Hobby ou nova profissão: 4 modalidades praticadas pelos craques do futebol mundial

PHOTO

Ser atleta vai muito além de uma atividade profissional. Para a maioria dos esportistas, praticar uma modalidade é um estilo de vida, e muitos deles acabam encontrando em outros esportes uma fonte de aprendizagem, lazer e inspiração.

No caso do futebol, são muitos os jogadores que se apaixonaram por um segundo desporto, seja, como hobby, terapia ou até uma outra profissão. De Maradona a Ibrahimovic, a lista conta com craques do passado e do presente que se aventuraram em diferentes campos, quadras, mesas, ringues e tatames.

Golfe

Esporte muito comum entre os boleiros, o golfe é uma daquelas modalidades que ajudam muito no aprimoramento da concentração, benefício citado pelo meio-campista brasileiro Kaká, um dos adeptos das tacadas. Além dele, o ucraniano Andriy Shevchenko, seu ex-companheiro de Milan (ITA), também já se aventurou em outros gramados, inclusive participando de competições profissionais.

Mas, quando o assunto é golfe, o galês Gareth Bale é a grande referência no meio futebolístico. Fã declarado do esporte, o ex-jogador do Real Madrid e maior artilheiro da história da seleção do País de Gales já foi flagrado algumas vezes praticando seu hobby favorito durante as partidas do time espanhol em que ficou de fora. Agora aposentado do futebol, ele investiu de vez em outra carreira e já disputou seu primeiro torneio profissional de golfe, em fevereiro.

Jogos de cartas e de mesa

Seja pelas características desafiadoras e o aspecto intrínseco de competitividade, pelos benefícios cognitivos como a melhoria da concentração ou simplesmente por ser uma atividade de lazer para relaxar, os jogos de cartas comumente chamam a atenção de atletas de diferentes modalidades. Dentro do futebol, o inglês Wayne Rooney, por exemplo, é um grande fã da clássica roleta, enquanto o sueco Zlatan Ibrahimovic é adepto do black jack, um dos mais tradicionais e conhecidos jogos de cartas do planeta.

Já o espanhol Gerard Piqué é um excelente jogador de poker, inclusive participando de competições oficiais. Assim como ele, os também ingleses David Beckham e James Maddison, jogador do Chelsea (ING), clube recentemente comprado por um empresário americano, são outros que praticam o esporte da mente pelos cassinos da Europa.

Tênis

Um dos esportes favoritos dos boleiros, o tênis é muito indicado pelo seu baixo índice de impacto e desenvolvimento da habilidade de tomada de decisões. Curiosamente, dois brasileiros já revelaram que quase abandonaram a carreira no futebol para se dedicarem ao jogo da bolinha amarela.

 

PHOTO

O meio-campista Arthur, atualmente no Liverpool (ING), disse em entrevistas que sempre foi um grande fã de música sertaneja e que a única atividade que competia com essa paixão era o tênis. No fim, o pai o convenceu a seguir em outro esporte, no qual obteve grande sucesso e chegou à Seleção Brasileira e aos maiores clubes europeus.

Já o atacante Alexandre Pato afirmou que chegou a cogitar a mudança de profissão em 2020, após sua saída do São Paulo. Na ocasião, ele reencontrou a felicidade nas quadras de tênis e chegou a disputar torneios da modalidade, ficando em segundo lugar em um deles, antes de recuperar a vontade de jogar bola novamente.

Ex-companheiro de Pato nos tempos de Milan (ITA), o lendário zagueiro italiano Paolo Maldini levou mais a sério a transição de carreira e investiu firme no tênis. Tanto que o ex-defensor chegou a disputar uma partida profissional no ATP Challenger de Milão em 2017, quando já tinha 49 anos. Depois disso, ele preferiu seguir apenas como um praticante amador.

Lutas

Conhecidas por contribuírem para um melhor condicionamento físico, coordenação motora e concentração, as artes marciais também entram nessa lista em três modalidades distintas. O boxe foi a escolha do argentino Diego Armando Maradona para manter a forma, tendo participado inclusive de um evento beneficente em 1996. Rooney também foi pugilista e dividia seu tempo entre os treinos nos campos e nos ringues ainda nos tempos de adolescente.

Outro ícone mundial a praticar uma luta quando jovem, o francês Zinedine Zidane fez judô na época em que vivia em Marselha, sua cidade natal. Já Ibrahimovic ficou famoso por utilizar suas habilidades no taekwondo para protagonizar lances e marcar gols acrobáticos nas quatro linhas.