BRT Seguro: três homens são presos dentro de ônibus articulado na Barra da Tijuca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os três homens foram conduzidos para a 42ª DP – Divulgação

Agentes do Programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), prenderam, na noite deste domingo (1/3), três assaltantes que realizavam roubos dentro de um ônibus articulado nas imediações da estação Golfe Olímpico, do corredor Transoeste.

A ação foi flagrada pelas câmeras internas do ônibus, e os agentes foram alertados pela central de monitoramento da Mobi-Rio. Com base nas imagens dos suspeitos, os agentes iniciaram as buscas e interceptaram o ônibus articulado na Avenida das Américas, altura da estação Golfe Olímpico. Já dentro da composição, eles notaram que quatro assaltantes estavam cometendo os roubos. Um deles fugiu. Os agentes conseguiram recuperar dois celulares e uma pistola de pressão utilizada nos roubos.

Os três homens foram conduzidos para a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Três vítimas se apresentaram na delegacia para registrar a ocorrência e reconheceram os três capturados como os autores dos crimes.

Mais de 400 agentes do programa BRT Seguro patrulham os terminais e os articulados todos os dias. Desde a sua inauguração, em junho de 2021, já foram aplicadas mais de 20 mil infrações por calotes e mais de 33 mil multas de trânsito. As equipes ainda realizaram mais de 5.100 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. O programa, coordenado pela Seop, levou à redução de 90% do vandalismo nas estações da Transoeste, Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica.

Categoria:

  • 2 de março de 2026
  • Marcações: barra da tijuca ônibus articulado prisão Programa BRT Seguro

    Programa Cuidando de Quem Cuida ganha nova sala na SAS  – CGNotícias

    A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) inaugura, na próxima sexta-feira (6), um novo espaço dedicado ao cuidado com a saúde mental de seus servidores. A sala será utilizada pelo Programa Cuidando de Quem Cuida, iniciativa criada em 2017 para oferecer acolhimento e escuta individualizada no ambiente de trabalho. 

    Localizado na nova sede da Secretaria, o espaço foi estruturado para garantir atendimento mais acessível aos servidores, já que o prédio concentra a maior parte das equipes desde o final do ano passado. Antes, os atendimentos individuais eram realizados no CCI Vovó Ziza. 

    As sessões serão conduzidas por estagiários, sob supervisão de professores do curso de Psicologia da Faculdade Insted, que renovou a parceria com a SAS. 

    Além dos atendimentos individuais, o programa mantém atividades multidisciplinares, como capacitações temáticas, intervenções psicossociais nos equipamentos da rede e grupos reflexivos. 

    Todos os serviços são gratuitos e voltados à prevenção de doenças de origem emocional relacionadas ao exercício profissional. Em 2025, já foram realizados 774 atendimentos. 

    Publicado em Sem categoria

    Cristo será iluminado em campanha de combate à violência de gênero

    Por MRNews

    Nesta terça-feira (3), às 20h, será lançada uma iniciativa de conscientização e prevenção da violência contra mulheres e meninas que utilizará o ciclo de preparação para a Copa do Mundo FIFA 2027 de futebol feminino como plataforma de mobilização social.

    Para marcar o lançamento da Campanha “Feminicídio Nunca Mais”, o monumento do Cristo Redentor será iluminado na cor teal (verde-azulado) — símbolo global de solidariedade às sobreviventes de violência e de compromisso com a mudança cultural.

    A iniciativa é coliderada pela NO MORE Foundation, organização global dedicada ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, em parceria estratégica com a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Cristo Redentor, pela Obra Social Leste Um – O Sol e pelo Instituto Redemptor.

    Web reage após atitude de Babu com Chaiany no BBB26 e pede expulsão do participante

    Dólar sobe para R$ 5,16 após escalada de conflito no Oriente Médio

    Como parte da campanha, a TV Brasil vai veicular nos intervalos dos jogos uma campanha de conscientização com a participação de atletas, como Raí e Formiga. Emissora pública da EBC, a TV Brasil é a maior detentora de direitos de transmissão do futebol feminino no país.

    O anúncio ocorre durante a NO MORE Week, mobilização global anual dedicada à conscientização sobre o impacto da violência doméstica e sexual. A Embratur apoiará ações voltadas à promoção do Brasil como destino seguro e comprometido com valores contemporâneos de equidade, diversidade e responsabilidade social — dimensões cada vez mais determinantes na escolha de destinos turísticos globais.

    Prêmio TV Brasil Petrobras para Elas

    No mesmo horário e local, será lançado, aos pés do Cristo Redentor, o Prêmio TV Brasil Petrobras para Elas, iniciativa inédita da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Petrobras. A premiação nasce com o propósito de ser o principal reconhecimento anual do futebol feminino brasileiro, unindo excelência esportiva, fortalecimento institucional e compromisso social.

    O Prêmio TV Brasil Petrobras para Elas será concedido para preencher uma lacuna histórica: a inexistência, no Brasil, de uma premiação exclusiva dedicada ao futebol feminino. A votação para o prêmio será feita entre as capitãs e treinadoras e treinadores das equipes brasileiras. O prêmio também terá uma categoria “Futebol Feminino Contra o Feminicídio”.

    Gonet limita pagamento de penduricalhos no MP após decisão do STF

    Ex-secretária do Careca do INSS diz que tinha acesso a cofre

    Serviço: Lançamento da Campanha “Feminicídio Nunca Mais” e do Prêmio TV Brasil Petrobras para Elas – 3 de março de 2026, a partir das 20h, no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ)

    Com maior crescimento do país, agro de MS é fruto de incentivo, modernidade e sucesso do homem do campo

    Potência e referência nacional, o agronegócio de Mato Grosso do Sul segue em destaque no Brasil, tendo o maior crescimento do país entre os estados em 2025. Este cenário positivo, que está em plena expansão é fruto da capacidade, tecnologia e dedicação do produtor, aliado a uma política estadual de apoio e incentivo ao homem do campo.

    O que não faltam são exemplos positivos que ajudaram a construir esta história de sucesso no Estado. Na região de Bandeirantes, próximo a MS-245, a Fazenda Cachoeirão começou suas atividades em 1952, há 74 anos atrás. Em uma região de Cerrado, a criação de gado era a única alternativa.

    “Nesta época que meus pais começaram a criar gado aqui na fazenda, nem existia braquiária. Somente na década de 70 que a Embrapa trouxe (braquiária) e começou a se formar as pastagens. Foi o primeiro grande avanço na pecuária em termos de produção”, contou Nedson Rodrigues, um dos proprietários da fazenda.

    Criação de bovinos na Fazenda Cachoeirão, em Bandeirantes

    Rodrigues contou que a partir de 1991 junto com seu irmão assumiram a administração da fazenda (Cachoeirão) e começaram a intensificar o processo produtivo, no entanto uma grande mudança ocorreu em 2005 quando resolveram também entrar na agricultura, mesmo estando segundo ele, em um solo fraco e arenoso.

    “Encaramos este desafio e começamos a integração de agricultura e pecuária. Com todas as tecnologias disponíveis vimos que era possível conseguir fazer uma boa produção de grãos, mesmo em terras mais fracas. Fomos pioneiros aqui na região. Hoje temos uma pecuária bastante intensiva em pastagens de excelente qualidade e uma produção de grãos com ótima performance”.

    O produtor cita que na pecuária faz o ciclo completo de cria, recria, cruzamento industrial, com fornecimento e melhoramento de material genético para outros criados, assim como confinamento e abatimento de animais precoces com 14 meses, acima de 20 arrobas. “Ainda promovemos a rotatividade do pasto, para que o gado sempre tenha uma alimentação de qualidade. O filé mignon é a ponta da folha”.

    Na agricultura tem a produção de milho, soja e feijão, inclusive com a implantação de irrigação na fazenda, para aumentar a produtividade. Ao todo a fazenda familiar dispõe de 37 funcionários registrados, além dos terceirizados, em uma área de 7,5 mil hectares, com 22% de reserva legal e o restante dividido entre pecuária e grãos.

    “É uma gestão bem profissional porque os negócios vão ficar crescendo e se você não se profissionalizar então a gente faz uma gestão bastante profissional. Já investimos também na sucessão familiar onde já temos filhos, sobrinhos também participando de administração, para dar continuação a esse legado”.

    Pecuária de Mato Grosso do Sul é destaque nacional

    Exemplo de sucesso, Nedson avalia que o agronegócio no Estado está forte, em plena ascensão, com uma diversificação na produção, e uma política públicas bem consolidadas ao setor no Estado.

    “Não depende apenas de dois produtos. Tem soja, milho, amendoim, laranja, o Vale da celulose, além da produção de carne. Não devemos pata nenhum estado, somos inclusive referência tanto em genética, como na qualidade da carne. É muito gratificante este reconhecimento. Vejo um futuro promissor, com um agro cada vez mais profissional. Só vejo caminho de crescimento”, garantiu.

    Para nova geração diz que o lema deve continuar sendo “trabalho e muito trabalho”, aliado a muita dedicação, informação e tecnologia. “Eles precisam sempre estar se atualizando, olhando para o futuro para continuar este legado tão bonito construído em Mato Grosso do Sul”.

    Resultados e incentivos

    Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do agro em 2025 entre os estados, tendo um aumento de 18,6%, seguido por Mato Grosso (18,5%) e Goiás (13,4%). Estes são dados são disponíveis pela Resenha Regional do Banco do Brasil, que teve sua última atualização em fevereiro deste ano.

    Para construir este cenário o Governo do Estado criou uma série de programas de apoio e incentivo ao homem do campo. Entre eles se destacam o Proape (Programa de Apoio à Produção Agropecuária), Precoce MS (incentivo a produção de bovinos de corte de alta qualidade), Leitão Vida (incentivo e fortalecimento a suinocultura), Peixe Vida (apoio a cadeia produtiva da psicultura).

    Além do programa “Carne Sustentável”, que incentiva a produção de carne bovina sustentável e orgânica no Pantanal, assim como o Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água). Todos eles liderados e coordenados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

    Fazenda Cachoeirão é um dos exemplos de sucesso em MS

    Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
    Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS

    ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens de apoio e entrevistas completas

    Com educação profissional e qualificação, população de MS é beneficiada com melhores oportunidades de emprego

    Oportunidades de crescimento profissional, com qualificação que resulta em melhoria de emprego e aumento da renda, tornam o Mato Grosso do Sul o segundo estado do Brasil em capital humano, destaque nacional na geração de vagas de trabalho.

    Dados reais que impulsionam o Estado, mas com reflexo direto na vida dos sul-mato-grossenses, que buscam melhoria da renda por meio de qualificação e melhores vagas de trabalho.

    E o retorno ao ambiente escolar garante novas perspectivas de emprego e renda para muitos trabalhadores, que encontram oportunidades com apoio de políticas públicas desenvolvidas em diferentes áreas do Governo do Estado.

    Vanessa decidiu mudar a área de atuação, e encontrou oportunidade por meio de curso oferecido pela SED, que teve início em 2016, de acordo com o coordenador Pedro.

    É o caso de Vanessa Amorim, 38 anos, que mesmo com carreira consolidada na área de consultoria em telecomunicações, decidiu mudar de campo de atuação e voltar a estudar. Ela iniciou o curso técnico em enfermagem oferecido pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e se prepara para trabalhar com o que sempre sonhou.

    “É a primeira vez que eu faço um curso técnico, quero atuar na enfermagem. Eu sempre gostei da área da saúde, mas nunca tive oportunidade financeira para estudar. Então soube que tinha o curso gratuito, me inscrevi, fiz a prova e passei”, relatou Vanessa.

    Thaiane realizou estágio em uma UBSF e também no HRMS. (Foto: arquivo pessoal)

    Thaiane Matias Rodrigues, 22 anos, iniciou o curso técnico aos 17 anos, quando ainda cursava o 3° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobo, no Bairro Parati, em Campo Grande. “Eu sempre tive interesse pela área da saúde e enxergava na profissão uma oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional. Além disso, eu sabia que uma formação técnica poderia me inserir mais rapidamente no mercado de trabalho e transformar minha realidade”, disse Thaiane.

    Com aulas teóricas e práticas, ela ampliou seus conhecimentos e a visão sobre a área da saúde, especialmente no ambiente hospitalar. Durante o curso que concluiu em dezembro de 2022, ela realizou estágio na UBSF José Abraão e no HRMS (Hospital Regional). “Minha experiência no curso foi extremamente enriquecedora. Após a conclusão, consegui me inserir no mercado de trabalho. Desde o início, consegui uma remuneração acima da média, o que demonstrou o quanto a qualificação técnica agregou valor ao meu perfil profissional”, pontuou a profissional.

    Ela também pontuou sobre a importância entre a educação profissional e o mercado de trabalho, determinante para garantir colocação rápida. “Meu encaminhamento ao mercado de trabalho ocorreu principalmente em razão da formação recebida e da preparação prática proporcionada pelo curso. Atualmente, estou em processo de formação em logística. Sou profundamente grata à iniciativa do Governo do Estado por viabilizar essa oportunidade de forma gratuita, pois sem esse acesso eu não teria condições financeiras de custear a formação”, disse Thaiane.

    O coordenador do curso técnico em enfermagem do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, Pedro Augusto de Miranda, explica que o Estado lançou o catálogo de cursos da área da saúde em 2015, e no ano seguinte já teve início a primeira turma. “A gente já está na terceira oferta da educação profissional da área da enfermagem. Hoje nós temos quatro turmas em andamento, duas no período vespertino e duas no período noturno. Nós estamos totalizando em torno de 120 estudantes. O curso teve uma evidência muito maior no período da pandemia, onde a gente viu a necessidade de formar novos profissionais”, disse Pedro Augusto.

    A educação profissional está integrada aos itinerários formativos do Ensino Médio, disponível em todos os municípios para todos que cursam esta etapa da educação básica – ou concluintes. Atualmente, o Estado tem aproximdamente 40 mil estudantes que cursam algum itinerário da educação profissional.

    Voucher Desenvolvedor

    Para Rafael dos Santos, 21 anos, as expectativas profissionais também mudaram de rumo após participar de uma ação do Governo do Estado, o programa Voucher Desenvolvedor.

    Estudante de Direito até 2024 – quanto também atuava como estagiário na área –, ele decidiu trancar a faculdade para ingressar na formação técnica, e atualmente trabalha como desenvolvedor em uma startup.

    “Foi meu pai quem comentou sobre a prova do programa Voucher Desenvolvedor. Resolvi tentar e acabei passando. Foi ali que tive meu primeiro contato com a programação, e meu interesse pela área só cresceu. Com o tempo, percebi que tinha me encontrado profissionalmente nesse caminho”.

    No ano passado ele participou de três etapas de uma seletiva para as competições profissionalizantes da área de desenvolvimento de sistemas do Senac e foi selecionado. “Passei por um treinamento intenso de cerca de oito horas por dia durante sete meses e, em setembro, tive a oportunidade de representar Mato Grosso do Sul nas competições no Rio de Janeiro, ficando em segundo lugar a nível nacional”, disse.

    Para ele, a experiência mudou completamente seus planos, e abriu novos horizontes para esta nova área, com foco na tecnologia. “O programa mudou a minha vida. Foi uma oportunidade de conhecer pessoas da área, me desenvolver profissionalmente e crescer também como pessoa. Tive a chance de participar de projetos que jamais imaginei fazer parte e chegar a lugares que nunca pensei em conhecer ou conquistar”, finalizou Rafael.

    Rafael, durante competição que participou de competição nacional após ser um dos selecionados pelo Voucher Desenvolvedor (Fotos: arquivo pessoal).

    O programa Voucher Desenvolvedor, contribui para formação estratégica na área de tecnologia da informação e amplas oportunidades no mercado de trabalho, por meio do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O setor de desenvolvimento de sistemas apresenta crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados e as possibilidades de inserção e ascensão profissional na área de tecnologia da informação.

    Iniciativas como o programa ampliam o acesso à qualificação gratuita e fortalecem a empregabilidade dos participantes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

    As vagas do programa que integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul) são oferecidas em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso.

    O programa Voucher Desenvolvedor amplia o acesso à formação técnica de qualidade na área de desenvolvimento de sistemas, uma oportunidade de qualificação profissional gratuita para estudantes do ensino médio e egressos. A iniciativa fortalece a formação de novos profissionais de tecnologia no Estado, contribuindo para o atendimento às demandas do mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico regional.

    Emprego

    Além as diferentes formas de qualificação para o mercado, a busca por melhores oportunidades de trabalho impulsionou Caroline Auxiliadora de Santana, 24 anos, a mudar de emprego. “Em abril de 2025, eu estava descontente com meu trabalho e, enquanto navegava pelas redes sociais, me deparei com uma matéria sobre a Funtrab que oferecia várias vagas de emprego. Resolvi ir até lá para saber mais e, encontrei uma vaga aberta na área de assistente administrativo, que era exatamente o que eu procurava”.

    Com outros atrativos, como melhor salário e benefícios, além de ser mais próximo de sua residência, Caroline fez a entrevista no dia seguinte e já foi chamada para iniciar no novo emprego. “Consegui a vaga de assistente administrativo. Estou satisfeita no meu serviço, gosto bastante do que faço”, disse a assistente.

    Para conseguir o primeiro emprego, Christian Eduardo Bueno, 16 anos, também procurou a Funtrab, mas no caso dele, precisa ainda frequentar as aulas na Escola Estadual Padre José Scampini. “Em menos de uma semana ele já foi empregado, foi rápido. Ele estuda a noite, e o horário de trabalho é na parte na manhã”, explicou a mãe do adolescente, Gracielle Aparecida Ferreira, 36 anos.

    Mato Grosso do Sul se destaca com crescimento econômico e políticas públicas de inclusão social, com oportunidades de ascensão social para estudantes e trabalhadores. O Estado é o primeiro do País em mobilidade social – com 2,9% – e o segundo com menor taxa de desocupação – apenas 2,4%, índice trimestral do PNAD/IBGE.

    Índices que na prática, permitem que Christian sonhe e tenha meios de realizar seus projetos pessoais. “Eu decidir trabalhar para evoluir profissionalmente. Consigo conciliar os estudos e o trabalho com organização. Agora sou assistente administrativo, mexo com planilhas, excel, dados. E no futuro pretendo estudar administração ou direito”, disse o estudante.

    Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
    Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

    ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens de apoio e sonoras.

    Publicado em Sem categoria

    Estimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveis

    Por MRNews

    As previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2026 – a expansão da economia e o índice de inflação – ficaram estáveis na edição desta segunda-feira (2) do Boletim Focus. A pesquisa com instituições financeiras é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).

    A estimativa para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

    Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025 a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para esta terça-feira (3).

    Web reage após atitude de Babu com Chaiany no BBB26 e pede expulsão do participante

    Dólar sobe para R$ 5,16 após escalada de conflito no Oriente Médio

    Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando alcançou 4,8%.

    A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,42 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

    Inflação

    Após sete semanas seguidas de queda, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – permaneceu em 3,91% para este ano. Para 2027, a projeção da inflação passou de 3,8% para 3,79%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5%, para ambos os anos.

    A estimativa para a variação de preços em 2026 se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

    Gonet limita pagamento de penduricalhos no MP após decisão do STF

    Ex-secretária do Careca do INSS diz que tinha acesso a cofre

    Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o IBGE, o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.

    Juros básicos

    Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não interferiu nos juros na última reunião, pela quinta vez seguida, no fim de janeiro.

    A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.

    A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi reduzida nesta edição do Boletim Focus – de 12,13% ao ano para 12% ao ano até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

    Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

    Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

    GCM atende ocorrência de violência doméstica no Parque São Bento – Agência de Notícias



    2 de março de 2026

    16:55

    Por: Secom

    Fotos: GCM

    A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada, via Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), por funcionários da unidade Pronto Atendimento (PA) do bairro Parque São Bento, na Zona Norte da cidade, às 21h56 de domingo (1º). A ocorrência de violência doméstica, seguida por movimento de legítima defesa, envolveu a vítima (uma mulher de 68 anos) e o acusado (de 67 anos).

    A solicitação foi registrada pela recepção do PA, informando que o atendimento envolvia agressão mútua entre o casal. A mulher solicitou apoio da GCM, pois o agressor era atendido no mesmo local.

    A equipe deslocou-se diretamente ao PA, onde fez contato com a vítima, que apresentava cortes e sangramento em um dos dedos da mão. Ela relatou que os ferimentos ocorreram em sua residência, após discussão com o companheiro, que a teria agredido com um espremedor de limão.

    Ainda conforme o relato, na tentativa de se defender e cessar a agressão, a vítima reagiu com uma faca, ocasionando ferimento no agressor. O homem também foi localizado na mesma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico em razão de lesão na região do rosto.

    Após a liberação médica, ambos foram conduzidos à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. O acusado foi encaminhado ao Plantão da Policial Civil, onde permaneceu preso pelo crime de violência doméstica. A vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde, para continuidade dos cuidados médicos.

    Funsat disponibiliza 1.209 vagas nesta terça-feira (3) – CGNotícias

    A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza, nesta terça-feira (3), um total de 1.209 vagas de emprego intermediadas pela Agência de Empregos do órgão. As oportunidades abrangem 118 profissões diferentes, ofertadas por 125 empresas de Campo Grande, fortalecendo a conexão entre trabalhadores e o mercado local.

    Para participar dos processos seletivos, é fundamental que o candidato esteja com o cadastro atualizado no sistema da Fundação. A atualização pode ser realizada por meio da Carteira de Trabalho Digital ou presencialmente na sede da Funsat. A medida garante que o perfil profissional esteja adequado às exigências das empresas, ampliando as chances de encaminhamento para entrevistas.

    Entre as vagas com maior número de postos disponíveis estão:

    • Açougueiro (10 vagas)
    • Atendente de lanchonete (32 vagas)
    • Conferente de carga e descarga de mercadoria (2 vagas)
    • Farmacêutico (2 vagas)
    • Operador de caixa (139 vagas)
    • Preparador físico (2 vagas)
    • Técnico de frutas e hortaliças (7 vagas)
    Oportunidades de “perfil aberto”

    A Agência também destaca 758 vagas de perfil aberto, que não exigem experiência prévia, ampliando o acesso de trabalhadores ao mercado formal. Entre as funções disponíveis estão:

    • Auxiliar de cozinha (16 vagas)
    • Auxiliar de limpeza (100 vagas)
    • Frentista (2 vagas)
    • Operador de Telemarketing Ativo (50 vagas)
    • Pedreiro (7 vagas)
    • Vendedor interno (2 vagas)

    Para trabalho temporário, há 11 vagas, distribuídas entre garçom (10) e encarregado de obras (1).

    Inclusão e oportunidades para PCD

    Reforçando seu compromisso com a inclusão, a Funsat oferece 82 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD), contemplando as funções de:

    • Auxiliar de confecção (80 vagas)
    • Auxiliar de linha de produção (1 vaga)
    • Porteiro (1 vaga)

    As informações detalhadas sobre essas oportunidades podem ser obtidas no Guichê 1, localizado no piso térreo da sede da Fundação.

    Atendimento à população

    A Funsat atende a população em dois endereços:

    • Sede Central: Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória
    • Polo Moreninhas: Rua Anacá, 699

    A Fundação reforça que manter o cadastro atualizado é essencial para garantir o encaminhamento às vagas disponíveis. A intermediação de empregos realizada pela Funsat contribui diretamente para o fortalecimento da economia local e para a geração de oportunidades aos trabalhadores de Campo Grande.

    #ParaTodosVerem
    A imagem mostra a recpção da funsat cheia

    Publicado em Sem categoria

    Web reage após atitude de Babu com Chaiany no BBB26 e pede expulsão do participante

    Por MRNews

    Web reage após atitude de Babu com Chaiany no BBB26 e pede expulsão do participante

    Uma cena exibida no BBB26 gerou forte repercussão nas redes sociais e colocou Babu no centro de uma nova polêmica dentro do reality show. Internautas passaram a criticar a postura do ator após uma interação com Chaiany que foi considerada inadequada por parte do público.

    O momento rapidamente viralizou, especialmente no X (antigo Twitter), onde diversos usuários passaram a cobrar um posicionamento da produção do programa.

    O que aconteceu?

    Em vídeos que circulam nas redes, Babu aparece sentado enquanto Chaiany conversa com ele em pé, ao seu lado. Durante a interação, o ator toca a cintura da sister, faz um comentário sobre a aparência dela e, em seguida, segura seu braço enquanto elogia seus cílios.

    Para parte dos telespectadores, a atitude foi vista como invasiva. A partir da repercussão, surgiram pedidos de advertência e até de expulsão do participante.

    Dólar sobe para R$ 5,16 após escalada de conflito no Oriente Médio

    Gonet limita pagamento de penduricalhos no MP após decisão do STF

    “Teve gente que já foi expulsa por muito menos”, escreveu um usuário nas redes sociais. Outro comentou: “A produção precisa analisar essa cena com cuidado”.

    Nova declaração aumenta a polêmica

    A situação ganhou ainda mais destaque após outro vídeo começar a circular. Nele, Babu afirma que Chaiany teria exagerado na bebida durante a festa do líder e feito um gesto íntimo com ele.

    Chaiany rebateu imediatamente a declaração. A sister negou a acusação, afirmou não se lembrar de qualquer atitude do tipo e demonstrou indignação com a insinuação.

    O trecho intensificou os debates online e ampliou a mobilização contra o participante.

    Ex-secretária do Careca do INSS diz que tinha acesso a cofre

    Enquete BBB26; parcial aponta participante com mais de 55% dos votos no Paredão Falso

    Equipe de Chaiany se manifesta

    Diante da repercussão, a equipe de Chaiany divulgou uma nota nas redes sociais criticando duramente a fala do ator. No comunicado, a situação foi classificada como “absurda” e foi solicitado que o caso seja analisado com responsabilidade pela direção do programa.

    Até o momento, a produção do BBB26 não anunciou qualquer medida oficial sobre o episódio. O assunto, no entanto, segue entre os mais comentados nas redes sociais e divide opiniões entre os fãs do reality.

    A expectativa agora é se haverá algum posicionamento durante a próxima edição ao vivo.

    Enquete BBB26: parcial aponta participante com mais de 55% dos votos no Paredão Falso

    O primeiro Paredão Falso do Big Brother Brasil 26 já movimenta as redes sociais e promete mexer com os rumos do jogo. De acordo com parcial atualizada de enquete, um dos emparedados aparece com mais de 55% da preferência do público para ir ao Quarto Secreto.

    A dinâmica inédita nesta edição garante vantagem estratégica importante a quem for o mais votado.


    🔥 Alberto Cowboy lidera com folga

    Segundo a parcial divulgada pelo portal Notícias da TV, Alberto Cowboy soma 55,49% dos mais de 82 mil votos computados, mantendo uma vantagem confortável sobre os adversários.

    Na sequência aparece Breno Corã, com 40,66%, enquanto Jordana Morais registra apenas 3,91% da preferência do público.

    Caso a tendência se confirme, Alberto deve ser o escolhido para deixar temporariamente a casa nesta terça-feira (3), mas não de forma definitiva.


    🎭 Como funciona o Paredão Falso

    Diferentemente de uma eliminação tradicional, no Paredão Falso o público não decide quem sai do programa de vez.

    O participante mais votado:

    • Vai para o Quarto Secreto
    • Observa o jogo sem ser visto
    • Acompanha conversas e estratégias dos colegas
    • Retorna à casa com informações privilegiadas

    Para os demais confinados, porém, tudo acontece como se fosse uma eliminação comum. O anúncio oficial será feito por Tadeu Schmidt durante o programa ao vivo.


    🗳️ Resultado oficial será no Gshow

    Vale lembrar que a enquete é apenas um termômetro. O resultado válido é aquele contabilizado pelo sistema oficial do Gshow, que soma:

    • Voto Único
    • Voto da Torcida

    O anúncio definitivo ocorre após o discurso do apresentador na edição ao vivo.


    📺 Expectativa alta no BBB26

    A primeira grande reviravolta do BBB26 já mostra que o público está engajado. O Quarto Secreto pode mudar alianças, fortalecer rivalidades e alterar completamente a dinâmica da casa nas próximas semanas.

    Resta saber se Alberto Cowboy confirmará o favoritismo ou se haverá surpresa na votação oficial.

    A resposta será conhecida na noite desta terça-feira.

    Paredão falso agita o BBB26: Alberto Cowboy, Breno ou Jordana irá para o Quarto Secreto

    A sétima berlinda do Big Brother Brasil 26 promete mudar completamente os rumos do jogo. O público vota neste domingo (1º) em um Paredão que, na verdade, é falso — ou seja, não haverá eliminação real.

    O participante mais votado entre Alberto Cowboy, Breno e Jordana será enviado ao temido Quarto Secreto, onde ficará isolado temporariamente, acompanhando tudo o que acontece na casa sem ser visto pelos demais confinados.

    Como funciona o Paredão Falso

    A dinâmica especial permitirá que o “eliminado” tenha acesso a informações privilegiadas. No Quarto Secreto, o participante poderá observar conversas, alianças e estratégias por meio de monitores.

    A vantagem é estratégica: ao retornar para a casa, o brother ou sister terá conhecimento detalhado sobre quem está jogando junto e quem pode estar articulando pelas costas.

    A formação da berlinda ocorreu durante o programa ao vivo comandado por Tadeu Schmidt, que revelou ao público a existência da dinâmica especial — informação que os participantes desconhecem.

    Como foi formado o Paredão

    A semana começou com a Prova do Anjo, vencida por Alberto Cowboy. Além de garantir imunidade a um aliado, o anjo teve a possibilidade de conquistar uma proteção extra para si, mediante uma escolha estratégica envolvendo o tradicional vídeo da família.

    Outro ponto decisivo foi a dinâmica do “Exilado”. Desde sexta-feira (27), Breno estava isolado na área externa da casa, após sobrar em uma atividade específica. O isolamento aumentou a tensão entre os confinados e influenciou diretamente a formação da berlinda.

    Na votação:

    • Jordana foi indicada pela Líder da semana, Samira
    • Marciele recebeu seis votos da casa e puxou Breno no contragolpe
    • Alberto foi emparedado por consequência da dinâmica do Exilado
    • No Bate-Volta, Marciele conseguiu se salvar

    Com isso, Alberto Cowboy, Breno e Jordana disputam o Paredão Falso.

    Expectativa do público

    A revelação do Quarto Secreto costuma movimentar intensamente o jogo e as redes sociais. O participante que retornar pode provocar reviravoltas, confrontos e até mudanças definitivas de alianças.

    O resultado será divulgado no programa ao vivo, exibido pela TV Globo.

    Agora, resta saber: quem será “eliminado” e ganhará a chance de espiar tudo antes de voltar para a casa mais vigiada do Brasil?

    Enquete BBB26: parcial com mais de 100 mil votos indica eliminação de Pipoca

    A disputa do quinto Paredão do BBB26 segue movimentando o público e as redes sociais. A enquete mais recente, que já ultrapassou a marca de 100 mil votos, aponta um cenário praticamente definido às vésperas do anúncio oficial. A tendência indica a eliminação de um participante do grupo Pipoca na noite desta terça-feira (17).

    O resultado oficial será revelado ao vivo no Big Brother Brasil 26, exibido pela TV Globo, mas as votações paralelas já dão uma prévia do que pode acontecer.

    Marcelo Alves lidera rejeição

    Emparedado ao lado de Samira Sagr e Solange Couto, Marcelo Alves aparece como o mais rejeitado nas parciais divulgadas por portais especializados. Segundo a enquete do site Notícias da TV, ele soma 54,31% dos mais de 100 mil votos computados até a última atualização.

    O percentual é superior à soma das porcentagens de suas duas adversárias, o que indica ampla vantagem na disputa pela saída. Para reverter o quadro, Marcelo precisaria de uma mudança significativa nas últimas horas de votação — algo que, até o momento, não se desenha nas projeções.

    Samira e Solange respiram mais aliviadas

    Na segunda posição aparece Samira Sagr, com 26,08% da rejeição popular. Embora ainda esteja em situação de risco, a sister mantém uma diferença considerável em relação ao primeiro colocado na enquete.

    Já Solange Couto surge como a menos ameaçada do trio, registrando 19,61% dos votos. A atriz, que tem trajetória conhecida fora da casa, parece contar com uma base de apoio mais consolidada neste paredão.

    A edição exibida na segunda-feira pouco alterou o cenário da votação, mantendo a tendência que já vinha sendo observada desde a formação da berlinda.

    Enquete não define resultado oficial

    Apesar da ampla participação do público, é importante destacar que enquetes realizadas por portais de entretenimento não possuem caráter científico e não interferem no resultado oficial.

    A eliminação será definida exclusivamente pelos votos registrados na plataforma oficial do programa, o Gshow. Ainda assim, as parciais costumam refletir uma tendência relevante do público que acompanha o reality diariamente.

    Com o clima cada vez mais tenso na casa e torcidas mobilizadas nas redes sociais, resta saber se o resultado ao vivo confirmará o que as enquetes já indicam ou se haverá uma reviravolta inesperada no BBB26.


    Tags: BBB26, enquete BBB26, paredão BBB26, votação BBB, Marcelo Alves, Samira Sagr, Solange Couto, TV Globo, reality show

    Enquete BBB26: parcial do Paredão de Carnaval aponta favorito para sair

    O clima esquentou no Big Brother Brasil 26 após a formação do Paredão na noite deste domingo (15), em pleno Carnaval. A berlinda da semana foi definida com Marcelo, Solange Couto e Samira disputando a permanência na casa mais vigiada do país.

    A votação movimentou alianças, expôs estratégias e deixou o público ainda mais atento às movimentações dentro do jogo.


    Como foi formada a berlinda

    A noite começou com a dinâmica do Bloco do Paredão, que já colocou Alberto Cowboy, Breno e Solange Couto em situação de risco. No entanto, a mesma dinâmica garantiu imunidade a Milena, que escapou da votação tradicional.

    Na sequência, a Prova do Anjo também teve impacto direto na formação. A vencedora da semana, Gabriela Saporito, decidiu imunizar Chaiany Andrade, protegendo a aliada de qualquer possibilidade de ir ao Paredão.

    Como Líder da semana, Jonas Sulzbach teve a responsabilidade de indicar um participante diretamente à berlinda. Ele escolheu Marcelo, justificando a decisão com base em estratégias e atitudes recentes dentro do confinamento.

    Na votação aberta da casa, Jordana recebeu 10 votos e foi a mais votada. Já Samira acumulou 3 votos e também entrou na disputa.

    Na prova do Bate e Volta, Jordana conseguiu se salvar, assim como Alberto Cowboy e Breno, deixando o Paredão oficialmente formado por:

    • Marcelo
    • Solange Couto
    • Samira

    Parcial da enquete indica possível eliminado

    Segundo enquete divulgada pelo portal Notícias da TV, Marcelo aparece na liderança para deixar o programa, com 54,84% dos votos. Solange Couto surge em segundo lugar, com 24,73%, enquanto Samira registra 20,43%.

    Vale lembrar que enquetes não têm caráter oficial e servem apenas como termômetro da opinião pública. O resultado definitivo será anunciado ao vivo na próxima terça-feira (17), durante a edição do programa na TV Globo.


    Expectativa para a eliminação

    O Paredão formado no domingo de Carnaval aumenta ainda mais a tensão na casa. Marcelo, indicado diretamente pelo Líder, enfrenta forte rejeição nas parciais, mas o cenário pode mudar até o encerramento da votação.

    Enquanto isso, as torcidas se mobilizam nas redes sociais e o clima entre os confinados promete ficar ainda mais delicado nos próximos dias.

    A reta da semana será decisiva para o rumo do jogo no BBB26, que segue entregando reviravoltas e emoções ao público.

    Projeto apoiado pela Fundect usa nanotecnologia para ampliar efeito de quimioterápicos – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), avançou no desenvolvimento de uma nova forma de “transportar” medicamentos usados na quimioterapia.

    O transporte é como o medicamento entra no organismo, circula pelo corpo e chega à célula doente. Em testes experimentais, a tecnologia alcançou até 99,6% de inibição do crescimento tumoral e redução superior a 90% no peso dos tumores, ou seja, o câncer cresceu menos e permaneceu menor.

    O projeto foi contemplado pela Chamada Especial Fundect/UFMS 23/2022 – Atração de Recém-doutores para Mato Grosso do Sul, com recursos da Fundect, e também recebeu recursos do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa voltada ao fortalecimento da pesquisa científica aplicada à saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde.

    O estudo trabalha com nanopartículas, estruturas extremamente pequenas (milhares de vezes menores que a espessura de um fio de cabelo, por exemplo). Produzidas a partir de sílica, essas partículas funcionam como “veículos” dos medicamentos, levando o quimioterápico, através do corpo, diretamente até as células doentes. Desta forma, é possível manter o efeito do tratamento utilizando quantidades menores do fármaco.

    “O planejamento do tamanho e da morfologia da matriz carreadora, assim como a adição dos fármacos, foi bem-sucedido, mantendo a atividade anticâncer dos medicamentos e reduzindo as concentrações necessárias”, afirma o professor da UFMS, Marcos Utrera Martines, responsável pela pesquisa. Nos testes realizados em laboratório, as nanopartículas demonstraram forte capacidade de impedir a multiplicação das células tumorais. Os resultados também indicaram alta seletividade, ou seja, a tecnologia foi muito mais eficaz contra células cancerígenas do que contra células saudáveis, o que aponta para a possibilidade de reduzir efeitos colaterais comuns da quimioterapia tradicional.

    Em uma etapa seguinte, os pesquisadores avaliaram o desempenho da tecnologia em testes experimentais que analisaram o crescimento e o peso dos tumores. As nanopartículas contendo citarabina e doxorrubicina apresentaram os melhores resultados, com índices de inibição do crescimento tumoral de até 99,6% e redução do peso tumoral acima de 90%.

    A pesquisa também utilizou o ácido fólico como estratégia de direcionamento. Muitas células cancerígenas apresentam grande quantidade de receptores dessa substância, o que facilita que o medicamento seja conduzido preferencialmente até o tumor.

    O professor Martines explica que o ácido fólico funciona como um ‘endereço’ para o medicamento, pois muitas células cancerígenas têm mais receptores dessa substância em sua superfície. “O ácido fólico é usado como direcionador de fármacos porque diversas células cancerígenas superexpressam receptores de folato na sua superfície”, completa.

    O projeto resultou ainda em pedidos de patentes e apresenta potencial de transferência tecnológica para o setor produtivo e para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo ou da criação de empresas de base tecnológica. A expectativa da equipe de pesquisadores é que, com a continuidade dos estudos, a tecnologia contribua para ampliar o acesso a tratamentos mais eficientes e com menor impacto ao organismo.

    “Ao apoiar projetos como este, a Fundect fortalece a pesquisa científica em Mato Grosso do Sul, estimula a formação de pesquisadores qualificados atraindo mais doutores para nosso Estado e contribui para o desenvolvimento de tecnologias com potencial de aplicação futura no Sistema Único de Saúde”, afirma Cristiano Carvalho, diretor-presidente da Fundect.

    Fundect: MS ama Ciência

    A partir desta publicação, a Fundect inicia a série de reportagens Fundect: MS ama Ciência. O objetivo é divulgar pesquisas apoiadas pela Fundect que já apresentam resultados com potencial de impacto para a sociedade.

    Ao longo das publicações, serão divulgadas informações sobre os relatórios técnicos dos projetos financiados, acompanhados de entrevistas com os pesquisadores responsáveis, destacando como o investimento público em ciência tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso do Sul.

    Comunicação Fundect
    Foto: Acervo do Pesquisador

    Publicado em Sem categoria