Qual é o carro mais econômico da Jeep
Julho 31, 2022Com o preço do combustível nas alturas atualmente, analisar se o veículo é econômico e tem baixo consumo antes da compra é essencial para amenizar esse problema. Hoje em dia os carros que estão se destacando na lista de mais econômicos são os híbridos. A Jeep lidera nesse quesito, com a versão híbrida do Compass, que pode rodar 44 km sem gastar gasolina.
O Jeep Compass Série S 4XE foi lançado em abril deste ano e trouxe algumas novidades em relação às outras configurações do modelo, por ser o único híbrido entre os carros da Jeep. Diferente das outras versões do SUV, que são produzidas em solo nacional, essa é importada da Itália e pode ser encontrada por aqui no valor de R$360.887,00.
Acompanhe a leitura e descubra sobre a tecnologia 4xe, características desta versão e mais!
Tecnologia 4xe
Essa tecnologia tem motorização híbrida plug-in, ou seja, um motor a gasolina e um motor elétrico que quando combinados, geram potência às rodas. O responsável pelo eixo dianteiro é o motor a combustão, enquanto o motor elétrico comanda o eixo traseiro. Com isso, além da versatilidade de escolha, ganha-se ainda mais força e potência por conta da união desses dois motores.
Também é possível escolher somente o modo elétrico para zerar as emissões de CO2 e o modo E-save para manter o nível de carga da bateria do Jeep Compass.
Mecânica totalmente diferente
A versão 4xe não é flex. É equipada com motor a combustão 1.3 GSE Turbo na versão a gasolina usada na Europa, por isso entrega 180 cavalos e não 185, mas o torque é o mesmo, 27,5 kgfm.
Também se diferencia por não acionar nem o compressor do ar-condicionado nem a bomba de óleo do câmbio automático de seis marchas, que passam a ter acionamento elétrico para situações onde o motor 1.3 pode permanecer desligado com o carro em movimento.
Além disso, há um pequeno motor-gerador elétrico acoplado ao motor a combustão, chamado P1F. O principal motor elétrico, chamado P4, está no eixo traseiro.
Como fazer a recarga
Como dito anteriormente, essa configuração do Jeep Compass possui o modo E-Save que pode ser configurado para manter a carga da bateria ou para recarregar a bateria.
Outra forma de recarga é a utilização de um carregador portátil. Assim, é possível utilizar as tomadas padrão em qualquer lugar, e pela central multimídia, você escolhe a tensão que a bateria é carregada, o tempo de carregamento é de aproximadamente 4 horas na tensão máxima ou até 20 horas na tensão mínima.
Por fim, com a PlugShare, você encontra milhares de pontos de recarga espalhados pelo Brasil.
Diferenças no visual
Não são muitas as modificações no design do veículo da Jeep, mas elas existem. Começam pelo logotipos com fundo azul, passam pelas rodas com acabamento preto (e não cinza) e chegam aos faróis, que também são full-led mas têm elementos internos diferentes, porque realmente são diferentes na Europa.
As quatro cores disponíveis para ele, azul, prata, branco e preto, tem tons diferentes das usadas nos nacionais. Por dentro, e especialmente na cabine, tudo é virtualmente igual, não há diferença no acabamento entre os carros fabricados em Goiana (PE) ou em Melfi, na Itália.
Mas o quadro de instrumentos digital é de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas tem funções exclusivas, próprias para lidar com o sistema híbrido plug-in.