Benefícios da aveia + dicas de receitas

Julho 31, 2022 0 Por admin

A aveia é aquele cereal super versátil, que pode participar de várias comidas e bebidas, sendo incluída principalmente nos cafés da manhã de muitas pessoas que focam em ter uma rotina saudável. Além de nutritiva, esse alimento tem muitos outros benefícios à saúde das pessoas que nem sempre são falados ou informados em suas tabelas nutricionais.

Você pode facilmente comer frutas, iogurtes, leite e seus derivados junto com aveia e fazer pratos deliciosos e com pouquíssimas calorias. Quer saber mais sobre os benefícios de consumir aveia em todas as suas formas oferecidas?

Acompanhe o artigo a seguir e veja as informações sobre esse alimento que separamos para vocês mais algumas dicas de receitas deliciosas para preparar em casa. Confira:

Auxilia na diminuição da pressão arterial

Por possuir vários antioxidantes, a aveia ajuda a combater o aumento da pressão arterial. É um antioxidante presente no alimento que aumenta androfobia de óxido nítrico, que é uma molécula que dilata os vasos sanguíneos, auxiliando na boa circulação.

Por isso que esse alimento é indicado como um ótimo pré-treino, acompanhado de frutas que também possam ser boas para quem tem pressão alta.

Controla o açúcar no sangue

A aveia, assim como a granola, é um alimento com baixo índice glicêmico, fazendo com que o açúcar presente no alimento seja digerido mais devagar, o que provoca menores picos de insulina, fazendo uma melhor distribuição da glicose no sangue de uma pessoa.

Melhora na digestão

Não é de hoje que muitas pessoas recomendam a farinha de aveia ou aveia em flocos para ajudar na digestão, comendo com frutas como maçã, mamão, laranja, etc. Isso ocorre porque o alimento possui fibras, o que adiciona volume às fezes e retém a água para torná-las mais macias.

Dessa forma, elas tendem a se mover pelo trato digestivo e são eliminadas mais facilmente.

Dica de receita 1: Pão de aveia

Um pão é sempre bem-vindo, ainda mais se for saudável, não é mesmo?

Veja a seguir como preparar essa receita. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de farinha de aveia;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo de coco;
  • Gergelim ou chia para salpicar por cima.

Modo de preparo

Inicie o preparo desse prato adicionando os ovos e o óleo em uma vasilha. Em seguida, acrescente a farinha de aveia, o sal e misture tudo muito bem.

Após isso, adicione o fermento e misture delicadamente. Transfira essa massa para uma forma já untada e adicione chia ou gergelim por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos. Aproveite!

Dica de receita 2: Docinho de aveia

Essa vai para os amantes de doces e que estão de dieta. Para esse doce de aveia, você vai precisar de:

  • 3 xícaras de aveia em flocos;
  • 1/2 xícara de cacau em pó;
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou açúcar orgânico;
  • 1 xícara de leite desnatado;
  • 2 colheres de margarina light sem sal;
  • Amendoim torrado e moído para decorar.

Modo de preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até ter consciência de mingau, deixe esfriar. Em seguida, modele-os como uns brigadeiros e coloque nas forminhas para saborear!