Prefeitura divulga resultado das análises dos recursos para cuidador voluntário

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) divulgou, nessa quarta-feira (11), o resultado da análise dos recursos da Etapa I (inscrições) do Processo Seletivo para Cuidador Voluntário nas unidades da Rede Municipal de Ensino.  Foram analisados 422 recursos, desses 268 foram deferidos e 154 foram indeferidos. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município, páginas 4 a 8, e pode ser conferido acessando o link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/2025_Diario_793_11-06.pdf

A publicação do resultado final das inscrições e classificados para a próxima etapa será no dia 17 de junho no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura de João Pessoa.

Para a segunda etapa será feita uma avaliação com 10 questões objetivas, a partir de um estudo de caso. A convocação dos inscritos para esta avaliação, por ordem alfabética, será divulgada no dia 26 deste mês.

Cada cuidador selecionado na etapa final pelo Programa Educador Social Voluntário poderá receber uma bolsa de até R$ 1.720 mensais, caso tenha optado por trabalhar em dois turnos.

Atribuições – O cuidador voluntário irá prestar auxílio diretamente aos estudantes que possuam deficiência física (cadeirantes e mobilidade reduzida), intelectual ou visual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assistindo-os quando comprovada a necessidade, quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, comunicação, interação social, recreação e organização das condições do ambiente educacional, para realização das atividades orientadas por professor em sala de aula regular.

O cuidador poderá ser designado para assistir de um a três estudantes, dependendo do nível de comprometimento dos alunos público-alvo da Educação Especial para a realização das atividades de vida diária (AVDs), na comunicação, interação social e atividades pedagógicas, conforme avaliação feita pela equipe da unidade educacional em que estão matriculados.

É função também do cuidador acompanhar os estudantes durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e atividades extraclasse, visando, assim, a efetiva participação pedagógica destes alunos na unidade educacional (escola ou Ninho do Saber).

Também deverá contribuir ativamente com o processo de inclusão da unidade educacional e em todas as demandas pedagógicas e/ou administrativas, quando numa emergente necessidade e solicitação expressa da equipe gestora, de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou especialistas.

Agência Minas Gerais | Aos 72 e 82 anos, casal retorna aos estudos e inspira comunidade escolar em Minas Gerais

Neuza Duarte Silva, 72 anos, e Antônio Marcelino da Silva, 82, carregam nos ombros não apenas mochilas, mas também a força da determinação e coragem. De mãos dadas, eles chegam com entusiasmo para as aulas noturnas na Escola Estadual Doutor Simão Tamm Bias Fortes, em Belo Horizonte.

Após anos afastados dos estudos para cuidar da família e do trabalho, decidiram retomar a educação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vêm conquistando novos objetivos.

A história de Neuza e Antônio teve seus primeiros capítulos na década de 70, em Itabira. Após concluírem o ensino fundamental, as responsabilidades da vida os afastaram da sala de aula, levando-os a se mudar para Viçosa. Mas foi em Belo Horizonte, anos depois, que um novo horizonte se abriu para o casal.

Em um dia como outro qualquer, durante uma caminhada pelas ruas de Belo Horizonte, uma faixa chamou a atenção: matrículas abertas para a EJA. Para Neuza, o chamado foi instantâneo, e Antônio, seu fiel companheiro há 48 anos, não hesitou em seguir ao seu lado — um gesto simples, mas cheio de significado, como tantos que marcam uma longa história de amor e parceria, como a que celebramos neste 12/6, Dia dos Namorados.

 








 
 
   
   

 

A EJA é uma das importantes modalidades ofertadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reforça que a EJA assegura o direito à escolarização para todos, independentemente da idade.

 

 








 
 
   
   


Adaptação e conquistas

Desde o primeiro dia de aula, em 2022, a calorosa recepção na escola facilitou a integração. Neuza iniciou seus estudos no 6º ano do ensino fundamental, enquanto Antônio ingressou no 1º ano do ensino médio. Mesmo diante de desafios iniciais, o apoio constante da família e da escola foi fundamental para impulsionar o progresso de ambos.

No ano passado, Antônio concluiu o ensino médio, mas sua jornada na escola continua. Atualmente, ele se dedica ao 2º módulo do curso técnico em Administração. Neuza, agora no 2º ano do ensino médio, já planeja seguir os passos do marido em um curso técnico.

 








 
 
   
   


Exemplos de determinação

 

O casal Neuza e Antônio com a diretora Daniele Moreira.

Fonte: SEE / Divulgação.

Antônio e Neuza se tornaram um símbolo da E.E. Doutor Simão Tamm Bias Fortes. Professores e outros alunos não escondem a admiração pelo casal. A diretora da instituição de ensino, Daniele Moreira destaca o valor que a dupla dá à educação e que a atitude inspira a comunidade escolar.

“Para a gente, é um tremendo orgulho e é emocionante, pois a energia deles passa não apenas a mensagem da educação, mas, também, do amor e da parceria. Não tem um professor que não fale bem deles”, comenta.

Porta aberta para o conhecimento

A EJA é uma porta de entrada para o conhecimento, permitindo que quem não pôde concluir a educação básica na idade regular possa fazê-lo a qualquer momento do ano letivo, de acordo com sua dinâmica e a legislação vigente. Essa flexibilidade visa atender às necessidades de estudantes jovens, adultos e idosos, muitas vezes interrompidas por fatores sociais, econômicos ou pessoais.

A modalidade está presente em 1.207 escolas estaduais em 508 municípios mineiros, com matrículas abertas continuamente. Além das escolas, os Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) oferecem alternativas com atendimentos individualizados, avaliações parciais e processos de certificação por área do conhecimento, especialmente para quem tem trajetórias escolares interrompidas.

Silene Gelmini, da equipe técnica da SEE/MG, destaca que o retorno aos estudos pode abrir portas para o mercado de trabalho, qualificação profissional e até o ensino superior. “A modalidade tem um potencial transformador para resgatar sonhos e concretizar projetos”. Para informações, os interessados devem procurar a escola mais próxima ou consultar o site da Secretaria de Educação.

Em maio, Seprodes atendeu 23 pequenos produtores e alcançou 25 hectares trabalhados – Prefeitura Municipal de Bonito

O Departamento de Desenvolvimento Rural (Seprodes) apresentou nesta quinta-feira, 12 de junho, o balanço das ações realizadas ao longo do mês de maio. De acordo com os dados, foram 23 pequenos produtores rurais atendidos, somando 25 hectares de áreas beneficiadas com serviços técnicos e operacionais.

A Seprodes é um departamento municipal criado com o objetivo de apoiar diretamente os pequenos agricultores, oferecendo orientações técnicas especializadas e disponibilizando maquinário agrícola para atividades como preparo do solo, manejo e adubação. O foco é aumentar a produtividade e garantir melhores condições de trabalho para quem vive da terra.

Os produtores interessados em agendar atendimentos ou obter mais informações devem procurar a equipe do Seprodes em horário comercial, no prédio anexo à Garagem da Secretaria de Obras.

O prefeito Josmail Rodrigues destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural, afirmando que “nosso compromisso é estar ao lado de quem produz. O pequeno agricultor não está sozinho — a prefeitura está presente, com equipe, estrutura e vontade de fazer a diferença no campo.”

Dia dos Namorados: pesquisa do Procon Carioca mostra que preço do presente pode variar até 101% – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Com a proximidade do Dia dos Namorados, o Procon Carioca realizou uma pesquisa de preços sobre os produtos mais desejados nessa data especial e foi constatado uma variação de até 101,26%. O levantamento foi feito entre os dias 29 de maio e 6 de junho nos seguintes e-commerces: Magalu, Americanas, Casas Bahia, Amazon e Mercado Livre. A pesquisa buscou assegurar que o consumidor esteja bem informado, garantindo melhores condições de compra.

O produto com o maior percentual de variação de preço foi o smartwatch Samsung Galaxy watch7. Na Americanas, o relógio custa R$ 2.352,93. Já na Amazon R$ 1.169,10,15. Uma diferença de 101,26%. Em segundo lugar ficou o Iphone 16 256GB, que na Americanas custa R$ 11.369 e no Mercado Livre R$ 6.198,98. Uma variação de 83,40%.

Na sequência, quem chamou a atenção foi o colar Rommanel banhado a ouro com pingente de cristal em coração vermelho. Seu preço teve diferença de 83,29%. No Mercado Livre, ele foi encontrado por R$ 384,90. Já na Amazon, custa R$ 210. Outro queridinho das apaixonadas é o perfume 1 Million Paco Rabanne 100ml que variou 71,46% da Americanas (R$ 799) para a Amazon (R$ 465,99). O quinto lugar foi da base mate Boca Roca Beauty alta cobertura. Na Americanas, ela custa R$ 77,62. Já no Magalu R$ 48,09. Uma variação de 61,41%.

A pesquisa mostra que há variações significativas de preços para os produtos mais consumidos durante o Dia dos Namorados em diferentes lojas, o que evidencia a importância do consumidor realizar uma pesquisa prévia para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra.

O Procon Carioca recomenda que para compras on-line é indispensável que o consumidor verifique alguns pontos como: a confiabilidade do site; avaliações do produto na plataforma; avaliações sobre entrega e atendimento daquele fornecedor; modalidade de pagamento, pois um mesmo produto pode apresentar maior valor para pagamento parcelado; conferir a política de troca e o valor do frete e prazo de entrega.

Em tempos de comemorações, a informação é um dos melhores presentes. Para mais informações, entre em contato com o Procon Carioca por meio do site ou da Central 1746.

Operação Puro Love: 14 empresas notificadas e mais de 100 kg de alimentos descartados

Aproveitando o clima de romance no ar, os fiscais do Procon Carioca realizaram a Operação Puro Love em 20 motéis e restaurantes da capital. Durante a ação, foram descartados 108,274 quilos de alimentos impróprios para o consumo, e 14 estabelecimentos comerciais foram notificados por irregularidades.

Entre os principais problemas encontrados estão: alimentos vencidos sem informações de procedência e validade. Eles foram descartados por estarem impróprios para consumo. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, certificado de potabilidade da água, licenciamento sanitário, certificado de dedetização, tela de proteção nos ralos, lixeiras danificadas sem tampa e sem pedal.

Categoria:

  • 11 de junho de 2025
  • Marcações: Dia dos Namorados Operação Puro Love Pesquisa preços Procon Carioca

    Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

    “Ele só queria saber quem era o pai”. O pedido chegou por meio do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul): um adolescente, criado apenas com o nome da mãe, esperava há anos por uma resposta simples, mas definitiva. A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

    O exame foi realizado pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), unidade da instituição especializada em análises genéticas. Em silêncio, com base em critérios técnicos, o laudo comprovou o que anos de processo não haviam conseguido resolver. Esse foi só mais um de vários casos que, como esse, se multiplicam.

    Entre 2014 e 2024, foram emitidos 1.858 laudos periciais em processos cíveis pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul — todos voltados à confirmação de vínculos biológicos. A maioria dos exames refere-se a ações de investigação de paternidade e maternidade.

    “Esse trabalho é possível graças a uma política pública consolidada desde 1998, que garante o acesso gratuito ao exame de DNA para pessoas beneficiárias da justiça gratuita, por meio de encaminhamento judicial”, explica a perita criminal Josemirtes Prado da Silva, diretora do IALF.

    “A triagem para verificar se a parte tem direito à gratuidade é feita pelo próprio juiz. Assim que o pedido é autorizado, damos andamento ao exame com total rigor técnico”, complementa.

    Nos últimos anos, a área de genética forense evoluiu significativamente. Segundo a perita criminal, melhorias como o uso de mais marcadores genéticos, novas técnicas de extração de DNA, informatização dos laudos e padronização conforme normas internacionais tornaram o processo mais preciso e eficiente. “A tecnologia avançou, mas o que mais nos marca é o impacto humano que esse trabalho provoca”.

    E esse impacto não é pequeno. Para muitas famílias, o laudo pericial é mais do que um documento técnico: é a chance de encerrar uma disputa judicial, garantir pensão alimentícia, assegurar o nome do pai no registro civil e, em muitos casos, permitir o reconhecimento tardio da paternidade.

    “Já proporcionamos reencontros emocionantes entre pais e filhos após anos ou até décadas de afastamento. Situações assim mostram o valor real do que fazemos aqui”, relata a diretora.

    A atuação do Instituto também se estende a casos em que o suposto pai é falecido. “Tivemos situações em que apenas o material ósseo, obtido por exumação, estava disponível — e mesmo assim conseguimos dar uma resposta definitiva”, afirma.

    “Não se trata apenas de um exame, mas de garantir que cada pessoa tenha o direito de conhecer sua origem”, destaca.

    Ao unir ciência e justiça, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul fortalece a garantia de direitos fundamentais, oferecendo respostas técnicas que ajudam a transformar vidas, mesmo nos casos em que o nome do pai não vem de uma fala, mas de um laudo.

    Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

    Sorocaba disputa nove modalidades na Final Estadual dos Jogos Abertos da Juventude 2025 – Agência de Notícias



    11 de junho de 2025

    17:38

    Por: Mariana Campos

     

    Foto: Pró Esporte/Sorocaba

    Sorocaba participa, a partir desta sexta-feira (13), da Final Estadual dos Jogos Abertos da Juventude 2025, em Lençóis Paulista (SP). Ao todo, a delegação sorocabana é formada por 93 atletas, de nove modalidades, que disputarão medalhas com as melhores equipes do Estado de São Paulo, até o dia 21 de junho.

    Promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os jogos reúnem atletas de até 18 anos que obtiveram os melhores resultados na fase regional de cada modalidade. Nesta última fase, entre 4 e 5 mil pessoas de todo o Estado de São Paulo disputarão as seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Areia e Xadrez.

    Sorocaba será representada por 14 equipes de nove modalidades: Atletismo Masculino, Basquete Feminino e Masculino, Futsal Masculino, Ginástica Artística Feminino e Masculino, Ginástica Rítmica, Judô Feminino e Masculino, Natação Feminino e Masculino, Tenis de Mesa Masculino e Xadrez Feminino e Masculino.

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, fornece apoio às equipes, com o transporte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: semes@sorocaba.sp.gov.br.

    Museu do Folclore marca presença no 4º Festival Elos da Língua

    Avelino Israel


    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    A participação do Museu do Folclore de São José dos Campos no 4º Festival Elos da Língua, com um novo lançamento do livro As Receitas que Contam Histórias, foi considerada muito importante pela gestora Camila Inês. A obra é o 30º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicada este ano pelo museu.

    “Foi muito gratificante e importante poder mostrar e falar sobre o livro e a Coleção Cadernos de Folclore, principalmente durante um evento onde a literatura comandou os encontros realizados”, afirmou Camila.

    O novo lançamento ocorreu no dia 7 de junho no distrito de São Francisco Xavier, no Dona Xica Café, onde outros três autores também fizeram os lançamentos de suas obras. O Festival Elos da Língua foi promovido entre os dias 30 de maio e 8 de junho.

    O livro teve criação e organização de Camila Inês (gestora) e ilustrações de Marcela Souza (pesquisadora), com colaboração de Maira Domingues, Silvia Maria Souza, Janice Aboim, Mariana Boujadi, Janaina Araújo e José Eduardo Ribeiro, que atuaram na concepção, pesquisa, textos, curadoria e revisão.

    A obra continua disponível na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do Museu do Folclore, onde é possível obter um exemplar gratuitamente. A coleção toda também pode ser lida pelo site do museu no formato PDF ou e-book.

    Biblioteca

    Especializada em cultura popular, a biblioteca foi criada em 1999 pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

    A biblioteca possui, hoje, um acervo de quase 4.800 documentos, entre livros, CDs, DVDs, fotografias e material de hemeroteca. Este material pode ser utilizado na própria biblioteca e para empréstimos é necessário fazer um cadastro pessoalmente ou pelo e-mail: bibliotecadomuseu@gmal.com

     Gestão

    O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Seu funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.

     

    Museu do Folclore de SJC


    MAIS NOTÍCIAS

    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    Vestibular Enem 2025.2: convocação para bancas de heteroidentificação – IFSP

    • Publicado: Quarta, 11 de Junho de 2025, 16h10
    • Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2025, 16h12
    • Acessos: 312

    O IFSP publicou, nesta quarta-feira (11),  a portaria IFSP n.º 5535/2025, que regulamenta o processo de bancas de heteroidentificação do Edital IFSP n.º 100/2025 – Vestibular Enem. O documento está disponível na página do processo seletivo, onde o candidato também poderá acessar a convocação para as bancas de heteroidentificação, clicando no link referente ao seu campus. 

    Procon-JP suspende atendimento a partir das 16h desta quinta-feira e retorna na próxima segunda

    Devido à dedetização de todo prédio, o Procon-JP irá suspender temporariamente o atendimento em todos os setores da sede, no bairro Tambiá, a partir das 16h desta quinta-feira (12). O serviço ao público só retorna na próxima segunda-feira (16), em horário normal, das 8h às 17h.

    O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires, explicou que há a necessidade de higienizar o prédio, uma vez que, nessa época de chuvas, é comum o surgimento de insetos que podem prejudicar a saúde. “Também vamos dedetizar a parte externa pelo mesmo motivo”, afirmou.

    O titular do Procon-JP pede desculpas e paciência ao cidadão pessoense pelo transtorno, mas a ação é necessária para que a saúde do servidor e do público que procura atendimento seja garantida. “Serão apenas uma hora na quinta-feira e o dia todo na sexta-feira. Estamos cuidando para que o ambiente seja limpo o suficiente para garantir que ninguém seja prejudicado”, disse.

    O atendimento ao consumidor na sede volta ao normal na próxima segunda-feira, iniciando às 8h com a equipe do SAC trabalhando a todo vapor, assim como as dos setores de pesquisa de fiscalização. “Voltaremos a dar toda a assistência necessária para quem procurar os serviços da Secretaria no início da próxima semana”, frisou Junior Pires.

    Atendimentos do Procon-JP:

    Sede:Avenida Pedro I,nº 382, Tambiá, das 8h às 17;

    Telefone:0800 083 2015

    Procon-JP na sua mão: 9 8665-0179;

    WhatsApp Transporte público:9 8873-9976;

    Instragram: @procon_jp;

    Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br;

    Procon-JP Digital:totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

    Agência Minas Gerais | Ouvidoria Móvel promove atendimento presencial na Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim

    O Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) realizou, nesta quarta-feira (11/6), mais uma edição da Ouvidoria Móvel, com atendimento presencial na Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação teve como foco ouvir usuários da unidade, que integra a rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

    OGE / Divulgação

    “Estar presente onde o serviço público é prestado é fundamental para demonstrar ao cidadão que sua voz tem valor e será considerada na formulação das políticas públicas. A Ouvidoria Móvel permite captar de forma mais sensível as necessidades da população”, ressaltou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

    Durante o atendimento, a equipe técnica da OGE/MG, acompanhada pela ouvidora de Saúde da OGE/MG, Laura Moreira, esteve à disposição para receber manifestações dos usuários da unidade, como sugestões, reclamações, elogios, solicitações e denúncias, além de esclarecer dúvidas e divulgar os canais para recebimento das manifestações.

    Ouvidoria Móvel

    A Ouvidoria Móvel é uma iniciativa da OGE/MG que leva atendimento presencial ao cidadão mineiro, com ações realizadas em pontos estratégicos, como em praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas. As atividades podem ocorrer por meio do ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante. A proposta é facilitar o acesso aos canais oficiais de participação social e promover o diálogo direto e a eszcuta ativa entre a população e o poder público.

    Demais canais de atendimento da OGE/MG:

    • WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual Bel
    • Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
    • Aplicativo MGApp – Ouvidoria na palma da mão
    • Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)