Feira de adoção de animais com tema de festa junina conquista público em Nova Iguaçu

Feira de adoção de animais com tema de festa junina conquista público em Nova Iguaçu




“Olha mais um pet adotado… É verdade!” No ritmo de festa junina, a Prefeitura de Nova Iguaçu realizou mais uma Feira Municipal de Adoção de Cães e Gatos. A ação, a primeira das cinco que serão promovidas ao longo do mês de junho, foi realizada neste sábado (7), no Shopping Nova Iguaçu. Nove animais foram adotados.

Devidamente trajados com roupas caipiras, os amigos de quatro patas fizeram sucesso com o público. A barraca do “lambeijo”, aquela típica lambida que muitos cães dão para demonstrar afeto, selou algumas uniões entre os pets e seus novos tutores.

“Os animais por si só já atraem a atenção do público, especialmente das crianças. Mas em períodos festivos, como as tradicionais festas juninas, eles se destacam ainda mais e conquistam os corações dos amantes de pets”, relata Marcelo Reis, assessor especial de Proteção ao Animal, órgão da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), responsável pela realização das feiras.

As próximas edições, inclusive, já têm data marcada. No dia 14 de junho, o TopShopping será palco da ação. Uma semana depois, no dia 21, o Shopping Nova Iguaçu volta a receber o evento. No fim do mês, nos dias 28 e 29 de junho, a Feira de Adoção de Cães e Gatos estará na festa junina do Nova Iguaçu Country Club.

Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta avanços para primeira infância e mulheres durante Assembleia Fiscaliza

O Governo de Minas consolidou avanços históricos na primeira infância, na proteção das mulheres e alcançou recordes no esporte. Essas realizações foram apresentadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), nesta quinta-feira (12/6), durante o Assembleia Fiscaliza, audiência em que secretários de Estado prestam contas aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, iniciou destacando que o Estado aumentou em 46% os recursos da pasta, saltando de R$ 457 milhões para R$ 666 milhões entre 2024 e 2025.

“Estamos construindo uma política de desenvolvimento social que coloca as pessoas no centro dessas ações. Os resultados que apresentamos hoje mostram que Minas Gerais é um estado comprometido com o cuidado e a inclusão, especialmente de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência”, reforçou Alê Portela.

Governo presente

A secretária lembrou o programa Leite para a Primeira Infância, lançado em abril. A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) garante a distribuição gratuita de leite para mais de 5 mil famílias, em 108 municípios. A meta é beneficiar 18 mil famílias até 2026 nas regiões dos Vales do Rio Doce, do Jequitinhonha e Mucuri, Norte, Noroeste e Central.

Em maio, a Sedese promoveu a campanha Maio Laranja de conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, que teve alcance inédito, passando por 13 municípios. A ação contou com o 1º Encontro Estadual de Gestores em Defesa da Infância, fortalecendo a proteção desse público.

A secretária reforçou a presença do Governo de Minas em todas as regiões do estado, como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) que atingiram recorde de 100% de adesão em 2025.

Mais incentivo para o esporte

Durante a audiência, a secretária anunciou a reabertura do sistema do ICMS Esportivo, uma demanda importante para que os municípios possam garantir a participação neste programa que teve um aumento histórico de cinco vezes no valor investido em 2025, com previsão de recorde no repasse – mais de R$ 86 milhões este ano.

“Em respeito aos municípios vamos fazer a reabertura do sistema. Temos o compromisso com o diálogo e nossa intenção é que todos os municípios possam receber nossas políticas públicas de maneira transparente e igualitária”, enfatizou a secretária, reforçando que o sistema será reaberto durante os dias 24, 25 e 26/6.

Mais proteção e participação das mulheres

Alê Portela anunciou também a abertura de edital de cadastramento de casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, com investimento previsto de R$ 2 milhões.

Também foi apresentada a nova versão do Protocolo Fale Agora, que abrange todas as formas de violência — inclusive a sexual. A ampliação permitiu a adoção em estádios de futebol e grandes eventos, como o Carnaval da Liberdade, contribuindo para a redução dos índices de violência contra a mulher.

Outro avanço foi a retomada, após uma década, das Conferências dos Direitos da Mulher, que fortalecem a participação feminina na construção de políticas públicas. Mais de cem conferências municipais já foram realizadas e as etapas regionais seguem até julho em 16 cidades. A Conferência Estadual será em agosto, em Belo Horizonte.

Ações integradas

Alê Portela ressaltou ainda outras políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria, que abrangem Assistência Social, Direitos Humanos, Esportes, Trabalho, Emprego e Renda, Habitação, Direitos das Mulheres e Segurança Alimentar e Nutricional.

Educação ambiental e plantio responsável na Praça Oscar Niemeyer – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

🌱 Educação ambiental e plantio responsável na Praça Oscar Niemeyer

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (12) o plantio de mudas nativas na Praça Oscar Niemeyer, localizada no bairro Clube dos 500. A ação integrou uma atividade prática de educação ambiental voltada à arborização urbana responsável.

Foram plantadas espécies criteriosamente selecionadas — entre elas, ipês, jacarandás e pau-formiga —, todas com porte adulto compatível com o espaço onde foram inseridas.

✅O que torna esse plantio diferente?

🌱As espécies foram escolhidas com base nas demandas da população e em critérios técnicos, garantindo que seu crescimento não interfira em redes elétricas ou cause danos às calçadas;

🌱O desenvolvimento radicular (das raízes) foi considerado para evitar prejuízos ao mobiliário urbano;

🌱A seleção priorizou espécies nativas, valorizando a flora regional e contribuindo para a preservação da biodiversidade local.

Esta é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o cuidado com os espaços públicos da cidade.

CadMóvel Carioca atende 127 pessoas para atualização e inscrição no CadÚnico na quadra da Estácio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A artesã Dejanira de Jesus Silva, de 61 anos, foi a primeira atendida na quadra da Estácio. Crédito: Wanderson Cruz / SMAS

O “CadMóvel Carioca – Conectando a direitos” atendeu na quinta-feira (12/06), 127 pessoas na quadra da escola de samba Estácio de Sá. Foram feitas 51 inscrições e 76 atualizações no Cadastro Único (CadÚnico). Além desse serviço já tradicional, que facilita o acesso da população a benefícios sociais como Bolsa Família, Pé de Meia e Minha Casa Minha Vida, entre outros, foi oferecida emissão de documentos. Houve 22 emissões de identidade (RG) pelo Detran-RJ (cinco delas de primeira via, inclusive crianças bem pequenininhas) e 14 solicitações de segunda via de certidão de nascimento ou de casamento, atendidas pela Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-RJ).

Na semana que vem, o CadMóvel Carioca estará na Praça da Bandeira (Rua Ceará, 268), na Zona Norte. Como na quinta-feira será feriado de Corpus Christi, desta vez o serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) será oferecido na terça, dia 17/6. A distribuição das 150 senhas para atendimento será às 10h.

A artesã Dejanira de Jesus Silva, de 61 anos, foi a primeira atendida na quadra da Estácio. Ela agradeceu pessoalmente à secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha, pelo serviço:

– Eu vim fazer minha inscrição no CadÚnico, cheguei bem cedinho. Fui a primeira, e valeu a pena, porque fui muito bem atendida. Estava frio hoje, mas eu vim bem agasalhada -, brincou Dejanira.

A secretária, então, explicou:

– Nosso interesse em fazer essas ações é exatamente dar possibilidade de atendimento perto de casa às pessoas, para que agilizem a obtenção ou a manutenção de seus benefícios sociais, e que bom que funcionou para você.

A ação desta quinta foi a 10ª do Cadmóvel Carioca, que acontece semanalmente. Até hoje, foram atendidas, tanto para inscrição quanto para atualização no CadÚnico, 1.356 pessoas nos bairros Rocha Miranda, Cosmos, Penha Circular, Ilha do Governador, Madureira, Botafogo, Senador Vasconcelos, Mangueira, Engenho Novo e Estácio.

Para ser atendido, é preciso ter em mãos CPF, documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência ou declaração de endereço assinada originais do responsável familiar, além dos CPFs de todos os integrantes da família beneficiada.

Categoria:

  • 12 de junho de 2025
  • Marcações: benefícios CadMóvel Carioca cadÚnico Estácio

    Prefeitura de Sorocaba promove blitz de controle de ruído de motocicletas na Rua Atanázio Soares – Agência de Notícias



    12 de junho de 2025

    18:15

    Por: Mariana Campos

    Fotos: Sema

    A Prefeitura de Sorocaba realizou operação integrada, na manhã desta quinta-feira (12), para coibir o ruído abusivo emitido por escapamento de motocicletas. A ação ocorreu na Rua Atanázio Soares com a Rua Maria Cezarina da Costa, na Zona Norte da cidade. Ao todo, foram 12 autuações emitidas, sendo duas por infração ambiental. Além disso, uma motocicleta foi apreendida devido a irregularidades.

    Essa iniciativa ocorre periodicamente e é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com o intuito de coibir a poluição sonora causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

    Os profissionais da Sema avaliaram seis motos e emitiu duas autuações ambientais, após avaliação com o uso do equipamento sonômetro, no valor de R$ 3.247,37 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada. Já os agentes de trânsito da Semob e da GCM emitiram dez multas, por irregularidades com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da apreensão.

    O Município disponibiliza, de forma permanente, pesquisa on-line para identificar as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança, para planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no link: https://tinyurl.com/pesquisaruidomotocicleta.

     

     

    Defesa Civil amplia prevenção com base em São Francisco Xavier

    Paula Paz


    Secretaria de Proteção ao Cidadão

    A Defesa Civil de São José dos Campos passou a contar neste mês com uma base fixa no distrito de São Francisco Xavier, reforçando a atuação na região com um agente de plantão todos os dias da semana.

    O espaço também está disponível para uso dos voluntários, fortalecendo o trabalho conjunto em situações de prevenção e resposta às emergências.

    Além da nova estrutura, a Defesa Civil intensificou as ações nas comunidades rurais mais afastadas do distrito. Equipes estão realizando visitas técnicas para oferecer apoio direto, compartilhar conhecimentos sobre prevenção de riscos e ampliar o número de NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) em bairros estratégicos.


    A nova base no Distrito reforça os serviços com plantão diário | Foto: PMSJC

    Núcleos Comunitários 

    Com foco na prevenção e na redução de desastres, a Defesa Civil municipal expandiu significativamente o número de NUPDECs: de 3 para 19 núcleos ativos, sendo 18 em São José dos Campos e 1 em São Francisco Xavier.

    Os grupos atuam de forma integrada com a comunidade, oferecendo capacitações que preparam os moradores para identificar sinais de perigo e agir de maneira segura e eficiente em situações de emergência.

    Serviço

    Base da Defesa Civil em São Francisco Xavier
    Rua 15 de Novembro, 1000 – ao lado do Ponto Rural
    Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Proteção ao Cidadão

    Edital nº 32/2025 – Seleção de alunos de cursos técnicos integrados e EJA para intercâmbio no Chile – IFSP

    Inscrições abertas até 9 de julho; inscreva-se aqui 

    O IFSP, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Arinter/PRX), lançou o Edital nº 32/2025, que visa selecionar estudantes para participar do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional 2025.2 a ser desenvolvido no segundo semestre de 2025, no Chile, junto a instituições parceiras. 
     
    Poderão se inscrever estudantes devidamente matriculados nos cursos técnicos integrados que disponham de um índice de Rendimento Acadêmico (IRA) de 7,0 (sete) pontos, ou superior. Serão selecionados(as) até sete estudantes, sendo seis de cursos técnicos integrados ao ensino médio regular e um aluno de cursos técnicos integrados na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

    Os candidatos deverão encaminhar através do formulário de inscrição, declarações de participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de outros documentos que possam atribuir maior pontuação no processo seletivo.  

    O objetivo do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros(as), por meio de visitas às instituições anfitriãs, com participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes e equipe pedagógica das instituições parceiras, executando o plano de trabalho previamente criado para a ação no exterior.   

    Documentos: 

    Edital 

    Formulário de Inscrição  

    Carta de recomendação 

    Caps Caminhar realiza tradicional festa junina para usuários, familiares e funcionários

    A animação tomou conta, na tarde desta quinta-feira (12), dos usuários, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar III, com a sua tradicional festa de São João. O evento, promovido todos os anos pela direção do serviço, em parceria com os próprios usuários, foi um momento de acolhimento e reinserção social.

    Muito forró com trio pé de serra, danças, decoração temática, pescaria, teatro com casamento matuto, quadrilha, brechó, comidas típicas, sorteio de brindes e de balaio, além da barraca do abraço e uma ornamentação junina cuidadosamente montada, deram o tom exato da festa de São João do Caps Caminhar III.

    “Tivemos uma festa com cerca de 400 pessoas entre usuários, seus familiares e nossos funcionários aqui presentes, todos juntos comemorando o São João, pois a importância de uma festa desse porte é justamente a valorização do ser humano, ou seja, eles são protagonistas desse acontecimento junino aqui do Caps, onde desde o início eles participam diretamente da idealização e organização da festa”, destacou Janaína D’Emery, diretora do Caps Caminhar III.

    Caps CaminharO serviço atende usuários com transtornos mentais, ofertando tratamento com medicamentos, terapias, atividades comunitárias e oficinas culturais. Todo o trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional por meio de estratégias de cuidado de promoção, prevenção, reabilitação psicossocial e redução de danos em todos os níveis de atenção. O Caps Caminhar III está localizado na Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa.

    HGNI celebra Dia Mundial do Doador com histórias marcantes e ação especial

    HGNI celebra Dia Mundial do Doador com histórias marcantes e ação especial




    Em meio à campanha do Junho Vermelho e às ações pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (14), o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) se tornou palco de histórias comoventes que mostram como a solidariedade no ato de doar pode salvar vidas. Entre os corredores da maior emergência da Baixada Fluminense, duas famílias se conectam por um mesmo motivo: o impacto das doações na vida de seus parentes queridos.

    Rafael William, de 23 anos, sofreu um grave acidente de moto e chegou ao HGNI com hemorragia interna, precisando de transfusões urgentes. Ao seu lado estava a tia Zuleide Rodrigues, de 57 anos, funcionária do hospital. Ela havia doado sangue uma única vez há duas décadas, mas o susto com o sobrinho reacendeu seu compromisso com a causa. Mobilizou amigos, familiares e até desconhecidos pela internet. A corrente de solidariedade superou as necessidades de Rafael e ajudou outros pacientes. “Não esperem a causa bater à porta. Assim como meu sobrinho precisou, tantos outros filhos, netos e irmãos estão nos hospitais contando com esse gesto”, alertou Zuleide.

    Já recuperado, Rafael também fez questão de incentivar a doação. “Achei incrível como as pessoas abraçaram a causa. Gente que eu nunca vi na vida foi doar. E essas doações seguem ajudando muita gente”, afirmou ele.

    Outra história que emocionou as equipes do hospital foi a de Josefa Barboza, de 47 anos, e seus dois filhos. Caíque, o mais velho, de 20 anos, também sofreu um acidente de moto e está internado desde 1º de maio, precisando de várias transfusões. Josefa e o filho mais novo, Caio, de 18 anos, atraíram um mutirão por meio das redes sociais para ajudar Caíque. A resposta foi tão positiva que superou as expectativas, fortalecendo os estoques do banco de sangue. 

    “Me perguntavam qual era o tipo sanguíneo que meu filho precisava. Eu sempre respondia: o seu! Queríamos mostrar que doar não era só por nós, mas por todos que estão aqui lutando pela vida”, destacou Josefa.

    Banco de sangue do HGNI amplia atendimento e recebe ação especial do Dia Mundial do Doador

    Para ampliar o alcance da campanha e facilitar o acesso dos doadores, o HGNI estendeu o horário de funcionamento do seu banco de sangue. Além de atender de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, o local passou a funcionar também aos domingos, no mesmo horário. A novidade começou no último domingo (8) e inclui os feriados dos próximos fins de semana. A medida busca reforçar os estoques e incentivar a doação regular, especialmente durante o Junho Vermelho.

    Nesta semana, o hospital também promoveu uma ação especial em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue. O ambiente do banco de sangue ganhou decoração temática, mensagens de incentivo e a presença da tradicional gotinha de sangue — personagem simbólica que já é conhecida pelos corredores da unidade. A iniciativa emocionou quem passou por lá, atraiu novos doadores e reforçou a importância de tornar esse gesto parte da rotina da população.

    Para saber como doar, acesse: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/doesangue/

    Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta avanços para primeira infância e mulheres durante Assembleia Fiscaliza

    O Governo de Minas consolidou avanços históricos na primeira infância, na proteção das mulheres e alcançou recordes no esporte. Essas realizações foram apresentadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), nesta quinta-feira (12/6), durante o Assembleia Fiscaliza, audiência em que secretários de Estado prestam contas aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

    A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, iniciou destacando que o Estado aumentou em 46% os recursos da pasta, saltando de R$ 457 milhões para R$ 666 milhões entre 2024 e 2025.

    “Estamos construindo uma política de desenvolvimento social que coloca as pessoas no centro dessas ações. Os resultados que apresentamos hoje mostram que Minas Gerais é um estado comprometido com o cuidado e a inclusão, especialmente de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência”, reforçou Alê Portela.

    Governo presente

    A secretária lembrou o programa Leite para a Primeira Infância, lançado em abril. A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) garante a distribuição gratuita de leite para mais de 5 mil famílias, em 108 municípios. A meta é beneficiar 18 mil famílias até 2026 nas regiões dos Vales do Rio Doce, do Jequitinhonha e Mucuri, Norte, Noroeste e Central.

    Em maio, a Sedese promoveu a campanha Maio Laranja de conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, que teve alcance inédito, passando por 13 municípios. A ação contou com o 1º Encontro Estadual de Gestores em Defesa da Infância, fortalecendo a proteção desse público.

    A secretária reforçou a presença do Governo de Minas em todas as regiões do estado, como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) que atingiram recorde de 100% de adesão em 2025.

    Mais incentivo para o esporte

    Durante a audiência, a secretária anunciou a reabertura do sistema do ICMS Esportivo, uma demanda importante para que os municípios possam garantir a participação neste programa que teve um aumento histórico de cinco vezes no valor investido em 2025, com previsão de recorde no repasse – mais de R$ 86 milhões este ano.

    “Em respeito aos municípios vamos fazer a reabertura do sistema. Temos o compromisso com o diálogo e nossa intenção é que todos os municípios possam receber nossas políticas públicas de maneira transparente e igualitária”, enfatizou a secretária, reforçando que o sistema será reaberto durante os dias 24, 25 e 26/6.

    Mais proteção e participação das mulheres

    Alê Portela anunciou também a abertura de edital de cadastramento de casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, com investimento previsto de R$ 2 milhões.

    Também foi apresentada a nova versão do Protocolo Fale Agora, que abrange todas as formas de violência — inclusive a sexual. A ampliação permitiu a adoção em estádios de futebol e grandes eventos, como o Carnaval da Liberdade, contribuindo para a redução dos índices de violência contra a mulher.

    Outro avanço foi a retomada, após uma década, das Conferências dos Direitos da Mulher, que fortalecem a participação feminina na construção de políticas públicas. Mais de cem conferências municipais já foram realizadas e as etapas regionais seguem até julho em 16 cidades. A Conferência Estadual será em agosto, em Belo Horizonte.

    Ações integradas

    Alê Portela ressaltou ainda outras políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria, que abrangem Assistência Social, Direitos Humanos, Esportes, Trabalho, Emprego e Renda, Habitação, Direitos das Mulheres e Segurança Alimentar e Nutricional.