Atenção! A Prefeitura de Guaratinguetá informa que, nos dias de jogos da Seleção Brasileira – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá informa que, nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, o expediente das repartições públicas municipais será encerrado 1 hora antes do início das partidas.

Os serviços essenciais funcionarão normalmente.

Confira o decreto completo no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura.

Brasil avalia que tarifaço dos EUA foi politizado mirando eleições

Por MRNews

Em meio às tratativas sobre as taxas impostas pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil, os negociadores brasileiros têm atuado levando em conta que as medidas foram politizadas em um contexto eleitoral no qual a Casa Branca tem interesse nos resultados do pleito presidencial de outubro de 2026, aqui no Brasil. 

Ambos os governos seguem negociando um possível acordo comercial. O Brasil busca convencer os EUA de que um acordo seria mais vantajoso para os países do que as tarifas extras de 25% sobre parte dos produtos brasileiros.

O tarifaço foi uma recomendação do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).

Rayan destaca papel defensivo do ataque em trabalho de Ancelotti

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes

Na última quarta-feira (24) o perfil do Itamaraty no X publicou a posição do governo brasileiro em relação ao tarifaço estadunidense, afirmando que a medida “tem sua origem em uma tentativa de interferência externa na justiça brasileira”. Na publicação, o Ministério das Relações Exteriores informou ainda que o Brasil segue atuando por meio dos canais oficiais de interlocução entre os governos para demonstrar que as políticas brasileiras não prejudicam o comércio com os Estados Unidos.

Após participar de evento sobre Mercosul-União Europeia nesta sexta-feira (26), em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin criticou a tentativa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e pré-candidato à Presidência da República, em negociar a questão das tarifas com os EUA. “Na realidade, são maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o que foi feito”, disse.

O prazo para definir a aplicação, ou não, das tarifas, é o dia 15 de julho. O governo brasileiro tem uma agenda de reuniões até lá com os representantes da Casa Branca e acredita que é possível, apesar de difícil, conseguir um acordo com os estadunidenses.  

Ao mesmo tempo, existe a percepção de que o governo Trump deve evitar um acordo que possa favorecer o governo brasileiro diante a proximidade das eleições presidenciais no Brasil. Nesse contexto, essa não seria uma negociação estritamente comercial, até porque os EUA tem superávit com o Brasil, mas sim uma negociação inserida na nova política de segurança nacional de Donald Trump de buscar a reinserção dos EUA no mundo sobre novas bases.

Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE

Restos mortais de Grenaldo Silva, morto pela ditadura, são sepultados

A nova política de segurança nacional de Trump, publicada em dezembro de 2025, afirma que os EUA devem buscar a “proeminência” na América Latina enquanto área de influência de Washington, afastando atores de fora do Hemisfério da região, em um recado à China.

Nesta semana, Donald Trump compartilhou artigo que afirma que a eleição no Brasil é um dos “grandes testes” dos EUA na América Latina. O texto repercutido por Trump defende que a saída do “esquerdista” Luiz Inácio Lula da Silva favoreceria os interesses da Casa Branca.  

Entenda

A recomendação da USTR para taxar o Brasil é resultado de uma investigação baseada na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O argumento usado é que o Brasil teria práticas “desleais” nas relações comerciais, o que incluiu ataques contra o Pix para favorecer empresas de pagamento estadunidenses.

O Brasil rebateu que os argumentos não são legítimos e que a decisão parte de uma tentativa de ingerência em assuntos internos, além de expressar o protecionismo comercial unilateral de Washington.

O governo vem questionando as tarifas adicionais dos EUA com o argumento de que a tarifa média aplicada pelo Brasil sobre as importações dos EUA é de 2,7%, o que não justificaria o argumento de que as empresas norte-americanas seriam prejudicadas no acesso ao mercado brasileiro.

CET-Rio antecipa Área de Lazer em Copacabana para a Corrida dos Minions neste domingo (28/06) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A CET-Rio irá implantar uma operação de trânsito em Copacabana, na Zona Sul da cidade, neste domingo (28/6), para a realização da Corrida dos Minions. Para viabilizar o evento, a área de lazer será antecipada, com interdições ao tráfego de veículos em trechos da Avenida Atlântica e da Rua Francisco Otaviano, das 3h às 18h.

A pista reversível da Avenida Atlântica, nas pistas junto às edificações, será implantada em seu horário habitual, às 7h.

A operação de trânsito contará com equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante a realização do evento esportivo. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito e, sempre que possível, utilizar rotas alternativas.

Interdições

Domingo (28/06), das 3h às 18h:

• Avenida Atlântica, pista da orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Francisco Sá;
• Rua Francisco Otaviano, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica;
• Avenida Atlântica, pista da orla, entre a Rua Francisco Sá e a Avenida Prado Júnior.

Categoria:

  • 26 de junho de 2026
  • Marcações: copacabana corrida de rua Minions

    Sejuv leva curso de oratória à Unei Novo Caminho – CGNotícias

    Adolescentes da Unidade Educacional de Internação Masculina (Unei Novo Caminho), no bairro Los Angeles, participaram nesta semana de um curso de Inteligência Emocional e Oratória promovido pela Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv), com foco em escuta, reflexão e desenvolvimento pessoal dentro da unidade socioeducativa. 

    A formação trabalhou temas como inteligência emocional, comunicação e autoconhecimento, estimulando os jovens a refletirem sobre suas trajetórias e a desenvolverem habilidades para a construção de novos projetos de vida.

    Durante as atividades, o curso também buscou fortalecer a autoestima dos participantes e incentivar a expressão de sentimentos e ideias de forma mais consciente e estruturada.

    Ministrante do curso, Wellington Luiz destacou a importância do processo de escuta ativa e do acolhimento durante as atividades.

    “A gente trabalhou bastante a escuta ativa, para tentar entender a realidade deles e compreender o que levou eles a chegarem até ali. Utilizamos ferramentas para que eles possam traçar um novo destino. Muitos deles tomaram consciência da própria realidade e tivemos momentos muito emocionantes. Acredito que o nosso propósito foi cumprido, que é impactar vidas, mostrar novos caminhos e fazer com que eles entendam que podem ser alguém na sociedade”, afirmou.

    A ação integra uma parceria entre a Sejuv e a Unei Novo Caminho e tem como objetivo ampliar oportunidades de aprendizado no ambiente socioeducativo, contribuindo para o processo de ressocialização dos adolescentes.

    #ParaTodosVerem: A imagem mostra um professor ministrando o curso para adolescentes da unidade, em sala de aula com projetor ao fundo.

    Publicado em Sem categoria

    Prefeitura de Sorocaba divulga resultado dos pré-habilitados do edital “Seleção de projetos para firmar termo de execução cultural” da Lei Aldir Blanc



    26 de junho de 2026

    20:46

    Por: Evelyn Azevedo

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), publicou no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (26), o resultado dos projetos pré-habilitados no Edital 01/2026 “Seleção de projetos para firmar termo de execução cultural” do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

    A partir do edital serão selecionados projetos culturais para receberem apoio financeiro nas categorias: Letras; Patrimônio Histórico; Festejos/Manifestações Populares Tradicionais; Artes Cênicas (teatro, dança e performance); Circo; Música; Artes Visuais; Formação Cultural (estudo e pesquisa); Festivais, exposições e feiras; Hip Hop; Audiovisual e AR/XR.

    A iniciativa promove o incentivo às manifestações culturais com a destinação do valor total de R$ 2.682.920,98. Nesta etapa, 47 projetos estão pré-habilitados, respeitando as regras previstas no edital.

    As solicitações de recursos contra a decisão da fase de habilitação devem ser apresentados até a próxima quarta-feira (1º), pelo e-mail: ciclo2pnab.soroc@gmail.com, informando “Recurso Etapa de Habilitação”, o edital e número de inscrição no campo assunto do e-mail. Após o julgamento dos recursos, os resultados finais serão divulgados no jornal do Município de Sorocaba.

    A relação de projetos pré-habilitados pode ser conferido no jornal disponível no link: https://tinyurl.com/jornal260626. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: ciclo2pnab.soroc@gmail.com ou pelo telefone da Secult: (15) 3212-8170.

    Fumacê percorre quatro bairros nesta sexta-feira (26) – CGNotícias

    O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado nesta sexta-feira (26), em quatro bairros de Campo Grande: Moreninha, Centro Oeste, Alves Pereira e Centenário.

    As equipes da Gerência de Controle de Endemias Vetoriais (GCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circularão das 16h às 22h, com o uso do serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – conhecido como Fumacê.

    Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

    Os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

    O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

    Confira o itinerário:

    #ParaTodosVerem: A imagem em destaque mostra o fumacê circulando pelos bairros da Capital.

    Publicado em Sem categoria

    Rayan destaca papel defensivo do ataque em trabalho de Ancelotti

    Por MRNews

    O primeiro gol do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, na última quarta-feira (24), pelo Grupo C da Copa do Mundo, teve participação fundamental de Rayan. O ex-jogador do Vasco, atualmente no Bournemouth (Inglaterra), foi esperto, aproveitou uma desatenção do zagueiro Scott McKenna, desarmou-o na área e rolou para o também atacante Vinícius Júnior abrir o placar em Miami (Estados Unidos).

    Aos 19 anos, Rayan já tinha entrado para a história assim que a bola começou a rolar, tornando-se o mais jovem titular da seleção brasileira em uma Copa desde Marco Antônio, lateral-esquerdo da campanha do tri em 1970. Com o passe para o gol de Vinícius Júnior, ele virou, também, o mais novo a dar uma assistência pelo Brasil em um Mundial após 40 anos. O último havia sido Müller, atacante em 1986 – coincidentemente, também no México.

    Segundo Rayan, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (26) no The Ridge, hotel em que a delegação brasileira está concentrada em Nova Jersey (EUA), o lance do gol atende a um pedido constante de Carlo Ancelotti. O técnico, conforme o camisa 26, insiste que a marcação sem bola tenha início já com os jogadores de ataque.

    PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes

    Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE

    “Tenho evoluído na parte defensiva desde o ano passado. Ele [Ancelotti] pede para a gente primeiro marcar e depois jogar. Essa parte é muito importante para a gente que está lá na frente, perto do gol. Trabalhando durante a semana, contra o Japão vai dar certo também”, declarou o atacante, projetando o encontro pelos 16 avos de final na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos).

    Por falar no confronto que vale vaga nas oitavas de final do Mundial, Rayan foi questionado por um repórter japonês sobre os jogadores da seleção nipônica que o Brasil deveria ter cuidado. O atacante parou, pensou e teve de apelar para o bom humor.

    “Rapaz… Vou te falar que não sei o jogador mais perigoso, não [risos]. Só olhando no vídeo mesmo. Vamos trabalhar para dar nosso melhor e sairmos com a vitória”, respondeu.

    Reconhecimento

    Um dos responsáveis pela evolução defensiva, de acordo com Rayan, é Fernando Diniz. Sob comando do treinador, atualmente no Corinthians, o atacante se tornou peça fundamental no Vasco de 2025, finalista da Copa do Brasil, superado justamente pelo Timão. O jovem marcou 20 gols na temporada, sendo o primeiro atleta revelado no Cruzmaltino desde Edmundo, em 2008, a atingir essa marca.

    Restos mortais de Grenaldo Silva, morto pela ditadura, são sepultados

    Garantido e Caprichoso iniciam nesta sexta a festa do boi de Parintins

    “O Diniz sempre vai ser um pai. Na minha parte defensiva, como todo mundo viu no jogo passado, ele me ajudou bastante nisso. Se deixar, ele me liga quase todo dia [risos]. Vou levar para sempre no coração”, disse o jogador, que também agradeceu a outro treinador: o espanhol Andoni Iraola, que o treinou no Bournemouth, para onde foi em janeiro.

    Rayan foi peça fundamental no Vasco de 2025, quando o time era treinado pelo técnico Fernando Diniz. Ao marcar 20 gols na temporada, ele se tornou o primeiro atleta revelado no Cruzmaltino desde Edmundo, em 2008, a atingir essa marca – Matheus Lima/Vasco/Direitos Reservados

    “Desde que cheguei lá, ele [Iraola] conversou comigo toda semana. Falou que me ajudaria a chegar à seleção brasileira e deu certo. Um cara que me ajudou bastante e será muito feliz no Liverpool [time inglês – onde atua o goleiro Alisson – que o técnico assumiu após o término da última temporada europeia]”, agradeceu.

    O reconhecimento à construção que o levou a uma Copa do Mundo e à titularidade do Brasil mesmo tão jovem não se limitou aos treinadores. Em vários momentos da entrevista, Rayan enalteceu as origens. O atacante cresceu na Barreira do Vasco, comunidade que fica nos arredores de São Januário, na zona norte do Rio de Janeiro. Filho de Valkmar, ex-zagueiro cruzmaltino, ele estava entregando “santinhos” eleitorais antes do Mundial de 2022.

    “A gente sabe do sofrimento que passou lá atrás. É um sentimento de muito orgulho. Quando criança, a gente trabalha para viver esse momento. A gente sabe de onde veio e dos muitos jogadores que passaram por aqui [seleção brasileira]. Chegou o meu momento. Quero aproveitar o máximo possível, que é trazer o hexa para o Brasil”, concluiu Rayan.

    Brasil fatura dois bronzes em 1º dia de Grand Prix na China

    O judô brasileiro subiu ao pódio duas vezes no Grand Prix de Qingdao (China), primeiro evento que conta pontos para o ranking olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028. Nesta sexta-feira (26), dia da abertura do torneio, os paulistas Larissa Pimenta (categoria – 52quilos) e Ronald Lima (- 66 kg) conquistaram medalha de bronze. O Grand Prix prossegue até domingo (28) com transmissão ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube (confira a programação ao fim do texto). A competição reúne cerca de 500 atletas de 58 países. A delegação brasileira conta com 18 judocas em Qingdao.

    Medalhista olímpica em Paris 2024, Larissa derrotou de forma emocionante a azerbaijana Gultaj Mammadaliyeva. A brasileira saiu em desvantagem ao levar dois shidos (punições), mas se recuperou no golden score ao aplicar um yuko na adversária.

    “É uma competição super importante, agora nesse início oficial de ciclo. Vim de dois quintos, no Grand Slam de Tóquio e no Grand Slam de Paris, então é muito bom ganhar esse bronze. Não me sinto satisfeita, mas estou feliz pelas conquistas internas. Obrigada a todo mundo que torceu”, comemorou a paulista, que em abril foi hexacampeã no Pan-Americano, no Panamá.

    CBF envia ofício contestando gol anulado de Vini Jr. contra Escócia

    Atual campeão mundial, Yago Dora vence etapa de Saquarema da WSL

    Para chegar à disputa do bronze, Larissa venceu duas lutas seguidas por yuko:  ganhou na estreia da sul-coreana Jiyeon Kim e depois, nas oitavas, superou a chinesa Yuyi Zheng. No entanto, nas quartas, a judoca paulista foi superada pela  japonesa Kokoro Fujishiro, que mais tarde conquistaria ouro na categoria. Na repescagem para avançar à luta pelo bronze, Larissa levou a melhor sobre a francesa Pauline Cuq também por yuko.

    O segundo bronze nesta sexta (26) ficou com Ronald Lima na disputa dos 66kg, O meio leve abriu o dia com três vitórias. Primeiro bateu o atleta do Turcomenistão Serdar Rahimov na estreia. Na rodada seguinte, derrotou o uzbeque Dilshodbek Hamroyev, com um wazari e um yuko. Nas quartas, o brasileiro superou por ippon o russo Abdullakh Parchiev, mas perdeu nas semifinai para ocazaque Gusman Kyrgyzbayev.  O brasileiro seguiu para a luta pela medalha de bronze em que triunfou sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei com um yuko no golden score.  

    “É uma medalha muito importante para mim, para começar bem a corrida olímpica”, disse o judoca paulista, em depoimento à Confederação Brasileira de Judô).

    Programação

    DE SEXTA PARA SÁBADO

    Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I

    Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase

    – Lutas preliminares a partir das 22h desta sexta (26) e finais às 6h de sábado (27)

    Categorias: Feminino (-63kg, -70kg) e Masculino (-73kg, -81kg)

    Quem luta: Kaillany Cardoso (-70kg), Nauana Silva (-70kg), Guilherme de Oliveira (-73kg), David Lima (-81kg) e Enzo Trombini (-81kg)

    Horários: Preliminares durante a madrugada | Bronze e finais a partir das 6h

    DE SÁBADO PARA DOMINGO

    – Lutas preliminares a partir das 22h de sábado (27)) e finais às 6h de domingo (28)

    Categorias: Feminino (-78kg, +78kg) e Masculino (-90kg, -100kg, +100kg)

    Quem luta: Beatriz Freitas (-78kg), Dandara Camillo (-78kg), Beatriz Souza (+78kg), Guilherme Schimidt (-90kg), Marcelo Gomes (-90kg) e Giovani Ferreira (-100kg)

    Horários: Preliminares durante a madrugada | Bronze e finais a partir das 6h

    Projeto Viva Mais Cidadania promove cidadania digital para idosos no ABC – IFSP

    Iniciativa do IFSP e MDHC reúne mais de 200 participantes e encerra ciclo de oficinas com foco em direitos e inclusão digital

    O evento de encerramento das oficinas formativas do projeto “Viva Mais Cidadania Digital” reuniu participantes e organizadores na tarde da quinta-feira, 25 de junho, em São Bernardo do Campo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Campus Diadema do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com foco na promoção da cidadania digital e dos direitos das pessoas idosas.

    A ação marcou a conclusão de um ciclo de cinco oficinas realizadas no território do Grande ABC, com destaque para os municípios de São Bernardo do Campo e Diadema. Ao todo, mais de 200 pessoas idosas participaram das atividades formativas.

    Segundo a diretora-geral do Campus Diadema, Claudia Oliveira, o projeto buscou oferecer ferramentas para ampliar o acesso à informação e garantir direitos. “Estamos aqui hoje para finalizar uma das formações do projeto Viva Mais Cidadania Digital, que trata da participação das nossas pessoas idosas do território do Grande ABC, especialmente São Bernardo do Campo e de Diadema, com informações sobre cidadania digital e direitos”, afirmou.

    A dirigente destacou ainda que o encerramento também representa um momento de celebração. “As cinco oficinas que ocorreram no território foram todas um grande sucesso. Nós atingimos mais de 200 pessoas e todas elas ficaram muito felizes de poder participar”.

    Representando o ministério, a coordenadora-geral de Políticas de Direitos da Pessoa Idosa (CGDPI), Paula Érica, ressaltou o caráter inédito da parceria. “Esse momento é muito importante porque pela primeira vez nós estamos coordenando um programa junto com o IFSP Campus Diadema com aposentados, nesse caso aposentados metalúrgicos aqui do ABC paulista”, disse. A gestora também contextualizou a iniciativa como parte de uma política pública mais ampla, vinculada à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

    A articulação local também contou com a participação da rede de assistência social. Alexsandra Dias, do Centro da Pessoa Idosa de Diadema, destacou os resultados da cooperação institucional. “Recebemos com grande satisfação essa parceria do Instituto Federal de São Paulo Campus Diadema com a Secretaria de Serviço de Assistência Social do município”, afirmou. Segundo Alexsandra, as oficinas contribuíram diretamente para o desenvolvimento dos participantes. “Conseguimos desenvolver com as pessoas idosas participantes do serviço de convivência, e conseguimos desenvolver as três oficinas ofertadas pelo Instituto”.

    Entre os participantes, o impacto do projeto foi percebido de forma prática. A aluna Tereza Dantas relatou aprendizado em temas relacionados ao uso de tecnologia e proteção digital. “Já me trouxe alguns aprendizados dos quais eu não conhecia, sobre como me defender na parte do telefone”, disse. Ela também destacou o acesso a informações sobre serviços públicos, “Achei muito interessante que tem um centro que eu não conhecia aqui em Diadema, que é a mesma coisa do CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], e isso eu não tinha conhecimento”.

    Além da formação, o evento de encerramento contou com atividades de integração social, incluindo momentos de confraternização e celebração das trajetórias construídas ao longo das oficinas.

    Saiba mais sobre o Viva Mais Cidadania no IFSP
    O projeto Viva Mais Cidadania Digital integra iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da cidadania de pessoas idosas, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A proposta articula formação em direitos, escuta qualificada das demandas e construção coletiva de soluções, com base nos princípios da educação popular, interseccionalidade e intersetorialidade.

     

     

    Samu discute protocolos de resposta a grandes emergências – CGNotícias

    Em tragédias e situações de grande emergência, cada segundo pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Para fortalecer a capacidade de resposta nesses cenários, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promoveu, nessa quinta-feira (25), o 1º Simpósio do Samu Regional Campo Grande-MS, reunindo mais de 200 profissionais para discutir protocolos e estratégias voltados ao atendimento de incidentes com múltiplas vítimas.

    Com o tema “Protocolo 192: A Resposta do SAMU em Incidentes de Múltiplas Vítimas”, o encontro, coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Sesau, abordou situações que exigem grande mobilização dos serviços de emergência, como acidentes de grande porte, incêndios, desabamentos e eventos com elevado número de feridos. Além de Campo Grande, participaram profissionais dos 11 municípios que integram o SAMU Regional.

    Para a coordenadora e gerente-geral do SAMU Regional Campo Grande-MS, Isabella de Mendonça, a capacitação permanente das equipes representa um investimento direto na segurança da população. “Estamos trabalhando em um protocolo que permite disponibilizar o melhor recurso possível, de acordo com a gravidade da ocorrência e o tipo de incidente. Quando conseguimos organizar melhor a resposta, conseguimos salvar mais vidas”, explica.

    O protocolo abrange desde acidentes de trânsito até evento com substâncias químicas, contemplando qualquer situação que demande uma resposta complexa dos serviços de urgência. “O mais importante é que as equipes estejam preparadas para agir de forma coordenada, utilizando os recursos corretos no momento certo”, destaca Isabella.

    Na abertura, a importância desse preparo foi lembrada pelo superintendente de Atenção Especializada e Urgência à Saúde, Yama Albuquerque Higa. “A gente se considera preparado, mas a verdadeira dimensão do desafio só é conhecida quando o incidente acontece. É justamente por isso que discutir esse tema como política pública é essencial para fortalecer a resposta do Sistema de Saúde”, afirma.

    Os especialistas discutiram temas fundamentais para a resposta a incidentes com múltiplas vítimas, como a preparação das equipes, o papel da Central de Regulação das Urgências (CRU), a aplicação dos protocolos de triagem START e JumpSTART e os desafios enfrentados pelas equipes de intervenção em cenários de grande complexidade.

    Um dos destaques foi a palestra do médico especialista em Medicina de Emergência, Rodrigo Quadros, que reforçou a necessidade de planejamento, treinamento e integração entre instituições para salvar vidas. Para ele, ocorrências com múltiplas vítimas exigem organização e comunicação eficientes entre todos os envolvidos, além de protocolos previamente definidos para prevenção, evacuação e atendimento. “A preparação acontece antes da emergência. Quando o incidente ocorre, o planejamento já precisa estar pronto”, salienta.

    O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, avalia que o atendimento pré-hospitalar passou por uma profunda transformação nas últimas décadas. Com experiência na área de urgência e emergência, ele recorda o período anterior à implantação do SAMU e reforça os avanços alcançados, além da necessidade de aperfeiçoamento técnico contínuo.

    “O atendimento pré-hospitalar transformou a forma como prestamos assistência às urgências e emergências. Acompanhei de perto a realidade antes da implantação do SAMU e posso afirmar que a evolução foi significativa, tanto na estrutura quanto na qualificação das equipes. Mas esse é um processo contínuo. Investir em capacitação, atualização de protocolos e integração entre os serviços é o que garante uma resposta cada vez mais rápida, segura e eficiente para a população quando cada minuto faz a diferença.”

    Para os profissionais que atuam na linha de frente, o Simpósio também representa um marco na atualização técnica. A médica reguladora e intervencionista, Renata Veloso, avalia que a iniciativa fortalece a integração das equipes. “Esse protocolo vem para orientar, capacitar e alinhar toda a Rede. Estamos discutindo desde o acionamento da Central de Regulação até a atuação conjunta com Bombeiros, Polícia Militar e os hospitais de referência”, explica.

    Já o médico intervencionista, Ian Chaves, destaca que o principal benefício está na unificação dos protocolos e na troca de experiências. “Eventos como este permitem alinhar teoria e prática, fortalecer o trabalho multiprofissional e garantir que toda a equipe esteja preparada para oferecer o melhor atendimento possível à população em situações críticas.”

    Mais do que um encontro técnico, o Simpósio reforçou o papel estratégico do SAMU na resposta às urgências e emergências, evidenciando a importância da capacitação permanente para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população.

    “A qualificação contínua das equipes, associada à integração entre os serviços de emergência, amplia a capacidade de resposta diante de ocorrências complexas e fortalece a missão que move diariamente os profissionais do 192, que é chegar rápido, agir com precisão e aumentar as chances de salvar vidas”, pontua o titular da Sesau.

    Publicado em Sem categoria