Defesa Civil realiza palestra na escola Galhardo – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Nesta quinta-feira (12), a equipe da Defesa Civil, acompanhada do assessor de coordenação política, professor José, esteve na Escola Galhardo, localizada no bairro do Pedregulho, para realizar uma palestra interativa com os alunos do 7º ano. 

O tema abordado foram as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil, com ênfase especial neste período de estiagem.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pela corporação, manuseá-los e interagir com a equipe, além de aprenderem sobre a importância da preservação ambiental e os prejuízos causados pelas queimadas irregulares.

Um dos destaques do encontro foi o depoimento do agente Dé, um dos membros mais experientes da equipe, que compartilhou sua vivência e os aprendizados adquiridos ao longo dos anos de atuação na Defesa Civil.

Essas ações reafirmam o nosso compromisso com as futuras gerações, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, o combate às queimadas em nosso município e o conhecimento sobre o importante trabalho desenvolvido pela Defesa Civil.

Mais de 60 mil bebês nasceram no Rio em 2023, aponta levantamento da Prefeitura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Entre os recém-nascidos cariocas, 51% foram do sexo masculino e 49% do sexo feminino. Foto: Alexandre Macieira

Em 2023, a cidade do Rio de Janeiro registrou 62,1 mil nascimentos, o equivalente a 35,4% de todos os nascimentos no Estado e 2,5% do total do país. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo IBGE e compiladas pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que vem acompanhando de perto os principais indicadores socioeconômicos da capital.

Entre os recém-nascidos cariocas, 51% foram do sexo masculino e 49% do sexo feminino. A maior parte das mães tinha entre 25 e 29 anos (24,8%), seguida das faixas de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos, ambas com 21,8%. Já a faixa entre 35 e 39 anos representou 16,3% do total.

O levantamento também apontou que a cidade do Rio celebrou 25,6 mil casamentos em 2023. A maioria ocorreu entre pessoas de 25 a 29 anos (21,9%), seguido por 30 a 34 anos (17,9%), 20 a 24 anos (15,0%) e 35 a 39 anos (13,5%). Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo representaram 2% do total, sendo 59% entre mulheres e 41% entre homens. O Rio concentrou ainda 5,2% de todos os casamentos homoafetivos masculinos e 4,4% dos femininos realizados no Brasil.

Em relação aos divórcios, foram 9,8 mil registros em 2023, representando 31,4% do total no Estado e 2,7% no país. Já os óbitos chegaram a 61,2 mil, uma redução de 3,3% em comparação a 2022.

Os dados refletem importantes tendências demográficas da cidade, que norteiam a gestão municipal, e possibilitam a construção de políticas públicas assertivas e voltadas para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.

Marcações: Explosão Demográfica IBGE nascimento

Clube do Idoso de Sorocaba tem Festa Junina na próxima quarta-feira (18) – Agência de Notícias



12 de junho de 2025

19:27

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizará, na próxima quarta-feira (18), a partir das 13h, o Arraiá no Clube do Idoso, voltado aos sorocabanos da terceira idade. Para participar, basta levar um prato de doce ou salgado junino ou ainda um suco ou refrigerante.

O intuito da Festa Junina é promover a integração entre os frequentadores das unidades, de forma especial, e ainda comemorar os aniversariantes do mês. A festa contará com a tradicional quadrilha e a realização de brincadeiras, além de comidas típicas levadas pelos participantes.

O Clube do Idoso oferece gratuitamente diversas atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura para a terceira idade. Para ser sócio, é necessário ter mais de 55 anos, morar em Sorocaba, levar uma foto 3×4 recente, comprovante de endereço atual, RG, CPF e atestado médico para prática de atividades físicas.

O Clube do Idoso está localizado na Rua Padre Lara de Moraes, s/n, em Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3233-9014.

Forças de Segurança reforçam ação contra furto de cobre

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A segunda fase da Operação Recicla Legal, coordenada pelo 1º Distrito Policial da Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal, Departamento de Fiscalização de Posturas e Secretaria de Manutenção da Cidade da Prefeitura de São José dos Campos aconteceu nesta quinta-feira (12). 

A ação teve início na Delegacia Central, pela manhã, com foco no combate ao furto e receptação de fios de cobre e hidrômetros. Durante a operação, foram fiscalizados três endereços ligado a esse tipo de crime, incluindo um imóvel na comunidade do Banhado, na região central, onde foram encontrados fios de cobre.

A operação resultou na apreensão de mais de 1 tonelada de fios de cobre e 15 lixeiras da Urbam, indicando possível origem ilícita do material.

A Operação Recicla Legal tem como objetivo desarticular a cadeia de furtos e receptação de materiais metálicos, que causam prejuízos e transtornos à população. As fiscalizações continuam e novas ações estão previstas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Eleições Consup 2025-2027: fique atento aos comunicados e ofícios orientam o processo eleitoral  – IFSP

Comunicados e ofícios orientam sobre cronograma, candidaturas, campanhas, listas eleitorais e composição das comissões locais

A Comissão Eleitoral Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) publicou uma série de ofícios e comunicados referentes ao processo de escolha dos representantes dos servidores, discentes e egressos para o Conselho Superior (CONSUP), com mandato de 2025 a 2027. Os documentos tratam de ajustes no cronograma, orientações para campanha, composição de comissões locais e divulgação de listas de candidatos e eleitores.

Entre os ofícios divulgados, o Ofício Circular nº 1/2025 apresenta uma alteração no cronograma eleitoral, enquanto o Ofício nº 2/2025 retifica a lista homologada de candidatos. Já o Ofício nº 3/2025 torna público o formulário de inscrição para eleitores egressos, garantindo sua participação no pleito.

Para assegurar a adequada condução do processo nos campi, o Ofício nº 4/2025 estabelece orientações para a recomposição das Comissões Eleitorais Locais. Quanto à campanha eleitoral, o Ofício nº 5/2025 complementa as diretrizes de divulgação, especificando regras para materiais digitais e impressos, e detalha os limites e formatos permitidos, como cartazes virtuais e mensagens institucionais.

Em relação às listas de eleitores, o Ofício nº 6/2025 define o prazo para envio das versões finais à Comissão Eleitoral Central. Esse prazo foi posteriormente retificado pelo Ofício nº 7/2025, que estende a data-limite para o dia 13 de junho de 2025, visando assegurar a participação de todos os segmentos com atualizações corretas.

Além dos ofícios, a Comissão também compartilhou comunicados importantes. O Comunicado nº 1 oferece orientações iniciais às Comissões Eleitorais Locais. O Comunicado nº 2 prorroga o prazo para a composição dessas comissões, seguido pelo Comunicado nº 3, que define o prazo final para sua formalização.

A sequência de comunicados também inclui a divulgação da lista provisória de candidatos (Comunicado nº 4), a convocação oficial das comissões locais (Comunicado nº 5) e, por fim, a publicação da lista de candidaturas homologadas (Comunicado nº 6), oficializando os nomes aptos a concorrer ao pleito.

Todos os documentos estão disponíveis na página oficial do processo eleitoral do CONSUP 2025–2027. A Comissão Eleitoral Central reforça a importância da participação democrática da comunidade acadêmica nesse processo, que define os representantes máximos dos segmentos no Conselho Superior da instituição.

Sedest leva crianças ao campo para conhecer processo de produção de alimentos agroecológicos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promoveu, nesta quinta-feira (12), uma aula de campo para 27 alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, no Sítio Ponta de Gramame, na zona periurbana da Capital. A atividade intitulada de ‘Aprendendo no Campo’ teve como objetivo levar as crianças para conhecerem de perto o trabalho de produtores rurais, e a cadeia produtiva da agricultura familiar.

Acompanhadas por suas professoras, crianças com idades entre 7 e 8 anos foram recepcionadas pela equipe técnica do programa ‘Eu Posso Semear’ e seguiram em visita às plantações. O objetivo foi proporcionar uma vivência prática sobre o trabalho dos agricultores e a importância do apoio oferecido pelo programa.

“Receber estudantes no campo é sempre uma alegria”, afirmou Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest. “É uma oportunidade para eles conhecerem como os alimentos são produzidos pelos agricultores. Começamos essa ação dentro do programa no ano passado, e vamos repetir a atividade com mais alunos a partir da próxima semana, e após o período festivo de São João”, destacou.

Durante a visita ao sítio, os estudantes puderam observar de perto todas as etapas da agricultura familiar — desde o preparo do solo até a colheita. Para a maioria das crianças, essa foi uma experiência inédita, revelando um universo até então desconhecido e despertando o interesse pelo campo e pela produção de alimentos agroecológicos.

Segundo a professora Márcia Lima, a atividade extraclasse foi uma experiência inédita para os alunos do 2º ano do ensino integral da Escola Municipal Duque de Caxias, localizada no bairro Costa e Silva. “Foi a primeira vez que eles fizeram uma aula de campo. Essa visita aconteceu dentro da disciplina eletiva ‘Alimentação Saudável’, e aqui eles conheceram a alimentação assim, desde que ela foi plantada, cultivada, regada, colhida, até chegar na nossa mesa”, explicou a educadora.

Eu Posso Semear – O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa, executada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), voltada ao fortalecimento da agricultura familiar da Capital. A proposta busca promover geração de renda e melhoria da qualidade de vida para produtores rurais locais.

A ação é direcionada a pessoas que atuam diretamente com agricultura familiar, conforme as diretrizes previstas na legislação vigente. Os produtos contemplados incluem hortifrutigranjeiros, alimentos de origem animal e vegetal — frescos ou processados —, farináceos, plantas medicinais e flores ornamentais ou tropicais. Todos devem ser cultivados no território de João Pessoa, com a exigência de serem livres de agrotóxicos.

Feira Iguassú deve receber um milhão de pessoas até sábado (14)

Feira Iguassú deve receber um milhão de pessoas até sábado (14)




A Feira Iguassú está de volta ao calendário de eventos de Nova Iguaçu. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), promove até sábado (14) mais uma edição do evento que conquistou o público nos últimos anos. Cerca de 160 stands de gastronomia, artesanato e variedades estão espalhados ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto (Calçadão) e também na Travessa Mariano de Moura.

A festa, que teve início nesta quarta-feira (11), acontece das 11h às 23h e deve reunir cerca de um milhão de pessoas, gerando um faturamento estimado de R$ 120 milhões, segundo levantamento realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os maiores públicos devem ser registrados nesta sexta-feira (13), feriado municipal de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e no sábado.

Além das tendas gastronômicas e de artesanato, a Feira Iguassú – Especial Festa de Santo Antônio também conta com uma série de apresentações musicais. Nesta quinta (12), destaque para o repertório variado do cantor iguaçuano Pedro Lima, finalista do “The Voice Brasil”, da Rede Globo, em 2013, que subirá ao palco às 22h, junto à Orquestra Harmonia da Cidade, levando ao público clássicos do pop e da MPB.

Na sexta-feira, o artista Ludovico Viana fará a encenação teatral “Antônio dos Pobres” às 13h30. A última apresentação do dia será o samba e pagode de Cremilson Bico Doce, às 22h. Já no sábado, encerrando a Feira Iguassú, a Escola de Samba Império da Uva promete uma grande festa.

Além da SEMCULT, o evento, é realizado também pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Agência Minas Gerais | Governo de Minas publica mais de 5 mil atos de progressão e promoção na carreira de servidores da Educação

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), publicou, nesta quinta-feira (12/6), um novo lote com 5.058 atos de progressão e promoção para evolução da carreira de servidores efetivos da educação estadual. A medida beneficia aqueles que cumpriram os requisitos estabelecidos pela legislação vigente.

Os nomes podem ser consultados na edição do Diário Oficial de Minas Gerais,  a partir da página 33. Dentre os atos publicados, 862 dizem respeito à promoções e 4.196 são destinados à progressões. Nesta edição, também foram publicados 388 atos de progressões especiais para diretores escolares. 

De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, a ação integra uma política permanente de valorização profissional.

“O pagamento das concessões integram uma política contínua de valorização da carreira dos profissionais da Educação, retomada pelo Governo de Minas na gestão do governador Romeu Zema. Ao reconhecer o mérito e o desenvolvimento dos servidores, fortalecemos a motivação e o comprometimento daqueles que são fundamentais para o funcionamento da educação pública estadual ”, destaca.

Somente em 2024, 28.232 atos já foram publicados. Ao todo, o Governo de Minas já concedeu 66.176 progressões e promoções neste ano, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento profissional dos servidores e o fortalecimento da educação em todo o estado.

Carreira e critérios de evolução

A evolução na carreira dos servidores da SEE/MG é regulamentada pelo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica, instituído pela Lei nº 15.293/2004. A legislação prevê dois tipos de avanço: progressão horizontal e promoção vertical.

A progressão ocorre quando o servidor permanece dois anos no mesmo grau e atinge, no mínimo, 70% de desempenho satisfatório em duas avaliações consecutivas. Já a promoção exige que o servidor tenha cinco anos no mesmo nível, com cinco avaliações satisfatórias e escolaridade compatível com o novo nível.

Para garantir a concessão correta dos benefícios, a SEE/MG reforça a importância da atualização constante dos dados funcionais no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap), responsabilidade das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e da Unidade Central.

 

Nota Oficial – Missão em Israel – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá informa que o Prefeito Municipal, Junior Filippo, foi convidado pelo Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdeich, para integrar uma delegação de prefeitos do Estado de São Paulo, que será liderada pelo vice-governador Felício Ramuth, em missão institucional à Israel.

O principal objetivo da missão é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre autoridades israelenses e prefeitos paulistas, fortalecendo as relações institucionais e fomentando parcerias estratégicas entres os governos locais e o governo nacional de Israel.

Além das práticas administrativas de destaque, a missão que ocorrerá entre os dias 12 e 20 junho, dará atenção especial a temas prioritários como segurança pública, agricultura, sustentabilidade, inovação e turismo.

Informamos ainda que os custos decorrentes dessa missão institucional em Israel correrão por parte do país anfitrião, a exceção do transporte aéreo, pago pelo município na ordem de R$16.894,17.

A Prefeitura destaca ainda que o prefeito viajará sozinho.

Campanha de incentivo à coleta seletiva da Comlurb estará em feira livre de Ramos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Desde o ano passado, as ações se concentram nas feiras livres de todas as regiões da cidade. Foto: Divulgação/Comlurb

A Comlurb promove neste sábado (14/06), a campanha de incentivo à coleta seletiva na feira livre da Rua Felisbelo Freire, em Ramos, na Zona Norte, a partir das 9h. A campanha começou em março de 2023, em pontos de grande visibilidade das zonas Norte, Sul, Central e Oeste, com foco direcionado às praças e às praias. Desde o ano passado, as ações se concentram nas feiras livres de todas as regiões da cidade.

Durante a campanha, são distribuídos panfletos informativos e técnicos que tiram dúvidas e orientam a população. A Coleta Seletiva atende a 117 bairros da cidade. Todo o material é entregue gratuitamente a 30 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos. O lixo reciclável garante assim trabalho e renda aos cooperativados, beneficiando cerca de 450 famílias.

Atualmente, o recolhimento na porta dos moradores é feito uma vez por semana, em dias alternados aos da coleta domiciliar. A população pode se informar sobre o dia e o horário da coleta em cada rua na página https://comlurb.prefeitura.rio/servico/coleta-seletiva/. Caso a rua não esteja incluída, o pedido de inclusão pode ser feito pela Central de Atendimento 1746 da Prefeitura.

Para que o ciclo da reciclagem obtenha êxito cada vez maior, é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. A Comlurb garante a limpeza de todas as feiras livres da cidade, com a varrição da extensão da feira e do entorno, e limpeza hidráulica com água de reuso. A Companhia pede a colaboração dos feirantes para que os resíduos sejam acondicionados corretamente em contêineres ou em sacos plásticos para facilitar o trabalho dos garis e dar ainda mais agilidade ao serviço de limpeza.

Categoria:

  • 12 de junho de 2025
  • Marcações: Central 1746 coleta domiciliar coleta seletiva Feira livre lixo Ramos reciclagem