Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+

Por MRNews

A incidência de tabagismo entre pessoas homossexuais e bissexuais é 76% maior do que entre os heterossexuais, aponta um levantamento apresentado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) nesta quinta-feira (25), em um evento no Rio de Janeiro (RJ). 

Uma análise dos microdados da última Pesquisa Nacional de Saúde, principal base de informações oficiais sobre a saúde dos brasileiros, lançada em 2019, mostra que 22,4% das pessoas do primeiro grupo consumiam produtos de tabaco, contra 12,7% do segundo grupo. 

Considerando apenas os dispositivos eletrônicos, mais conhecidos como vapes, a prevalência entre homossexuais e bissexuais foi quase seis vezes maior, mas a proporção de consumidores é superior em todos os tipos de produtos. 

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil

De acordo com a pesquisadora Aline Mesquita, que integra a Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, o Brasil já tem uma boa política de controle do tabaco, mas é preciso que ela seja cruzada com a política de promoção da saúde da população LGBTI+ para a criação de estratégias que contemplem esse público específico.  

“O tabagismo é o principal fator de risco para doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias. Então, essa prevalência vai ter mais impactos sobre a saúde e a vida dessas pessoas”, alerta Aline.

Para a Secretária-Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI+ do Rio de Janeiro, Denise Taynah, serviços que tradicionalmente atendem essa população, como as unidades que realizam processo transsexualizador, também devem ser envolvidas nas políticas antitabagismo. 

“Como os serviços de saúde vão tratar essas pessoas de uma forma efetiva para que elas reduzam o fumo? A gente precisa de um protocolo para as unidades de saúde colaborarem para aquela pessoa ter uma saúde física e mental melhor e mais anos de vida”, acrescenta. 

Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira (25) da Copa

Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

Indústria

Segundo Aline Mesquita, essa diferença já tinha sido verificada anteriormente e também é apontada pela literatura científica. Ela diz que a indústria tabagista também está ciente dessa disparidade e tem investido em ações para estimular o consumo entre as pessoas LGBTI+. 

“Muitas vezes, elas fazem o que chamam de “responsabilidade social corporativa”, com o patrocínio de eventos, por exemplo, para criar uma imagem mais positiva, fazendo uma promoção indireta dos seus produtos”, explica.

Outra estratégia da indústria é o lançamento de produtos com aromas e sabores, “com uma nova roupagem, cheia de aditivos, passando a ideia de um produto menos danoso, o que é uma grande falácia, mas é uma isca especialmente pro mais jovens”. 

Fatores-chave

Aline acredita que o preconceito e a violência são fatores-chave para explicar essa maior incidência: “90% das pessoas que fumam começam antes dos 19 anos. Imagina um adolescente, que já tem as vulnerabilidades típicas da adolescência e sofre com esses fatores relacionados à LGBTIfobia”

“Há mais chance de um quadro de depressão e ansiedade, e tudo isso acaba sendo um terreno propício para o uso não só de tabaco, mas de álcool e outras drogas”, complementa a pesquisadora do Inca. 

A Pesquisa Nacional de Saúde não investigou a identidade de gênero dos brasileiros, mas de acordo com Gab Van, diretor executivo da Liga Transmasculina João W Nery, as mesmas questões favorecem o tabagismo na população transexual. 

“Em uma atividade feita pela liga, a gente perguntou para os meninos se eles fumavam e em que período eles começaram e coincidia com um momento de ansiedade, de violência. E quando eles sofriam mais violência era quando eles consumiam mais”, ele conta. 

O assessor técnico do Ministério da Saúde Danylo Guimarães explicou que o Sistema Único de Saúde possui uma ferramenta que pode ser usada para produzir dados sobre a população brasileira, o SUS APS, sistema integrado da rede de atenção primária, com mais de 174 milhões de pessoas cadastradas. No entanto, em 2023, apenas 0,15% desses cadastros traziam a informação sobre orientação de gênero. 

Por isso, em 2024, os campos “orientação sexual” e “identidade de gênero” passaram a ser de preenchimento obrigatório pelos profissionais de saúde, que primeiro devem perguntar se a pessoa deseja declarar essas informações. 

Mesmo com dados escassos, foi possível confirmar a maior incidência de tabagismo na população LGBTI: 19,7% das pessoas que se declararam como homossexuais consumiam produtos de tabaco, contra 7,3% das que se declararam heterossexuais. 

“A atenção primária à saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Então, a gente tem uma capilaridade bem interessante porque estamos em todos os municípios brasileiros. A gente reconhece que a atenção primária pode ser esse lugar de escuta qualificada, precursor dos movimentos para controle do tabaco no Brasil”, defendeu Guimarães. 

Rio entra no ritmo da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Monumentos, cartões postais e equipamentos públicos foram iluminados nas cores verde e amarelo. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A cidade do Rio entrou definitivamente no ritmo da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. O dia 24/06 marca a data exata de um ano para o início do mundial no Brasil, e o Rio de Janeiro, que será uma das cidades-sede do torneio, preparou uma série de ações para celebrar a chegada do maior evento do futebol feminino do planeta. As iniciativas reuniram a Prefeitura do Rio, o Governo do Estado e a FIFA em uma programação em diferentes pontos da cidade.

Sob o conceito “O Rio joga no ritmo delas”, a capital fluminense inicia a contagem regressiva para o Mundial com uma mensagem que vai além do esporte. O conceito parte da ideia de que o futebol feminino tem ritmo próprio, marcado por velocidade, técnica, garra e por uma geração que cresceu sem pedir licença para ocupar o campo. Em 2027, o Rio entra em campo com a cidade inteira nesse movimento, apostando no poder transformador dos grandes eventos para deixar um legado que vai além dos resultados dentro das quatro linhas.

Para marcar a data, monumentos e equipamentos públicos são iluminados nas cores verde e amarelo: Maracanã, Palácio Guanabara, Museu de Arte do Rio (MAR), Arcos da Lapa, Igreja da Penha, Parque Realengo, Ponte Estaiada do Galeão, Ponte Estaiada Transcarioca. O Cristo Redentor também recebe uma projeção especial com a logomarca da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™.

A celebração estará presente ainda nas ruas da cidade. Relógios digitais receberam peças da campanha que marca o início da contagem regressiva para o torneio.

Também como parte das homenagens, um mural comemorativo do marco de um ano para o evento foi pintado, na Rua Professor Eurico Rabelo, ao lado do Maracanã. A obra permanecerá exposta até dezembro de 2026, reforçando a presença do Mundial no cotidiano da cidade.

Na Fan Fest de Copacabana, o público pode participar de uma celebração especial com a presença de ex-jogadoras da geração pioneira da Seleção Brasileira feminina. Integrantes da equipe de 1988, que ajudou a abrir caminho para o crescimento da modalidade no país.
A primeira capitã da seleção brasileira de futebol feminino, Marisa Pires, está na expectativa para o mundial. Ela que participou com a seleção de três mundiais (1988, 1991 e 1995), dos Jogos Olímpicos de 1996 e de dois Sul-Americanos (1991 e 1995), agora ajuda a inspirar jovens atletas no projeto Rio: Capital do Futebol Feminino, da secretaria municipal de Esportes, que beneficia meninas de 7 a 15 anos com aulas em 10 Vilas Olímpicas.

– Estou muito ansiosa para a Copa e emocionada. A sensação é de estar junto com elas entrando em campo. Me lembra quando começamos em 1988, nossa primeira seleção. Estar aqui hoje, como convidada para esse evento da FIFA que marca a contagem regressiva, e participar junto aos amigos é gratificante. Vai ser uma Copa do Mundo extraordinária. Estamos na expectativa de trazer essa taça para o Brasil e deixar um legado, como o trabalho que estamos fazendo com o projeto Rio: Capital do Futebol Feminino – afirmou Marisa.

Durante a Fan Fest, nas areias de Copacabana, foram realizadas atividades com o público, como disputa de altinha (jogo em que a bola não pode cair no chão), futmesa (esporte que mistura futebol, futevôlei e tênis de mesa) e um desafio para marcar um gol. Foram distribuídas tatuagens com o conceito visual “O Rio joga no ritmo delas”. Giovanna Nascimento, aluna de um projeto parceiro da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL), participou da ações da Prefeitura na Fan Fest para incentivar a prática do futebol feminino o Rio de Janeiro. A experiência foi emocionante para quem pratica o esporte no dia a dia e valoriza a modalidade para o público geral.

– Que cada vez mais meninas se inspirem e vejam o esporte como uma oportunidade! Inclusive para quem, como eu, vem de regiões periféricas. Se me contassem, no passado, que o Brasil seria a sede da Copa do Mundo Feminina e que eu estaria com jogadoras que fizeram a história da nossa seleção, seria difícil de acreditar. A minha expectativa é que o evento faça com que mais pessoas notem a importância do futebol feminino – incentiva Giovana.

O público, na Fan Fest, pode aproveitar o som ritmado da bateria da Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro. Apenas ritmistas mulheres, sob regência de uma mestre de bateria, tocaram em Copacabana. A presidente da escola, Tatiana Santos, celebrou a participação no evento e o início da contagem regressiva para o mundial.

– Eu acho que Carnaval e Futebol tem uma grande ligação no Brasil. E como presidente mulher, estar presente nesse evento que marca a contagem de 1 ano para a Copa do Mundo Feminina que vai ser no Brasil é muito significativo para mim. Primeiro por ter como mestra da bateria do Arranco a primeira mulher a comandar sozinha uma bateria na Sapucaí. Depois por ter uma paixão, como muitos brasileiros e brasileiras pelo futebol. Estar com o Arranco nesse evento reforça a minha luta para que as mulheres tenham mais espaço no mundo do samba, mas também é representativo para mim por estar em um evento que celebra a força feminina! Espero estar na abertura e no encerramento dessa copa, principalmente para ver as nossas mulheres da seleção serem campeãs!

O Rio de Janeiro receberá diversos jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. Ao longo dos próximos 12 meses, novas ativações e iniciativas serão realizadas para envolver os cariocas e os visitantes na preparação para um evento que promete colocar o Brasil e o Rio de Janeiro no centro do futebol mundial mais uma vez.

Em 2027, o ritmo é delas. E o palco é o Rio.

Categoria:

  • 25 de junho de 2026
  • Marcações: Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ copacabana Fan Fest O Rio joga no ritmo delas

    Vigilância Sanitária de Sorocaba tem novo canal de atendimento via WhatsApp – Agência de Notícias



    25 de junho de 2026

    18:12

    Por: Bruno Rodrigues

    A Vigilância Sanitária de Sorocaba (Visa) disponibilizou, nesta quinta-feira (25), um novo canal de atendimento para tirar dúvidas de agendamentos e orientar documentações necessárias para regularização de estabelecimentos via WhatsApp.

    O número é (15) 3229-7322 e recebe somente mensagens, não atendendo ligações. Vale ressaltar que o canal é para fins de orientações para regularizar o comércio, empresa ou clínica e não para fins de denúncia de locais irregulares.

    Denúncias para a Visa continuam sendo feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.

    CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

    Por MRNews

    As instituições que operam as linhas de crédito do Programa Move Aplicativos não poderão cobrar tarifa de cadastro, decidiu nesta quinta-feira (25) o Conselho Monetário Nacional (CMN).

    Lançada em maio, a iniciativa oferece financiamento para motoristas de aplicativos e taxistas comprarem veículos novos com padrões de sustentabilidade.

    A decisão impede que bancos e demais instituições financeiras participantes cobrem do cliente a taxa referente à pesquisa em serviços de proteção ao crédito, bases de dados e outras informações cadastrais.

    Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil

    Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira (25) da Copa

    O programa Move Aplicativos disponibiliza uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, operacionalizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por instituições financeiras habilitadas. O objetivo é facilitar a renovação da frota de trabalhadores que atuam no transporte individual, com foco em veículos mais eficientes e menos poluentes.

    Outros encargos

    Segundo o voto aprovado pelo CMN, a proibição vale especificamente para a tarifa de cadastro nas operações do programa. As instituições financeiras continuam autorizadas a cobrar outros encargos previstos em suas políticas operacionais, desde que estejam de acordo com as regras do financiamento e sejam informados previamente aos clientes.

    Entre os valores que podem continuar sendo cobrados estão encargos financeiros e comissões normalmente aplicadas em operações de crédito, incluindo eventuais tarifas de reserva de crédito, quando previstas em contrato e divulgadas oficialmente pelas instituições.

    O CMN é o órgão responsável por formular as diretrizes gerais do sistema financeiro nacional. Presidido pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, o colegiado também é composto pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e pelo ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

    Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

    Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

    Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase

    O Japão será adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. A classificação dos Samurais Azuis (como a seleção nipônica é conhecida) foi assegurada nesta quinta-feira (25), no empate por 1 a 1 com a Suécia, em Dallas (Estados Unidos), pela terceira e última rodada do Grupo F.

    O confronto entre brasileiros e japoneses, que terminaram a chave em segundo lugar, com cinco pontos, será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos).

    Os suecos, com quatro pontos, também avançaram aos 16 avos de final como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Eles aguardam o complemento da última rodada para saber quando, onde e quem terão pela frente. Neste momento, a rival seria a França, que está na liderança do Grupo I.

    Equador vence Alemanha de virada e carimba vaga no mata-mata da Copa

    Real Madrid vira top-10 de clubes com mais gols pelo Brasil em Copas

    Jogo morno em Dallas

    Os dois times vieram a campo com mudanças em relação à rodada anterior e com formações espelhadas, distribuídos com três homens na defesa, quatro no meio e três à frente. No Japão, o lateral Yukinari Sugawara, o zagueiro Ayumu Seko e o meia Daizen Maeda entraram nos lugares do zagueiro Takehiro Tomiyasu e dos meias Junya Ito e Kaishu Sano, que tinham iniciado a goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia.

    A Suécia, por sua vez, trocou de goleiros, com Jacob Zetterstrom ficando na vaga de Kristoffer Nordfeld, titular nas primeiras rodadas, inclusive na pesada derrota por 5 a 1 para a Holanda. Além dele, o zagueiro Elliot Stroud e o atacante Anthony Elanga substituíram o volante Jesper Kalstrom e o meia Benjamin Nygren.

    Após jogos movimentados nas rodadas anteriores, suecos e japoneses apresentaram pouco futebol nos 45 minutos iniciais. A primeira etapa foi truncada, com 17 faltas e apenas uma finalização de real perigo. Aos 44, o meia Keito Nakamura recebeu de Maeda na área pela esquerda, girou livre e bateu cruzado, mas Zetterstrom fez a defesa.

    Os Samurais Azuis despertaram na volta do intervalo, tomando controle do campo sueco e abrindo o placar aos dez minutos. O meia Ritsu Doan recebeu do atacante Ayase Ueda na intermediária e deu um ótimo passe na diagonal, que deixou Maeda na frente do gol para chutar no cantinho de Zetterstrom.

    Copa 2026: jogos desta quinta-feira definem grupos D, E e F

    Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo

    Foi a vez, então, da seleção escandinava acordar na partida. Seis minutos depois, Elanga foi acionado na direita pelo centroavante Viktor Gyökeres, quase na entrada da área. O atacante trouxe a bola para dentro e bateu cruzado para deixar tudo igual com um golaço.

    O Japão sentiu o gol sofrido e quase tomou a virada no lance seguinte, em bobeada de Sugawara na entrada da área. O lateral deixou a bola escapar do controle e foi desarmado pelo atacante Alexander Isak, que chutou forte assim que tomou a posse, mas Suzuki, atento, conseguiu espalmar para escanteio.

    A intensidade do começo do segundo tempo logo arrefeceu, especialmente depois das substituições. Mais inteira fisicamente, a Suécia esboçou uma pressão nos minutos finais, mas parou em Suzuki. Aos 47, o goleiro fez grande defesa em finalização de Elanga na área. Em seguida, desviou a cabeçada de Isak para o travessão, garantindo o empate.

    Holanda confirma ponta

    No duelo simultâneo a Japão e Suécia, a Holanda venceu a zerada e eliminada Tunísia por 3 a 1 em Kansas City (Estados Unidos) e garantiu a liderança do Grupo F, com sete pontos. A Laranja Mecânica (apelido da seleção europeia) vai encarar Marrocos, que ficou na vice-liderança do Grupo C, o do Brasil. O jogo também será na segunda, mas às 22h, em Monterrey (México).

    Logo aos dois minutos, o volante Ellyes Skhiri tentou cortar o cruzamento pela direita do lateral Denzel Dumfries e fez contra. Quatro minutos depois, o meia Tijjani Reijnders cobrou falta na área, o zagueiro Virgil Van Dijk desviou e o atacante Brian Brobbey mandou para as redes, ampliando para a Holanda.

    A Tunísia esboçou reação no início do segundo tempo, aos oito minutos, com o atacante Hazem Mastouri descontando para os africanos. Os europeus, porém, retomaram o controle do jogo ao marcarem o terceiro. Aos 16, o zagueiro Jan Paul van Hecke cabeceou para o gol e contou com um desvio no meia Anis Ben Slimane para balançar as redes e fechar o placar.

    Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil

    Por MRNews

    Após empatar com a Suécia, o Japão garantiu vaga na próxima fase e será o adversário da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026. Os dois vão se enfrentar na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos, um dos países-sedes da competição.

    A partida marca o início do mata-mata do Mundial, fase que reúne 32 seleções na disputa pelo título.

    A seleção japonesa ficou em segundo lugar no Grupo F, liderado pela Holanda. Na fase de grupo, a equipe asiática goleou a Tunísia, marcando quatro gols contra o time africano, desclassificado da competição. Na disputa contra a Holanda, o placar ficou empatado em 2 a 2, na primeira rodada do Mundial.

    Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira (25) da Copa

    Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

    O Japão é uma seleção com nível técnico crescente e o confronto não tem favorito, avalia a comentarista de futebol da TV Brasil e da Rádio Nacional, Luciana Zogaib.

    “[O Japão] É uma seleção que joga em transição rápida, é uma equipe que tem equilíbrio emocional, mesmo quando sai atrás, consegue buscar o resultado, como aconteceu na partida contra a Holanda”.

    Em 2025, o Japão também derrotou o Brasil de virada, em um amistoso, no final de 2025, em Tóquio, por 3 a 2. Na ocasião, o técnico do time brasileiro, Carlo Ancelotti, pediu que os jogadores brasileiros desenvolvessem “resiliência mental” e disse que a equipe precisava aprender com os erros.

    “Os japoneses têm o mental forte e nós vamos colocar o nosso [emocional] à prova neste jogo”, brincou Zogaib.

    Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

    A comentarista também lembrou que, desde o confronto com o Brasil, ano passado, o Japão não perdeu nenhum jogo. “Eles chegam motivados à Copa”, frisou.

    A evolução do futebol japonês é nítido, acrescentou Rachel Motta, também comentarista esportiva da TV Brasil. Ela chama atenção para a agilidade do time no contra-ataque.

    “A equipe japonesa pode não ter tantos jogadores habilidosos ou com mais nome, porém, o contra-ataque japonês é a arma deles, que marcam muito bem, e aí, a gente precisa mostrar habilidade”, cobrou.

    “Além do Vini Jr. não temos visto tanta habilidade na seleção brasileira”, criticou.

    Zico e o futebol japonês

    A perspectiva do duelo mexe com os torcedores brasileiros, que viram o crescimento do futebol japonês. O país contou com experts brasileiros, como o jogador Zico, Arthur Antunes Coimbra. Ele contribuiu para a profissionalização do esporte no país asiático e comandou a seleção nipônica na Copa de 2006.

     “Que o flamenguista não fique chateado, mas com o Flamengo foram 20 anos e com o Japão foram 22”, brincou, em entrevista à Agência brasil, em abril.

    Fora de campo, os dois países possuem uma longa relação, considerando como marco a chegada de 800 japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, que vieram trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo.

    Atualmente, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os países, nos últimos anos, vêm buscando estreitar parcerias e cooperações na área comercial em ciência e tecnologia.

    Entre as áreas mais promissoras, de acordo com o órgão, destacam-se tecnologias da informação e das comunicações, aeroespacial, robótica, ciências médicas e saúde e energias renováveis.

    O Japão é também um dos maiores investidores do Brasil, com US$ 22,8 bilhões em estoque (investido ou em circulação). Os investimentos japoneses são diversificados e incluem setores como o automotivo, de materiais elétricos e siderurgia.

    Em 2023, o dado mais recente indica que o intercâmbio comercial bilateral foi de US$ 11,7 bilhões, com superávit para o Brasil de US$ 1,5 bilhão. As exportações brasileiras para o Japão foram, na maior parte, de produtos como minério de ferro, frango, café, alumínio e milho, enquanto as importações incluíram autopeças, compostos químicos, instrumentos de medição e controle e circuitos integrados.

    Japoneses escolheram São Paulo

    Desde a chegada do navio Kasato Maru a São Paulo, a comunidade nipônica cresceu. A Embaixada Japonesa estima que 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivem no país, a maior população nipônica fora do Japão. E, como não poderia ser diferente, a influência cultural deixou marcas, em diversas áreas, como agricultura, gastronomia e artes marciais.

    São Paulo conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade chega a ter toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e arquitetura oriental.

    Mas há outras cidades brasileiras também marcadas pela presença desses imigrantes, como Assaí, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Tomé-Açu, no Pará.  

    De acordo com o MRE, os japoneses são cerca de quatro em cada dez dos 1 milhão de estrangeiros vivendo no Brasil. Já no país insular, do outro lado do globo, vivem 200 mil brasileiros, nas contas do governo japonês.

    “O elo humano é um dos principais patrimônios das relações Brasil-Japão e fomenta o diálogo e a cooperação”, afirmou o ministério.

    Danilo & Davi agitam o primeiro dia de Festa Junina do Pinheiros

    Dupla sertaneja esquentou a noite fria de São Paulo com seus grandes hits “Apaga Apaga Apaga”, “Não mexe nas minhas gavetas” e “Mudou o Texto”

     

    Começou a tão aguardada Festa Junina do Pinheiros. Durante quatro dias, os pinheirenses poderão curtir, brincar, cantar, dançar, comer e aproveitar um dos melhores arraiás do Brasil.

    Abrindo o primeiro dia, nesta quinta-feira (25), a dupla sertaneja Danilo & Davi agitaram a noite fria de São Paulo. Talentosos e carismáticos, os amigos têm mais de 800 milhões de views do YouTube e estão entre os artistas mais tocados nas rádios. Hits como “Apaga Apaga Apaga”, “Não mexe nas minhas gavetas” e “Mudou o Texto” sacudiram o público do Pinheiros.

    Antes da dupla sertaneja se apresentar, Juliana Siqueira com o seu forró e a Banda Red Fox – country music americana e country rock no Brasil, se apresentaram no e aqueceram o público.

    Meio ambiente
    A área de Meio Ambiente também tem participação ativa na Festa Junina. Tudo para minimizar os impactos ambientais. Isso começou antes da festa, com reuniões com todos que estão com barracas no evento para discutir quais materiais devem ser usados nas embalagens e nos brindes. A ideia é reduzir ao máximo a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, aumentar o volume do que pode ser reciclado.

    A festa conta com lixeiras para material orgânico e reciclável. Os resíduos são recolhidos e levados à Central Resíduos onde é feita a triagem. Os recicláveis vão para empresa de reciclagem e os orgânicos seguem para compostagem e projeto de horta urbana.

    Em 2025, foram 7.531 kg de recicláveis e 1.236 kg de compostáveis. Além disso, 38 mil litros de água de reuso foram utilizados para estabilizar algumas estruturas da festa.

    Outra preocupação do Pinheiros é em relação à emissão de gases de efeito estufa, que acontece na montagem, desmontagem da estrutura e durante a festa. Essas emissões são quantificadas e convertidas em toneladas de CO2 por meio de metodologia internacional reconhecida. Assim, é possível realizar a compensação por meio de projetos ambientais auditados e certificados. No ano passado, no total foram 20.797 kg de CO2, equivalente a 21 créditos de carbono. Com a compensação, a festa junina recebeu o selo do evento neutro, o que vai se repetir este ano.

    Muita diversão
    Se no palco o espetáculo estava garantido, fora dele o público presente também não se decepcionou. As diversas ativações dos patrocinadores garantiam a diversão e também brindes.

    A criançada também soube aproveitar o primeiro dia com diversas opções para brincar e comidas, como: infláveis, algodão doce, danças e aquilo que a criança mais gosta de fazer. Os pais aproveitaram o momento também para “entrar na folia” e sorrisos eram vistos por todas as alamedas do Clube.

    Felipe Araújo é a atração principal desta sexta (26)
    A Festa Junina do Clube Pinheiros tem prosseguimento nesta sexta-feira (26), a partir das 19h. O show principal será do cantor Felipe Araújo, às 23h30.

     Fotos: Ricardo Bufolin, Priscila Leão

     

    Seinfra segue com operação tapa-buraco e conclui a semana com o serviço em 36 bairros de João Pessoa

    A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue com a operação tapa-buraco e conclui a semana executando o serviço em 36 bairros da Capital, nesta sexta-feira (26). Esse serviço é realizado diariamente pelas equipes da Diretoria de Manutenção Viária e Drenagem, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e a segurança nas vias da cidade.

    A partir das 8h, as equipes estarão trabalhando nos seguintes bairros: Jardim Cidade Universitária, Bessa, Aeroclube, Jardim Veneza, Gramame, Mangabeira, Planalto da Boa Esperança, Funcionários, Castelo Branco, Bairro das Indústrias, Oitizeiro, José Américo, Ernesto Geisel, Torre, Centro, Varjão, Varadouro, Bairro dos Ipês, Distrito Industrial, Cristo Redentor, Alto do Céu, Pedro Gondim, Muçumagro, Água Fria, Bancários, Portal do Sol, Cabo Branco, Tambiá, Jardim São Paulo, Bairro dos Estados, Valentina Figueiredo, Costa e Silva, João Paulo II, Grotão, Treze de Maio e Tambaú.

    Nesta sexta-feira, a Seinfra também está executando serviços de manutenção na rede de drenagem, como limpeza e desobstrução de galerias, em diversos bairros da Capital.

    Atendimento – Os serviços de manutenção da Seinfra, como tapa-buraco, galerias, terraplenagem e iluminação pública, podem ser solicitados por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. O app está disponível nas lojas Google Play e Apple Store gratuitamente.

    Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

    Por MRNews

    Raoni Metuktire, de 93 anos, liderança dos Kayapó, se recupera bem da recente cirurgia realizada para desobstrução intestinal. Segundo boletim médico, ele apresenta evolução clínica favorável, está sem febre, se alimenta e respira sem ajuda de aparelhos e realiza exercícios respiratórios. 

    O cacique Raoni foi internado em estado grave no dia 15 de junho no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop (MT). Após ser estabilizado e passar por quatro dias de tratamento, ele foi transferido para São Paulo, onde segue em tratamento em ambulatório dedicado à saúde indígena no Hospital São Paulo, da Unifesp. 

    Ele está na capital paulista desde o último dia 19, quando chegou com quadro de obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa. Realizou cirurgia instestinal no dia 20 e segue em recuperação, tendo ido da UTI para um quarto no último dia 23. 

    Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

    A equipe ainda não divulgou previsão de alta.

    Equador vence Alemanha de virada e carimba vaga no mata-mata da Copa

    O Equador dependia apenas da vitória sobre a já classificada Alemanha na última partida da fase de grupos para avançar ao mata-mata da Copa do Mundo. Com gana e determinação, a La Tri ganhou de virada por 2 a 1 após 90 minutos de pura emoção no Estádio de Nova Jersey, nesta quinta-feira (25), em duelo pelo Grupo E.  Após sair atrás no placar com gol de Sané no primeiro minuto de jogo, o Equador se recuperou, empatou sete minutos depois com Angulo, e coube ao atacante Gonzalo Plata – que atua no Flamengo – marcar o gol da virada e da classificação.

    Com o triunfo, os equatorianos chegaram a quatro pontos e asseguraram a vaga como uma das equipes melhores terceiras colocadas. A Alemanha já garantira a liderança do Grupo E antes mesmo do início da partida. A Costa do Marfim avançou na segunda posição da chave, ao derrotar Curaçao por 2 a 0, em jogo no mesmo horário (início às 17h no horário de Brasília), na Filadélfia. 

    Alemanha x Equador

    No primeiro minuto da etapa inicial, a Alemanha inaugurou o marcador. A jogada começou com Pavlovic que ganhou a disputa de bola na entrada da área, rolou para Wirtz, que tocou na medida para Sané acertar o fundo da rede. Os equatorianos ainda reclamaram de pé alto de Pavlovic no início da jogada, mas a árbitra desconsiderou e deixou o jogo seguir.

    Dependendo da vitória para carimbar a vaga no mata-mata, a La Tri – apelido da seleção equatoriana – não tomou conhecimento da desvantagem e chegou ao empate sete minutos depois. Angulo avançou do lado esquerdo e aproveitou vacilo da zaga para desferir uma bomba no canto esquerdo do goleiro Neuer. Tudo igual em Nova Jersey : 1 a 1.

    Depois do empate, o Equador passou a pressionar a saída de bola dos alemães, mas depois de cruzar a intermediária falhava nas finalizações. Já os alemães investiram em contra-ataques para ampliar o placar. A melhor chance foi aos 24 minutos, após cruzamento de Raum para Havertz dentro da área cabecear com precisão ao gol, mas o goleiro Galíndez fez ótima defesa.

    Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo

    Marquinhos pede ambição e avisa: “Uma nova competição começa agora”

    Após o intervalo, logo no primeiro minuto, a arbitragem anotou pênalti para a Alemanha: Havertz fora derrubado dentro da área quando se preparava para chutar ao gol, após o passe de Nmecha. No entanto, após intervenção do VAR, a árbitra recuou da decisão e marcou falta para o Equador no meio-campo, que havia sido cometida na origem da jogada. Os equatorianos se lançaram em busca da virada e não deram trégua. Aos 26 minutos, Kevin Rodrígues aproveitou vacilo do goleiro Neuer, roubou a bola e deu de presente pra Angulo cruzar para Plata, mas o camisa 19 não alcançou a bola.

    Quatro minutos depois, foi a vez da Alemanha levar perigo ao gol de Galíndez. O meio-campista Sané se beneficiou de bobeira da defesa equatoriana, se livrou da marcação e bateu forte, mas a bola foi em cima de Galíndez e não entrou. De tanto insistir, os equatorianos viraram o placar aos 31 minutos. Após escanteio, Rodrígues desviou de cabeça para Plata, que se antecipou ao goleiro Neuer e balançou a rede ao chutar com a ponta da chuteira. Era o gol da vitória e da classificação do Equador ao primeiro mata-mata (16 avos de final) da Copa do Mundo.