Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil

Por MRNews

Após empatar com a Suécia, o Japão garantiu vaga na próxima fase e será o adversário da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026. Os dois vão se enfrentar na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos, um dos países-sedes da competição.

A partida marca o início do mata-mata do Mundial, fase que reúne 32 seleções na disputa pelo título.

A seleção japonesa ficou em segundo lugar no Grupo F, liderado pela Holanda. Na fase de grupo, a equipe asiática goleou a Tunísia, marcando quatro gols contra o time africano, desclassificado da competição. Na disputa contra a Holanda, o placar ficou empatado em 2 a 2, na primeira rodada do Mundial.

Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira (25) da Copa

Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

O Japão é uma seleção com nível técnico crescente e o confronto não tem favorito, avalia a comentarista de futebol da TV Brasil e da Rádio Nacional, Luciana Zogaib.

“[O Japão] É uma seleção que joga em transição rápida, é uma equipe que tem equilíbrio emocional, mesmo quando sai atrás, consegue buscar o resultado, como aconteceu na partida contra a Holanda”.

Em 2025, o Japão também derrotou o Brasil de virada, em um amistoso, no final de 2025, em Tóquio, por 3 a 2. Na ocasião, o técnico do time brasileiro, Carlo Ancelotti, pediu que os jogadores brasileiros desenvolvessem “resiliência mental” e disse que a equipe precisava aprender com os erros.

“Os japoneses têm o mental forte e nós vamos colocar o nosso [emocional] à prova neste jogo”, brincou Zogaib.

Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

A comentarista também lembrou que, desde o confronto com o Brasil, ano passado, o Japão não perdeu nenhum jogo. “Eles chegam motivados à Copa”, frisou.

A evolução do futebol japonês é nítido, acrescentou Rachel Motta, também comentarista esportiva da TV Brasil. Ela chama atenção para a agilidade do time no contra-ataque.

“A equipe japonesa pode não ter tantos jogadores habilidosos ou com mais nome, porém, o contra-ataque japonês é a arma deles, que marcam muito bem, e aí, a gente precisa mostrar habilidade”, cobrou.

“Além do Vini Jr. não temos visto tanta habilidade na seleção brasileira”, criticou.

Zico e o futebol japonês

A perspectiva do duelo mexe com os torcedores brasileiros, que viram o crescimento do futebol japonês. O país contou com experts brasileiros, como o jogador Zico, Arthur Antunes Coimbra. Ele contribuiu para a profissionalização do esporte no país asiático e comandou a seleção nipônica na Copa de 2006.

 “Que o flamenguista não fique chateado, mas com o Flamengo foram 20 anos e com o Japão foram 22”, brincou, em entrevista à Agência brasil, em abril.

Fora de campo, os dois países possuem uma longa relação, considerando como marco a chegada de 800 japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, que vieram trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo.

Atualmente, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os países, nos últimos anos, vêm buscando estreitar parcerias e cooperações na área comercial em ciência e tecnologia.

Entre as áreas mais promissoras, de acordo com o órgão, destacam-se tecnologias da informação e das comunicações, aeroespacial, robótica, ciências médicas e saúde e energias renováveis.

O Japão é também um dos maiores investidores do Brasil, com US$ 22,8 bilhões em estoque (investido ou em circulação). Os investimentos japoneses são diversificados e incluem setores como o automotivo, de materiais elétricos e siderurgia.

Em 2023, o dado mais recente indica que o intercâmbio comercial bilateral foi de US$ 11,7 bilhões, com superávit para o Brasil de US$ 1,5 bilhão. As exportações brasileiras para o Japão foram, na maior parte, de produtos como minério de ferro, frango, café, alumínio e milho, enquanto as importações incluíram autopeças, compostos químicos, instrumentos de medição e controle e circuitos integrados.

Japoneses escolheram São Paulo

Desde a chegada do navio Kasato Maru a São Paulo, a comunidade nipônica cresceu. A Embaixada Japonesa estima que 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivem no país, a maior população nipônica fora do Japão. E, como não poderia ser diferente, a influência cultural deixou marcas, em diversas áreas, como agricultura, gastronomia e artes marciais.

São Paulo conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade chega a ter toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e arquitetura oriental.

Mas há outras cidades brasileiras também marcadas pela presença desses imigrantes, como Assaí, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Tomé-Açu, no Pará.  

De acordo com o MRE, os japoneses são cerca de quatro em cada dez dos 1 milhão de estrangeiros vivendo no Brasil. Já no país insular, do outro lado do globo, vivem 200 mil brasileiros, nas contas do governo japonês.

“O elo humano é um dos principais patrimônios das relações Brasil-Japão e fomenta o diálogo e a cooperação”, afirmou o ministério.

Danilo & Davi agitam o primeiro dia de Festa Junina do Pinheiros

Dupla sertaneja esquentou a noite fria de São Paulo com seus grandes hits “Apaga Apaga Apaga”, “Não mexe nas minhas gavetas” e “Mudou o Texto”

 

Começou a tão aguardada Festa Junina do Pinheiros. Durante quatro dias, os pinheirenses poderão curtir, brincar, cantar, dançar, comer e aproveitar um dos melhores arraiás do Brasil.

Abrindo o primeiro dia, nesta quinta-feira (25), a dupla sertaneja Danilo & Davi agitaram a noite fria de São Paulo. Talentosos e carismáticos, os amigos têm mais de 800 milhões de views do YouTube e estão entre os artistas mais tocados nas rádios. Hits como “Apaga Apaga Apaga”, “Não mexe nas minhas gavetas” e “Mudou o Texto” sacudiram o público do Pinheiros.

Antes da dupla sertaneja se apresentar, Juliana Siqueira com o seu forró e a Banda Red Fox – country music americana e country rock no Brasil, se apresentaram no e aqueceram o público.

Meio ambiente
A área de Meio Ambiente também tem participação ativa na Festa Junina. Tudo para minimizar os impactos ambientais. Isso começou antes da festa, com reuniões com todos que estão com barracas no evento para discutir quais materiais devem ser usados nas embalagens e nos brindes. A ideia é reduzir ao máximo a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, aumentar o volume do que pode ser reciclado.

A festa conta com lixeiras para material orgânico e reciclável. Os resíduos são recolhidos e levados à Central Resíduos onde é feita a triagem. Os recicláveis vão para empresa de reciclagem e os orgânicos seguem para compostagem e projeto de horta urbana.

Em 2025, foram 7.531 kg de recicláveis e 1.236 kg de compostáveis. Além disso, 38 mil litros de água de reuso foram utilizados para estabilizar algumas estruturas da festa.

Outra preocupação do Pinheiros é em relação à emissão de gases de efeito estufa, que acontece na montagem, desmontagem da estrutura e durante a festa. Essas emissões são quantificadas e convertidas em toneladas de CO2 por meio de metodologia internacional reconhecida. Assim, é possível realizar a compensação por meio de projetos ambientais auditados e certificados. No ano passado, no total foram 20.797 kg de CO2, equivalente a 21 créditos de carbono. Com a compensação, a festa junina recebeu o selo do evento neutro, o que vai se repetir este ano.

Muita diversão
Se no palco o espetáculo estava garantido, fora dele o público presente também não se decepcionou. As diversas ativações dos patrocinadores garantiam a diversão e também brindes.

A criançada também soube aproveitar o primeiro dia com diversas opções para brincar e comidas, como: infláveis, algodão doce, danças e aquilo que a criança mais gosta de fazer. Os pais aproveitaram o momento também para “entrar na folia” e sorrisos eram vistos por todas as alamedas do Clube.

Felipe Araújo é a atração principal desta sexta (26)
A Festa Junina do Clube Pinheiros tem prosseguimento nesta sexta-feira (26), a partir das 19h. O show principal será do cantor Felipe Araújo, às 23h30.

 Fotos: Ricardo Bufolin, Priscila Leão

 

Seinfra segue com operação tapa-buraco e conclui a semana com o serviço em 36 bairros de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue com a operação tapa-buraco e conclui a semana executando o serviço em 36 bairros da Capital, nesta sexta-feira (26). Esse serviço é realizado diariamente pelas equipes da Diretoria de Manutenção Viária e Drenagem, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e a segurança nas vias da cidade.

A partir das 8h, as equipes estarão trabalhando nos seguintes bairros: Jardim Cidade Universitária, Bessa, Aeroclube, Jardim Veneza, Gramame, Mangabeira, Planalto da Boa Esperança, Funcionários, Castelo Branco, Bairro das Indústrias, Oitizeiro, José Américo, Ernesto Geisel, Torre, Centro, Varjão, Varadouro, Bairro dos Ipês, Distrito Industrial, Cristo Redentor, Alto do Céu, Pedro Gondim, Muçumagro, Água Fria, Bancários, Portal do Sol, Cabo Branco, Tambiá, Jardim São Paulo, Bairro dos Estados, Valentina Figueiredo, Costa e Silva, João Paulo II, Grotão, Treze de Maio e Tambaú.

Nesta sexta-feira, a Seinfra também está executando serviços de manutenção na rede de drenagem, como limpeza e desobstrução de galerias, em diversos bairros da Capital.

Atendimento – Os serviços de manutenção da Seinfra, como tapa-buraco, galerias, terraplenagem e iluminação pública, podem ser solicitados por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. O app está disponível nas lojas Google Play e Apple Store gratuitamente.

Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

Por MRNews

Raoni Metuktire, de 93 anos, liderança dos Kayapó, se recupera bem da recente cirurgia realizada para desobstrução intestinal. Segundo boletim médico, ele apresenta evolução clínica favorável, está sem febre, se alimenta e respira sem ajuda de aparelhos e realiza exercícios respiratórios. 

O cacique Raoni foi internado em estado grave no dia 15 de junho no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop (MT). Após ser estabilizado e passar por quatro dias de tratamento, ele foi transferido para São Paulo, onde segue em tratamento em ambulatório dedicado à saúde indígena no Hospital São Paulo, da Unifesp. 

Ele está na capital paulista desde o último dia 19, quando chegou com quadro de obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa. Realizou cirurgia instestinal no dia 20 e segue em recuperação, tendo ido da UTI para um quarto no último dia 23. 

Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

A equipe ainda não divulgou previsão de alta.

Equador vence Alemanha de virada e carimba vaga no mata-mata da Copa

O Equador dependia apenas da vitória sobre a já classificada Alemanha na última partida da fase de grupos para avançar ao mata-mata da Copa do Mundo. Com gana e determinação, a La Tri ganhou de virada por 2 a 1 após 90 minutos de pura emoção no Estádio de Nova Jersey, nesta quinta-feira (25), em duelo pelo Grupo E.  Após sair atrás no placar com gol de Sané no primeiro minuto de jogo, o Equador se recuperou, empatou sete minutos depois com Angulo, e coube ao atacante Gonzalo Plata – que atua no Flamengo – marcar o gol da virada e da classificação.

Com o triunfo, os equatorianos chegaram a quatro pontos e asseguraram a vaga como uma das equipes melhores terceiras colocadas. A Alemanha já garantira a liderança do Grupo E antes mesmo do início da partida. A Costa do Marfim avançou na segunda posição da chave, ao derrotar Curaçao por 2 a 0, em jogo no mesmo horário (início às 17h no horário de Brasília), na Filadélfia. 

Alemanha x Equador

No primeiro minuto da etapa inicial, a Alemanha inaugurou o marcador. A jogada começou com Pavlovic que ganhou a disputa de bola na entrada da área, rolou para Wirtz, que tocou na medida para Sané acertar o fundo da rede. Os equatorianos ainda reclamaram de pé alto de Pavlovic no início da jogada, mas a árbitra desconsiderou e deixou o jogo seguir.

Dependendo da vitória para carimbar a vaga no mata-mata, a La Tri – apelido da seleção equatoriana – não tomou conhecimento da desvantagem e chegou ao empate sete minutos depois. Angulo avançou do lado esquerdo e aproveitou vacilo da zaga para desferir uma bomba no canto esquerdo do goleiro Neuer. Tudo igual em Nova Jersey : 1 a 1.

Depois do empate, o Equador passou a pressionar a saída de bola dos alemães, mas depois de cruzar a intermediária falhava nas finalizações. Já os alemães investiram em contra-ataques para ampliar o placar. A melhor chance foi aos 24 minutos, após cruzamento de Raum para Havertz dentro da área cabecear com precisão ao gol, mas o goleiro Galíndez fez ótima defesa.

Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo

Marquinhos pede ambição e avisa: “Uma nova competição começa agora”

Após o intervalo, logo no primeiro minuto, a arbitragem anotou pênalti para a Alemanha: Havertz fora derrubado dentro da área quando se preparava para chutar ao gol, após o passe de Nmecha. No entanto, após intervenção do VAR, a árbitra recuou da decisão e marcou falta para o Equador no meio-campo, que havia sido cometida na origem da jogada. Os equatorianos se lançaram em busca da virada e não deram trégua. Aos 26 minutos, Kevin Rodrígues aproveitou vacilo do goleiro Neuer, roubou a bola e deu de presente pra Angulo cruzar para Plata, mas o camisa 19 não alcançou a bola.

Quatro minutos depois, foi a vez da Alemanha levar perigo ao gol de Galíndez. O meio-campista Sané se beneficiou de bobeira da defesa equatoriana, se livrou da marcação e bateu forte, mas a bola foi em cima de Galíndez e não entrou. De tanto insistir, os equatorianos viraram o placar aos 31 minutos. Após escanteio, Rodrígues desviou de cabeça para Plata, que se antecipou ao goleiro Neuer e balançou a rede ao chutar com a ponta da chuteira. Era o gol da vitória e da classificação do Equador ao primeiro mata-mata (16 avos de final) da Copa do Mundo. 

Agência Minas Gerais | Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

O Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (24/6), a Resolução Seplag nº 56/2026, que estabelece regras excepcionais para a organização da jornada de trabalho dos agentes públicos estaduais nos dias de realização dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2026.

A medida se aplica aos servidores públicos civis, contratados temporários e estagiários em exercício nos órgãos e entidades da administração pública direta, autarquias e fundações do Poder Executivo estadual.

De acordo com a resolução, fica facultada a antecipação da saída do trabalho em até três horas antes do início das partidas da Seleção Brasileira. A medida, no entanto, não configura ponto facultativo, redução de jornada ou dispensa de compensação das horas não trabalhadas.

As horas correspondentes à saída antecipada deverão ser compensadas até 30/9/2026. A reposição poderá ser feita por meio da realização de horas excedentes à jornada regular de trabalho ou pela prestação de serviço extraordinário previamente autorizado, observadas as normas vigentes.

A compensação deverá ocorrer exclusivamente em dias de trabalho presencial. Não serão consideradas para esse fim jornadas realizadas em teletrabalho, períodos de férias, licenças, afastamentos ou outras situações que impeçam o cumprimento presencial das atividades.

O servidor que não efetuar a compensação das horas estará sujeito ao desconto proporcional em sua remuneração. O agente público que não cumprir a jornada diária mínima de seis horas de trabalho não terá direito ao pagamento da ajuda de custo correspondente ao respectivo dia.

Serviços essenciais

A resolução não se aplica aos profissionais que atuam em serviços considerados essenciais e que demandam funcionamento contínuo. Permanecem com expediente regular as unidades de segurança pública, os serviços médico-hospitalares, as atividades relacionadas à coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes, além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Também poderão permanecer com funcionamento integral outras unidades que prestem serviços imprescindíveis à população, conforme avaliação dos dirigentes dos respectivos órgãos e entidades.

Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

Por MRNews

Vini Jr. comenta foto de Virginia Fonseca após vitória do Brasil e movimenta as redes sociais

A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, pela Copa do Mundo de 2026, não foi o único assunto que repercutiu entre os torcedores nesta quinta-feira (25). O atacante Vinícius Júnior, autor de dois gols na partida disputada em Miami, chamou atenção ao interagir com a influenciadora Virginia Fonseca nas redes sociais.

Logo após o triunfo da equipe comandada pelo Brasil, Virginia compartilhou em seu perfil algumas fotos acompanhando a partida. Entre milhares de comentários recebidos, um em especial não passou despercebido pelos seguidores: o de Vini Jr.

O craque do Brasil publicou emojis de coração vermelho e escreveu a frase: “É o Brasil”, demonstrando entusiasmo com a atuação da Seleção. A interação rapidamente ganhou destaque e se tornou um dos comentários mais curtidos da publicação.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

CMN amplia em R$ 1 bi limite para crédito a estados e municípios

Comentário de Vini Jr. gera repercussão entre fãs

A mensagem do jogador foi suficiente para movimentar as redes sociais. Diversos internautas passaram a comentar a interação entre o atacante do Real Madrid e a influenciadora digital, levantando especulações sobre uma possível aproximação entre os dois.

Enquanto alguns seguidores apenas celebraram a participação do atleta na postagem, outros aproveitaram para brincar com a situação. Comentários comparando a dupla a casais famosos da história do entretenimento brasileiro rapidamente viralizaram entre os fãs.

Apesar das especulações, nem Vini Jr. nem Virginia se pronunciaram sobre os rumores que surgiram após a interação.

Virginia também recebeu elogios dos seguidores

Além do comentário do camisa 7 da Seleção Brasileira, Virginia Fonseca recebeu uma enxurrada de elogios pelo visual escolhido para acompanhar a partida. Muitos seguidores destacaram a produção da influenciadora e elogiaram as fotos publicadas durante o jogo.

Desespero após terremoto; jogador faz apelo emocionante ao perder contato com esposa e filhos na Venezuela

Operação Contenção: 17% dos policiais retiraram as câmeras corporais

A publicação acumulou milhares de curtidas e comentários em poucas horas, reforçando a forte presença digital de Virginia e o enorme alcance que qualquer interação envolvendo celebridades costuma gerar nas redes sociais.

Vini Jr. vive grande fase na Copa do Mundo

Dentro de campo, Vinícius Júnior também segue em evidência. Com os dois gols marcados diante da Escócia, o atacante se consolidou como um dos principais destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 e entrou na disputa pela artilharia da competição.

O desempenho do jogador tem sido amplamente elogiado por torcedores e especialistas, aumentando ainda mais a expectativa para os próximos compromissos do Brasil no torneio.

Tags: Vini Jr., Virginia Fonseca, Seleção Brasileira, Copa do Mundo 2026, Brasil x Escócia, redes sociais, futebol, celebridades, Vinícius Júnior, Virginia.

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a CATI Regional de Guaratinguetá, promoveu nesta terça-feira (23) uma capacitação em Fruticultura voltada aos produtores rurais do município

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a CATI Regional de Guaratinguetá, promoveu nesta terça-feira (23) uma capacitação em Fruticultura voltada aos produtores rurais do município.

 

Realizado na sede da CATI Regional, o encontro teve como objetivo levar conhecimento técnico e incentivar boas práticas agrícolas, contribuindo para o fortalecimento da produção rural.

 

A programação abordou temas como o cultivo de frutas vermelhas, o descarte correto de embalagens de agrotóxicos e a rastreabilidade e rotulagem de produtos agrícolas.

 

A ação integra as iniciativas da Secretaria de Agricultura para apoiar os produtores rurais, fortalecer a agricultura local e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

CMN amplia em R$ 1 bi limite para crédito a estados e municípios

Por MRNews

Os estados, municípios e Distrito Federal podem pegar R$ 1 bilhão a mais emprestados no sistema financeiro em 2026 sem finalidade específica. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um remanejamento nos limites de crédito para órgãos e entidades do setor público, sem alterar o limite total autorizado para o ano, que continua em R$ 23,6 bilhões.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (25) por meio da Resolução 5310, que reorganiza os chamados sublimites, parcelas específicas dentro do limite geral de crédito destinadas a diferentes tipos de operações de crédito.

Mais espaço aos entes

Com o remanejamento, o valor disponível para operações de crédito de estados, Distrito Federal e municípios passa de R$ 5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, nas operações com garantia da União (em que o Tesouro Nacional cobre eventuais inadimplências). Para as operações sem garantia federal, o sublimite também sobe de R$ 5 bilhões para R$ 5,5 bilhões.

Desespero após terremoto; jogador faz apelo emocionante ao perder contato com esposa e filhos na Venezuela

Operação Contenção: 17% dos policiais retiraram as câmeras corporais

A mudança atende à demanda de governos estaduais e municipais, que já haviam utilizado integralmente os sublimites anteriormente disponíveis. O dinheiro vem dos sublimites de operações de crédito que os entes públicos podem pegar emprestados para financiar projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e parcerias público-privadas (PPP).

Principais mudanças:

  • Aumento de R$ 5 bilhões para R$ 5,5 bilhões no sublimite de operações de crédito com garantia da União
  • Aumento de R$ 5 bilhões para R$ 5,5 bilhões no sublimite para estados, DF e municípios sem garantia da União
  • Redução de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,2 bilhão no sublimite para operações do Novo PAC sem garantia da União;
  • Redução de R$ 1,5 bilhão para R$ 1 bilhão no sublimite para Parcerias Público-Privadas (PPP) com garantia da União.

Como funciona

O limite global representa o teto total que o setor público pode pegar emprestado no sistema financeiro durante o ano.

Dentro desse valor, os sublimites organizam quanto pode ser destinado a cada grupo de operações, como investimentos em infraestrutura, programas federais ou financiamentos de estados e municípios.

A resolução do CMN não criou novos recursos. Apenas transferiu valores entre categorias para atender áreas com maior demanda.

CMN passa a exigir fotos com localização comprovada em seguro rural

ALL Signature anuncia reajuste de preços em 2026; veja como garantir os valores atuais

Recursos remanejados

Para ampliar o espaço de estados e municípios, o CMN retirou R$ 500 milhões do sublimite destinado ao Novo PAC sem garantia da União, que caiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,2 bilhão.

Outros R$ 500 milhões foram remanejados do limite destinado às Parcerias Público-Privadas (PPP), reduzindo esse grupo de R$ 1,5 bilhão para R$ 1 bilhão.

Os demais limites permaneceram iguais.

Mantidos sem alteração

  • R$ 23,6 bilhões: limite global de crédito mantido para 2026
  • Novo PAC com garantia da União: R$ 1,8 bilhão
  • Empréstimo aos Correios: R$ 8 bilhões
  • Órgãos e entidades da União: R$ 625 milhões.

Entrada em vigor

A resolução passa a valer a partir da publicação oficial.

Presidido ministro da Fazenda, Dario Durigan, o CMN também é composto pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e pelo ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Pioneiras da Seleção feminina de futebol promovem o Mundial com ação em Copacabana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ex-atletas da seleção brasileira abriram a contagem regressiva para o evento na Fan Fest. Foto: Gustavo Stephan/SMEL

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro (SMEL) realizou ação com ex-jogadoras da seleção brasileira e integrantes de programas parceiros da Prefeitura a um ano da abertura Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, na quarta-feira (24/6). A 10ª edição começa no dia 24 de junho de 2027 e será a primeira na América do Sul. Na Fan Fest de Copacabana, na Zona Sul, o evento promoveu a valorização da história da modalidade.

– O futebol tem essa capacidade de comover, emocionar e mobilizar as pessoas. A nossa responsabilidade, enquanto cidade-sede, é incentivar a prática do esporte entre as mulheres e as meninas, combater através do esporte qualquer tipo de preconceito, conscientizar sobre a relevância da participação feminina na modalidade e deixar um legado importante na cidade – explica o secretário municipal de Esportes, Bruno Ramos.

A ação da SMEL levou ex-atletas pioneiras da Seleção feminina brasileira para interagir com o público, no tradicional ponto de encontro durante mundiais, com o objetivo de celebrar a data. As pioneiras jogaram altinha com as pessoas da Fan Fest, tiraram fotos e divulgaram o torneio do ano que vem.

– A competição será histórica e vai ajudar ainda mais no crescimento do futebol feminino. As meninas de hoje têm a oportunidade de realizar seus sonhos, jogando nas Vilas Olímpicas, nos parques, nos projetos sociais, dentro dos seus bairros e nas categorias de bases dos clubes e da seleção brasileira feminina. E isso já é um grande feito. Na minha época não tive essa oportunidade – lembra a ex-jogadora Fanta Motta.

A ex-atleta representou o Brasil nos Mundiais de 1991, na China; 1995, na Suécia; e 1999, nos Estados Unidos. Fanta, que é uma das madrinhas do projeto Rio: Capital do Futebol Feminino, acredita que a realização do torneio representa um marco para o desenvolvimento da modalidade e para as novas gerações de atletas. O programa da SMEL estimula a modalidade nas Vilas Olímpicas, com capacidade de atender até 500 alunas.

– É uma experiência muito especial. São mulheres que abriram caminhos para que meninas da minha geração pudessem sonhar mais alto. Poder estar perto delas, ouvir suas histórias e compartilhar esse momento em um dia de jogo do Brasil é algo inspirador. Tenho certeza de que eventos como esse incentivam mais mulheres e meninas a praticarem esportes – conta Pyetra Janelli, uma das participantes de iniciativas parceiras da SMEL presente no encontro.

O projeto Rio: Capital do Futebol Feminino está com inscrições abertas para meninas de 7 a 15 anos. Para fazer o cadastro é necessário comparecer pessoalmente às unidades que têm as atividades e apresentar as carteiras de identidade da aluna e de algum responsável, o documento de matrícula escolar e o comprovante de residência. Os dias, horários e locais disponíveis podem ser encontrados em www.instagram.com/smelrio.

Categoria:

  • 25 de junho de 2026
  • Marcações: Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ Fan Fest Rio: Capital do Futebol Feminino