FC, um dos primeiros clubes ingleses

Abril 18, 2022 0 Por admin

STOKE CITY

Não há dúvidas de que o futebol é um dos elementos culturais mais importantes para o Brasil, e a prova disto não é apenas a quantidade de brasileiros que atualmente jogam como amadores e os torcedores dos diferentes times, senão também o fato de possuir 5 Copas do Mundo.

No entanto, existem outros países que amam este esporte tanto quanto o nosso país, como por exemplo, a Inglaterra. Este território é considerado por muitos como o berço do futebol, pois foi lá onde surgiram os primeiros clubes. O Stoke City é um deles.

Localizado na cidade de Stoke-on-Trent, no município de Staffordshire, este clube está presidido por Peter e John Coates, os donos da prestigiosa empresa de jogos virtuais Bet365. De fato, atualmente o estádio oficial da instituição esportiva se chama bet365 Stadium.

Tem vontade de descobrir a história de um dos clubes mais antigos do futebol inglês? Então não pode deixar de ler este artigo.

O nascimento do Stoke City FC

Ao falar do Stoke City Football Club estamos falando sobre o segundo clube mais antigo da Premier League da Inglaterra, fundado no ano de 1863 sob o nome Stoke Ramblers por um grupo de alunos da escola Charterhouse.

A primeira partida que disputou foi em 1868, enfrentando ao XV EW no campo do clube de cricket de Victoria. O primeiro gol para o Stoke foi realizado por Henry Almond, um dos fundadores da instituição.

Em 1878, o clube se fusionou com o Stoke Victoria Cricket Club, virando o Stoke Football Club. Nesse ano também se mudou ao terreno do Athletic Club que anos depois viraria o Victoria Ground. Foi neste momento que adotou a camiseta com listras vermelhas e brancas, virando um time profissional em 1885 e sendo um dos 12 membros originários da Football League.

O clube comprou o Victoria Ground em 1919 e, devido a que Stoke-on-Trent obteve o status de cidade em 1925, a instituição mudou seu nome de forma definitiva: Stoke City Football Club.

A chegada de Stanley Matthews

Na década de 1930 o clube recebeu a um dos jogadores mais famosos que já formou parte do time, Stanley Matthews, que debutou em 1932 contra o Bury FC e, com o tempo, conseguiu o ascenso do Stoke City FC à Segunda Divisão do futebol inglês.

Matthews é uma das figuras futebolísticas mais importantes da Inglaterra, assim como também do mundo, pois foi a primeira pessoa a ganhar o Balão de Ouro, no ano de 1956. Além disso, foi o primeiro jogador (e único até hoje) em obter o título de Sir (cavaleiro pela Coroa Inglesa) quando ainda estava ativo nas quadras.

Durante sua estadia no clube, Matthews ganhou a Copa da Segunda Divisão nas temporadas 1932-33 e 1962-63.

O escudo do Stoke City FC, um elemento que evoluiu com o tempo

Não podemos afirmar que o escudo do clube foi sempre aquele que se utiliza hoje. O primeiro, criado em 1882, era um “S” estilizado. Durante a década dos 50, a instituição adotou o escudo de armas de Stoke-on-Trent, eleição que perdurou até 1977.

Foi nesse ano quando adicionaram um nó e um forno de cerâmica, para representar a tradição local, além de incluir listras brancas e vermelhas.

Em 1992 o nome do clube foi adicionado na parte superior do escudo, mas em 2001 adotou a versão atual, contendo também o ano de fundação e a lenda “The Potters”, que em inglês significa os oleiros, fazendo referência à atividade principal da região.