Locais como o Parque Realengo também tiveram o palco monitorado por câmeras. Foto: Douglas Shenider
O Centro de Operações Rio monitorou toda a festa durante o Réveillon 2026 na cidade. Ao todo, 700 câmeras foram utilizadas nos pontos onde haviam palcos para a Virada do ano, sendo 307 câmeras somente em Copacabana. A região teve reforço de drones e câmeras com super zoom para acompanhar a chegada e dispersão do público.
O COR-Rio contou, ainda, com uma base avançada no bairro para observar as imagens e acionar equipes operacionais de imediato no caso de eventuais emergências. Também foram essenciais para acompanhar os principais bloqueios de trânsito nos acessos ao bairro de Copacabana.
Mais de 16 mil painéis informativos espalhados pela cidade, incluindo em Copacabana, foram utilizados para comunicar os serviços utilizados para a volta pra casa neste primeiro dia do ano.
Mais de 200 operadores de diversas secretarias e de órgãos operacionais da Prefeitura do Rio deram plantão na sede do COR, na Cidade Nova, e tiveram uma visão geral das festas realizadas pela cidade.
O trânsito ocorreu conforme o planejado, com bloqueios realizados nos horários previstos, assim como a liberação dos acessos à Copacabana às 5h, conforme programado. O fluxo de veículos ficou intenso, mas de maneira pontual, em Botafogo.
Categoria:
1 de janeiro de 2026
Marcações: câmeras palcos praias Réveillon show da virada vigilancia
Oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como o maior réveillon do mundo, a festa da virada do ano em Copacabana reuniu 2,6 milhões de pessoas. O número superou o da passagem para 2025, quando o evento reuniu 2,5 milhões de moradores do Rio e turistas. Os cálculos são da prefeitura do Rio. O ponto alto da festa foi a queima de fogos histórica, que utilizou 19 balsas distribuídas ao longo da orla, quase o dobro do número usado no ano anterior e que iluminou o céu da cidade por 12 minutos. Segundo a prefeitura, é a maior já realizada no Rio.
O público se espalhou pela praia, onde havias três palcos. O Rio, considerado o principal, foi montado em frente ao Copacabana Palace. Se somados os outros locais de comemorações organizados pelo município, o total chega a 5,1 milhões de pessoas que se divertiram com a chegada de 2026. Ao todo, 13 palcos foram espalhados na capital.
“A virada de 2026 reuniu mais de 5,1 milhões de pessoas, entre cariocas e turistas, em 13 palcos espalhados pela cidade, consolidando mais uma vez a capital fluminense como o principal destino da virada no planeta”, destaca a prefeitura em nota.
Queima de fogos na virada do ano em Copacabana – Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio
Em Copacabana, o público se encantou depois da virada com o espetáculo que usou 1,2 mil drones, considerado a maior apresentação desses equipamentos realizada em eventos de grande porte na América Latina.
Tudo ocorreu ao som do DJ Alok, enquanto no céu os drones formavam imagens em homenagem à cidade, como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, sincronizadas com a queima de fogos de artifício. Uma imagem que surpreendeu foi a projeção de um rosto humano que interagia com o público por meio de mensagens exibidas no ar.
Os shows nos palcos animaram bastante o público de Copacabana. Gilberto Gil contou com a participação de Ney Matogrosso, o cantor Belo recebeu Alcione e os dois cantaram grandes sucessos de suas trajetórias. A apresentação de João Gomes teve a presença da cantora Iza. Bem emocionado, o cantor agradeceu a recepção do público no Rio, lembrando que a sua origem é Pernambuco, segundo ele, bem longe dali.
Vista do Cristo Redentor durante queima de fogos no réveillon em Copacabana – Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio
No Palco Samba os destaques foram Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão e o Bloco da Preta. Como não podia faltar, as escolas de samba encerraram os shows nos palcos Rio e Samba com apresentações da Beija-Flor de Nilópolis e da Grande Rio, mantendo a animação de quem se recusava a deixar o local.
A noite teve ainda espaço dedicado à música gospel. No Palco Leme, se apresentaram os cantores Midian Lima, Samuel Messias e Thalles Roberto, com encerramento do Grupo Marcados.
Fora de Copacabana, nos outros dez palcos, o público se divertiu na Praia do Flamengo, na zona sul; no Parque Madureira, no Piscinão de Ramos, na Praia da Bica e na Penha, na zona norte; no Parque Realengo, no Parque Oeste, em Sepetiba, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste e Praia da Moreninha, em Paquetá.
De acordo com a prefeitura do Rio, cerca de 7,5 mil agentes, de 11 órgãos municipais, atuaram nas ações de transporte, fiscalização do trânsito, ordenamento urbano, limpeza, acolhimento, prevenção da violência contra a mulher, assistência social e atendimento de emergência. “O monitoramento do público contou com 700 câmeras, sendo 307 apenas em Copacabana, incluindo 14 novos equipamentos com superzoom, reforçando as ações de segurança ao longo da noite”, informou a administração municipal.
Equipes do programa “HumanizAção” realizaram, ao longo desta quarta-feira (31), atendimentos a 43 pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade. Desse total, 25 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Na entidade, são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Os sorocabanos podem sempre colaborar com o programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.
O novo salário mínimo, no valor de R$ 1.621, passa a valer a partir desta quinta-feira (1º). O reajuste, de 6,79% ou R$ 103, foi confirmado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento no último dia 10. O salário mínimo anterior era de R$ 1.518.
O novo valor foi informado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em novembro e acumula 4,18% em 12 meses.
Pela estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bilhões na economia. O cálculo considera os efeitos sobre a renda, o consumo e a arrecadação, ainda que em um cenário de restrições fiscais mais rígidas.
A regra do reajuste do salário mínimo determina que o valor tenha duas correções: uma pelo INPC de 12 meses acumulado até novembro do ano anterior, ou seja, 4,18%, e outra pelo crescimento da economia de dois anos.
No dia 4 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou os dados do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) de 2024, confirmando expansão em 3,4%.
No entanto, o arcabouço fiscal, mecanismo que controla a evolução dos gastos públicos, determina que o ganho acima da inflação seja limitado a um intervalo de 0,6% a 2,5%.
Pela regra, o salário mínimo de 2026 seria R$ 1.620,99 e, com o arredondamento previsto em lei, passa para R$ 1.621, reajuste de 6,79%.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que solicitava prisão domiciliar de natureza humanitária após alta do hospital DF Star, onde ele segue internado desde o último dia 24.
Com a decisão, assim que deixar o hospital, Bolsonaro deve retornar para a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde novembro após condenação de 27 anos pela trama golpista. Em coletiva à imprensa na tarde de quarta-feira (31), os médicos confirmaram que a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º).
Na decisão, Moraes avalia que a defesa de Bolsonaro não apresentou “fatos supervenientes que pudessem afastar os motivos determinantes da decisão de indeferimento do pedido de prisão domiciliar humanitária proferida no dia 19 de dezembro de 2025”.
“Conforme destacado naquela decisão, há total ausência dos requisitos legais para a concessão de prisão domiciliar, bem como diante dos reiterados descumprimentos das medidas cautelares diversas da prisão e de atos concretos visando a fuga, inclusive com dolosa destruição da tornozeleira eletrônica, necessário a manutenção do cumprimento da pena privativa de liberdade em regime fechado.”
No documento, o ministrou lembra que Bolsonaro foi condenado à pena de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, aplicado o regime inicial fechado para início de cumprimento da pena.
“Ressalte-se, que, diferentemente do alegado pela defesa, não houve agravamento da situação de saúde de Jair Messias Bolsonaro, mas sim, quadro clínico de melhora dos desconfortos que estava sentindo, após a realização das cirurgias eletivas, como apontado no laudo de seus próprios médicos.”
Moraes destacou ainda que que todas as prescrições médicas indicadas como necessárias na petição da defesa do ex-presidente podem ser integralmente realizadas na Superintendência da Polícia Federal, “sem qualquer prejuízo à saúde do custodiado, uma vez que, desde o início do cumprimento de pena, foi determinado plantão médico 24 horas por dia”.
A decisão reforça também que permanece autorizado acesso integral dos médicos de Bolsonaro, com os medicamentos necessários, incluindo um fisioterapeuta, “e entrega de comida produzida por seus familiares”.
A Orla de João Pessoa consolidou-se, mais uma vez, como um dos destinos mais procurados do Brasil para a celebração da virada de ano. O Réveillon 2026 atraiu um público superior a 500 mil pessoas às areias das praias de Tambaú e Cabo Branco, em uma festa marcada pela organização, segurança e diversidade cultural promovida pela Prefeitura da Capital. Com uma grande estrutura de serviços integrados, o evento proporcionou a moradores e turistas uma virada de ano pautada pela paz, inclusão e entretenimento de alta qualidade.
Desde as primeiras horas do dia 31 de dezembro, o movimento na Orla foi intenso. Famílias madrugaram para montar tendas e garantir os melhores espaços próximos ao Busto de Tamandaré, onde foi instalado o palco principal. Entre elas estava a enfermeira Zislane Ferreira, que participou pelo segundo ano consecutivo da festa com familiares. “É o segundo ano que a gente está aqui. A primeira experiência foi boa e resolvemos repetir. Todo ano é único. As crianças amam, estão todas se divertindo. A gente organizou a barraca para elas ficarem à vontade”, relatou.
Para a aposentada Avanilda Ramos, pessoense que mora no Rio de Janeiro há mais de 30 anos e retorna anualmente à Capital paraibana para as festas de fim de ano, a experiência foi inédita. “É a primeira vez que venho acompanhar a festa na praia. Estou adorando a programação, a festa está maravilhosa, tudo muito bonito e organizado”, afirmou.
A programação musical, coordenada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), teve início às 19h com o grupo Pagode do Meu Agrado, seguido pelo cantor Juzé. O momento mais aguardado da noite ficou sob a responsabilidade da banda Jota Quest, que comandou a contagem regressiva da virada para 2026 diante de uma multidão.
O vocalista Rogério Flausino destacou a emoção e a responsabilidade de conduzir a trilha sonora de um momento tão simbólico. “É um barato estar aqui. Quero agradecer a todos os cidadãos de João Pessoa por essa noite incrível. É uma honra e uma responsabilidade muito grande subir ao palco nesse momento da virada, com tantas famílias reunidas. Preparamos um show cheio de canções que falam de união, amizade, esperança e dias melhores”, disse.
O cantor também deixou uma mensagem especial para o novo ano. “Desejo que essa cidade esteja cada vez mais bem cuidada, com a natureza preservada. Que 2026 seja um ano de momentos mais leves e positivos para todo mundo”, completou.
Logo após a meia-noite, o público acompanhou oito minutos de queima de fogos, totalizando cerca de uma tonelada de fogos sem estampido, em conformidade com a legislação municipal. O espetáculo priorizou o bem-estar de crianças, idosos, pessoas com sensibilidade auditiva e animais.
Na sequência, o cantor Mano Walter subiu ao palco e destacou o carinho pela cidade. “Estou feliz demais de estar aqui, numa terra onde sempre fui muito bem recebido. Gravei meu projeto ‘Vaquejada do Mano’ aqui em João Pessoa e tenho um carinho especial por essa cidade. Desejo a vocês um ano maravilhoso, com muita paz, saúde e bênçãos”, afirmou.
A banda Pimenta Nativa encerrou a programação, mantendo a animação do público até o amanhecer desta quinta-feira (1º), seguido dos DJs Cris L e Andre Loyola.
Estrutura integrada – O sucesso da festa foi garantido por uma grande operação coordenada pela Prefeitura de João Pessoa, que mobilizou mais de 2 mil servidores municipais. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou o compromisso da gestão com a cultura e o desenvolvimento da cidade.
“É uma alegria fazer mais uma belíssima festa para João Pessoa. Trouxemos grandes atrações e um público maravilhoso. João Pessoa já se acostumou a celebrar o Réveillon nas praias de Cabo Branco e Tambaú. Esse é o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena com a cultura e com o desenvolvimento da cidade e da Paraíba”, afirmou.
Na área do turismo, os resultados foram históricos. O secretário executivo de Turismo, Daniel Rodrigues, informou que a Capital registrou 100% de ocupação hoteleira, com cerca de 33 mil leitos totalmente ocupados.
“Esses eventos são fundamentais para a economia do turismo. Quem visita João Pessoa encontra opções culturais e de lazer. Se a cidade é boa para quem mora, é boa para quem visita. Esse é o papel de uma gestão que investe em limpeza, segurança e qualidade de vida”, avaliou.
O sentimento de acolhimento também foi destacado pelo público. A coordenadora escolar Dione Santos, que se mudou com a família para João Pessoa no início de 2025, afirmou que a adaptação foi rápida. “Fomos acolhidos de uma forma tão especial que já nos sentimos daqui. Hoje, quando perguntam de onde somos, dizemos que somos de João Pessoa”, contou. Sua filha, a professora Návila Santos, destacou a experiência da primeira virada de ano na Orla. “Chegamos às 18h30 para garantir um lugar perto do palco e ver a queima de fogos. A festa está maravilhosa”, disse.
A estrutura do evento contou ainda com uma área de acessibilidade no Busto de Tamandaré, com rampa fixa e espaço para pessoas com deficiência acompanhadas. Na saúde, o Samu-JP atuou com 12 veículos, 25 profissionais e um posto médico avançado. O diretor administrativo do serviço, Gilmore Lins, reforçou que a assistência esteve garantida durante toda a festa, com acionamento pelo número 192.
Na segurança, a Guarda Civil Metropolitana mobilizou cerca de 100 agentes, com atuação preventiva no local do evento, monitoramento por câmeras do sistema Smart City e equipes posicionadas em hospitais e UPAs.
Com uma programação grandiosa, serviços integrados e forte participação popular, o Réveillon 2026 reafirmou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com uma festa segura, organizada e inclusiva, consolidando a Capital paraibana como um dos principais destinos turísticos do país para celebrar a chegada do novo ano.
Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência
Criado em 2025, o NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia de Segurança do Paciente) passou a integrar a estrutura da gestão estadual de saúde de Mato Grosso do Sul como uma instância estratégica dedicada ao fortalecimento da segurança do paciente no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
Instituído pela Resolução Conjunta SES/FUNSAU nº 02, de 17 de fevereiro de 2025, o núcleo atua como unidade de apoio à SES (Secretaria de Estado de Saúde), com foco na qualificação da tomada de decisões, na redução de riscos assistenciais e no fortalecimento da cultura de segurança em toda a RAS (Rede de Atenção à Saúde).
Desde sua criação, o NEGESP tem como missão aproximar a alta gestão, os serviços de saúde e os profissionais, promovendo práticas baseadas em evidências, monitoramento sistemático de indicadores e a melhoria contínua da qualidade assistencial. Entre suas atribuições estão a proposição de políticas e diretrizes, o apoio técnico em eventos críticos e emergenciais, a capacitação permanente das equipes, a implementação de ferramentas de gestão e a atuação preventiva na identificação e mitigação de riscos que possam comprometer a segurança do cuidado.
Ao longo de 2025, o núcleo consolidou sua atuação ao coordenar ações estratégicas voltadas à segurança do paciente, priorizando uma abordagem educativa, integrada e orientada à qualificação dos processos assistenciais. Essa atuação transversal contribuiu para fortalecer a segurança do paciente como componente estruturante das políticas públicas de saúde no estado.
Para a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet, a criação do núcleo representa um avanço na organização da gestão da segurança do cuidado. “O NEGESP tem o papel de aproximar as decisões estratégicas da prática assistencial. A segurança do paciente é uma construção coletiva, que envolve gestão, profissionais, serviços, pacientes e familiares. O compartilhamento do conhecimento amplia a rede de proteção, fortalece o cuidado e contribui para a redução de eventos adversos”, destacou.
A atuação do NEGESP também teve espaço em debates nacionais. Em setembro, experiências desenvolvidas em Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em Brasília, que reuniu coordenadores de núcleos de segurança do paciente de diferentes estados. Na ocasião, foram discutidas estratégias para qualificar o cuidado materno e neonatal no SUS, com ênfase na integração entre regulação, atenção primária e vigilância em saúde.
Entre as ações estruturantes em desenvolvimento estão o apoio à criação e ao fortalecimento dos núcleos municipais de segurança do paciente, a publicação do regimento interno do NEGESP, a articulação de um plano unificado de educação permanente, o fomento às Casas da Gestante, Bebê e Puérpera e a participação nos comitês de mortalidade materno-infantil.
Ao final de seu primeiro ano de atuação, o NEGESP reafirma a segurança do paciente como eixo permanente da gestão pública de saúde. A experiência de Mato Grosso do Sul evidencia que a qualificação de processos, o monitoramento de indicadores, a capacitação contínua e a integração entre gestão, profissionais e usuários são elementos fundamentais para fortalecer o SUS e ampliar a segurança do cuidado à população sul-mato-grossense.
Kamilla Ratier, Comunicação SES Fotos: Bruno Rezende (capa) e Divulgação SES
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, nesta terça-feira (30/12), o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) para a operação, manutenção e modernização das travessias aquaviárias no lago da usina hidrelétrica de Furnas, no Sul do Estado.
O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 280 milhões em novas balsas e serviços aos usuários, ao longo dos 30 anos de contrato, e tem como objetivo qualificar um serviço essencial prestado há cerca de seis décadas na região.
A estimativa é de que mais de 300 mil pessoas, em 52 municípios, sejam beneficiadas com um transporte mais seguro, regular e eficiente para veículos e passageiros.
A concessão contempla sete travessias: Penas (São José da Barra–Guapé), Fernandes (Guapé–Cristais), Águas Verdes (Carmo do Rio Claro–Campo do Meio), Fama (Fama–Campos Gerais), Pontalete (Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas), Mendes (Campo Belo–Nepomuceno) e Itaci (Carmo do Rio Claro).
Atualmente, o sistema é operado pelas prefeituras, que enfrentam limitações técnicas e financeiras. A Eletrobras é responsável pela disponibilização e manutenção das embarcações. Entre os principais desafios estão dificuldades operacionais e longas filas em períodos de alta temporada.
Com a PPP, a proposta é padronizar os serviços e as tarifas, ampliar a frequência das travessias, estabelecer horários fixos, renovar as balsas, incluir manutenção corretiva permanente e reforçar os equipamentos de segurança.
A modernização do sistema aquaviário visa contribuir para o desenvolvimento regional, facilitar o escoamento da produção agrícola, fortalecer o turismo e ampliar o acesso da população a serviços essenciais.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o projeto representa um grande avanço para a população que depende diariamente das balsas.
“A proposta é unir esforços para garantir um serviço mais seguro, regular e eficiente aos usuários do transporte aquaviário. Com a publicação do edital, damos sequência ao processo para modernização dessas travessias, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma.
Participação
A Seinfra recebeu contribuições sobre o projeto por meio de consulta pública realizada entre 16/9 e 19/10, com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade.
No mesmo período, foram promovidas audiências públicas presenciais nos municípios de São José da Barra, Campo do Meio, Três Pontas e Campo Belo, além de uma audiência virtual transmitida pelo canal oficial da secretaria no Youtube.
Os encontros permitiram apresentar o projeto à população, esclarecer dúvidas com as equipes técnicas e recolher sugestões que contribuíram para o aprimoramento da proposta.
O leilão da concessão está previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Campo Grande se prepara para a despedida de 2025 com shows na virada do ano, nesta quarta-feira (31), na Praça Ary Coelho, a partir das 17h. O evento marca o encerramento da programação do Natal dos Sonhos, promovida pela Prefeitura em parceria com empresas e instituições da cidade.
A festa contará com atrações musicais gratuitas, com destaque para o DJ Júlio Prodigy às 21h e o grupo Top Samba às 23h, embalando o público até a contagem regressiva da virada, realizada no coração da cidade, no quadrilátero entre a Avenida Afonso Pena, Ruas 13 de Maio, 15 de Novembro e 14 de Julho.
O evento é voltado para toda a família e contará com reforço na segurança, por meio da presença da Guarda Civil Metropolitana, garantindo tranquilidade a moradores e visitantes que escolherem celebrar a chegada de 2026 no centro da cidade.
Durante todo o mês de dezembro, o Natal dos Sonhos movimentou a cidade com atrações culturais, decorações temáticas, ações sociais e incentivo ao comércio local. A programação descentralizada promoveu experiências natalinas memoráveis, valorizando o Centro e os pontos turísticos da Capital.
A iniciativa teve apoio financeiro, estrutural e operacional de diversas instituições, entre elas: Águas Guariroba, Energisa, Famasul, MRV, Sesc e Pátio Central Shopping, além de outras parcerias em composição.
A expectativa é que o evento reúna moradores e turistas em uma noite de celebração, cultura e união, marcando o fim de um ciclo e dando boas-vindas a 2026.
Distribuidora é interditada em Bangu; rede municipal soma 533 atendimentos desde o Natal. Fotos: Gabriel Costa / IVISA-RIO
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) determinou, em portaria publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira (30/12), a interdição cautelar de produtos irregulares usados para modelar cabelo, como pomadas e pastas. A medida suspende a comercialização da pasta modeladora Loca Cosmetics, a pomada modeladora capilar Maryfeer Pomada Modeladora Trançadora e demais produtos fabricados e distribuídos pela empresa Gatos Indústria de Fabricação e Comércio de Cosméticos LTDA. A partir da publicação, equipes do instituto realizarão inspeções em estabelecimentos para garantir que esses produtos sejam apreendidos e retirados de circulação.
As ações tiveram início já na manhã desta terça, quando, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o Ivisa-Rio autuou e interditou uma distribuidora de cosméticos em Bangu, Zona Oeste do Rio, por comercializar cosméticos irregulares, sem registro, e ausência da documentação adequada para o funcionamento. Oitenta e sete frascos de pomada irregular foram apreendidos, e outros 205 foram lacrados para averiguação.
O uso inadequado de pomadas para modelar ou trançar cabelos pode causar sérios problemas, especialmente se houver contato com os olhos. Só no período entre os dias 25 e 29 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 533 atendimentos associados ao uso de pomadas modeladoras, conforme análise da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SMS).
– Uma parcela significativa dos casos registrados foram com crianças, em torno de 30%. É fundamental que os pais tenham muito cuidado com o uso desses produtos, adquirindo apenas produtos autorizados e regularizados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e respeitando as instruções e recomendações de uso do fabricante ou importador -, orienta a presidente do Ivisa, Aline Borges.
Após o uso de pomadas modeladoras, adultos e crianças não devem molhar o cabelo pelo período definido pelo fabricante. Isso inclui banho de piscina, mar e chuva. Além disso, para evitar riscos, o Ivisa-Rio orienta a população a não utilizar cosméticos em caso de mudanças na aparência, textura e odor do produto.
Em caso de sintomas como coceira, vermelhidão, ardência ou lesões na pele ou nos olhos, a partir do uso de algum produto cosmético, a orientação é procurar uma unidade de saúde.
A consulta de produtos autorizados pela Anvisa pode ser feita em: bit.ly/pomadasautorizadas. A Anvisa solicita que qualquer problema decorrente do uso de produtos cosméticos seja notificado por meio do link bit.ly/NOTCIDADAO. Suspeitas de irregularidades de empresas podem ser denunciadas pelo 1746, pelo telefone de mesmo número ou pelo portal https://1746.rio.
Categoria:
30 de dezembro de 2025
Marcações: Anvisa Interdição IVISA-Rio pomadas de cabelos