Entenda o trabalho de um escritório de advocacia

Julho 31, 2022 0 Por admin

Todos os dias, praticamente, as empresas precisam lidar com questões jurídicas. Porém, muitas não sabem da importância de contar com um escritório de advocacia empresarial. Os profissionais defendem a companhia em processos e têm papel estratégico em relação às tomadas de decisão dos empreendedores. Traduzem as regras e diretrizes da legislação para o dia a dia da organização.

Acompanhe a leitura e entenda o que faz um escritório de advogados!

Advocacia consultiva

Na consultoria empresarial, o papel do escritório consiste exatamente em esclarecer e orientar o cliente. Trata-se de um suporte jurídico no qual o advogado deixa claro quais são os principais aspectos da legislação que precisam ser seguidos no dia a dia. Além disso, diz quais são as ações que o empresário deve tomar para evitar problemas futuros.

Atualmente, devido aos custos dos processos e ônus legais, boa parte das organizações optam pela consultoria jurídica empresarial. Pois, sabem que esse tipo de investimento é capaz de prevenir prejuízos seja de ordem financeira, seja para a imagem da empresa no mercado.

Representação em processos administrativos

Qual empresa está sujeita à fiscalização de vários órgãos do Poder Público. Por exemplo, Secretarias do Meio Ambiente (que demanda um advogado ambiental), Procon, Secretarias da Fazenda, Ministério do Trabalho e por aí vai.

Em certas situações, a empresa pode ser autuada ou ser convocada para integrar um processo administrativo. Assim como pode ter alguma questão com um cliente e ser chamada para responder em um processo por dano ou prejuízo acarretado pela venda de seus serviços ou produtos.

Nesses casos, um escritório de advocacia tem argumentos para apresentar uma defesa ou se manifestar, evitando a aplicação de sanções administrativas.

Representação em processos judiciais

O papel do advogado, aqui, é representar e defender a empresa. Ainda oferecer orientação ao cliente, bem como um prognóstico do seu caso. É possível que ele atue em diferentes tipos de processos, exemplificando, de natureza trabalhista, civil, consumidor e direito tributário.

Auditoria e compliance

Bom, todos os negócios empresariais devem cumprir com uma série de leis. No entanto, não são todos os empreendedores que entendem o ambiente regulatório da sua companhia e sabem as medidas que precisam ser tomadas para evitar autuações e processos.

No trabalho de auditoria e compliance, os advogados de um escritório estudam a empresa, sua atuação e as leis e normas que se aplicam à ela. Depois, oferecem uma análise e uma orientação sobre boas práticas que a organização há de adotar, para não ter problemas jurídicos lá na frente.