Agência Minas Gerais | Minas Gerais inicia vacinação contra dengue para profissionais de saúde 

Agência Minas Gerais | Minas Gerais inicia vacinação contra dengue para profissionais de saúde 

Março 4, 2026 Não Por admin

O Governo de Minas ampliou a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde que estão na linha de frente e realizam atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e profissionais administrativos. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu e distribuiu imediatamente aos 853 municípios mineiros mais de 82 mil doses da vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan e enviadas pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de operacionalizar a imunização dos profissionais com até 59 anos.

A meta estipulada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é alcançar 90% de cobertura vacinal desse público.

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a proteção desse público representa um avanço importante na prevenção contra a dengue no estado. “Agora é o momento para que os profissionais que trabalham no atendimento à população nos postos de saúde sejam vacinados contra a dengue, principalmente porque estamos no período sazonal”. 

“A vacinação se soma às ações de prevenção desenvolvidas em todo o estado e aos investimentos estaduais para reduzir os casos de arboviroses”, reforça Prosdocimi, que assegura que o imunizante de dose única é eficaz e representa uma medida estratégica para reduzir, a médio e longo prazo, a dengue como emergência de saúde pública.

A enfermeira Patrícia Soares Lamounier Simões Lima foi imunizada (Crédito: Carol Souza / SES-MG)


Profissional protegida  

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Horto, em Belo Horizonte, Patrícia Soares Lamounier Simões Lima, recebeu a dose da vacina nessa segunda-feira (2/3) e reforçou a importância do ato para o enfrentamento da dengue.  

“Tenho 50 anos e nunca peguei dengue, mas já ouvi relatos e observei, pelos casos que atendi aqui na UBS, que é uma doença grave, que traz várias complicações. Ter a vacina disponível e de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de grande importância para evitar o agravamento da doença. Tomei a dose única e recomendo a todos. Foi muito tranquilo e indolor, agora estou protegida”, relata a enfermeira. 

Ampliação 

De acordo com o Ministério da Saúde, a próxima etapa de ampliação ocorrerá de forma gradativa, iniciando pelo público adulto a partir de 59 anos até alcançar as pessoas com 15 anos de idade, conforme a disponibilidade e a entrega de doses pelo órgão federal. A previsão é que, no segundo semestre de 2026, as doses já estejam sendo distribuídas aos estados para a ampliação.  

Em Minas, o município de Nova Lima foi escolhido para um estudo-piloto nacional que avalia o impacto da imunização de mais de 50% da população em curto intervalo de tempo. A vacinação no município teve início no dia 17/1 para toda a população elegível, com idade entre 15 e 59 anos. Além de Nova Lima, o estudo também ocorre em Maranguape (CE) e Botucatu (SP).  

A vacina 100% brasileira foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, é de dose única e tetraviral, ou seja, protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 de dengue.