CEI-72 e CEI-88 realizam atividades sobre a Consciência Negra – Agência de Notícias
Novembro 29, 2024
29 de novembro de 2024
14:43
Por: Verônica Ferreira
Fotos: Sedu (divulgação)
Na semana da Consciência Negra, os Centros de Educação Infantil (CEI-72) “Sueli Gazolli Campos” e CEI-88 “Vera Aparecida Guariglia dos Santos”, ambos em Aparecidinha, realizaram diversas atividades alusivas ao tema, previstas no calendário escolar, trazendo reflexões e envolvendo a participação da comunidade.
O CEI-72 teve como tema o projeto anual “Educação para as Relações Étnico-Raciais”, que buscou formar uma consciência crítica entre os educadores e comunidade escolar, com foco na promoção da justiça social e da equidade. Os principais resultados desse trabalho podem ser observados em diversos níveis, tanto na transformação de atitudes individuais, como coletivas.
Zilda Maciel de Góes de Carvalho, orientadora pedagógica do CEI-72, comentou sobre a importância de levar esse assunto aos pequenos. “Para os estudantes de origens étnicas diversas, o trabalho com a Educação para as Relações Étnico-Raciais fortalece a identidade, principalmente de jovens e crianças negras e indígenas pois se reconhecem como parte importante da sociedade, com valor histórico e cultural, o que contribui para o aumento da autoestima e confiança”, explica ela.
Já o CEI-88 trabalhou com o Projeto “Juntos somos mais fortes”, que teve como objetivo fomentar a resiliência emocional e social das crianças, fortalecendo sua autoestima e habilidades de enfrentamento, além de estimular o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial desde os primeiros anos de vida.
A orientadora salienta que foi criado um ambiente educacional acolhedor e inclusivo na unidade. Também houve formação aos educadores e cuidadores para promover a resiliência nas atividades diárias com as crianças.
O diretor do CEI-88, Vinícius dos Santos Melo, destaca como foi o preparativo para os eventos. “Realizamos um estudo para a temática das relações étnico-raciais e, com isso, tivemos a culminância desses projetos, que incluiu a festa da família com participação da comunidade escolar. Também aproveitamos para abordar brincadeiras, culinárias, culturais, que tanto contribuiu para a formação do nosso País”, conclui.
Colaborou: Bruno Rodrigues