Agência Minas Gerais | Minas Gerais automatiza liberação do alvará sanitário e reduz burocracia para empreendedores

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) passou a adotar a aprovação automática do alvará sanitário nos casos em que o prazo de análise do pedido é ultrapassado.

A medida já está em funcionamento no sistema Visa Digital e traz mais agilidade, previsibilidade e menos burocracia para quem precisa regularizar atividades econômicas no estado. 

A mudança segue o decreto estadual que estabelece regras para garantir a liberdade econômica. A norma determina que, quando o poder público não se manifesta dentro do prazo previsto, o pedido seja considerado aprovado de forma automática. 

 








 
 
   
   


Na prática, se toda a documentação exigida for apresentada corretamente e o órgão responsável não concluir a análise dentro do prazo estabelecido, o próprio sistema concede o alvará tácito ao solicitante no primeiro dia útil após o término desse prazo. 

Nessa hipótese, o requerente será comunicado por e-mail no dia seguinte ao término do prazo de resposta da Vigilância Sanitária sem manifestação conclusiva, podendo optar pela emissão tácita do alvará sanitário.

Para viabilizar a medida, a SES-MG publicou, em outubro deste ano, as regras, procedimentos padronizados e prazos objetivos para a análise dos pedidos, garantindo mais segurança jurídica para o cidadão e para a administração pública.

O prazo máximo para análise das solicitações de alvará sanitário é de 45 dias úteis, contados a partir da entrega da documentação necessária. Caso esse período seja ultrapassado sem resposta conclusiva, passa a valer a aprovação automática.

Automatização

A automatização entrou em operação em 19/12, no Módulo de Solicitação de Alvará Sanitário do sistema Visa Digital. A partir dessa data, o próprio sistema identifica o vencimento do prazo e realiza a concessão automática.

 








 
 
   
   


Com a iniciativa, o Governo de Minas avança na modernização dos serviços públicos, reduz entraves administrativos e fortalece um ambiente mais eficiente e transparente, sem abrir mão da proteção à saúde da população.

Menos burocracia, mais previsibilidade

A aprovação automática do alvará sanitário traz mais clareza sobre os prazos e reduz a insegurança para quem precisa regularizar uma atividade econômica. Com regras objetivas, o cidadão sabe exatamente quanto tempo o poder público tem para analisar o pedido, evitando que processos fiquem parados sem resposta.

A medida também reduz a burocracia ao eliminar etapas manuais e retrabalhos, tornando o fluxo mais ágil e transparente. Ao mesmo tempo, o controle sanitário permanece garantido, já que os estabelecimentos continuam sujeitos à fiscalização e ao cumprimento integral das normas de saúde.

“A vigilância vem dando exemplos de como alinhar a melhoria do ambiente de negócios com respeito às normativas preconizadas pelos órgãos competentes, promovendo um ambiente que traz avanços efetivos para quem deseja empreender”, completa Prosdocimi.

Aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ cresce em número de serviços oferecidos e soluciona 80% das demandas

Criado em 2023 pela Secretaria de Administração (Sead), o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que tem como lema ‘A cidade e seus serviços em um só lugar’, se converteu em um dos principais canais de atendimento à população da Capital em apenas dois anos. Aliando tecnologia, modernidade e o empenho da atual gestão em prestar um serviço mais ágil e eficiente aos pessoenses, em 2025, o aplicativo registrou mais de 188 mil demandas nas mais diversas áreas, chegando a uma taxa de quase 80% delas concluídas. Através do app, atualmente, são disponibilizados 207 serviços administrados por todas as secretarias da Prefeitura da Capital.

De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o aplicativo se consolidou no ano de 2025 como o canal de acesso mais fácil da população para solucionar problemas do dia a dia e demandas que antes precisavam de atendimento presencial no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. “O aplicativo facilitou a vida de todos os cidadãos. Vinte e quatro horas por dia, qualquer pessoa tem acesso aos serviços da Prefeitura para fazer sua demanda. Ninguém precisa mais se deslocar a nenhum local de atendimento presencial. A gestão de João Pessoa se torna cada vez mais moderna e eficiente”, afirmou.

Para se ter ideia, o aplicativo, que foi criado em setembro de 2023, tinha no começo de 2024, 39 serviços ativos, número que saltou para 207 em 2025, um crescimento de 431% na oferta de serviços. Nos dois últimos anos, foram realizados 136.659 downloads do app nas lojas de aplicativos como Play Store e App Store. Desse total, mais de 76 mil foram em 2025.

Já quanto ao número de demandas registradas, 2024 encerrou o ano com 114.764 solicitações, uma média de 9.566 por mês. Em 2025, até a primeira quinzena de dezembro, foram registradas 188.090 demandas, uma média de 15.674 por mês. O crescimento foi de 64% na procura mensal pelos serviços.

“Esses números demonstram que a população vê de fato o aplicativo como um importante instrumento para acessar à administração municipal e encontrar a solução para suas demandas. E mesmo com um crescimento considerável na procura e no número de novas solicitações registradas, nós conseguimos alcançar uma taxa de conclusão de quase 80% delas, o que evidencia a melhora na eficácia operacional e a eficiência da gestão para atender aos pleitos da população”, destacou Valdo Alves.

No ranking dos serviços mais solicitados em 2025 se destacaram a iluminação pública, com 37.580 solicitações e as emissões e atualizações do Cartão SUS, que somadas totalizam 24.025 solicitações. Em 2024, a iluminação pública também liderava o ranking, seguido do programa Pão e Leite e a emissão do Cartão SUS. Os órgãos mais demandados são a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Uso – O aplicativo, desenvolvido pela Sead em parceria com a Cubo Tecnologia, está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar disponível também no site da Prefeitura de João Pessoa, na Plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, é só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada e anexar fotos ou vídeos referentes à demanda.

Agência Minas Gerais | Postos do Sine disponibilizam mais de 16 mil vagas de trabalho em Minas Gerais

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais reúnem atualmente 16.511 vagas abertas em diferentes regiões do estado. As informações foram atualizadas nesta segunda-feira (29/12) no Painel de Informações do sistema.

A plataforma digital, administrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), permite que trabalhadores pesquisem as oportunidades de forma rápida e remota. Por meio do site, é possível consultar as vagas ofertadas nas unidades do Sine e utilizar filtros por município, área de atuação, região ou unidade específica, tornando a busca mais prática.

De acordo com o painel, o cargo com maior número de vagas é o de alimentador de linha de produção, que soma 2.420 oportunidades. Em seguida aparecem operador de telemarketing receptivo, com 1.038 vagas, e servente de obras, com 839.

No levantamento por unidades, o Sine Uberlândia lidera em número de oportunidades, com 5.014 vagas. Na sequência estão o Sine BH Central de Vagas, com 1.605, e o Sine Pedro Leopoldo, que contabiliza 928 vagas disponíveis.

Como se candidatar

Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Os interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

Agems é incluída na ‘lista positiva’ da ANA em resíduos sólidos e garante conformidade regulatória para MS

Por MRNews

Com a inovação do Selo de Sustentabilidade, Agência Estadual valida gestão de resíduos em Alcinópolis e Maracaju, assegurando acesso a recursos federais e investimentos que beneficiam a população

A atuação inovadora da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) em saneamento alcançou um resultado estratégico em 2025: a inclusão oficial na “lista positiva” da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no componente de resíduos sólidos.

O reconhecimento confirma que a Agems cumpre rigorosamente as Normas de Referência nacionais sobre a sustentabilidade econômico-financeira do serviço e sobre a regulação obrigatória que atesta a conformidade da prestação. É essa eficiência que permite que os municípios regulados e certificados tenham segurança jurídica e acesso a investimentos da União.

Capital mais arborizada do Brasil ganha destaque internacional e amplia metas para 2026 – CGNotícias

SAD apresenta balanço de 2025 com inovação e eficiência administrativa na gestão pública estadual

O grande motor dessa conquista foi o Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos, uma ferramenta criada pela Agems para atestar a conformidade e a saúde financeira dos serviços municipais.

“A presença da Agems na lista positiva da ANA é a prova de que nossa regulação é moderna e eficaz. Nós certificamos os municípios para que eles tenham a segurança de que estão no caminho certo, protegendo o meio ambiente e garantindo investimentos para a nossa população”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Construção do Protagonismo

A trajetória da Agems para liderar essa lista começou com a necessidade de organizar o setor após o Novo Marco Legal do Saneamento. Para não deixar os municípios à mercê de incertezas técnicas, a Agência inovou em regulamentos, projetos e regulação proativa.

Prefeitura lança licitação para concluir Escola Vila Nathalia – CGNotícias

Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Criou o Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos – formalmente instituído pela Portaria 298/2025, depois e passar por consulta pública. O Selo estabeleceu um critério de excelência inédito no Brasil.

E em vez de apenas fiscalizar, a Agência passou a certificar a gestão municipal, garantindo que o envio de dados para a ANA fosse preciso e robusto.

Para que um município seja validado pela Agems e figure na lista positiva, ele precisa passar por um rigoroso sistema de avaliação baseado em pilares ESG (Ambiental, Social e Governança):

  1. Autoavaliação e Auditoria: A Agems cruza dados de autoavaliação dos gestores com uma auditoria técnica detalhada, de mais de 400 itens).
  2. Sustentabilidade Financeira: É verificado se o município possui taxa ou tarifa de lixo eficiente, que permita realmente executar o serviço com a qualidade e eficiência necessárias, conforme exigido pela NR1 da ANA.
  3. Conformidade Normativa: A Agems envia à ANA seus próprios atos normativos, comprovando que a regulação estadual está alinhada às diretrizes nacionais.

Municípios Certificados: Alcinópolis e Maracaju

Neste ciclo de 2025, a Agência certificou dois municípios que se tornaram os primeiros a colher os frutos da regulação estadual na lista da ANA:

  • Maracaju (Selo Platina): Validado com o grau de excelência pela AGEMS, cumprindo todos os requisitos de sustentabilidade e eficiência.
  • Alcinópolis (Selo Prata): Certificado por sua organização técnica e conformidade documental.

Graças à certificação estadual, esses municípios são reconhecidos pela ANA como aptos a contratar financiamentos com recursos da União e geridos por órgãos federais, como o BNDES e a Caixa.

“A conquista da Agems na lista positiva de 2025 é apenas o começo. Nós já estamos preparando a expansão do Selo de Sustentabilidade”, revela a coordenadora de Regulação Econômica, Lucélia Tashima. “Para o próximo ano, 46 Municípios conveniados farão parte do processo de diagnóstico para novas certificações. A meta é ampliar o número de municípios certificados até a abertura do próximo ciclo ordinário da ANA, prevista para maio de 2026”.

Gizele Oliveira e Lucélia Tashima, Comunicação Agems
Fotos: Cleidiomar Barbosa/Agems

Jennifer é o primeiro bebê a nascer em 2026 no Instituto Cândida Vargas, em João Pessoa

Jennifer. Este é o nome da primeira bebê a nascer em 2026 no Instituto Cândida Vargas (ICV), em João Pessoa. Ela veio ao mundo às 8h44 deste dia primeiro de janeiro pesando 3,466 kg e medindo 49 cm. A mãe, Regiane da Silva Santos, comemora a chegada da filha e elogia o atendimento recebido na maternidade durante todo o processo, desde a entrada no ICV até a sala de parto no final das contrações.

“Minha gestação foi muito tranquila e eu já sabia que era uma menina, tudo que eu queria. Ela chega para somar na minha família e eu só tenho a agradecer o atendimento no ICV, que tem sido maravilhoso, e a Deus que me deu um grande presente na entrada do ano”, afirmou Regiane Santos.

Localizado na Avenida Coremas, s/n, no bairro de Jaguaribe, o Instituto Cândida Vargas é referência na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, disponibilizando um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos, entre eles, consultas em ginecologia, obstetrícia, ginecologia cirúrgica, planejamento familiar e atendimentos para cirurgias eletivas, incluindo procedimentos do programa Opera João Pessoa.

Também oferece serviço ambulatorial, com especialistas em sexologia, psiquiatria, pneumologia, mastologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, anestesiologia, psicologia e nutrição, ampliando a rede de cuidados para as pacientes e reforço do atendimento humanizado.

SAD apresenta balanço de 2025 com inovação e eficiência administrativa na gestão pública estadual

Por MRNews

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) apresentou o balanço das principais entregas realizadas ao longo de 2025, destacando avanços na modernização da gestão pública, no cuidado com os servidores e no fortalecimento da eficiência administrativa em Mato Grosso do Sul.

Os resultados foram consolidados no Painel SAD/MS 2025 – Gestão que transforma, entregas que inspiram, que reúne ações desenvolvidas por diversas áreas da pasta ao longo do ano.

O evento de encerramento das atividades aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu todos os servidores da secretaria, e contou ainda com a apresentação do relatório do Programa de Integridade, desenvolvido em parceira com a CGE (Controladoria-Geral do Estado), e do planejamento estratégico da SAD para os anos 2025 – 2030.

Capital mais arborizada do Brasil ganha destaque internacional e amplia metas para 2026 – CGNotícias

Prefeitura lança licitação para concluir Escola Vila Nathalia – CGNotícias

Ao final do evento, o secretário estadual e o secretário-adjunto de Administração, Frederico Felini e Roberto Gurgel, entregaram certificados de reconhecimento às equipes da SAD, destacando os projetos mais relevantes desenvolvidos pela secretaria em 2025.

“Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico da SAD na construção de uma administração pública mais moderna, eficiente e orientada às pessoas. As entregas de 2025 refletem planejamento, atuação técnica qualificada e o trabalho conjunto de servidores e equipes comprometidos com a melhoria contínua dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul”, afirmou Felini.

Além das áreas tradicionais de atuação da Administração Pública, a SAD desenvolveu em 2025 projetos inovadores e estratégicos para a gestão pública como o MS Multiplica – programa que reúne o novo programa de estágio do Governo do Estado e a política de sustentabilidade na Administração Pública. Mato Grosso do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a formalizar a adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e, em menos de seis meses, recebeu o Selo Verde da A3P, evidenciando a efetividade e a maturidade das ações implementadas no âmbito estadual. 

Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Agereg reestrutura setores e garante eficiência na regulação dos serviços – CGNotícias

Para viabilizar essa transformação, a SAD estruturou e coordenou a criação da Rede Estratégica de Sustentabilidade, responsável por conduzir de forma integrada a implantação da Agenda A3P em toda a administração pública estadual. Esse modelo de governança inovador resultou na instituição da Comissão Gestora Central (CGC) e das Comissões Gestoras Internas (CGIs) em todas as secretarias e autarquias, formalizadas pelo Decreto nº 16.603/2025, assegurando capilaridade, corresponsabilidade e articulação permanente entre os órgãos.

Ao longo de 2025, foi executado o Plano de Ação da A3P, organizado em seis eixos estratégicos — Recursos Naturais, Gestão de Resíduos, Compras e Contratações Sustentáveis, Obras e Manutenção Sustentável, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Sensibilização e Capacitação. O trabalho envolveu diagnóstico institucional, designação de responsáveis técnicos e a incorporação progressiva dos princípios ESG à rotina administrativa, promovendo mudança cultural e aprimoramento da gestão pública.

Outro destaque foi o avanço da Parceria Púbico-Privada de Energia Fotovoltaica, com a conclusão da implantação e interligação de cinco usinas solares no Estado. Atualmente, 917 unidades consumidoras estão cadastradas e efetivamente consumindo energia limpa produzida por essas usinas, reduzindo significativamente o impacto ambiental da Administração Estadual, gerando economia na conta de energia, diminuindo emissões de gases de efeito estufa e fortalecendo a transição para uma matriz energética sustentável.

Gestão de pessoas avança

Na área de Gestão de Pessoas, a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged) concentrou esforços na modernização dos processos, no fortalecimento das lideranças e na valorização dos servidores públicos estaduais. Entre as principais entregas de 2025 está o avanço do projeto de Redução do Endividamento do Servidor. Com a publicação de novo decreto, a atualização do diagnóstico e a criação de um Grupo de Trabalho, a iniciativa passa a estruturar ações voltadas à educação financeira, renegociação de dívidas e promoção de maior equilíbrio financeiro aos servidores.

Outro destaque foi a realização do 4º Encontro de Gestores de Pessoas, que reuniu mais de 1.300 participantes de todo o Estado, fortalecendo a rede de profissionais de recursos humanos por meio da troca de experiências e da disseminação de boas práticas. A Suged também implementou a Ação Integrada de Treinamento e Desenvolvimento, com 46 horas de capacitação voltadas a líderes e equipes, com foco no alinhamento de competências, melhoria da comunicação e aumento da efetividade organizacional.

No campo da organização interna, mais de 300 servidores de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual participaram do Mapeamento de Fluxos e Processos em Gestão de Pessoas, que resultou no redesenho de 62 processos e na construção do Manual de Processos da área. Já na saúde e segurança no trabalho, houve o fortalecimento da padronização de protocolos, debates sobre riscos psicossociais e atualização das diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), ampliando ações preventivas e de cuidado com o servidor.

A Superintendência de Seleção e Ingresso de Pessoas (SSIP) teve papel central na ampliação do quadro de profissionais que atuam nos serviços públicos estaduais. Ao longo de 2025, a Coordenadoria de Processos Seletivos realizou 19 processos seletivos para contratação temporária, atendendo 11 órgãos e ofertando 706 cargos. Mais de 9 mil inscrições foram analisadas, resultando na contratação de 3.579 profissionais em 79 municípios.

Na área de concursos públicos, a equipe atuou em quatro concursos estaduais, com análise de mais de 38 mil dados e a nomeação de 619 servidores, reforçando diferentes áreas da administração pública. Também foram realizadas mais de 650 avaliações de cotas, assegurando o cumprimento da legislação e o respeito aos princípios de inclusão e equidade para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência.

A Superintendência de Gestão de Pagadoria (Sugesp) manteve, em 2025, o compromisso de garantir a regularidade, a segurança e a transparência da folha de pagamento de todo o Estado, impactando cerca de 80 mil servidores ativos e inativos. Durante o ano, foi assegurado o processamento da folha de pagamento da administração direta, autarquias, fundações e servidores inativos, preservando a estabilidade financeira e o funcionamento dos serviços públicos.

Houve avanços na modernização dos sistemas de gestão de pessoas, como o Sisged, AuditaRH e SolicitaRH, que fortaleceram o controle, a conformidade legal e a transparência dos processos. O Portal do Servidor também seguiu evoluindo, ampliando o acesso a serviços digitais integrados à gestão de pessoal e à perícia médica.

Na área de inteligência de dados, a Sugesp ampliou o uso de Business Intelligence para apoiar decisões estratégicas, análises de conformidade da folha e maior controle das despesas com pessoal. Projetos estruturantes, como a integração com o eSocial e o fortalecimento da governança da folha, seguiram em desenvolvimento.

Compras públicas ganham eficiência

Em 2025, a Secretaria-Executiva de Licitações (SEL) liderou um processo de transformação das compras públicas no Estado, com ações voltadas à eficiência, inovação e planejamento. O ano teve início com a realização do 1º Licicomp, que reuniu cerca de 900 participantes e contribuiu para a consolidação da nova cultura da Lei nº 14.133, com foco em tecnologia, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável.

Outro marco foi a análise do Plano de Contratações Anual (PCA) 2026. Com mais de 26 mil itens analisados, o uso de ferramentas de Business Intelligence possibilitou uma visão estratégica das demandas, priorizando compras mais inteligentes e alinhadas às necessidades dos órgãos.

O Workshop do novo Sistema Compras Preparação capacitou 33 unidades gestoras e marcou o início de uma nova etapa de digitalização das compras públicas. Como resultado, até outubro de 2025, foram registradas cerca de 700 Atas de Registro de Preços, superando os números dos dois anos anteriores. A reengenharia interna também ampliou as equipes de pregão de três para oito, elevando a média mensal de licitações finalizadas de 15 para 40.

Números expressivos

A Superintendência de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas (SUPGDF) também apresentou resultados expressivos em 2025, com entregas nas áreas de frotas, patrimônio, gestão documental e segurança. Na gestão de frotas, foram analisados mais de 14 mil processos de manutenção. A atuação técnica da equipe possibilitou a redução de mais de R$ 1 milhão em valores considerados abusivos, além da notificação de oficinas por irregularidades identificadas durante as análises.

Na área patrimonial, a SUPGDF realizou incorporações e baixas de imóveis, além da emissão de termos, escrituras e movimentações necessárias para a regularização do patrimônio estadual. Somente na avaliação de imóveis, foram realizadas 670 vistorias técnicas, elaborados 820 relatórios de vistoria e 748 relatórios de valor patrimonial.

A gestão documental avançou com ações de higienização, organização e eliminação segura de documentos. Ao longo do ano, mais de 15 mil caixas documentais foram eliminadas e mais de 38 mil folhas organizadas, contribuindo para a racionalização de espaços e a preservação da memória institucional. Outro destaque foi o inventário de bens móveis, com acompanhamento em todos os órgãos estaduais e preparação de leilões de mais de 3 mil itens, fortalecendo a transparência e o uso responsável dos bens públicos.

Estrutura e logística

A Superintendência de Administração (SUAD) atuou para assegurar a infraestrutura, a logística e o suporte necessários ao funcionamento da Secretaria de Estado de Administração. Na área de logística e manutenção, foram realizados mais de 900 serviços em diversos órgãos do Estado. As Centrais de Atendimento ao Cidadão somaram mais de 360 mil atendimentos ao longo do ano, reforçando o papel da SUAD no suporte direto à população.

A superintendência também foi responsável pela formalização e gestão de contratos essenciais para limpeza, manutenção predial, energia, água, frota, combustíveis e logística institucional, garantindo a continuidade dos serviços. Houve ainda investimentos na melhoria das condições de trabalho, com aquisição de computadores, ventiladores para unidades da Rede Fácil e equipamentos para áreas de uso coletivo.

O Painel SAD/MS 2025 integra uma série de ações estratégicas que reúne os resultados de todas as áreas da Secretaria, evidenciando a contribuição da SAD para uma gestão pública mais organizada, transparente e alinhada às diretrizes do Governo do Estado para um Mato Grosso do Sul que prioriza a gestão equilibrada para garantir as políticas públicas e serviços essenciais que a população precisa para seguir se desenvolvendo de maneira sólida e com inclusão e sustentabilidade.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD

Capital mais arborizada do Brasil ganha destaque internacional e amplia metas para 2026 – CGNotícias

Por MRNews

Campo Grande encerra 2025 consolidada como referência nacional e internacional em gestão da arborização urbana. Somente neste ano, a cidade recebeu importantes reconhecimentos, fortaleceu ações de educação ambiental, expandiu plantios e aprimorou o monitoramento das árvores da capital. Os avanços projetam para 2026 novas metas e iniciativas estratégicas, em especial com a adoção da Regra 3-30-300, ampliação do Projeto Via Verde e modernização trazida pelo sistema Arbolink.

Destaques e reconhecimento internacional

Campo Grande conquistou o título de capital mais arborizada do Brasil e recebeu, pela sexta vez consecutiva, o selo Tree City of the World, da Arbor Day Foundation em parceria com a FAO/ONU, em razão da boa gestão de sua arborização, reforçando o compromisso da Prefeitura com políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana.

SAD apresenta balanço de 2025 com inovação e eficiência administrativa na gestão pública estadual

Prefeitura lança licitação para concluir Escola Vila Nathalia – CGNotícias

Em junho, o município também foi premiado no 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, com o Prêmio Projeto Inovador 2025, graças à digitalização do processo de avaliação de risco de queda de árvores e ao uso do sistema Arbolink, que aprimorou o mapeamento e a tomada de decisões técnicas sobre o patrimônio arbóreo.

No cenário internacional, o modelo de governança da arborização urbana foi destaque na COP30, em Belém (PA), onde iniciativas de Campo Grande, como a revisão do PDAU com adoção da Regra 3-30-300 e o Projeto Via Verde, foram selecionadas para compor o Catálogo de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil, reconhecimento concedido por ONU-Habitat e GIZ.

Semana da Árvore reforça educação ambiental e amplia participação social

A Semana da Árvore de 2025 reuniu ações em diversos pontos da cidade, envolvendo plantios, mobilização popular e distribuição de mudas. Na cerimônia oficial, foram lançados três materiais fundamentais para orientar o manejo e estimular o conhecimento sobre as espécies locais:

Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Agereg reestrutura setores e garante eficiência na regulação dos serviços – CGNotícias

  • Cartilha de Arborização
  • Guia de Identificação de Árvores de Campo Grande
  • Manual de Arborização Urbana de Campo Grande, atualizado conforme a Lei Complementar n. 184/2011

A programação também incluiu a distribuição de 15 mil mudas frutíferas ao público, o lançamento do projeto Miniflorestas Urbanas, plantios comunitários em praças, escolas e no canteiro central da Avenida Mato Grosso.

Números que mostram avanço

Ao longo de 2025, a Gerência de Arborização coordenou o plantio de 7.429 mudas em vias, parques e praças do município. O Viveiro Flora do Cerrado alcançou a produção de aproximadamente 40 mil mudas, sendo 27.113 entregues gratuitamente à população, especialmente em eventos sociais, como Mutirão Todos em Ação e Ação Agro Social.

Também foram realizados:

• aplicações de tratamento fitossanitário nas figueiras centenárias da Av. Afonso Pena e Av. Mato Grosso;
• mais de três mil árvores avaliadas e mais de duas mil autorizações de supressão expedidas, via sistema Arbolink;
• análises de processos, totalizando mais de 9 mil árvores avaliadas;
• Termos de Compromisso de Compensação Ambiental firmados;

Ao comentar os resultados alcançados ao longo do ano, a prefeita, Adriane Lopes, reforçou a importância estratégica da arborização para o desenvolvimento da cidade.

“Todo esse avanço coloca Campo Grande na vanguarda das cidades sustentáveis do Brasil. A arborização não é apenas um cuidado estético, mas uma política pública essencial para garantir conforto térmico, saúde, qualidade de vida e um futuro mais equilibrado. Em 2026, vamos seguir ampliando nossos projetos e fortalecendo ações que aproximem a população da construção de uma cidade cada vez mais verde”.

Em sua avaliação sobre o desempenho da política de arborização, o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, destacou como a modernização tem impulsionado a gestão pública.

“A modernização da gestão da arborização, especialmente com o uso do Arbolink e com a consolidação do Via Verde, nos permite avançar com responsabilidade e eficiência. O reconhecimento internacional mostra que Campo Grande está no caminho certo. Para 2026, nossa meta é expandir os plantios planejados, fortalecer a educação ambiental e aprimorar ainda mais o monitoramento das árvores para prevenir riscos e melhorar o planejamento urbano”.

Ao analisar o trabalho técnico realizado pela equipe ao longo de 2025, a gerente de Arborização da Semades, Dayane Zanela, ressaltou a consolidação das práticas e o engajamento da população.

“2025 foi um ano histórico para a arborização urbana. Fortalecemos processos, ampliamos os plantios, intensificamos as análises técnicas e conseguimos envolver mais pessoas em ações educativas e de plantio. Para 2026, vamos seguir aprimorando a execução da Regra 3-30-300, ampliando o Projeto Via Verde e investindo em ações que tornem a cidade mais resiliente, saudável e conectada com a natureza”.

Perspectivas para 2026

Para o próximo ano, a Prefeitura prevê a ampliação do Via Verde, com novos plantios para avançar no atendimento à Regra 3-30-300, ampliação do monitoramento digital, maior participação das escolas em ações educativas e incremento na produção de mudas do Viveiro Flora do Cerrado. A adoção de práticas climáticas urbanas inovadoras também continuará como prioridade da gestão.

#ParaTodosVerem As imagens são das ações da Semades. Imagem de capa mostra CG em foto aérea.

Agência Minas Gerais | Escola estadual em São Sebastião da Bela Vista ganha Sala de Recursos Multifuncionais

A Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, localizada em São Sebastião da Bela Vista, na área de abrangência da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, passou a contar com uma Sala de Recursos Multifuncionais, ampliando a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes da rede estadual.

O novo espaço integra as ações do Governo de Minas voltadas à promoção da educação inclusiva, garantindo melhores condições de aprendizagem para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação.

“A Sala de Recursos Multifuncionais oferece um atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à sala de aula comum, contribuindo para a eliminação de barreiras no processo de ensino e aprendizagem”, destaca a superintendente regional de ensino de Pouso Alegre, Clicia Beraldo.

“O espaço conta com recursos de acessibilidade, materiais pedagógicos adaptados e estratégias específicas que favorecem o desenvolvimento da autonomia, a participação plena dos estudantes e a aprendizagem efetiva”, completa.

 

SEE-MG / Divulgação

Investimentos

Além da construção do espaço físico, a escola recebeu investimentos para aquisição de materiais e equipamentos por meio do Programa Estadual de Melhoria e Investimento no Ensino Público (Premiep).

Os recursos foram aplicados em diferentes frentes, contemplando tanto materiais de consumo quanto permanentes.

Do total investido pelo programa, foram destinados R$ 49.840,00 para a aquisição de materiais esportivos de consumo. Para a estruturação da Sala de Recursos Multifuncionais, foram investidos R$ 77.372,95 em materiais permanentes, como mobiliário e equipamentos pedagógicos especializados, além de R$ 13.654,05 em materiais de consumo específicos para o atendimento educacional especializado.

Educação inclusiva

A implantação da Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, que reconhece as diferentes formas de aprender e assegura condições adequadas para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com a ampliação do AEE, a unidade escolar passa a contar com um ambiente preparado para apoiar o trabalho pedagógico, em articulação com a sala de aula regular, fortalecendo as práticas inclusivas e garantindo o direito à educação com equidade e qualidade.

Réveillon: Seop e GM aplicam mais de 1.500 multas e conduzem mulher com 29 celulares para DP – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ao todo, 1.370 agentes realizaram ações de ordenamento urbano, de trânsito e orientação ao público. Foto: Mauro Cesar

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM) iniciaram suas ações em Copacabana às 6h do dia 30 de dezembro. Ao todo, 1.370 agentes realizaram ações de ordenamento urbano, de trânsito, além de promover a orientação de cariocas e turistas que participaram do Réveillon 25/26 nas areias da praia mais famosa do mundo. A Operação “Tatuí” apreendeu centenas de garrafas de vidro e engradados de diversas bebidas nas madrugadas que antecederam a virada do ano. Cerca de 120 veículos foram rebocados entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro e cerca de 1.550 multas de trânsito foram aplicadas pela Seop e pela Guarda Municipal apenas no dia 31/12. Já na madrugada do dia 1º de janeiro uma mulher em atitude suspeita foi abordada na Avenida Atlântica e com ela os agentes encontraram 29 aparelhos celulares e uma máquina fotográfica profissional.

Aproximadamente cinco toneladas de gelo foram apreendidas, além de mais de duas toneladas de frutas para o preparo de bebidas, milhares de garrafas de vidro, cinco churrasqueiras posicionadas na faixa de areia, dezenas de lonas e cinco estruturas de banheiros montadas de maneira ilegal nas areias (próximo ao palco principal). Mais de 30 barracas e triciclos também foram apreendidas e levadas para o depósito municipal.

Por volta das 3h, agentes posicionados na Avenida Atlântica, próximo ao Copacabana Palace, observaram intensa movimentação acompanhada de gritos em meio à multidão. Diante da situação, as equipes deslocaram-se imediatamente ao local, onde identificaram uma mulher grávida em atitude suspeita. Após a abordagem, foi constatado que a referida mulher estava de posse de 29 aparelhos celulares, uma câmera profissional e uma carteira, todos ocultados em três bolsas com fundos falsos, envoltos em papel alumínio, possivelmente com a finalidade de impedir a emissão de sinal dos dispositivos. A mulher foi conduzida pelas equipes da CATI à Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), juntamente com cinco vítimas estrangeiras, sendo polonesas e peruanas, para as providências cabíveis.

Outro destaque neste Réveillon foi que a SEOP notificou de maneira prévia todos os barraqueiros e donos de quiosques para minimizar a criação de “cercadinhos vips” (ocupação irregular de áreas públicas), o que fez com que a operação fosse facilitada ao longo do dia 31/12.  Mesmo assim, 19 barraqueiros foram infracionados por irregularidades diversas e 15 cercadinhos desfeitos. As equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) abordaram 370 moradores em situação de rua apenas em Copacabana. Somente um deles aceitou o acolhimento municipal. Mais de 60 pessoas tiveram suas fichas criminais checadas. Trinta objetos perfurocortantes acabaram apreendidos. Ao todo, três pessoas foram conduzidas para delegacias pela SEOP.

Ainda no período da tarde, o coordenador da CATI prestou apoio a um turista argentino que havia deslocado o braço. Marcus Vieira realizou uma manobra de redução e conseguiu reposicionar o braço direito do turista. Após o procedimento bem-sucedido, o turista agradeceu e elogiou a atuação do servidor público.

Do total de agentes, 471 foram empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito. Além disso, a operação contou com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, além de dez reboques. As equipes também atuaram com foco na fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barraqueiros.

Agentes da Coordenadoria de Controle Urbano, CATI, Subsecretaria de Operações, Rio + Seguro e demais coordenadorias da Seop estiveram envolvidas na operação. Dois drones também apoiaram as ações, principalmente durante a Operação Tatuí. A GM-Rio ainda distribuiu 529 pulseiras de identificação para crianças que participaram do Réveillon e promoveu o reencontro de dois menores com os seus familiares. Outro destaque da operação foi o deslocamento antecipado das viaturas para o bairro de Copacabana. Na véspera do evento, os veículos foram posicionados em pontos estratégicos de toda a região, com reforço especial nos principais acessos ao bairro, com o objetivo de ampliar a sensação de segurança do público que celebrou a chegada de 2026.

Categoria:

  • 1 de janeiro de 2026
  • Marcações: celulares copacabana Réveillon

    Defesa Civil de SP alerta para chuva intensa nos primeiros dias do ano

    Por MRNews

    A Defesa Civil de São Paulo informou que haverá alterações significativas nas condições meteorológicas em todo o estado e chuva intensa nos primeiros dias de 2026. Para o início de janeiro, a passagem de uma frente fria pela costa do estado deve intensificar a instabilidade, elevando o risco de chuva forte e temporais em diversas regiões.

    Além disso, o avanço desse sistema contribuirá para a redução gradual das temperaturas e o enfraquecimento do calor intenso.

    Para esta quinta-feira (1º), o sol aparece entre variação de nuvens, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes. Segundo o órgão, a instabilidade está associada à rápida passagem de uma frente fria pelo oceano, somada ao transporte de umidade da região amazônica.

    Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

    Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

    Na sexta-feira (2), uma mais uma frente fria avança pela costa paulista, favorecendo tempo mais nublado e chuva a qualquer hora do dia, principalmente na faixa leste e no litoral do estado.

    “As precipitações podem ser moderadas a fortes, com possibilidade de acumulados significativos, aumentando o risco para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e interrupções viárias, especialmente em áreas mais vulneráveis”, divulgou o governo do estado.

    Os acumulados de chuva entre hoje e domingo (4) devem ser significativos, com maior destaque para a faixa leste do estado. Na previsão de acumulados muito altos, estão as regiões do Vale do Ribeira, de Sorocaba, Campinas, da Baixada Santista e do Litoral Norte.

    Acumulados altos estão previstos para a região metropolitana de São Paulo, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Índices médios de chuva devem acontecer nas regiões de Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Araçatuba.

    Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário

    Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

    Gabinete de Crise

    O governo do estado mobilizou o Gabinete de Crise para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante da previsão de chuvas intensas.

    “Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências reúnem-se na sede da Defesa Civil mobilizando e integrando suas estruturas para otimizar o atendimento às ocorrências e diminuir o tempo resposta”, informou o governo estadual.

    Orientações à população

    A Defesa Civil orienta os motoristas que pretendem viajar durante o período de Ano Novo a redobrar a atenção, principalmente durante episódios de chuva forte.

    “É importante evitar trafegar por áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas, manter distância segura entre os veículos e, em caso de baixa visibilidade, procurar um local seguro para parada”, divulgou.

    Outra recomendação é que acompanhem as condições do tempo e da rodovia antes de iniciar a viagem e seguir as orientações dos órgãos de trânsito e concessionárias.

    Para quem estiver na praia, durante temporais, recomenda-se evitar permanecer na faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros.

    Em caso de raios, a orientação é sair rapidamente da água e se afastar de áreas abertas, além de respeitar a sinalização das equipes de salvamento, como bandeiras indicativas, e acompanhar os alertas oficiais antes e durante o deslocamento para o litoral.

    Para quem pretende passar os próximos dias em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina, a Defesa Civil pede redobrar a atenção às condições meteorológicas.

    Em caso de chuva forte ou aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos. Também é importante suspender atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios.