Papa pede paz entre nações “ensanguentadas por conflitos e miséria”

Por MRNews

Após celebrar sua primeira missa em 2026, o papa Leão XIV fez um apelo à paz no mundo, sobretudo entre “nações ensanguentadas por conflitos e miséria”.

“À medida que o ritmo dos meses se repete, o Senhor convida-nos a renovar o nosso tempo, inaugurando por fim uma era de paz e amizade entre todos os povos. Sem este desejo de bem, não faria sentido virar as páginas do calendário nem preencher as nossas agendas”, disse o pontífice a cerca de 40 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, durante a oração do Angelus.

“Rezemos todos juntos pela paz. Antes de tudo, pela paz entre as nações ensanguentadas por conflitos e miséria, mas também pela paz nos nossos lares, nas famílias feridas pela violência e pela dor. Certos de que Cristo, nossa esperança, é o sol da justiça que jamais se põe, peçamos com confiança a intercessão de Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja”, completou.

Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

Ao final da oração, Leão XIV lembrou que, desde 1º de janeiro de 1968, a data é lembrada como Dia Mundial da Paz e citou parte da mensagem que proferiu ao ser eleito novo pontífice: “A paz esteja com todos vocês”, convidando cristãos a iniciarem o novo ano desarmando corações, rejeitando toda forma de violência e manifestando apreço por iniciativas de promoção da paz em todo o mundo.

Em sua conclusão, ao recordar o oitavo centenário da morte de São Francisco, o papa concedeu sua bênção ao mundo.

Cidade da Imagem Conventinho terá eventos culturais, formações criativas e gravação de novela

A Cidade da Imagem (CDI) Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa promete uma vasta programação cultural para o ano de 2026. A equipe de produção deve fechar a programação na primeira quinzena de janeiro de 2026. A Cidade da Imagem é uma iniciativa pública privada em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e apoio do Banco do Nordeste Cultural.

“Para 2026 teremos uma vasta grade de atividades que está terminando de ser formatada, com eventos culturais, formações da indústria criativa, oportunidades de empreendedorismo, sempre com atividades gratuitas. Nossa missão é transformar através da criatividade”, destaca Luciano Ricardo, responsável pelo setor de eventos do Conventinho.

“O Conventinho é um dos maiores Hubs do Nordeste, com um impacto positivo, social, cultural, econômico e urbanístico para a sociedade pessoense e paraibana”, ressalta Luciano Ricardo.

Um dos projetos que será desenvolvido em 2026 são as gravações da novela Romaria, que acontecerão em João Pessoa e parte na cidade de Cabaceira, a ‘Roliúde Nordestina’. “É um projeto desenvolvido pelo diretor Jayme Monjardim e nós seremos um braço de apoio para o desenvolvimento das gravações e também de toda a parte de produção aqui na Capital”, explica Luciano.

Exposições – No momento o Conventinho está aberto a visitação com duas exposições. A exposição Nordeste Expandido — estratégias de (re)existir, que vai até os primeiros meses de 2026. São 195 obras de artistas nordestinos, que compõem o acervo do BNB Cultural, com telas em pintura, gravuras, arte popular, bordados e cerâmica.

A segunda exposição é intitulada ‘Galerias Urbanas’, uma exposição com participação de vários artistas, inclusive de Cybele Dantas, artista plástica e fotografa, que faleceu no início do mês de dezembro. As obras estão expostas na área externa do Conventinho, medindo mais de dois metros cada uma delas.

Conventinho – O Convento de São Frei Pedro Gonçalves, foi restaurado através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos na casa dos R$ 6 milhões, oriundos de acordos integrados entre os governos Federal e Estadual. A iniciativa possibilitou que o Conventinho se transformasse em um centro de atividades culturais e de fortalecimento da economia criativa, dando origem ao Cidade da Imagem.

O espaço é gerenciado pela Funjope, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, além da iniciativa privada, a Cidade da Imagem (CDI) Conventinho. A iniciativa visa disponibilizar à população atividades que fomentem o desenvolvimento de projetos culturais. 

Serviço

Horários de visitação das exposições:

Quarta à sexta – 9h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 20h (exceto feriados)
Localização – CDI Conventinho
Rua Padre Antônio Pereira, 54 – Varadouro/Centro Histórico

Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

Por MRNews

As novas regras sobre o trânsito de ciclomotores em via pública começaram a valer nesta quinta-feira (1º).  As exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) valem para todo o Brasil. São elas: a necessidade do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), emplacamento e licenciamento anual do veículo e a habilitação do condutor.

Os ciclomotores são os veículos de duas ou três rodas com motor de combustão interna de até 50 cilindradas (popularmente chamadas de cinquentinhas) ou com motor elétrico com potência máxima de 4 quilowatts (kW) e com velocidade de fabricação limitada a 50 quilômetros/hora (km/h).

Os veículos que ultrapassam esses limites (cilindrada, potência ou velocidade) são classificados como motocicletas, motonetas ou triciclos e já têm as respectivas regras definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

Registro, emplacamento e licenciamento

Os ciclomotores devem ser registrados e licenciados, conforme os artigos 13 e 14 da resolução.

  • veículos novos: devem sair da loja com nota fiscal e o pré-cadastro no Renavan feito pelo fabricante ou importador.
  • veículos antigos (fabricados ou importados antes da resolução): o ciclomotor pode não ter o número de chassi ou VIN (sigla em inglês de Vehicle Identification Number), o código de 17 caracteres que serve como a identidade única do veículo, com informações sobre sua fabricação, modelo e ano.

Neste caso de não possuir registro original, será necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), gravar o número de chassi (VIN), levar a nota fiscal do bem e o documento de identidade do condutor.

O CSV é emitido após inspeção veicular realizada por Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Código de Trânsito (CTB) exige que o condutor de ciclomotor tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, documento mais abrangente que autoriza o cidadão habilitado a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, de quaisquer cilindradas.

Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário

Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

Equipamentos obrigatórios

O uso de capacete é obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro de ciclomotores.

Estes veículos devem ser dotados dos equipamentos obrigatórios estabelecidos no Código de Trânsito (CTB) e pelo Contran. Entre eles:

  • dispositivo limitador eletrônico de velocidade;
  • campainha;
  • sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais;
  • espelho retrovisor do lado esquerdo; e
  • pneus em condições mínimas de segurança

Regras de circulação

Pelas regras para andar com um ciclomotor em vias públicas:

  • é proibido circular em ciclovias ou calçadas. Os ciclomotores devem se deslocar na rua, preferencialmente no centro da faixa da direita.
  • é proibido circular em vias de trânsito rápido: não podem circular em vias sem cruzamentos diretos ou semáforos, a menos que haja acostamento ou faixas de rolamento próprias.

Penalidades

De acordo com a Resolução Nº 996/2023, dirigir um ciclomotor sem habilitação ou sem registro, a licença do veículo constitui infração gravíssima, sob a pena de multa de R$ 293,47; sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da retenção do ciclomotor pelas autoridades e recolhimento do veículo até o pátio do Detran.

Agência Minas Gerais | Virada da Liberdade 2026 reúne mais de 30 mil pessoas na maior edição já realizada

A Virada da Liberdade 2026 entrou para a história como a maior edição já promovida do evento e um dos Réveillons mais simbólicos do país. Com público superior a 30 mil pessoas, a celebração gratuita tomou a Praça da Liberdade e consolidou Belo Horizonte como destino turístico de fim de ano, unindo grandes shows, tecnologia de ponta e forte valorização da identidade mineira.

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apresentação da Copasa, a Virada celebrou a chegada de 2026 com uma programação diversa, democrática e acessível, reforçando o estado como um dos principais destinos de fim de ano do país.

Calendário cultural consolidado 

Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, o crescimento do evento demonstra sua consolidação no calendário cultural: “Essa é a maior edição da Virada da Liberdade, tanto pela curadoria de artistas e nomes de peso, quanto pela duração do espetáculo de fogos e pelo show de drones, que já se tornaram tradicionais no céu de Belo Horizonte. Isso mostra a consolidação de um evento que BH e Minas Gerais merecem”, declarou. 

Ela também acrescentou que o crescimento da festa tem impulsionado a atividade turística no estado. “Por muito tempo, a cidade não teve um momento gratuito para celebrar a chegada do novo ano. E a Virada cresce ano a ano e, nesta edição, observamos um aumento de 15% na procura por ocupações na rede hoteleira da capital no período das festividades”, destacou a secretária. 

O momento da virada foi marcado por um espetáculo emocionante que combinou fogos de artifício de baixo ruído, com cerca de 5.500 disparos, e um show aéreo com aproximadamente 300 drones. As luzes desenharam no céu símbolos afetivos da cultura mineira, como o queijo, o pão de queijo quentinho, a música, as montanhas, o Mineirão, o café e outros ícones que arrancaram aplausos e emoção do público.

Homenagem especial

A edição também prestou uma homenagem especial a Lô Borges, um dos maiores nomes da música brasileira e símbolo do Clube da Esquina. O legado do artista, falecido em novembro do ano passado, esteve presente em diferentes momentos da programação, com destaque para as apresentações de Juarez Moreira e da banda Lagum, que contou com a participação de Rodrigo Borges, sobrinho de Lô. Antes da contagem regressiva, um vídeo emocionante com imagens da trajetória do músico foi exibido nos telões, tocando profundamente o público.

Com um line-up majoritariamente mineiro, a programação passou pela música infantil, instrumental, samba, pop e rock, agradando públicos de todas as idades. Além dos shows, o evento contou com operação especial de segurança, mobilidade, limpeza, acessibilidade e serviços, garantindo conforto e organização durante toda a noite.

A Virada da Liberdade é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secult-MG, com apresentação da Copasa, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, patrocínio do Instituto BAT, Codemge e Itambé, e apoio do Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, CDL-BH e Prefeitura de Belo Horizonte.

 

 

Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

Por MRNews

A limpeza do réveillon do Rio gerou 1.250 toneladas de lixo recolhidas pela Comlurb, que encerrou a megaoperação especial na cidade, na manhã desta quinta-feira (1°). Desse total, 650 toneladas foram tiradas de Copacabana. Na virada de 2025, o volume tinha sido menor. Naquela ocasião, foram recolhidas 980 toneladas de resíduos, 508 só de Copacabana. 

Na operação especial da virada de ano, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) distribuiu 5.260 garis em todos os pontos da festa organizada pela prefeitura carioca. “A quantidade de contêineres, com 7 mil equipamentos, de 240 litros e os de alta capacidade, de 1.200 litros, foi a maior de todos os tempos”, informou a Comlurb em nota.

A companhia comemorou o fato de a população ter colaborado com o trabalho dos garis utilizando os contêineres distribuídos estrategicamente ao longo da orla de Copacabana.

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário

“Agilizou o serviço de limpeza e garantiu a entrega da areia da praia e das pistas da Avenida Atlântica liberadas à população pouco antes das 10h, com tudo limpo e desodorizado”, destacou.

Somente no bairro, o serviço foi feito por 1.500 garis que utilizaram 500 equipamentos e veículos. Para o movimento desta quinta-feira na praia, a Comlurb manteve a limpeza com a equipe de manutenção até as 17h.

Para a limpeza hidráulica das vias, o esquema foi o maior já realizado na capital, usando 26 pipas d’água e 26 motobombas com sistema de alta pressão. “A Companhia atuou com 440 veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pipas d’água para lavagem das vias com água de reúso, pás mecânicas e tratores de praia, em apoio ao serviço dos garis”, indicou.

Logo cedo, às 6h, o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, já acompanhava a Operação Limpeza em Copacabana. Arraes se mostrou satisfeito porque os banhistas puderem usar a praia sem lixo já pela manhã.  “Mais uma vez a Comlurb mostra a força e comprometimento dos seus garis para entregar a praia limpa à população e as pistas liberadas antes das 10h”, disse na nota.

Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

De acordo com o presidente da Companhia, não houve intercorrência e o planejamento operacional foi cumprido à risca. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado para que os frequentadores possam curtir a praia neste feriado”, comentou.

Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 500 pessoas nos postos em Copacabana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Cerca de 230 trabalhadores da saúde estiveram envolvidos na estrutura de atendimento. Foto: Fernando Maia

A estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na orla de Copacabana, com quatro postos médicos, atendeu 512 pessoas das 17h30 do dia 31 até as 5h do dia 1°. A grande maioria dos casos foi leve, provocados por traumas (cortes, quedas, pancadas) ou mal-estar, muitos devido à excessiva ingestão de bebidas alcoólicas. Setenta e dois pacientes precisaram ser transferidos para hospitais da rede.

Cerca de 230 trabalhadores da saúde estiveram envolvidos na estrutura de atendimento, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários operacionais/administrativos dos postos, maqueiros e equipes das 30 ambulâncias, compostas por médicos, enfermeiros e motoristas. Os hospitais da rede municipal também tiveram incremento no número de profissionais para atender à demanda do réveillon.

Assistência Social distribui mais de 3 mil pulseiras de identificação para menores na festa da virada 

A Secretaria Municipal de Assistência Social atuou na identificação de crianças e adolescentes com pulseiras em que constavam dados dos responsáveis. No total dos 13 palcos da festa, foram feitas 3.523 identificações. Houve cinco casos de crianças e adolescentes perdidos, todos devidamente restituídos às suas famílias.

Categoria:

  • 1 de janeiro de 2026
  • Marcações: atendimentos copacabana postos Unidade de saúde

    Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

    Por MRNews

    O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta e deixou o Hospital DF Star no fim da tarde desta quinta-feira (1º). 

    Um comboio formado por batedores da Polícia Militar do Distrito Federal e carros pretos descaracterizados saiu por volta das 18h40 da garagem do hospital, localizado na Asa Sul, região central da capital federal, a poucos quilômetros de distância da Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro está preso desde novembro. 

    Saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do hospital em que estava internado após fazer cirurgia. Foto: Rafael Calado/TV Brasil

    Bolsonaro estava internado na unidade desde o último dia 24 e foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. 

    Em seguida, a equipe médica avaliou a necessidade de realizar outros procedimentos para conter o quadro de soluços. Ontem (31), o ex-presidente passou por uma endoscopia, quando os médicos constataram a persistência de esofagite e gastrite.

    Médicos que acompanham o ex-presidente informaram na quarta-feira (31) melhora da crise de soluços e já haviam programado a alta para hoje (1º) caso não houvesse nenhum novo problema de saúde.

    Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

    Ressaca leva bombeiros a realizarem 547 salvamentos nas praias do Rio

    Com a liberação hospitalar, Bolsonaro retorna à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde novembro após condenação de 27 anos e 3 meses pela trama golpista.

    Na manhã desta quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou pedido feito pela defesa do ex-presidente que solicitava prisão domiciliar de natureza humanitária após a alta. 

    Na decisão, Moraes avalia que a defesa de Bolsonaro não apresentou “fatos supervenientes que pudessem afastar os motivos determinantes da decisão de indeferimento do pedido de prisão domiciliar humanitária proferida no dia 19 de dezembro de 2025”.

    O documento reforça que permanece autorizado acesso integral dos médicos de Bolsonaro, com os medicamentos necessários, incluindo um fisioterapeuta, “e a entrega de comida produzida por seus familiares”.

    *Colaborou Lana Cristina, da TV Brasil

    Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário

    Por MRNews

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com 26 vetos o Orçamento de 2026, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (31).

    O Orçamento total da União para 2026 é de cerca de R$ 6,5 trilhões. O texto destaca ainda que 28% dos orçamentos fiscal e da seguridade social (OFSS) serão destinado exclusivamente para o pagamento de juros da dívida pública, o que equivale a R$ 1,82 trilhão.

    O limite global de despesas para os Três Poderes foi fixado em aproximadamente R$ 2,4 trilhões.

    Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

    Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

    Para 2026, o Orçamento sancionado prevê um superávit primário de R$ R$ 34,26 bilhões, podendo chegar a um superávit de até R$ 68,52 bilhões. Pela legislação do arcabouço fiscal, a meta será cumprida mesmo com resultado zero.

    A meta fiscal para 2026, fixada na LDO, permite um déficit primário de até R$ 6,75 bilhões.

    Não serão consideradas na meta de déficit primário as despesas de investimento destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, limitadas a R$ 5 bilhões.

    O texto garante que a revisão anual do valor do salário mínimo definido na lei orçamentária seja compatível com a inflação apurada (variação do Índice de Preços ao Consumidor – INPC) e com a regra de valorização. No caso de 2026, um salário mínimo equivale R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro.

    Ressaca leva bombeiros a realizarem 547 salvamentos nas praias do Rio

    Perseverança e moderação: segredos para cumprir metas no novo ano

    A LDO explicita ainda que está vedado o reajuste, em 2026, dos benefícios de auxílio-alimentação ou refeição e assistência pré-escolar em percentual superior à variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desde a última revisão de cada benefício pelos Três Poderes, pelo Ministério Público da União e pela Defensoria Pública da União.

    Emendas parlamentares

    O texto prevê cerca de R$ 61 bilhões em emendas parlamentares para deputados e senadores destinarem a obras, programas e projetos em seus estados e municípios. Desse total, cerca de R$ 37,8 bilhões serão destinados a emendas impositivas, de pagamento obrigatório. As emendas individuais, dos deputados e senadores, somam R$ 26,6 bilhões; as de bancada, destinadas às bancadas estaduais, ficaram com R$ 11,2 bilhões.

    Vetos

    Na quarta-feira, também foi publicado em edição extra do DOU o texto em que o presidente explica juridicamente por que vetou cada um dos 26 trechos do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.

    Na mensagem presidencial, um dos vetos descritos é do trecho que aumenta o valor do Fundo Partidário, usado pelas legendas para financiar campanhas e custear atividades. No despacho, o presidente justifica que a medida reduziria o montante destinado ao pagamento das demais despesas da Justiça Eleitoral e ultrapassaria o limite previsto em lei para as despesas primárias do governo.

    Outro trecho vetado pelo governo permitiria o pagamento de emendas mesmo a projetos sem licença ambiental prévia ou sem projeto de engenharia. O Executivo explica que esses procedimentos são requisitos para o início da execução de projetos e que identificação dos impedimentos de ordem técnica ou legal possibilitaria o remanejamento de recursos para outros projetos viáveis.

    O presidente também vetou um trecho que permitia ressuscitar emendas não pagas de 2019 a 2023, os chamados “restos a pagar”. O governo entende que os recursos não liberados entre 2019 e 2023 estariam “em desacordo com o prazo de validade dos restos a pagar não liquidados, estabelecido pelo Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986″.

    Sobre as despesas que não poderiam ser contingenciadas, o despacho lista aquelas decorrentes da fiscalização nas agências reguladoras, os custos com defesa agropecuária, programas para inclusão de mulheres na transição energética e despesas com o apoio à educação de pessoas com altas habilidades. Na mensagem, o mandatário defende que essas despesas que não possam ser contingenciadas por “reduzir a flexibilidade e a liberdade dos órgãos na gestão de suas próprias despesas orçamentárias.”

    Pontos móveis de vacinação funcionam nesta sexta-feira e sábado para garantir acesso à imunização

    A Prefeitura de João Pessoa orienta a população e os turistas sobre o funcionamento dos serviços de vacinação nos primeiros dias do ano. Devido ao ponto facultativo desta sexta-feira (2), as salas de vacina permanecerão fechadas, enquanto os pontos móveis de vacinação funcionarão normalmente, no Shopping Sul e no Home Center Ferreira Costa, das 12h às 21h. O ponto móvel localizado no Shopping Tambiá não abrirá nesta data.

    No sábado (4), a vacinação seguirá normalmente nos pontos móveis, das 8h às 16h, também com exceção do ponto do Shopping Tambiá, garantindo a continuidade da assistência preventiva à população e aos turistas que visitam a capital paraibana neste período.

    Durante os dias de funcionamento, as equipes ofertarão todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação e nas campanhas em andamento, possibilitando a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacina contra a dengue continuará sendo aplicada exclusivamente nas salas de vacina das unidades de saúde da família (USFs), conforme orientação do Ministério da Saúde.

    Os pontos móveis de vacinação fazem parte da estratégia da Prefeitura de João Pessoa para ampliar o acesso aos imunizantes, especialmente para quem enfrenta dificuldades de comparecer às unidades de saúde em horário convencional.

    Vacinação de urgência – Para situações que demandem atendimento para vacinação de urgência, o atendimento é realizado no Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado no bairro da Torre. O serviço funcionará durante todo o feriado e ponto facultativo determinado pela Prefeitura, das 8h às 12h.

    Nesse período, serão aplicadas exclusivamente as vacinas antirrábica humana e dT (difteria e tétano), destinadas a casos emergenciais. Devem buscar atendimento imediato pessoas que tenham sofrido acidentes com objetos perfurocortantes, com indicação para a vacina dT, bem como indivíduos mordidos por cães, gatos ou outros animais, em situações de risco para raiva.

    Documentação – Para receber a vacinação, é importante apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. Para as crianças, a caderneta de vacinação e, no caso de gestantes, o Cartão da Gestante (ou Caderneta da Gestante), que é o documento onde estão registrados e acompanhados todos os dados da gestação. Esses itens garantem a identificação correta e a atualização adequada do histórico vacinal.

    Saiba onde se vacinar em João Pessoa nesta sexta-feira (2) e sábado (3):

    Home Center Ferreira Costa

    – Todas as vacinas do calendário de rotina

    Vacinas de campanha:

    – Influenza: todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade;

    – Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

    – HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

    Horário: 12h às 21h (sexta-feira) e das 8h às 16h (sábado)

    Shopping Sul

    – Todas as vacinas do calendário de rotina

    Vacinas de campanha:

    – Influenza: todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade;

    – Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

    – HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

    Horário: 12h às 21h (sexta-feira) e das 8h às 16h (sábado)

    áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

    Por MRNews

    O tempo no primeiro dia de 2026 na cidade do Rio de Janeiro será influenciado por áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade. Conforme o Sistema Alerta Rio, nesta quinta-feira (1º), a capital terá céu parcialmente nublado com previsão de pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde/noite. As temperaturas permanecerão estáveis e ainda elevadas, com máxima prevista de 37 °C. Os ventos vão variar entre fracos a moderados.

    Desde as 15h50 do dia 24 de dezembro de 2025 a capital fluminense continua no terceiro nível do Protocolo de Calor (Calor 3). Esse patamar é atingido quando há registro de índices entre 36 ºC e 40 ºC com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

    Para a sexta-feira (2), há previsão de nebulosidade variada e pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite. Os ventos continuarão fracos a moderados.

    Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

    Ressaca leva bombeiros a realizarem 547 salvamentos nas praias do Rio

    Já no sábado (3), a influência de áreas de instabilidade em conjunto com a passagem de uma frente fria no oceano vai deixar o céu nublado com previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Os ventos ainda serão fracos a moderados.

    A previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia no domingo (4) e chuva fraca a ocasionalmente moderada a qualquer momento de segunda-feira (5). Os ventos estarão moderados. De acordo com o o Sistema Alerta Rio, nos dois dias a nebulosidade estará variada com predomínio de céu nublado.

    Para os dias de calor, a prefeitura do Rio recomenda que a população beba água, use roupas leves, tome banho frio, mantenha os ambientes arejados, faça refeições leves, use protetor solar e evite exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 16h.

    Perseverança e moderação: segredos para cumprir metas no novo ano

    Leo Dias perde a paciência com Ana Castela e manda recado na lata após revelação